Capa do livro: Psicologia, arquitetura e o ensino superior

Psicologia, arquitetura e o ensino superior

Autores: Ingrid Lilian Fuhr - Verli Vieira de Sousa Júnior (Orgs.)

O livro “Psicologia, Arquitetura e Ensino Superior” é uma obra que reúne diversos textos com a colaboração de profissionais da engenharia, arquitetura e pedagogia, apresentando uma abordagem multidisciplinar e inovadora sobre a interseção dessas áreas no contexto acadêmico e profissional. Os textos, fruto do estudo sobre a docência no ensino superior, abordam temas relevantes e atuais, oferecendo uma visão abrangente sobre questões fundamentais para o ensino e a prática profissional nas áreas de arquitetura e engenharia.

Essa abordagem interdisciplinar torna o livro uma leitura indispensável para estudantes, educadores e profissionais interessados em promover uma formação mais completa e integrada nessas áreas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6341-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6342-0
DOI: 10.24824/978652516341.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 134
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE UNIVERSIDADE PRIVADA SOBRE A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO: repercussões na autoridade e autonomia docente - 11
  • PROJETOS E PROFISSIONAIS PROGRAMADOS - 29
  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA NA ARQUITETURA: softwares de modelagem no ensino para o mercado de trabalho - 43
  • TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO UNIVERSITÁRIO: o impacto da virtualização e a redefinição dos espaços de convívio físicos - 53
  • DEFASAGEM DO CURSO DE TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO DF - 63
  • A ATUAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA COMO PROFISSIONAL LIBERAL OU AUTÔNOMO E OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS FACULDADES OU UNIVERSIDADES - 71
  • O ENSINO DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORES NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL - 77
  • A IMPORTÂNCIA DA UNIFICAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE OS CURSOS TÉCNICOS EM CONSTRUÇÃO CIVIL, TECNÓLOGOS EM CONSTRUÇÃO CIVIL, ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA: benefícios para a formação técnica e atuação profissional - 87
  • LIMIAR DO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO E O DE ENGENHARIA CIVIL EM DISCIPLINAS COMUNS DE INFRAESTRUTURAS E PLANEJAMENTO URBANO - 101
  • CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA AO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO: reflexões e estratégias para formação dos estudantes - 121
  • ÍNDICE REMISSIVO - 127
  • SOBRE ORGANIZADORES E AUTORES - 129

ORGANIZADORES

INGRID LILIAN FUHR

Doutor e mestrado em Educação com Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília, UnB. Leciona na graduação e no mestrado em Psicologia do UniCEUB. Sua atividade de pesquisa se concentra na interface psicologia e educação com foco nos seguintes temas: Desenvolvimento do pensamento por conceitos científicos; Relação conhecimento científico e Conhecimento escolar; Pensamento conceitual em atividades artesãs; Desenvolvimento atípico e deficiência; Processo de escolarização e de medicalização. 

VERLI VIEIRA DE SOUSA JÚNIOR

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, CEUB (desde o segundo semestre de 2020). Especialização em Design Paramétrico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-Minas (desde o segundo semestre de 2022). Participa dos grupos de pesquisa Palimpsesto Crítico (desde 2022) e Cidade e Habitação, novas perspectivas (desde 2023). Com interesse em investigar metodologias de design assistido por computador, design generativo, design performativo, teoria e aplicação das tecnologias, cibernética, procedimentos digitais como método de projeto e estudo da qualidade do espaço construído. É integrante, como discente do Programa de Pós-Graduação do CEUB em Arquitetura e Urbanismo, desde o primeiro semestre de 2023.

