Capa do livro: A história antiga em compêndios Franceses e Brasileiros no imperial colégio de Pedro II ou o caso Justiniano José da Rocha: <BR>História, disciplina escolar e impressos (1820-1865)

A história antiga em compêndios Franceses e Brasileiros no imperial colégio de Pedro II ou o caso Justiniano José da Rocha:
História, disciplina escolar e impressos (1820-1865)

Autores: Luís Ernesto Barnabé

O ano é 1837. A criação e regulamentação do ensino secundário a partir do Imperial Colégio de Pedro II refletem tanto tensões políticas do período Regencial quanto os anseios por nação e filiação ao mundo moderno e civilizado. Importa-se da França o modelo (regulamentos e disciplinas) e também compêndios escolares, tais como o curso – nos dois sentidos, disciplinar e da moderna metanarrativa histórica – de História, composto por cinco compêndios. O colégio inicia suas atividades em 1838, sendo Justiniano José da Rocha (1811-1862) professor de História e encarregado da tradução dos compêndios, tarefa inacabada pela sua demissão em 1840. Vinte anos depois, o polivalente Justiniano (político, professor, jornalista e editor) escreve e edita o seu próprio compêndio de História Antiga, adotado pelo colégio e vendido a Garnier, dois anos mais tarde.
A partir da articulação entre indivíduo, escrita da História Antiga e compêndio, enquanto um artefato complexo, este livro analisa disputas da cena política brasileira, disputas por autonomia intelectual entre a elite letrada, o processo de disciplinarização da História no secundário brasileiro, o mercado e a circulação de compêndios escolares, e, sobretudo, a historicidade da História Antiga.

Impresso
de R$ 80,10 por
R$ 61,61
Digital
de R$ 80,10 por
R$ 56,07

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6195-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-6196-9
DOI: 10.24824/978652516195.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 264
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 17
  • INTRODUÇÃO - 19
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE HISTÓRIA, DISCIPLINARIZAÇÃO E MANUAL ESCOLAR NA FRANÇA ENTRE AS DÉCADAS DE 1810 E 1830 - 35
  • CONCEPÇÕES DE HISTÓRIA E MUTAÇÕES DO PRÉCIS DE L’HISTOIRE ANCIENNE DE CAYX E POIRSON - 83
  • O CASO JUSTINIANO JOSÉ DA ROCHA E A HISTÓRIA ANTIGA ESCOLAR: entre compêndios e prescrições no ICPII e estabelecimentos de ensino (1838-1855) - 121
  • PRESCRIÇÕES E COMPÊNDIOS: o caso Justiniano e a História Antiga escolar no ICPII (1855-1862 - 185
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 213
  • REFERÊNCIAS - 219
  • ANEXO A SELEÇÃO DA SÉRIE DE MANUSCRITOS DE JUSTINIANO JOSÉ DA ROCHA DO ACERVO DA BIBLIOTECA NACIONAL - 235
  • ANEXO B RELAÇÃO DE ANÚNCIOS DOS COLÉGIOS E AULAS PARTICULARES NO JORNAL DO COMMERCIO E NO ALMANAK LAEMMERT, 1830-1855 - 247
  • ANEXO C COMPARATIVO DOS SUMÁRIOS - 257
  • ÍNDICE ONOMÁSTICO E ANALÍTICO - 259
LUÍS ERNESTO BARNABÉ

Professor no curso de História e no Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Possui graduação (2002), mestrado (2006) e doutorado (2019) em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis). Lecionou por oito anos na educação básica pública e privada. Tem publicações na temática da escrita da História Antiga escolar no Brasil. Membro do GTHA-ANPUH.