Capa do livro: Trajetórias epistemológicas em políticas públicas e sociais: <br>Cenários e fluxos contemporâneos

Trajetórias epistemológicas em políticas públicas e sociais:
Cenários e fluxos contemporâneos

Autores: Marcel Pereira Pordeus - Sidrack Rack Moraes Alves - Camila Holanda Marinho - Marcelo Davi Santos - Wildeson de Sousa Caetano - Romário Nascimento de Oliveira (Orgs.)

Discorrer acerca das políticas públicas e sociais num cenário de influxos científicos, sociais e políticos, representa trabalhar com categorias que incitam provocações relevantes para pensarmos nosso papel enquanto atores sociais, que transformam realidades e ressignificam saberes. Nesse sentido, a obra Trajetórias epistemológicas em Políticas Públicas e sociais: cenários e fluxos contemporâneos, apresenta uma sincronia de fenômenos políticos e sociais que permeiam a conjuntura brasileira nos dias de hoje. Para tanto, categoriza e explana os cenários aos quais incorrem em problemáticas enfrentadas na sociedade, no campo das políticas públicas e sociais, como também aduzem as nuances e itinerários teóricos e práticos latentes em discussão coletiva. Nesse corpus, o campo da política cultural, meio ambiente, saúde, neodesenvolvimentismo, psicologia social, educação, serviço social, direitos humanos, adolescentes, idosos, questões de gênero e inclusão, são temáticas que preenchem as ideias discorridas pelos autores da obra, em suas perspectivas contemporâneas e apontamentos dêiticos das principais transformações políticas e sociais existentes no âmbito social.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6029-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-6025-2
DOI: 10.24824/978652516029.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • SISTEMA DE POLÍTICA CULTURAL ENTRE OS GOVERNOS FHC E LULA: caracterização e itinerário histórico - 11
  • POLUIÇÃO AMBIENTAL: uma análise dos impactos na saúde humana e no ecossistema - 23
  • O NOVO PAC 2023 E SUA ESSÊNCIA NEODESENVOLVIMENTISTA - 37
  • O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA - 53
  • A FRONTEIRA ENTRE SER E NÃO SER SOCIAL NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E O ATENDIMENTO AOS IMIGRANTES EM FORTALEZA, CEARÁ - 71
  • UMA REFLEXÃO A RESPEITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE O TDAH: a luta por um direit - 89
  • A LEI EM CONFLITO COM ADOLESCENTES: o relato de uma experiência - 101
  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENVELHECIMENTO NO BRASIL: conquistas e desafios contemporâneos - 115
  • PSICOLOGIA SOCIAL E VULNERABILIDADES DA MULHER RURAL: questões de gênero, aspectos culturais e sociais - 131
  • O TRÁFICO INFANTIL NO BRASIL E POLÍTICAS PÚBLICAS GERACIONAIS: uma análise - 137
  • O ESTUDO SOBRE PERFORMANCES E A RELAÇÃO COM OS COLETIVOS JUVENIS DA PERIFERIA EM REDES SOCIAIS - 155
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: impactos no pleno desenvolvimento do aluno - 169
  • O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: as capacidades estatais de um estado social - 179
  • ÍNDICE REMISSIVO - 193
MARCEL PEREIRA PORDEUS

Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Letras: Português / Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

FÁBIA GEISA AMARAL SILVA

Possui licenciatura em Letras-Inglês pelo Centro Universitário FIEO (Faculdade Campos Elíseos), pelo Centro Universitário FIEO (Faculdade Campos Elíseos), licenciatura em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciatura em Sociologia, em andamento (2024). Pós-Graduação em Didática da Língua Inglesa; Pós-Graduação em Administração Escolar; Pós-Graduação em Docência e Prática do Ensino em História e Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Sociologia e Filosofia. Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora - Secretaria de Educação Básica do Ceará e Secretaria de Educação do Eusébio-CE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino, Aprendizagem, Políticas Educacionais e Políticas Públicas.

SIDRACK RACK MORARES ALVES

Graduando em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Administração pela UniGRAN, atua como Consulting TAX na EY-Br, é membro pesquisador do IBDA – Instituto Brasileiro de Direito Administrativo e Secretário-Brasil da Red Iberoamericana Juvenil de Derecho Administrativo (RIJDA-Latam).

CAMILA HOLANDA MARINHO

Professora da Universidade Estadual do Ceará, do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Coordenadora do TRAVESSIAS: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trajetórias Juvenis, Afetividades e Direitos Humanos. É bacharel, mestre e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará.

