Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6396-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6397-0
DOI: 10.24824/978652516396.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 244
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO - 13
- CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL INTERNACIONAL PARA AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES - 17
- CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL NACIONAL PARA AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES - 33
- ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES: um panorama nacional e internacional - 49
- BREVE HISTÓRICO DA MIGRAÇÃO INTERNACIONAL NO BRASIL - 89
- OBJETIVO E HIPÓTESES - 103
- CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS - 107
- PANORAMA DAS MATRÍCULAS DE IMIGRANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA NA ÚLTIMA DÉCADA - 119
- PANORAMA DESCRITIVO DAS MATRÍCULAS DE IMIGRANTES NO CENSO ESCOLAR DE 2019 - 125
- A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE IMIGRANTES INTERNACIONAIS A PARTIR DA DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE - 169
- CONSIDERAÇÕES FINAIS - 197
ZAKIA ISMAIL HACHEM
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde concluiu o Mestrado na mesma área e graduou-se em Ciências Sociais. Especialista em educação – política e avaliação educacional -, política social e migração. Possui quatorze anos de experiência como coordenadora, analista de pesquisas e professora em diferentes tipos de organizações, tais como órgãos públicos, organismos internacionais, universidades e institutos privados. Atualmente é professora substituta do Departamento de Sociologia (SOL), pesquisadora do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), coordenadora de pesquisas do Laboratório de Estudos sobre as Migrações Internacionais (LAEMI) e pós-doutoranda em Estudos Comparados sobre as Américas, todos na Universidade de Brasília (UnB).