Capa do livro: Excelência operacional: <br>Os cinquenta P’s da produção com foco em melhoria contínua dos processos

Excelência operacional:
Os cinquenta P’s da produção com foco em melhoria contínua dos processos

Autores: Enoc de Oliveira Maia - Helen Cristina Vieira da Rocha Maia

“Excelência Operacional: Os cinquenta P´s da produção com foco em melhoria contínua dos processos” não pretende ser, em nenhuma hipótese, um trabalho conclusivo ou suficiente em si mesmo. É, no entanto, o entendimento que os autores têm acerca dos fatores mais importantes que devem ser “atacados” pelas organizações, de forma a terem os produtos e processos em uma posição de destaque – posição de excelência. Não aleatoriamente, o livro começa e termina com o papel das pessoas dentro das organizações, como forma de diferenciar uma empresa de outra. Ao longo de mais de 30 anos trabalhando em diversas indústrias (nacionais, multinacionais, internacionais), os autores chegaram à conclusão que o “P” que, realmente, faz a grande diferença é o da pessoa que trabalha com dedicação e que contribui com o seu melhor para a melhoria contínua (em pequenos e decisivos passos). Todos os fatores têm importância, contudo, nada tem mais valor do que as pessoas que trabalham em prol da excelência em suas entregas.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6416-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-6413-7
DOI: 10.24824/978652516416.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO A JORNADA DA MELHORIA CONTÍNUA: um roteiro completo com os cinquenta P’s da produção - 13
  • INTRODUÇÃO - 15
  • P1 PESSOAS: seu papel na organização e na cultura organizacional - 27
  • P2 PLANEJAMENTO: item que define uma organização-  31
  • P3 PARTICIPAÇÃO: gestão participativa - 37
  • P4 PDCA: O Ciclo de Deming - 43
  • P5 PROGRAMAS MOTIVACIONAIS: como e ‘pelo quê’ as pessoas se sentem motivadas - 47
  • P6 PRODUÇÃO: Empurrada (Fordismo) e Puxada (Toyotismo) - 51
  • P7 PRODUTIVIDADE: produtividade e competitividade - 57
  • P8 POLÍTICAS CORPORATIVAS - 61
  • P9 PARÂMETROS DE PROCESSO - 65
  • P10 PROCESSOS-CHAVE - 69
  • P11 PADRONIZAÇÃO: princípio fundamental para melhoria contínua - 73
  • P12 PROCEDIMENTOS FORMAIS E INFORMAIS - 77
  • P13 PRINCÍPIOS E VALORES E AS DECLARAÇÕES INSTITUCIONAIS - 79
  • P14 PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS - 81
  • P15 PREÇO, PRAÇA, PRODUTO, PROMOÇÃO E PESSOAS OS P’S DO MARKETING - 87
  • P16 PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS, AMEAÇAS E OPORTUNIDADES - 91
  • P17 PERFORMANCE E KPI’S - 95
  • P18 PARETO, PORQUÊS E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE - 99
  • P19 PARAR PARA NÃO PARAR E O TPM - 107
  • P20 PARTILHA E O SISTEMA DE COMPARTILHAR PARTE DOS LUCROS - 109
  • P21 PEDIDO: onde tudo começa - 113
  • P22 PODER E PERSUASÃO: influência Logos, Pathos e Ethos - 117
  • P23 PRÁTICA, PRAGMATISMO E O ‘CHA’ DA COMPETÊNCIA - 121
  • P24 PROJETOS DE MELHORIAS - 125
  • P25 PESSOA + PESSOA + LÍDERES = TIME - 129
  • P26 PREMIAÇÕES E RECOMPENSAS: como influenciam na excelência operacional - 133
  • P27 PROBLEMA: diferença entre o estado atual e onde se deseja chegar - 137
  • P28 PERGUNTAS: investigando desperdícios - 141
  • P29 PAPAS DA QUALIDADE – O QUE FIZERAM PARA A EXCELÊNCIA - 145
  • P30 PROFISSIONALISMO: mantendo o local de trabalho harmonioso - 151
  • P31 PATRIMÔNIO: como a excelência contribui para manter e melhorar - 155
  • P32 PREVENÇÃO: ações de sustentabilidade da organização - 159
  • P33 PROPAGANDA E COMPARTILHAMENTO DE BOAS PRÁTICAS - 163
  • P34 PESQUISA: novas formas, métodos e tecnologias de produção - 167
  • P35 PCP: planejamento e controle da produção - 171
  • P36 PPB: processo produtivo básico - 173
  • P37 PLANO DE RELACIONAMENTO COM INSTITUIÇÕES EXTERNAS À ORGANIZAÇÃO - 175
  • P38 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 179
  • P38 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 179
  • P39 PRIORIDADES: gestão do tempo - 183
  • P40 PERIGOS: investimento em segurança - 187
  • P41 PLURALIDADE: respeito às diferenças - 191
  • P42 POLIVALENTES OU ESPECIALISTAS: o que é melhor para a organização - 195
  • P43 PLANO DE AÇÃO E PROCRASTINAÇÃO - 199
  • P44 PROCESSO DE FEEDBACK – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - 203
  • P45 PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DE MATERIAIS: MRP - 207
  • P46 PPM DE LINHA (INTERNO À ORGANIZAÇÃO) E DE CAMPO - 211
  • P47 PRODUTO ACABADO: armazenagem, transporte e cuidados - 215
  • P48 PROCESSO DE COMUNICAÇAO - 219
  • P49 PRESTAÇÃO DE CONTAS: resultados empresariais e a OPEX - 221
  • P50 P DE GENTE - 225
  • REFERÊNCIAS - 229
  • ÍNDICE REMISSIVO - 235
ENOC DE OLIVEIRA MAIA, MSC.

Brasileiro, manauara, 59 anos, Mestre em Administração, MBA em Gestão Empresarial, Pós-graduado em Gestão de Negócios. Acumula mais de 40 anos de trabalho sendo mais de 30 anos como Gerente ou Diretor de empresas de extrusão plástica, do ramo de eletrônica, de tecnologia e de estamparia.

HELEN CRISTINA VIEIRA DA ROCHA MAIA, MSC.

Brasileira, manauara, 48 anos, Mestre em Administração, Pós-graduada em Gestão de Projetos. Acumula mais de 30 anos de trabalhos na Gestão de Pessoas, RH, Suprimentos e Qualidade.