Capa do livro: Almanaque de formação continuada do professor - Vol. 02

Almanaque de formação continuada do professor - Vol. 02

Autores: Ana Christina de Sousa Damasceno - Juliana dos Santos Figueiredo - Simone Matia da Silva (Orgs.) - Sérgio Nunes de Jesus (Coord.)

A formação continuada de professores é essencial para o aprimoramento dos saberes e práticas constituintes na carreira do educador. Assim, a formação continuada, bem como a troca de experiências e pesquisas possibilitam não apenas a reflexão docente, mas aponta a necessidade de mudanças teórico-práticas diuturnamente. Dessa maneira, o Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, Volume 1 e Volume 2, apresenta ao leitor a importância da pesquisa para o enriquecimento da prática cotidiana. A cada discussão teórica, o leitor tem a oportunidade de aprimorar-se a partir de metodologias e dinâmicas que possibilitam a efetivação de ações transformadoras no contexto educacional - as quais transformam a prática do sujeito-professor. Logo, estabelecer conexões entre saberes e práticas, irão apontar de maneira contumaz não apenas o interesse do educador, mas também do leitor, pesquisador e do ‘curioso-social’, aquele que além de se posicionar de maneira crítica, contribui, aperfeiçoa e dissemina que a teoria só é válida com a prática permanente do docente (dentro ou fora do ambiente escolar); esse é o papel fundamental da obra Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, Volume 1 e Volume 2.
Boa leitura a todos!

Gangora/Cachingó-PI; Rolim de Moura-RO; Cacoal-RO, 19 de abril de 2024.
Profa. Ana Christina de Sousa Damasceno (FAESPA-PI)
Profa. Juliana dos Santos Figueiredo (SEMEC-RO)
Profa. Simone Matia da Silva, EEEFM Carlos Gomes (SEDUC-RO)



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6549-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6547-9
DOI: 10.24824/978652516549.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO ESTUDAMOS OU FAZEMOS HISTÓRIA NA ESCOLA? - 13
  • GRAMÁTICA E REVISÃO TEXTUAL: um estudo das técnicas e procedimentos de revisão aplicáveis às produções textuais escolares - 21
  • DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: princípios e fundamentos na política educacional - 35
  • EDUCAÇÃO INDÍGENA: pontos a considerar na fronteira - 49
  • TERRITORIALIDADES MÍTICAS: a existência de uma caminhada - 63
  • DA APLICAÇÃO DO DIREITO NA ERA DIGITAL: infl uências tecnológicas na sociedade - 79
  • ACOLHIMENTO DA POPULAÇÃO IMIGRANTE?: um estudo de caso na Fundação Lar de Eurípedes Barsanulfo em Porto Velho, RO - 91
  • CARAMURU E FANFIC: interdisciplinaridade e tecnologias no ensino de história, literatura e língua portuguesa - 105
  • MULHERES NA / DA MATEMÁTICA: contribuições histórico-sociais - 127
  • DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA APLICAÇÃO DAS BARRAS DE NAPIER POR MEIO DO ALGORITMO DE MULTIPLICAÇÃO - 143
  • DO ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: difi culdades e reflexões - 163
  • INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: as práticas pedagógicas e sua contribuição para os múltiplos desenvolvimentos da criança - 175
  • POSSIBILIDADES DO ENSINO DE LITERATURA - 191
  • ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMAGEM COMO RECURSO AUDIOVISUAL NO ENSINO - 213
  • ÍNDICE REMISSIVO - 225
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS - 229
  • SOBRE OS AUTORES - 231
ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (Autoria, Coordenação de Área)

