Capa do livro: Categorias freireanas em cartas

Categorias freireanas em cartas

Autores: Camila Lima Coimbra

Carta é um gênero textual dialógico por excelência. Paulo Freire deixou em seu legado importantes produções por meio deste gênero, um formato com possibilidades infindáveis entre emissor/a e receptor/a da mensagem que permite a subjetividade e a reflexividade. As categorias foram as formas criadas a partir de olhares de uma perspectiva progressista e libertadora. Em agradáveis noites entre o inverno e a primavera de 2022, as autoras e autores deste livro se encontravam para aprofundar-se nos estudos do pensamento freireano em um Programa de Pós-Graduação em Educação (stricto sensu) e dentre outras profícuas experiências vividas, trocar cartas foi uma delas. Da forma dialógica que este gênero textual propicia, explora-se as categorias de análise que se destacam no pensamento de Freire à medida que se solicita um olhar reflexivo e responsável sobre a prática docente pautada em situações reais. O livro “Categorias Freireanas em Cartas” registra uma práxis educativa onde pesquisadores e pesquisadoras puderam assumir um entrelaçamento entre as identidades, as experiências e o pensamento de Paulo Freire. Com um forte sentimento desejoso de esperançar na práxis para uma educação libertadora, este livro espera contribuir!

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6233-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-6232-4
DOI: 10.24824/978652516233.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • INTRODUÇÃO: categorias em cartas - 15
  • CARTA-DIALOGICIDADE - 35
  • CARTA-ESPERANÇA - 53
  • CARTA-BONITEZA - 67
  • CARTA – JUSTA IRA 1 - 89
  • CARTA – JUSTA IRA 2 - 97
  • CARTA-LIBERTAÇÃO - 107
  • CARTA-UTOPIA - 117
  • CARTA-CONSCIENTIZAÇÃO - 127
  • CARTA-PRÁXIS - 141
  • CARTA-AMOROSIDADE - 155
  • CARTA-CRITICIDADE - 165
  • CARTA-SER MAIS - 177
  • CARTA-PARES ANTITÉTICOS - 193
  • CARTA-INÉDITOS VIÁVEIS - 203
  • ÍNDICE REMISSIVO - 215
  • SOBRE AS(OS) AUTORAS(ES) - 219
CAMILA LIMA COIMBRA (ORGANIZADORA)

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2007). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1993). Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Integrante da Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora do Gepeja (Unicamp). Coordenadora do Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos (CEPF). Autora do livro: A pesquisa e a prática pedagógica no curso de Pedagogia: uma possibilidade de articulação entre a teoria e a prática, fruto da tese de doutorado (2011). Área de atuação: formação de professores(as) e o pensamento de Paulo Freire na educação pública.

ALZIRA RIBEIRO DE SOUSA MENDES

Mestranda em Educação, na Linha de Saberes e Práticas Educacionais, pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2022/2023). Pós-Graduada em Educação Especial na perspectiva inclusiva, pela UNILIMA (2013/2014); Graduada em Pedagogia, pela Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC (2005/2009); Professora efetiva na Rede Municipal de Uberlândia/MG (desde 2011). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS – UFU).

ANAIR ARAÚJO DE FREITAS SILVA

Doutoranda em Educação na linha de Saberes e Práticas Educativas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Especialista em Psicopedagogia (Associação Jataiense de Educação – AJE) e Docência da Educação Superior (Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM). Graduada em Pedagogia com atuação na docência e coordenação pedagógica na educação pública estadual de Goiás. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS – UFU) e do Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos (CEPF/UFU). Pesquisa sobre formação de professores, formação contínua e narrativas docentes.

ANNA LUIZA REIS LEAL

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Infantil e Mestranda em Educação pela mesma Universidade. Docente e professora de apoio na rede pública de ensino do município de Uberlândia. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens e Infâncias (GEPLI).

CLARICE CAROLINA ORTIZ DE CAMARGO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Uberlândia (UFU), linha de Saberes e Práticas Educativas (2021-2025). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Especialista em Arte-educação pelo Centro Universitário Maria Antônia, USP (2008) e Pedagoga com habilitação em Gestão Escolar do Ensino Fundamental e Médio pelo Centro Universitário São Camilo (2003). Professora-pesquisadora da Alfabetização do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia/ ESEBA, CAp-UFU. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional, Gepae/UFU; do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, GEPA/ESEBA/UFU e do Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos (CEPF/UFU). Área de atuação: Alfabetização, Avaliação Formativa e formação docente.

ELISA APARECIDA XAVIER SANTOS

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialização em Inspeção e Supervisão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) em 2020, especialização em Docência na Diversidade Para a Educação Básica no ano de 2011 pela UFU. Graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) em 2015, licenciada e bacharel em Geografia pela UFU (2010). Atua na Educação Infantil como Educadora Infantil e também como professora. Faz parte do grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia na Perspectiva do Ser Humano Integral (GPEGPSHI).

FRANCISCO IGOR ALVES RODRIGUES

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED – 2023), Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2020), e Especialização em Metodologias no Ensino de Química pela Faculdade Venda Nova do Mirante (2021). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS – UFU).

