Capa do livro: Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação

Percepção docente sobre o desempenho escolar de adolescentes com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação

Autores: Samia Darcila Barros Maia - Lúcio Fernandes Ferreira

O desenvolvimento humano ocorre por meio de processos de transformação e estabilidade ao longo de todo o ciclo de vida humano. O Transtorno do desenvolvimento da Coordenação (TDC) faz-se presente quando há atraso no desenvolvimento das habilidades motoras ou dificuldades para coordenar os movimentos, suas consequências compreendem a participação limitada nas brincadeiras e jogos, autoestima baixa, problemas tanto emocionais quanto comportamentais, bem como prejuízo no rendimento acadêmico e baixa aptidão física. Entendemos que, se o docente acreditar que incluir é destruir barreiras e que ultrapassar as fronteiras é viabilizar a troca no processo de construção do saber e do sentir, ele exercerá seu papel, fundamental, para assegurar a Educação Inclusiva que todos nós desejamos, semeando assim um futuro que sugerirá menos discriminação e mais comunhão de esforços na proposta de integrar e incluir. Sob o amparo da inclusão escolar, preocupados com a possível invisibilidade dos transtornos motores e de suas consequências negativas na vida acadêmica dos adolescentes, este estudo pretendeu conhecer qual é a percepção dos docentes quanto ao desempenho escolar de adolescentes com provável TDC?



Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6033-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-6034-4
DOI: 10.24824/978652516033.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 140
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 13
  • INTRODUÇÃO - 17
  • DESENVOLVIMENTO HUMANO - 21
  • DESENVOLVIMENTO MOTOR - 25
  • TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO - 33
  • ESCOLA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 43
  • PERCEPÇÃO DO DOCENTE - 47
  • QUESTÃO DE ESTUDO - 53
  • ANÁLISE DOS DADOS - 69
  • ANÁLISE DOS DADOS - 69
  • DIÁLOGOS CONSTRUÍDOS - 71
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO - 75
  • CONCLUSÃO - 89
  • CONSIDERAÇÕES - 91
  • REFERÊNCIAS - 93
  • APÊNDICE 1 – INSTRUMENTO DE PESQUISA - 109
  • APÊNDICE 2 – TCLE - 111
  • APÊNDICE 3 – PARECER CEP - 115
  • APÊNDICE 4 – FICHA DE APOIO A ENTREVISTA - 123
  • ANEXO 1 – QUESTIONÁRIO DCDQ - 127
  • ANEXO 2 – QUESTIONÁRIO DA ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE) SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM JUNTO AO INEP - 129
  • ANEXO 3 – QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO UTILIZADO COM AS FAMÍLIAS DOS ADOLESCENTES - 135
  • ÍNDICE REMISSIVO - 137
SAMIA DARCILA BARROS MAIA

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Professora efetiva na Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM) e integrante do Laboratório de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/UFAM). Atuando com os seguintes temas: Percepção Docente, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), Intervenção Pedagógica, Educação e Inclusão Escolar.

LÚCIO FERNANDES FERREIRA

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/PPGE-FACED/Universidade Federal do Amazonas. Professor Permanente do Programa em Rede de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar. Doutor em Ciências, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Física, área de concentração Biodinâmica do Movimento humano, pela Universidade de São Paulo (2004). Especialização em Ciência e Técnica da Natação pelas Faculdades Integradas Castelo Branco (1992). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1987). Atualmente é professor Adjunto C Nível III da Universidade Federal do Amazonas/UFAM. É líder do Grupo de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/FEFF. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Desordem da Coordenação do Desenvolvimento); Pedagogia do Movimento e Educação Inclusiva.