É Licenciada em Pedagogia (FAP/UNINASSAU) e em Letras/Português (UESPI). É Especialista em Educação Infantil (UESPI), em Gestão Municipal de Educação (UFPI), em Formação de Professores em EaD (FAESPA), em Psicopedagogia e Clínica (Instituto Dexter), e em Linguagens, suas Tecnologias e Mundo do Trabalho (UFPI). É mestre em Letras (UESPI) e Doutoranda em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq – IFRO) e no GREPET (Grupo de Pesquisa em Inovação de Recursos Didáticos, Produtos Educacionais e Tecnológicos) do IFCE. Bolsista Capes/CNPq através do Programa de Doutorado em Ciências da Linguagem da UNICAP. Participa dos Grupos de estudos: GEALF (UESPI) e GETE (UNICAP/UPE/UESPI). Professora Efetiva da SEMEC/Caxingó, PI. Professora formadora regional do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa da SEDUC, onde atua na formação dos professores da Educação Infantil. Professora do Curso de Pedagogia na FAESPA onde também atua na coordenação do Curso de Pedagogia e no Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas na modalidade presencial. É coordenadora do NEAD, professora conteudista e atua na Equipe Multidisciplinar do Curso de Pedagogia em EaD da FAESPA. Atualmente é Diretora Acadêmica da FAESPA. Em sua produção acadêmica tem se dedicado às áreas de alfabetização e letramento, formação docente (inicial e continuada), metodologia da língua portuguesa e currículo. É Autora e colaboradora das obras Almanaque de Formação Continuada (Editora CRV). Poetisa membro do Grupo Piauí Poético. Sua pesquisa se concentra na área de Aquisição, Desenvolvimento e Distúrbios da Linguagem em suas diversas manifestações.

JULIANA DOS SANTOS FIGUEIREDO (Autoria, Coordenação de Área)

É Mestre em História e Estudos Culturais (UNIR). É Especialista em Arte Aplicada a Educação (FACIMED), Mídias e Educação (UNIR), Intervenção ABA Aplicada ao Autismo (Metropolitana), Análise do Comportamento (UNIFOZ). Graduada em Pedagogia (UNIR) e Letras – Espanhol (FAVENI). Cursa Especialização em Orientação Educacional (ESABE). Tem experiência em EJA, Formação de Professores na UNIR-RO. É Tutora em Pós-Graduação (UNIASSELVI). É Professora Efetiva SEMECEL-RO.

SIMONE MATIA DA SILVA (Autoria, Coordenação de Área)

Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (Celso Lisboa). Especialista em Ensino da Literatura e Produção de Textos em Língua Inglesa (Celso Lisboa). Especialista em Linguística e Análise do Discurso (Instituto Líbano). Especialista em Letras com Ênfase em Linguística (Instituto Líbano 2023). Especialista em Multilinguagem e Ensino (UNESC Cacoal-RO). Licenciada em Letras Português – Inglês e Respectivas Literaturas (UNESC Cacoal-RO). Cursa Graduação em Pedagogia pelo (IPEMIG-MG). Professora Efetiva na Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-RO). Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO-CNPq). Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem, Educação e Cultura.

AGLAIA LETÍCIA FARIAS NUNES DE JESUS

Faz Estágio em Núcleo de Práticas Jurídicas (Estácio de Sá – FAP). Cursa Bacharelado em Direito pela Universidade Estácio de Sá (FAP). Fez o Ensino Médio na Escola Marechal Cordeiro de Farias (Pimenta Bueno). Fez o Ensino Fundamental na Escola Anísio Serrão de Carvalho (Pimenta Bueno). Afiliada ao grupo de pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Práticas Discursivas na Amazônia (PDA), IFRO, campus Cacoal-CNPq.

BRUNA CAROLINE FARIAS ALVES

Especialista em Direito Material e Processo Penal pela Faculdade Conhecimento e Ciência (FCC). Cursa especialização em Direito Penal e Criminologia (Centro Universitário Celso Lisboa). Cursa especialização em Direito Internacional (Centro Universitário Celso Lisboa). Bacharel em Direito pela Faculdade Pan Amazônica (FAPAN-PA). Cursa Graduação em Enfermagem pela Faculdade Estácio de Sá (Estácio). Faz parte do grupo de pesquisa Direito Penal e Democracia (DPD) – CNPq-UFPA, campus Belém. Diretora Jurídica do grupo de pesquisa Liga Acadêmica de Ciências Forenses – LIACF-UFPA, campus Belém. Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO, campus Cacoal-CNPq).

CARLOS ABERTO SUNIGA DOS SANTOS

Mestre em Educação (UFMS). Especialista em Teoria e Metodologias Literárias (UNIR). Especialista em Didática do Ensino Superior (UNOESTE-SP). Atualmente é docente da UNESC – Faculdades Integradas de Cacoal. Tem experiência na área de Letras: Língua Portuguesa e literaturas. Escreve poemas, contos, crônicas, haicais, tankas e poesia visual; tendo também produzido tirinhas cômicas publicadas no semanário local Tribuna Popular entre 2004 e 2007. É autor das obras Imago... e outros poemas (2002), poesia; Poemas de Brincar (2006), poesia infanto-juvenil; Tipografia versos e experimentos verbo-visuais (2021), poesia visual e Alguns haicais (ou quase)... e outros poemas curtos (2022), haicais e poemas de pequena extensão. Em 2021 participou da I Jornada Internacional de Poesia Visual: Pesquisa e Criação, com três produções verbo-visuais.