JOSIVAN ROCHA JOSINO

Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (2009) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é técnico bancário novo da Caixa Econômica Federal (CE) e advogado da Ordem dos Advogados do Brasil - Conselho Seccional do Ceará (CE). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Serviços Urbanos e Regionais.

MARCELO DAVI SANTOS

Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Economia (CAEN/UFC, 2020). Tem experiência na área de Economia Aplicada, com ênfase em Métodos Econométricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Econometria Espacial, Economia do Crime, Violência e Criminalidade (V&C), Economia Social e M&A de Políticas Públicas.

CAIO LEONAM VIEIRA PORDEUS

Graduando do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

FELIPE WESLEY DE VASCONCELOS PAULINO

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Conceito 5 Capes, possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2022). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo Laboratório de fisiologia renal. Atualmente membro do Grupo de Pesquisa Química de Moléculas Bioativas (Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - CE).

ALDENIZE MARIA CHAVES DE MENDONÇA

Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Especialista em Psicologia, Gestão Pública, Legislação Social e Políticas Públicas, com MBA em Docência e Metodologia do Ensino Superior. Mestranda em Avaliação de Políticas Públicas-UFC. Atualmente Presta Assessoria, Consultoria e Mentoria em Educação. Professora Colaboradora da Pós-Graduação da Faculdade Plus e Assistente Social Supervisora Voluntária do Programa de Apoio à Vida – Pravida do Hospital Universitário Walter Cantídio-UFC.

ANTÔNIA IARA ADEODATO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2017), e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2011). É mestra em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (2016), Especialista em Saúde da Família pela UNILAB (2018) e possui especialização pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Margens, Culturas e Epistemologias Dissidentes (GEPE/MARGENS) e do Observatório das Nacionalidades (ON), ambos vinculados à UECE.

LEILA MARIA PASSOS DE SOUZA BEZERRA

Professora Adjunta do curso de graduação em Serviço Social. Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPPP) do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, ambos da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Pesquisa Margens, Culturas e Epistemologias Dissidentes (GEPE MARGENS), pesquisadora do Laboratório de Seguridade Social e Serviço Social (LASSOSS) e do Observatório das Nacionalidades (ON), vinculados à UECE.

JOSÉ CREGINALDO DE ANDRADE

Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias – FCNSV. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

ISAAC BASTOS DE ANDRADE

Doutor em Psicologia, Mestre em Psicologia e Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

ROMÁRIO NASCIMENTO DE OLIVEIRA

É graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2012), Especialista em Direito Público pelo Instituto de Ensino Superior de Fortaleza - IESF (2014), Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2022). Atualmente discente do Doutorado Acadêmico de Políticas Públicas na Universidade Estadual do Ceará - UECE (2022.2), assim como discente do curso de Licenciatura em Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (2024.1). Presta serviço voluntário como Assessor Jurídico no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores Familiares do município de Paramoti/CE.

CAMILA HOLANDA MARINHO

Professora Adjunta na Universidade Estadual do Ceará (UECE) vinculada ao curso de Ciências Sociais campus Itapipoca e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Graduada em Ciências Sociais (2001) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado (2004) e doutorado (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia desta mesma Universidade. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq TRAVESSIAS: Trajetórias Juvenis, Afetividades e Direitos Humanos e pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) e do Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS) da UFC.

DANIELE EDUARDO ROCHA

Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Estadual do Ceará – PPGS/UECE. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Estadual do Ceará – PPGS/UECE. Assistente Social pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

WILDESON DE SOUSA CAETANO

Doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

DYEILA FERNANDA ABREU DE SOUSA

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (2018) e atua como Coordenadora da Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação do município de Guaiúba, sendo também Psicóloga Clínica.

ANA LÚCIA BEZERRA DOS SANTOS

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro-pesquisadora do Gedai – Grupo Estudos em Direito Internacional da UFC.

ERYCK DIEB SOUZA

Doutorando e Mestre em Educação Brasileira (UFC). Professor efetivo da rede municipal de Fortaleza. Líder GeG (Google for Education).

CELECINA DE MARIA VERAS SALES

Mestre em Sociologia(UFC), doutora em Educação(UFC), Pós-Doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Professora titular da Universidade Federal do Ceará do Curso de Graduação de Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação de Avaliação de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

KATIANNE JAMILIA OLIVEIRA NUNES

Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Gestão Escolar: Administração, Orientação e Supervisão pela Faculdade do Vale Elvira Dayrell, e em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Padre Dourado (FACPED).

THAMARA MADEIRO MELO

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Ceará, bolsista de graduação Funcap no projeto Cientista Chefe da Cultura, membro da Rede Ibero-americana Juvenil de Direito Administrativo.