AUTORES

ADRIANO GUIMARÃES MELO

Arquiteto e urbanista graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (1992), atuando na elaboração de projetos de arquitetura residencial, hospitalar, comercial e institucional, e de espaços urbanos, bem como de planos urbanísticos. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Urbanismo Sustentável, experiência em estudo de viabilidade, concepção e elaboração de projeto legal de edifícios comerciais, residenciais e loteamentos urbanos, estudos para melhorias urbanísticas em bairros, como criação de novos equipamentos públicos, elaboração de projetos de paisagismos, elaboração de estudos de impacto de vizinhança, certificação ambiental e implementação de novas tecnologias (sistema de coleta de lixo, rede de segurança, sistema de compartilhamento de automóvel e bicicleta) que garantam o conforto dos usuários. Atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto de arquitetura residencial, hospitalar, comercial, urbanismo, planejamento urbano, sustentabilidade e coordenação de projetos. Tem especialização em História da Arte e da Arquitetura e em língua francesa. E é integrante, como discente do Programa de Pós-Graduação do CEUB no mestrado de Arquitetura e Urbanismo, desde junho de 2022.

BIANCA AQUINO OLIVEIRA

Formada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília, no ano de 2021. Participou do Programa de iniciação científica, no ano de 2019/2020, desenvolvendo a pesquisa intitulada “Bem-estar laboral sustentável: aplicação para o contexto da educação básica pública do DF”. Atualmente trabalha na área clínica e está em formação pelo CPHB – Centro de Psicologia Humanista de Brasília.

ERY DO NASCIMENTO BRANDI DE OLIVEIRA BRANDI

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como coordenadora de projetos de infraestrutura em diversas empresas privadas. Servidora com vínculo efetivo do Governo do Distrito Federal. Atua na carreira de analista de planejamento urbano e infraestrutura desde 2012, onde foi Executora de Contratos de Mobilidade, Gerente de Pavimento e Diretora de Projetos da Superintendência Técnica do DER/DF. Participou da Força Tarefa instituída pelo Ibram para auxílio nas análises dos processos de licenciamento ambiental para empreendimentos de interesse público e foi membro do Grupo de Trabalho instituído pelo Contran/Denatran para a Elaboração do Manual Cicloviário Nacional. Atualmente atua como Subsecretária de Projetos, Orçamento e Planejamento de Obras da Secretaria de Obras do DF. É integrante, como discente do Programa de Pós-Graduação do CEUB em Arquitetura e Urbanismo, desde julho de 2022.

FABIANA FERRARI DIAS

Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, CEUB (desde 2023). Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Apogeu, ACIE_PPROV (desde 2018). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL (desde 2000). Atualmente é da carreira de Analista de Planejamento Urbano e Infraestrutura do Governo do Distrito Federal, na especialidade de arquitetura, com lotação na Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil junto à Diretoria de Edificações no Grupo de Trabalho do TRF1. Com atuação em grandes obras como o Estádio Nacional de Brasília e de infraestrutura urbana do Sol Nascente, em projetos de Regularização Fundiária de Interesse Social, na assessoria e coordenação de prazos e aprovações dos projetos e obras. É membro do Conselho de Planejamento do DF de 2014 a 2015.

LEONARDO PIERRE FIRME

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (desde 2002) e é especialista em Gestão Pública pela Faculdade Apogeu. Integra, desde 2006, a carreira de Planejamento Urbano e Infraestrutura do Governo do Distrito Federal, tendo atuado em diversos órgãos do governo, como Secretaria de Obras, Novacap e CODHAB. Foi responsável pelo programa cicloviário do DF, pelo qual coordenou projetos de mais de 700 km de infraestrutura cicloviária. Tem experiência nas áreas de projetos e obras de Arquitetura, de infraestrutura pública, de urbanismo, principalmente referente à regularização fundiária, e mobilidade urbana. E é integrante, como discente do Programa de Pós-Graduação do CEUB em Arquitetura e Urbanismo, desde julho de 2022.

LUCAS DE FREITAS FEIJÃO

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, UNB (2017). Atua profissionalmente desde 2018, com arquitetura predial e residencial, projetos utilizando ferramentas BIM e modelagem tridimensional. Seu enfoque é nas áreas de Arquitetura bibliotecária; Relações entre turismo e arquitetura e uso de ferramentas BIM aplicadas na arquitetura. É integrante, como discente, do Programa de Pós-Graduação do CEUB em Arquitetura e Urbanismo desde 2022.

MYRNA CUNHA PEREIRA RAW

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (desde 2000). É especialista em Iluminação e Design de Interiores pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro (2005). É servidora pública do Distrito Federal atuando como arquiteta e urbanista desde 2002, integrante da carreira de Analista de Planejamento Urbano e Infraestrutura do Governo do Distrito Federal desde 2006. Com experiência em diretoria e gerência de obras, projetos, licenciamento de obras e projetos de edificações, análise de projetos de arquitetura e urbanismo, execução de contratos, elaboração de projetos e assessoria técnica. Exerceu diversas funções técnicas nos locais trabalhados, Administrações Regionais de Ceilândia, Guará e SIA, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e desde 2017, retornou à Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, onde atua com foco em urbanismo, e projetos de infraestrutura urbana de requalificação do sistema viário. Compõe o corpo de discente do Programa de Pós-Graduação do CEUB em Arquitetura e Urbanismo, desde julho de 2022.

SAULO NUNES DE OLIVEIRA

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, CEUB (desde 2013). Atualmente é assessor parlamentar no Senado Federal. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e Assessoria Parlamentar. E é integrante, como discente do Programa de Pós-Graduação do CEUB em Arquitetura e Urbanismo, desde 2022.

TIAGO CAVALCANTI BORGES GUIMARÃES

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (2003). Atualmente é Analista de Planejamento Urbano e Infraestrutura do Governo do Distrito Federal. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo. E é integrante, como discente do Programa de Pós-Graduação do CEUB em Arquitetura e Urbanismo, desde julho de 2022.

WANDERSON DE ANDRADE SIMPLÍCIO

Tecnólogo em Planejamento e Construção de Edifícios pela Escola Técnica Federal de Goiás e Engenheiro Civil pela Faculdade Objetivo. Possui Pós-Graduação em Administração Pública e Gerência de Cidades pela Uninter, além de MBA em Estruturas e Fundações pelo Ipog. Possui experiência em obras de edificações verticais, horizontais e de infraestrutura e trabalha com acompanhamento de obras, elaboração de orçamentos, planejamento e projetos. Além dos trabalhos realizados na iniciativa privada, desde 2012 integra a carreira de Planejamento Urbano e Infraestrutura do Governo do Distrito Federal, tendo atuado em diversos órgãos como DER-DF, Seagri, Secretaria de Obras e CODHAB. Atualmente, é discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo do CEUB.

YONE ROBERTA DE SOUZA

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (desde 2005). Pós-Graduada em Docência e Gestão na Educação Básica, pela Faculdade Unyleya (desde 2020). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, Diretoria Administrativa e Financeira do Sinarq-DF e Coordenadora (Sindicato dos Arquitetos de Brasília), dando destaque a Preservação de Brasília e seu crescimento desordenado (2011-2017). Conselheira Suplente do CAU-DF (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) atuando à frente da Comissão de Equidade de Gênero (2017-2020). Professora substituta contratada do Instituto Federal de Brasília, IFB, atuando no projeto Mulheres na Construção, tendo a oportunidade de lecionar desde gerenciamento de resíduos sólidos na construção até leitura e interpretação de projetos para mulheres na área de inclusão social. Professora de monografia e ética profissional da Escola de Design Élida Barros. Trouxe em sua monografia da graduação o tema de Preservação do Patrimônio Histórico, com a proposta de intervenção de uma grande área portuária no Recife, Cais José Estelita, trabalhando na linha de Justaposição. É integrante, como discente do Programa de Mestrado do CEUB em Arquitetura e Urbanismo, desde 2022.