CELSO FERRAREZI JUNIOR (Apresentação)

Licenciado em Letras Português/Inglês (1989). Mestrado e Doutorado em Linguística – Semântica (1997/1998) e pós-doutorados (2005/2016) também na área de Semântica. É autor de 50 livros literários e científicos, estes na área de linguagem e ensino de línguas. Escreveu mais de 400 artigos científicos e de opinião publicados no Brasil e no exterior. Atua como consultor de diversas instituições e tem publicações científicas no Brasil e no exterior. É Professor Titular no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, alfabetização, descrição linguística e teorias semânticas da linguagem.

CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA

Mestranda em Artes, Patrimônio e Museologia, pela UFDPAR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Psicopedagogia pelo INTA. Especialista em Formação de Professores em EAD pela FAESPA. Especialista em Currículo e Prática Docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental pela UFPI. Professora Efetiva da Rede Municipal de Parnaíba desde 2011. Trabalhou na Escola Arco-Íris (2005-2014), na Escola Municipal Samuel Santos (2011-2014), na APAE (2014-2019). Ministra aulas na Escola Municipal Benedicto dos Santos Lima, desde 2014. Foi supervisora do PIBID (2015-2018), coordenou o programa Mais Alfabetização na Escola Municipal Benedicto dos Santos Lima (2019). Foi preceptora do Programa Residência Pedagógica da UFDPar 2020-2022, 2022-2024. Professora-autora do Material Didático Complementar do PRO Alfabetização- Piauí para 2022, elaborado pela NOVA ESCOLA. Ministra cursos de formação de professores pela Empresa Dinâmica Consultoria e pela ELIBRAS com Oficinas voltadas para a Educação Inclusiva. Professora do Curso de Pedagogia contratada na UNIP e na FAESPA. Ministra aulas nas turmas de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neuropsicopedagogia, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento e Docência do Ensino Superior na FAESPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Educação especial, Alfabetização e Psicopedagogia.

DEBORA DOS SANTOS

Professora efetiva na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Euclides Barbosa (Pimenta Bueno). Atua como professora mediadora na Mediação Tecnológica. Experiência profissional na rede Pública e professora de Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na E.E.E.F.M. Orlando Bueno da Silva (Pimenta Bueno). Intercâmbio Internacional: General English pela International House Sydney Training (CRICOS Course Number 062541B) 2023. E English for Academic Purposes KCA Education (CRICOS Course Number 111149M) 2023. Especialista em Gramática Normativa da Língua Portuguesa pela UNESC-RO. Licenciada em Letras Português/Inglês/Literaturas pela UNESC-RO.

ELIZÂNGELA ATAÍDE DE SOUZA

Professora no Governo do Estado de Rondônia. Possui licenciatura em Letras/Português e suas respectivas literaturas (UNIR). Pós-Graduanda em Linguística e Análise do Discurso (Líbano) e pós-graduanda em MBA Comunicação e Marketing (USP). Especialista em Mídias na Educação (UNIR) e em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UNESC-RO). Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia – PDA, CNPq-IFRO, campus Cacoal.

ELOÉSIO PAULO DOS REIS

Doutor em Teoria e História Literária pela UNICAMP (2004) e professor titular da Universidade Federal de Alfenas. Publicou os livros Teatro às escuras – Uma introdução ao romance de Uilcon Pereira (1998), Os 10 pecados de Paulo Coelho (2008), Loucura e ideologia em dois romances dos anos 1970 (2014) e Questões abertas sobre O Alienista (2020).

FÁBIO VALTER BATISTA

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO, campus Cacoal. Graduado em Topografia pela URCA.

FELIPE EVANGELISTA APARECIDO

Graduado em Letras (2021) e Mestre em História pela Universidade Federal de Alfenas (2024). Graduando em História pela mesma universidade.

FRANCISCO VALADARES NETO

Bacharelado em Direito pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji-Paraná (ILES/ULBRA). Advogado militante desde 2001. Pós-Graduação em Direito Público pela Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIP (2004). Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino – UMSA (2016). Procurador Jurídico do Município de Brasiléia – Estado do Acre.  Palestrante e escritor.

