Capa do livro: CADERNOS DE RESUMOS<br>XI Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR

CADERNOS DE RESUMOS
XI Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR

Autores: Francisco Verardi Bocca

XI CONGRESSO DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA DA PUCPR

O evento teve por objetivo promover discussões sobre as implicações epistemológicas e ontológicas derivadas das relações entre matéria, linguagem e consciência. Pretendeu manter-se como espaço de intercâmbio para a divulgação dos resultados de pesquisas em aspectos filosofia contemporânea, contribuindo para estreitar os vínculos entre pesquisadores nacionais e internacionais, a fim de fortalecer a pesquisa do programa de pós-graduação em seus projetos de pesquisa. A realização eficaz do evento contribuiu para a manutenção de sua já consolidada inserção na comunidade acadêmica brasileira. Em sua atual versão, o XI Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCR  apresenta uma inovação e uma pretensão. A primeira é a de oportunizar uma ampliação temática, contemplando as pesquisas desenvolvidas pelas três linhas que compõem o PPGF, a saber, Ética e Filosofia Política, Epistemologia e Ontologia e, por último, Filosofia da Psicanálise. Com esta iniciativa, pretende-se contemplar e incentivar o debate entre elas em torno dos seus diversos temas e pesquisadores expoentes. Com isso pretende-se reforçar a pretensão de internacionalização do PPGF, em vista da efetivação e formalização de convênios que se dão pelo intercâmbio institucional de docentes e discentes. De modo que  buscamos promover, expandir e integrar os principais centros nacionais e internacionais que contemporaneamente realizam pesquisas nas referidas áreas, com a finalidade de proposição e visibilidade, a troca de experiências e incentivo à produção bibliográfica, à formação de novos pesquisadores, à elaboração de projetos de pesquisa e orientação de novas investigações em filosofia. Por fim, almeja-se, com a realização do evento, a sustentação e ampliação de sua já consolidada inserção da PUCPR na comunidade acadêmica brasileira e internacional.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-750-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-5209-7
DOI: 10.24824/978858042750.9
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 240
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DEVASTAÇÃO:
reversão do amor ao ódio na relação mãe-filha............................................. 19
Adelmo Marcos Rossi
ROUSSEAU X FOUCAULT: legitimidade e governamentalidade ................ 20
Aline de Oliveira Rosa Moreira
O PROBLEMA MENTE-CORPO.................................................................. 22
Alirio Ferreira de Melo Ribeiro
O FUTURO DA TÉCNICA E A IMPORTÂNCIA DO LEGADO GREGO.
UMA QUESTÃO HEIDEGGERIANA ........................................................... 23
Altieris Bortoli
DOIS EQUÍVOCOS DE AJUIZAMENTOS:
um lógico e outro transcendental ................................................................... 24
Amanda Costa Marmitt
A ERA MAIS PACÍFICA QUE NOSSA ESPÉCIE JÁ ATRAVESSOU,
SOB A ÓTICA DE STEVEN PINKER .......................................................... 25
Ana Carolina Maciel Soukef Mendes Moretto
A ORIGEM DA LINGUAGEM, UMA VISÃO ROUSSEAUNIANA............... 27
Ana Letícia Moro
DELEUZE E KAFKA: sobre a escrita impessoal .......................................... 28
Ana Paula Gurski Ferraz
O PROBLEMA DA CRIAÇÃO E O CONCEITO DE VIRTUAL
EM GILLES DELEUZE ................................................................................. 29
Ana Paula Remingio Vaz
A QUESTÃO DO MAL NO PENSAMENTO POLÍTICO
DE HANNAH ARENDT ................................................................................. 30
Andréa Bassin
AS TECNOCIÊNCIAS E O PROGNÓSTICO NEGATIVO NO
PENSAMENTO DE HANS JONAS.............................................................. 32
Andrey Gonçalves Correia
A ARTE NA PRIMEIRA FASE DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE........ 33
Aniele Almeida Crescêncio
A AUTENTICIDADE DA VIDA NO PENSAMENTO DE HANS JONAS..... 34
Anor Sganzerla
TOTALITARISMO E DIREITOS HUMANOS NO
PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT ..................................................... 35
Augusto Bach
DÁDIVA, RECIPROCIDADE E DOM DE AMOR:
algumas considerações sobre o conceito de dom,
da antropologia à psicanálise......................................................................... 37
Bruna Iodice
CONDIÇÕES DO APRIMORAMENTO DO CARÁTER DO
SER RACIONAL FINITO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO................................ 38
Carla Lomba de Oliveira
FOUCAULT LEITOR DE MAQUIAVEL:
soberania x governamentalidade ................................................................... 39
Carla Musa Latsch Cherem
A NEUROFENOMENOLOGIA DE VARELA NA PERSPECTIVA
DA CRÍTICA DE HUSSERL AO PSICOLOGISMO..................................... 41
Carlos Eduardo de C. Vargas
A RECEPÇÃO DA FILOSOFIA NA ANTIGUIDADE TARDIA
PELO PENSAMENTO CRISTÃO PRIMITIVO:
elementos para uma análise contemporânea ................................................ 43
Carlos Renato Moiteiro
O HOMEM DO PARA-SI NA ONTOLOGIA DE JEAN-PAUL SARTRE ..... 44
Claudete Tonioti Rota da Purificação
TEORIAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS -
A METATEORIA ESTRUTURALISTA E A
SOCIOLOGIA DE MÉDIO ALCANCE ......................................................... 45
Cláudio Abreu
REGISTRAR, MANTER, EVOCAR (E ESQUECER).