GÉSSIKA MENDES VIEIRA

Educadora. Jornalista. Mestra em Educação pela Universidade de Uberaba - (UNIUBE). Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pela linha de pesquisa “Saberes e Práticas Educativas”. Formação em Pedagogia Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Docência pelo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em Psicopedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Pesquisadora da Formação continuada de professores e do campo da Psicopedagogia. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAE), vinculados a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

HÍTALA JÉSSICA MIRANDA RIBEIRO

Mestranda em Educação na Linha de Saberes e Práticas Educacionais (UFU 2022-2023); Pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar (IPPEO 2019); Docência nos Ens. Médio, Tec. E Superior e Capacitação para Comunidades Terapêuticas (UNIASSELVI – 2015); graduada em Pedagogia com habilitação plena em Orientação escolar, Supervisão e Gestão educacional (UNIPAC-2010). Professora efetiva da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. Formadora do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz – CEMEPE-Uberlândia e membro da equipe de coordenação da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia/ SME. Experiência de atuação na área da educação básica, series iniciais e pré-escola com ênfase em docência, gestão e orientação na Educacional infantil e Ensino Fundamental.

KAREN GARCIA DA SILVA

Mestranda em Educação (2023) e graduada em Pedagogia (2006) pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialização em Ludopedagogia e Educação Infantil (2014) pela Universidade Cândido Mendes e MBA em Planejamento e Gestão Estratégica (2013) pelo Centro Universitário Internacional. Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino em Uberlândia. Integrante do Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos – CEPF/UFU. Área de pesquisa: formação de professores(as) e o pensamento de Paulo Freire na educação pública.

LETÍCIA PALHARES FERREIRA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB – 2017). Especialização Lato Sensu em Educação a Distância pelo SENAC – DF (2008) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Atua como Pedagoga do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior – GEPDEBS – Faculdade de Educação da UFU. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Profissional e Tecnológica, Desenvolvimento Profissional e Formação Contínua.

LÍDIA ANDRADE DA SILVA

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto. Docente na rede pública de ensino do Município de Uberlândia. Pesquisadora na área da Alfabetização.

PRISCILA COUTO PEREIRA DA SILVA

Formada em Pedagogia pela Unipac. Já atuou como servidora pública na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Uberlândia, como docente e profissional de apoio escolar. Ingressou na Universidade Federal de Uberlândia como aluna especial no curso de Mestrado Acadêmico em Educação.

NATÁLIA CRISTINA SOUZA PEREIRA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Uberlândia – UFU, linha de Saberes e Práticas Educativas. Mestre em Educação para Ciências e Matemática – IFGO – Jataí, GO (2016). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Almeida Rodrigues – ISEAR (2010). Especialista em Psicopedagogia Institucional – CELER (2011). Professora PEB-IV na Rede Municipal de Educação de Rio Verde, GO. Ocupa o cargo de Orientadora Educacional. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Desenvolvimento Profissional Docente (GEPEDI – UFU). Membro do Departamento de Formação, Avaliação e Pesquisa (DEFAP) Secretaria Municipal de Educação.

RAIANE SANTOS ALVES

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Uberlândia (Campus Pontal) de 2017 a 2021. Durante a graduação, desenvolveu projeto de Iniciação Científica sob supervisão da professora Dra Lúcia Helena Moreira de Medeiros no Projeto intitulado “O papel da Didática na construção da identidade na formação docente”. Atualmente, Professora na Educação Infantil e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED – 2022), Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas, da Universidade Federal de Uberlândia. Orientanda da Professora Dra. Camila Turati Pessoa. No projeto intitulado “A contribuição da Didática e da Psicologia Histórico-cultural no processo de formação docente”.

RAQUEL NEVES MATOS CARVALHO

Doutoranda em Geografia: Educação Inclusiva na Universidade Federal de Uberlândia em Minas Gerais. Mestre, licenciada e bacharel em História pela mesma universidade. Docente em diferentes situações educativas, incluindo musicalização, contação de histórias e projetos ambientais. Tem atuado desde 2001 em Organizações da Sociedade Civil como EmCantar de Cultura e Arte, com foco em Cultura Popular e Educação Ambiental e Instituto Germinare com foco em Educação Inclusiva. Faz parte dos grupos de pesquisa: Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos (CEPF) e Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia na Perspectiva do Ser Humano Integral (GPEGPSHI).

RICARDO BRASILEIRO DE MATOS

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui especialização em Supervisão Pedagógica (2023) pela Faculdade Venda Nova do Mirante (FAVENI), Gestão Escolar (2022) pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSul de Minas), Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação (2021) e Ciências e Matemática (2020) ambos pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021) e Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2020). Participante do Círculo de Estudos e Pesquisas Freireanos (CEPF), e pesquiso sobre a Constituição das Cátedras de Paulo Freire no Brasil.

SÂMARA ROBERTA LACERDA PACHECO

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui especialização em Mídias na Educação (2019) e graduação em Geografia – Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). É professora de Geografia da rede pública de ensino, atuando no Ensino Fundamental da Escola Municipal do Bairro Shopping Park no Ensino Médio da Escola Estadual Mário Porto. Pesquisa as potencialidades didáticas das histórias em quadrinhos para o ensino de Geografia.

SIMENE GONÇALVES COELHO

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED – 2023), Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui especialização em Pedagogia Empresarial/Desenvolvimento Humano (2005) e especialização em Direitos Humanos (2015) graduada em Pedagogia(2003) pela UFU, com habilitação em Supervisão Escolar. Docente a mais de 20 anos, no momento atuante enquanto professora formadora no Centro de estudos e projetos educacionais Julieta Diniz (Cemepe) com a equipe da Coordenação do Ensino Fundamental 1.

VIVIAN ROSIENE BORGES DA MATA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia, especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Católica de Uberlândia e em Atendimento Especializado Educacional (AEE). Professora da rede Municipal de Uberlândia. Atua na Educação Infantil há mais de 21 anos e a 3 anos, também no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Mãe de dois filhos, esposa e professora apaixonada pelo que faz.