JORGE LUÍS DE FREITAS LIMA

Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas – UFAM lotado no Instituto de Natureza e Cultura – INC. Doutor (2019) e Mestre (2014) em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciado em Letras: língua portuguesa e respectivas literaturas (1993) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR, campus de Rolim de Moura), com Postdoctorado en Investigación Superior (2023) pela Universidad Interamericana – PY. Membro da Academia de Letras e Culturas da Amazônia – ALCAMA. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – (Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Ensino de Línguas – CNPq-UFAM e do Grupo de Pesquisa Infâncias, Criança e Educação na Fronteira Amazônica – CNPq-UFAM. Presidente do Conselho Municipal de Educação de Benjamin Constant - AM (2021-2023), reconduzido ao cargo em 2023. Atua como docente no Plano Nacional de  Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores e de processos socioculturais em região de fronteira. Exerceu a função de Coordenador de Área do subprojeto de Letras/Português/Benjamin Constant do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (2014-2018). Foi coordenador do Projeto de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas de Professores Indígenas – PAINTER/FAPEAM e coordena o Projeto de Pesquisa sobre a Inclusão de alunos indígenas pela Linguagem – HUMANITAS/FAPEAM. Coautor da obra Gramática – compreender & comunicar (2020). Participa como organizador e autor do Almanaque de formação Continuada do Professor (vol. I (2020), vol. II (2021), vol. III (2022) e vol. IV (2023) e como organizador na obra Educação Direto ao Assunto – nossas mazelas e nossas esperanças (2022). Autor de capítulos nas obras Transbordando Fronteiras: lenguages desde el entrelugar, resistência y pluralidade em los Brasiles (2020); Ensinando Espanhol no Amazonas: experimentando, integrando e resistindo (2021); na obra Ensino de Graduação em tempos de pandemia: experiências e oportunidades para uma educação tecnológica na Universidade Federal do Amazonas (2021) e na obra Figuras e Tropos em Contextos Sociais (2022). Organizador e autor da obra Vivências PIBID: atividades desenvolvidas pelo subprojeto de Língua Portuguesa em Benjamin Constant – AM (2021).

JORGE DA SILVA WERNECK

Mestre em Matemática (PROFMAT-UNIR). Especialista em Matemática (UNIR). Licenciado em Matemática (UNIR). Professor Efetivo EBTT, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, campus Cacoal.

ITALO OSCAR RICCARDI LEÓN

Licenciado em Língua Espanhola e Bacharel em Língua e Literatura Espanhola (PUCV, Chile), Mestre em Educação (FE/USP) e Doutor em Estudos Literários (Área de Teoria da Literatura e Literatura Comparada – UFMG). Foi bolsista nos cursos de formação e de aperfeiçoamento pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI) em Madri, Espanha (USAL) e também bolsista do Instituto Cervantes (UIMP). No período de 2002 a 2008 colaborou na criação da Associação Virtual Educa Brasil (AVEB) como diretor de assuntos acadêmicos e integrou a comissão organizadora permanente das Conferências Internacionais Virtual Educa, vinculada à Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Nações. Possui diversas publicações de artigos, capítulos de livros e também como organizador. Coordenou o Subprojeto de Letras/Espanhol do PIBID (2015-2018) e a RP de 2018-2022. De 2009 até a presente data, faz parte do corpo docente do Curso de Letras/Espanhol e suas Literaturas, Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL-DL) da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Principais áreas de interesse: Ensino de Língua Espanhola e suas Literaturas, Cultura Hispânica, Prática de Formação de Professores, Literatura Comparada e outras Artes, Metodologia e Ensino de Literatura, Literatura e Cinema. Atualmente, coordena o projeto de extensão “Cinema e leitura de imagens cinematográficas no contexto cultural étnico-racial” e o Subprojeto Interdisciplinar de Línguas Estrangeiras (espanhol e inglês) do PIBID/CAPES, edição 2022- 2024.

MIRIAN XAVIER DA CONCEIÇÃO

Graduanda em Licenciatura de Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Cacoal. Técnica em Segurança do Trabalho (SENAI). Graduada em Gestão Ambiental (FACIMED). Atualmente é residente no Programa de Residência Pedagógica da Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Cacoal (2023-2024). É assistente de alfabetização voluntária no Programa Tempo de Aprender pela prefeitura municipal de Cacoal desde de 2023. Pós-Graduanda em Docência no Ensino Superior (UNIR), campus Ariquemes. Pós-Graduanda em Gênero e Diversidade (UNIR), campus Rolim de Moura.