A MEMÓRIA EM RIBOT E FREUD.............................................................. 47
Claudio Eduardo Rubin
A TÉCNICA COMO OBJETO OU VOCAÇÃO DO HOMEM ...................... 49
Cleidival dos Santos Duarte
PREPARAÇÃO DE UMA AULA DE FILOSOFIA SOBRE DIREITOS
HUMANOS E SEXUALIDADE PARA O ENSINO MÉDIO ......................... 50
Cristiane Choma Chudzij
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS:
uma possibilidade a partir da educação democrática rortyana ...................... 52
Daniel Langemann Bandt
O ENCONTRO DE OCTÁVIO BRANDÃO COM AS
IDEIAS MARXISTAS E COMUNISTAS (1922 – 1923) ............................... 54
Denilton Novais Azevedo
A ESTÉTICA E O OLHAR SUB SPECIE AETERNI NA
FILOSOFIA DO JOVEM WITTGENSTEIN ................................................. 55
Edimar Inocêncio Brígido
O MECANICISMO VERSUS O VITALISMO E A
SUPERAÇÃO DA DICOTOMIA ORGANISMO/MÁQUINA ....................... 56
Eduardo Brindizi Simões Silveira
BEHAVIORISMO RADICAL E SUA CONCEPÇÃO DE CONSCIÊNCIA .. 57
Eliane Gouveia Consulin
A REFLEXÃO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO EDUCACIONAL....... 58
Elaine Roberta Charavara
A NOÇÃO DE ABSURDO EM THOMAS NAGEL ....................................... 59
Ernani Augusto de Andrade
O DUALISMO FENÔMENO-FUNÇÃO EM
DAVID CHALMERS E A GRANDE CISÃO
NO ESTUDO DA CONSCIÊNCIA................................................................ 60
Fabiano Bassetti B. Navolar
FOUCAULT E O PODER:
biopolítica e poder disciplinar ........................................................................ 62
Fabio Batista
O CONCEITO DE VIOLÊNCIA E DE COMPAIXÃO
NA PERSPECTIVA DA FILOSOFIA DA VONTADE
DE SCHOPENHAUER ................................................................................. 63
Fábio Lustosa Ferreira
FOUCAULT E A REATIVAÇÃO DA VIDA FILOSÓFICA............................. 64
Flávio Fêo
NIETZSCHE E A LÓGICA DO SONHO:
um recurso interpretativo a partir dos escritos do segundo período .............. 65
Flavio Sousa
UMA INTERPRETAÇÃO DO CONCEITO DE MENTE EM
TOMÁS DE AQUINO COM BASE NA CIÊNCIA COGNITIVA ................... 66
Fred Carlos Trevisan
A FILOSOFIA DA MENTE SOB UMA PERSPECTIVA SEARLEANA ....... 67
Gláucio Fernando Cunha Silva
FRIEDRICH NIETZSCHE E A SUPERAÇÃO DA METAFÍSICA ............... 69
Helen Stefany Militão
REFLEXÕES SOBRE A FILOSOFIA CRISTÃ:
Justino e Michel Henry ................................................................................... 70
Irineu Letenski
O ESTATUTO DA LIBERDADE NO INDIVIDUALISMO
HOLISTA DE PHILIP PETTIT ...................................................................... 72
Jairo Marçal
PARA UMA CIÊNCIA DA ARTE NO HUMANO,
DEMASIADO HUMANO DE FRIEDRICH NIETZSCHE............................. 74
Jeferson de faria Ferreira
O PENSAMENTO SOCIOPOLÍTICO DE KARL BARTH:
impulsos para a conduta ética na atualidade ................................................. 75
Jefferson Zeferino
SOBRE A PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA
DA INTENCIONALIDADE ............................................................................ 77
Joel dos Santos
UNZER E KANT: o mecanismo do cérebro................................................... 79
Jorge Vanderlei Costa da Conceição
AS LACUNAS E LIMITES EM RELAÇÃO À POSIÇÃO
MATERIALISTA NO CONTEXTO DA FILOSOFIA DA MENTE ................. 81
Dr. José Aparecido Pereira
A CRISE NA EDUCAÇÃO – OS PRINCIPAIS FUNDAMENTOS
