Capa do livro: Percursos de formação nos entremeios do currículo e da escola

Percursos de formação nos entremeios do currículo e da escola

Autores: Maria Núbia Barbosa Bonfim - Maria Alice Melo - Lélia Cristina Silveira de Moraes (Orgs.)

O livro Percursos de Formação nos entremeios do Currículo e da Escola compõe-se de dez capítulos, resultado de pesquisas realizadas ou em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão, fruto de trabalho coletivo de mestrandos, de doutorandos e de seus professores/orientadores, bem como de egressos e de professores pesquisadores pertencentes a outras instituições universitárias. A obra percorre a tríade - Formação, Currículo e Escola, entremeando conhecimentos e saberes, no intuito de provocar reflexões que possibilitem o despertar da consciência crítica no enfrentamento ao processo de desumanização que tende a dominar o mundo.
Este livro, portanto, fornece valiosos conteúdos, discussões, disponíveis para alunos, professores dos mais diversos níveis de ensino e pesquisadores, abrindo espaços para ações, críticas e futuras produções, por entender que publicar um livro significa lançá-lo a olhares múltiplos.



Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6074-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-6075-7
DOI: 10.24824/978652516074.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • A REFORMA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E A FORMAÇÃO HUMANA EM QUESTÃO - 15
  • FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR - 33
  • IMPLICAÇÕES DA BNCC PARA O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 51
  • O ALUNO DO CAMPO VAI ESTUDAR NA CIDADE: percepções de uma transição escolar - 69
  • DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: concepções e sentidos - 89
  • OS GRADUANDOS EM LETRAS/INGLÊS E SUA ATUAÇÃO NO PROGRAMA IDIOMA SEM FRONTEIRAS - 101
  • DELINEANDO IDEIAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA: relação teoria-prática na percepção dos professores da educação básica - 115
  • |O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA - 133
  • SUPERVISOR ESCOLAR: um profi ssional multifacetado - 151
  • QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS AÇÕES CURRICULARES COTIDIANAS NA ESCOLA: estudos preliminares - 167
  • ÍNDICE REMISSIVO - 183
  • SOBRE OS AUTORES - 187
DANIELLE DE SOUSA BAHURY MORAES

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Professora da Educação Básica do Colégio Universitário, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

DOURIVAN CAMARA SILVA DE JESUS

Doutora em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Campus Marília, SP. Mestra em Educação pelo INSPETP. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA. Professora Aposentada da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

EDINÓLIA LIMA PORTELA

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia – PPGE/UFBA. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente. Professora da Universidade Federal do Maranhão, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia.

ERIKA CHRISTIANNE SOUSA PEREIRA DE ALMEIDA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/ UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente – PPGE/UFMA. Professora de Séries Iniciais pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís/MA e de Paço do Lumiar/MA.

GABRIELLA ALVES FERREIRA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA. Integra o GPERS – Grupo de Pesquisa Educação e Representações Sociais – PPGE/UFMA. Professora de Séries Iniciais pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís/MA e professora de Língua Portuguesa pela Prefeitura Municipal de Educação de Paço do Lumiar, MA.

ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – PPGE/ USP. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente do PPGE/UFMA.

JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHÊDO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Titular da Universidade Federal do Piauí – UFPI e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd/UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas-NUPEFORDEPE.

KEYLA SORENE RODRIGUES DE OLIVEIRA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE-UFMA), Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA.

LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Professora da Universidade Federal do Maranhão, com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente do PPGE/UFMA. Editora da Revista Educação e Emancipação do PPGE/UFMA.

LÍVIA DE LIMA MIRANDA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense – PPGE/UFF. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFF. Membro do Grupo de Pesquisa/CNPq: Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão. Professora da Educação Básica, Petrópolis, Rio de Janeiro.

LUYSIENNE SILVA DE OLIVEIRA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA. Bolsista pelo Programa de Demanda Social da CAPES.

LUZIA DA CONCEIÇÃO AZEVEDO REIS

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA.

Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Professora da Educação Básica do Colégio Universitário do Maranhão – UFMA.

MARIA ALICE MELO

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, USP. Mestra em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação, Fundação Getúlio Vargas- IESAE/FGV. Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA e no Curso de Pedagogia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente, do PPGE/UFMA.

MARIA LÊDA RIBEIRO SILVA ALMEIDA

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA. Integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente, do PPGE/UFMA, Auxiliar técnica do GT da Educação – SEDUC.

MARIA NÚBIA BARBOSA BONFIM

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Mestra em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação, Fundação Getúlio Vargas, FGV. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Representações Sociais. Pesquisadora Associado CIERS-ed/Fundação Carlos Chagas, SP.

MARCELLA BEZERRA CARVALHO RODRIGUES

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Especialista em Educação Especial e em Psicopedagogia. Integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente, do PPGE/UFMA. Professora da Rede Municipal de Ensino de Paço do Lumiar. Supervisora Escolar da Rede Municipal de Ensino de Bacabeira.

MÁRCIA MILANE VERÇOSA ROCHA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd, da Universidade Federal do Piauí – PPGE/UFPI. Técnica Administrativa da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas – NUPEFORDEPE.

PAULA ROBERTA COUTINHO RODRIGUES

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Assessora Técnica da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão – SECTI/MA. Líder do Eixo Universidades do Programa Inova Maranhão (2019-2023). Analista de Inovação na SUPAC/SEDUC – Supervisão de Alfabetização e Cursinhos Populares.

RICARDO BARATELLA

Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba, UNIUB. Mestre em Educação.

Universidade de Uberaba, UNIUBE. Professor do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação: formação docente para a Educação Básica (PPGE UNIUBE/Uberlândia) em Educação da UNIUBE.

VALDELÚCIA ALVES DA COSTA

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), com atuação na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito’. Coordenadora do Observatório de Educação: violência, inclusão e direitos humanos (UFF).

VANIA MARIA DE OLIVEIRA VIEIRA

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP. Mestra em Educação Formação de Educadores pela
Universidade de Uberaba, UNIUBE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIUBE. Coordenadora da RIDEP – Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores. Líder do GEPRESPE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas.