Capa do livro: Pedagogia UnirG – 38 anos: <br>Senso de pertinência para com o desenvolvimento regional

Pedagogia UnirG – 38 anos:
Senso de pertinência para com o desenvolvimento regional

Autores: Fábio Pegoraro - Edna Maria Cruz Pinho - José Carlos Ribeiro da Silva - Leila Rosária Gonçalves Ferreira (Orgs.)

O Curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG iniciou suas atividades acadêmicas há 38 (trinta e oito) anos com objetivo de atender as demandas da Formação de professores na região médio norte do estado de Goiás, atual estado do Tocantins. Desde então, tem contribuído diretamente com a formação inicial e continuada de professores de 17 municípios que compõe a macrorregião Sul tocantinense. Aqui, apresentamos os resultados de parte deste trabalho que transita por diferentes contextos das práticas investigativas e de compromisso social com nosso povo e com o fortalecimento contínuo do tripé ensino, pesquisa e extensão. Esta obra retrata o amadurecimento da nossa identidade por meio das múltiplas experiências interdisciplinares de formação de professores e de intervenção social. Neste aspecto, traz reflexões sobre a contribuição da pedagogia em diferentes contextos e experiências educativas formais e não formais que abordam desde as metodologias do ensino até o desenvolvimento de ecossistemas de inovação; da atenção à infância ao (multi) letramento em escolas indígenas do povo Javaé na Ilha do Bananal, em Tocantins.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6017-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-6018-4
DOI: 10.24824/978652516017.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 250
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • LIMITES E POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E REGIONAL: um olhar avaliativo sobre a implantação das fases iniciais do programa CDR Sul/TO - 13
  • O TRABALHO DA EQUIPE GESTORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 - 33
  • O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR PARA MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e possibilidades - 43
  • FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS E O PAPEL DA ESCOLA NA ABORDAGEM SOBRE O ASSUNTO - 67
  • A AFETIVIDADE E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA - 83
  • EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DE MARIA MONTESSORI E FREINET: uma análise da Base Nacional Comum Curricular – BNCC - 99
  • ESPAÇO CRIANÇA UNIRG: a importância de um espaço privilegiado ao brincar dentro da universidade - 115
  • BRINQUEDOTECA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: idealização, criação e expectativas - 131
  • TROCA DE SABERES A PARTIR DO GÊNERO RECEITA: ações interculturais na aldeia Boa Esperança - 149
  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: mulher, você não estará sozinha! - 161
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO CIDADANIA COM ALUNOS DO SOCIOEDUCATIVO: educação como processo de transformação social - 177
  • LETRAMENTO CIENTÍFICO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: relato de experiência em Gurupi (TO) - 197
  • PROJETO DE EXTENSÃO FILOSOFIA, LITERATURA E CINEMA: educação e compromisso social - 213
  • RELATO DE VISITA TÉCNICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL (TO) - 223
  • ÍNDICE REMISSIVO - 245
LADY SAKAY

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Matemática, Professora Titular aposentada da UnirG. Grupo de Pesquisa Processos Educativos e Linha de Pesquisa Diversidade, Inclusão e Inovações.

IVANY COELI LEAL CORAGEM

Pedagoga, Mestre em Administração e Doutora em Desenvolvimento Regional (Universidade de Blumenau, Professora Adjunta aposentada da UnirG.

ADRIANA DE MIRANDA SANTIAGO TERRA

Pedagoga e Mestre em Desenvolvimento Regional, Professora Adjunta da UnirG.

MARIA LECI DE BESSA MATTOS

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional. Pedagoga. Tutora EAD na Universidade de Gurupi – UnirG e Professora Orientadora na Residência Pedagógica (UNIRG/CAPES).

EDNA MARIA CRUZ PINHO

Mestre em Educação, Pedagoga, Professora e Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG. Membro do Grupo de Pesquisa Processos Educativos (UNIRG/CNPq) e do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (UnirG/CNPq).

LAYANNE ARAÚJO SILVA

Pedagoga. Egressa do Curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG.

HELOINA LOPES DA SILVA

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG.

WEYDILA ALVES RODRIGUES

Pedagoga. Egressa do Curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG.

AUDIMAR DIONIZIO DE SANTANA

Professor Orientador, Curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi/TO) – UnirG.

KESLEY DE SOUZA LEANDRO

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi/TO – UnirG.

MARIA SILVA SOUSA MOURA

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi/TO – UnirG.

BEATRIZ RIBEIRO DA COSTA

Pedagoga. Egressa do Curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi - UnirG.

GABRIELA ALVES SOUZA

Pedagoga. Egressa do Curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi - UnirG.

JOEL MOISÉS SILVA PINHO

Professor orientador, Mestre em Educação. Docente Aposentado da Universidade de Gurupi – UnirG. Membro do grupo de Pesquisa Processo Educativos.

JOSÉ CARLOS FREITAS

Mestre em Letras Literatura Brasileira e Teorias da Literatura. Docente da Universidade de Gurupi -UnirG.

JUSSARA RESENDE COSTA SANTOS

Doutora PUC-GO; Professora UnirG; Grupo de pesquisa Processos Educativos – UnirG/CNPq.

DÁLCIO ROSÁRIO ALVES

Doutorando UTP-PR; Professor UNITINS; Grupo de pesquisa Observatório dos Povos tradicionais do Tocantins UnirG/CNPq; Materialismo Histórico-dialético – UNB-DF.

EDNA MARIA CRUZ PINHO

Mestre UFT-TO; Coordenadora/Professora UnirG; Grupo de pesquisa Processos Educativos UnirG/CNPq e do Observatório dos Povos tradicionais do Tocantins – UnirG/CNPq.

WEYDILA ALVES RODRIGUES

Pedagoga – UnirG (TO).

MIRA CÉLIA BENVENUTO

Mestre em Ciência da Motricidade Humana – UCB – Universidade Castelo Branco – RJ, Arte Educadora – FAAP – Faculdade de Artes do Paraná, orientadora e docente do Curso de Pedagogia da UnrG – Universidade de Gurupi-TO, integrante do Conselho do Comitê de Ética em Pesquisa da UnirG.

MARIA LECI DE BESSA MATTOS

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional. Pedagoga. Tutora EAD na Universidade de Gurupi – UnirG e Professora Orientadora na Residência Pedagógica (UNIRG/CAPES).

KAROLINE JAMINE SOUSA MOREIRA

Pedagoga Egressa do Curso de Pedagogia da UnirG.

ROBERTA DOS SANTOS ARAÚJO

Pedagoga Egressa do Curso de Pedagogia da UnirG

EDNA MARIA CRUZ PINHO

Mestre em Educação, Pedagoga, Docente e Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia da UnirG, Membro do Grupo de Pesquisa Processos Educativos (UnirG/CNPq).

GLEIVA RIBEIRO SILVA GOMES

Acadêmica do Curso de Pedagogia UnirG. Brinquedista bolsista do Espaço Criança UnirG.

NAYARA LOPES BOTELHO

Professora do Curso de Pedagogia UnirG, Licenciada em Artes-Teatro e Pedagogia, Especialista em Transtorno do espectro do autismo e mestra em comunicação e sociedade em enfoque em corporeidade. Coordenadora do Espaço Criança da UnirG.

MIRA CÉLIA BENVENUTO

Mestre em Ciência da Motricidade Humana – UCB – Universidade Castelo Branco – RJ, Arte Educadora – FAAP – Faculdade de Artes do Paraná-PR, orientadora e docente do Curso de Pedagogia da UnrG – Universidade de Gurupi-TO, integrante do Conselho do Comitê de Ética em Pesquisa da UnirG.

MARIA LECI DE BESSA MATTOS

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional. Pedagoga. Tutora EAD na Universidade de Gurupi – UnirG e Professora Orientadora na Residência Pedagógica (UNIRG/CAPES).

BRENDA ALVES

Pedagoga Egressa do Curso de Pedagogia da UnirG

EDNA MARIA CRUZ PINHO

Mestre em Educação, Pedagoga, Docente e Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia da UnirG, Membro do Grupo de Pesquisa Processos Educativos (UnirG/ CNPq).

MARCILENE DE ASSIS ALVES ARAUJO

Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura – UFT, campus Araguaína; Professora Titular na Universidade de Gurupi – UnirG; Grupo de Pesquisa UnirG: Processos Educativos e Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins – OPTTINS.

EDNA MARIA CRUZ PINHO

Mestre em Educação. Docente na Universidade de Gurupi – UnirG e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO. Membro do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins – OPTTINS, do Grupo de Pesquisa Processos Criativos e da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC Tocantins.

SOFIA MARA DE SOUZA

Mestre emCiência da Computação: Interface Humano Comutador – UNICAMP; Professora Adjunta na Universidade de Gurupi – UnirG; Grupo de Pesquisa UnirG: Processos Educativos e Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins – OPTTINS.

SOLANGE CAVALCANTE DE MATOS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura – PPGLLIT, da Universidade Federal do Norte do Tocantins UFNT; Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília UNB; Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Tocantins – Campus Gurupi; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas com Povos Indígenas – NEPPI/UFNT Campus Araguaína e do Grupo de Pesquisa Processos Educativos da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Gurupi – UnirG.

KEYLIANE DOS ANJOS LEITÃO

Acadêmica do 8º período do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG, PIBIC do Projeto de Pesquisa (Multi) Letramentos: contribuições para o ensino; Membro Grupo de Pesquisa UnirG: Processos Educativos e Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins – OPTTINS.

ROGÉRIO KUSIWANA JAVAÉ

Acadêmico do 5º período do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Unopar. Possui Ensino Médio na modalidade Normal. É professor regente do ensino fundamental I, na Escola Estadual Indígena Watakuri da Aldeia Javaé Boa Esperança.

JOSÉ CARLOS RIBEIRO DA SILVA

Professor na UNIRG, advogado; mestre em educação pela Universidade Evangélica de Assunção; graduado em Pedagogia e em Direito pela UNIRG; pós-graduado em gestão e ensino na FAFICH; direito público pela faculdade Damásio e em Ciências da Educação pela FAR/PI.

PAULO HENRIQUE COSTA MATTOS

Professor na UNIRG; mestre em História, Cultura e Poder pela PUC-Goiás; graduado em História pela UFG e em Sociologia pela UNIP; Especialista em Direitos Humanos pela PUC-Goiás

FRANCISCA EDIVANIA GADELHA DIAS

Professora na UNIRG, mestre em educação pela UFT; graduada em Letra pela FAVENI e em Pedagogia pela UNOPAR; especialização em educação profissional e tecnológica e em tradução interpretação e docência da língua brasileira de sinais-LIBRAS pela IFTM.

MATEUS RODRIGUES SOARES NOLETO

Advogado, graduado em Direito pela UNIRG, pós-graduando em direito do trabalho.

JUSSARA RESENDE COSTA SANTOS

Doutora em Educação. Professora da Universidade de Gurupi-UnirG, membro do grupo de pesquisa: Processos Educativos.

FRANCISCA EDIVANIA GADELHA DIAS

Mestre em Educação. Professora da Universidade de Gurupi-UnirG.

ILKA DA GRAÇA BAÍA DE ARAÚJO

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologia. Professora da Universidade de Gurupi-UnirG.

RAFAEL SILVA OLIVEIRA

Mestre em Filosofia. Professor da Universidade de Gurupi-UnirG, membro do grupo de pesquisa: Processos Educativos.

HERTA MARIA CASTELO BRANCO RIBEIRO

Doutora em Saúde Pública. Professora da Universidade de Gurupi – UnirG.

ADRIANA DE MIRANDA SANTIAGO TERRA

Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional. Professora da Universidade de Gurupi – UnirG.

EDNA MARIA CRUZ PINHO

Mestra em Educação. Professora da Universidade de Gurupi – UnirG.

KÁRITA CHRISTINA SOARES KANAIAMA ALVES

Mestra em Geotecnia. Professora do Instituto Federal do Tocantins – IFTO.

VANESSA ALMEIDA COELHO

Doutora em Engenharia Florestal. Professora da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

PAULO HENRIQUE COSTA MATTOS

Mestre em História, Cultura e poder. Docente Universidade de Gurupi- UnirG.

JOSÉ CARLOS DE FREITAS

Mestre em Letras Literatura Brasileira e Teorias da Literatura. Docente Universidade de Gurupi – UnirG.

JOEL MOISÉS SILVA PINHO

Mestre em Educação. Docente Aposentado da Universidade de Gurupi – UnirG. Membro do grupo de Pesquisa Processo Educativos.

EDNA MARIA CRUZ PINHO

Mestre em Educação, Pedagoga, Professora do Curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG. Membro do Grupo de Pesquisa Processos Educativos (UnirG/CNPq) e do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (UnirG/CNPq).

GLEIVA RIBEIRO DA SILVA GOMES

Mestrado profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional. Pedagoga da UnirG.

GOIAMAR FERNANDES BEZERRA

HENERILAYNE FERREIRA DE SOUSA

KESLEY DE SOUSA LEANDRO CAMPOS

MARIA SILVA SOUSA MOURA

Acadêmicos do Curso de Pedagogia da UnirG.