DA BIOÉTICA COMO CAMINHO DE HUMANIZAÇÃO ............................. 83
Karen Freme Duarte Sturzenegger
A INTUIÇÃO DE SI MESMO SEGUNDO SCHELLING ............................. 84
Kayenne Cristine Ferigotti Santos Vosgerau
LEGITIMIDADE DA RESPONSABILIDADE PARA UM NOVO
AGIR ÉTICO SEGUNDO HANS JONAS .................................................... 85
Kelly Fabiola Galikoski de Jesus
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROBLEMA DA CERTEZA
E DA DÚVIDA NA FILOSOFIA DO SEGUNDO WITTGENSTEIN............. 86
Leandro Sousa Costa
A POSSIBILIDADE DE UM COGNITIVISMO MORAL
PRAGMÁTICO EM WITTGENSTEIN.......................................................... 88
Léo Peruzzo Júnior
DIFICULDADES SUSCITADAS PELO APÊNDICE,
SEGUNDO O PONTO DE VISTA DOS COMENTADORES ...................... 89
Leyserée Adriene Fritsch Xavier
A REVOLTA COMO ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA...................................... 90
Lorena de Paula Balbino
DO INDIVÍDUO AO ENKELT – O DEVIR DA SUBJETIVIDADE
EM KIERKEGAARD ..................................................................................... 91
Lucas Piccinin Lazzaretti
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PELO CUIDADO DE
SI EM MICHEL FOUCAULT......................................................................... 93
Luciana Kadlubitski
A DESTRUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE E A AFIRMAÇÃO
DA EXISTÊNCIA EM KIERKEGAARD ........................................................ 95
Luiz Alberto Veiga Vieira Junior
O “CARTESIANISMO” AMBÍGUO DE A TRANSCENDÊNCIA DO EGO.. 96
Luiz Henrique Alves de Souza
PRIORIDADE DO JUSTO SOBRE O BEM:
concepção de justiça centralizada na obra de John Rawls............................ 97
Maisa de Campos Carneiro
A PRÁTICA DE SI COMO CAMINHO DE RECONHECIMENTO
DA VERDADE DE SI EM MICHEL FOUCAULT ......................................... 98
Mayco Aparecido Martins Delavy
A IDEIA DE VIDA NOS ESCRITOS DE JUVENTUDE
DE WALTER BENJAMIN ........................................................................... 100
Márcio Jarek
LACAN, SANTO AGOSTINHO E A QUESTÃO DO SIGNO .................... 101
Marcio Silveira Conke
O CONCEITO DE AUDITÓRIO NA TEORIA DA
ARGUMENTAÇÃO DE CHAIM PERELMAN ............................................ 102
Milton Coutinho dos Santos
DIREITO E MORAL EM FOUCAULT E HABERMAS............................... 104
Monica Loyola Stival
FUNDAMENTOS ÉTICOS DA FILOSOFIA DE KARL POPPER............. 105
Nancy Nunes de Souza
SÓCRATES COMO TIPO IDEAL EM HANNAH ARENDT....................... 106
Otávio Camargo Lobo Neto
MODELOS COMPUTACIONAIS SITUADOS E INCORPORADOS:
uma questão de arquitetura mecânica ......................................................... 108
Nathália Cristina Alves Pantaleão
A CONSTRUÇÃO POLÍTICA DA IDENTIDADE:
contribuições feministas à noção arendtiana de necessidade ..................... 109
Paulo Eduardo Bodziak Junior
LEI, DESEJO E O CORPO:
um agenciamento filosófico-literário “Kafka e Deleuze e Guattari” ...............111
Paulo Roberto Schneider, Alan Rodrigo Padilha
A IDENTIDADE COMO CONSTRUÇÃO A PARTIR
DE CHANTAL MOUFFE ..............................................................................113
Rita de Cássia Ferreira Lins e Silva
BERGSON E A CRÍTICA AO CONCEITO DE TEMPO HOMOGÊNEO...115
Rildo da Luz Ferreira
AS NUANCES DA LINGUAGEM PERFORMATIVA EM NIETZSCHE.....117
Rodrigo F. Barbosa
A PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL:
uma nova proposta pedagógica? ..................................................................118
Rodrigo Luiz Caron
A AGONÍSTICA EXISTENCIAL GREGA COMO
CONTRAMOVIMENTO CRÍTICO DE NIETZSCHE
EM “SOBRE O FUTURO DOS NOSSOS
ESTABELECIMENTOS DE ENSINO” ....................................................... 120
Rosani Kucarz da Cunha
A POTÊNCIA DO RECÉM-NASCIDO ....................................................... 121
Sarah Bernadette de C. Alcantara
A ALTERIDADE ÉTICA E SUA POLITICIDADE ....................................... 123
Tayane Medeiros d’Oliveira
O PERCURSO DA COSMOLOGIA NIETZSCHIANA:
a vontade de poder no processo de confrontação com a modernidade ...... 124
Thiago Gomes da Silva
A SUPERAÇÃO DA CONCEPÇÃO DESPRENDIDA DE
HOMEM EM WITTGENSTEIN................................................................... 126
Thiago Vasconcelos
DO INTENSIVO EM DELEUZE ................................................................. 127
Tiago Rickli
WITTGENSTEIN E GODEL:
os limites de nossas linguagens................................................................... 128
Vanderson Pereira dos Santos
ENTRE MORALIDADE E LEGALIDADE:
Schopenhauer e a educação........................................................................ 129
Vilmar Debona
O MÉTODO ESPECULATIVO DE FREUD PARA O ESTUDO
DA HISTERIA EM UM NOVO REGIME CAUSAL .................................... 130
Vinícius Armiliato
O PONTO DE VISTA METAFÍSICO E O PONTO DE
VISTA EUDEMONOLÓGICO DA FILOSOFIA:
Schopenhauer e a questão da felicidade ..................................................... 132
Willian dos Santos Godoi
O CONCEITO DE POLÍTICA EM WALTER BENJAMIN .......................... 134
Wesley da Silva Costa
“DO QUE É FEITO UM LÍDER?”................................................................ 135
Willian Mac-Cormick Maron
O PROBLEMA DO CONCEITO NATUREZA EM ROUSSEAU ............... 137
Wilton Borges dos Santos
MULHERES E LIBERTINAGEM NA FRANÇA DO SÉCULO XVIII......... 138
Zoraia Ribeiro dos Santos
A HUMANIZAÇÃO DA TÉCNICA COMO FUNDAMENTO DOS
NOVOS VALORES ÉTICOS PROPOSTOS POR HANS JONAS........... 140
Geovani Viola Moretto Mendes
TEORIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS DE CURRÍCULO:
formação de subjetividades.......................................................................... 142
Cloves A. de Amissis Amorim, Ana Maria Eyng
ANÍSIO TEIXEIRA:
Rupturas no pensamento de um Filósofo da Educação .............................. 143
Cloves Antonio De Amissis Amorim, Pura Lucia Oliver Martins
MÉTODO LÓGICO COGNITIVO-SOMÁTICO
DE EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ........................................................ 144
David Ribeiro Tavares

FRANCISCO VERARDI BOCCA

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985); bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1997); mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Pós-doutor em filosofia pela UFSCar (2009). Atualmente Professor Titular do Curso e do Programa de Mestrado e Doutorado em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, compõe e coordena a Linha de Pesquisa Filosofia da Psicanálise, atuando ainda nos seguintes temas: filosofia, psicanálise, literatura, ética e estética. No biênio de 2008 a 2009 ocupou a coordenação geral do G. T. Filosofia e Psicanálise da ANPOF. Pesquisador bolsista-produtividade pela Fundação Araucária - PR.