RAIMUNDA ROSILDA SALES DIAS

Possui Graduação em Ciência da Religião pelo Centro Ecumênico de Estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão (2007) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2007). Especialização em Formação de Professores em EaD (FAESPA). É Coordenadora da Pós-Graduação da FAESPA, e Diretora Geral da Faculdade de Ensino Superior de Parnaíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Gestão.

REGINALDO CONCEIÇÃO DA SILVA

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Mestre em Cartografia Social e Política da Amazônia pela Universidade Estadual do Maranhão/Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus VI, Caetité. Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade, pela UNEB, campus VI. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela União das Escolas Superiores de Cacoal – UNESC, Rondônia. Professor da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, lotado no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga – CESTB, Amazonas. Filiado ao grupo de pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade – Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (PDA). Coordenador do projeto Redes de Valor na Amazônia (PROVALOR): fortalecimento do mapeamento do extrativismo da Amazônia e dos Laboratórios de Cartografia da FAPEAM. Pesquisador do Laboratório Nova Cartografia Social: Processos de Territorialização, Identidades Coletivas e Movimentos Sociais e Coordenador do Núcleo de Cartografia Social da Amazônia UEA-CSTB; UFAM – PPGAS. Pesquisador do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia – NESAM, na linha de pesquisa: Culturas, Religião e Representações Socioespaciais. Membro do GEPCULTURA, UNIR – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Modos de Vida e Populações Amazônicas – RO. Tem experiência na área de Educação, Nova Cartografia Social da Amazônia, Povos Extrativistas, Cadeias de Valor, Povos de Terreiro e demais Povos Tradicionais da Amazônia. Coordenador do Programa de Extensão Universitária Nova Cartografia Social, condições de vida e bem viver de povos e comunidades tradicionais: a formação de extensionistas em contexto dos ODS.

ROSÂNGELA RODRIGUES BORGES

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) na USP. Atualmente é professora no Curso de Letras e no Mestrado em História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, gêneros do discurso acadêmicos e oficiais, ensino de língua e tecnologias.

SÉRGIO NUNES DE JESUS (Autoria, Coordenação)

Faz estágio pós doutoral (2023-2024) pelo Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia – PPGCSPA, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sob a Supervisão do prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida (UEMA) e Co-Supervisão do Prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior (UNIFAL). Pós-Doutor em Ciências da Educação (UFLO). Doutor em Ciências da Educação (UTIC). Doutor em Ciências da Linguagem (UNICAP). Mestre em Linguística (UNIR). Licenciado em Letras Português/Inglês/Literaturas (UNEB). Licenciado em História pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT (IFRO). Afiliado aos Grupos de pesquisas: Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (UNIFAL-CNPq); Discurso, Sujeito e Sociedade (UNICAP-CNPq); Língua(gem), Cultura e Sociedade (IFRO-CNPq). Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO, campus Cacoal-CNPq). Professor Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO, campus Cacoal). Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem; Educação; Ensino e Cultura. Pesquisador, escritor, músico e poeta.

TAINÁ SANTOS ALVES PEREIRA

Cursando a Graduação de Licenciatura de Matemática no Campus de Cacoal na Instituição Federal de Rondônia, 8º Período. Assistente Administrativo na Instituição Financeira Cooperativa de Credito de Livre Admissão do Centro Sul Rondoniense – Sicoob Credip desde 2020.

VIRGINIA DEL CARMEN PIRELA ALVARADO

Licenciada em Letras Português com habilitação em Língua Inglesa – UNICESUMAR (Centro Universitário de Maringá); Aluna regular na Linha de Pesquisa 2 do programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Mestrado em Letras UNIR. Graduanda em Serviço Social – Estácio de Sá. Pós-Graduada em Pedagogia Social – USP (Universidade de São Paulo); Educação Especial e Tecnológica - UFRRJ (Universidade Federal Rio de Janeiro). Especialista em Docência, Tecnologias e Educação Profissional pelo Instituto Federal de Espírito Santo-IFES. Pós-Graduanda em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Tutora em Educação à Distância pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMS. Atualmente é professora de Espanhol Básico e Espanhol aplicado ao Turismo no Instituto de Desenvolvimento Profissional - IDEP. Foi Professora substituta de Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO.