Capa do livro: Educação, música, folclore, leitura e interdisciplinaridade: <br>Pesquisas e trabalhos na escola

Educação, música, folclore, leitura e interdisciplinaridade:
Pesquisas e trabalhos na escola

Autores: Cristina Rolim Wolffenbüttel

Este livro sintetiza vinte anos de estudo nas áreas de Educação, Música, Folclore, Leitura e Interdisciplinaridade, oferecendo 19 textos que apresentam a interação entre esses campos. A obra destaca a importância do folclore como base cultural e educacional, a música como elemento fundamental na educação básica e a leitura como ponte para novos mundos e conhecimentos. Com uma abordagem interdisciplinar, busca-se enriquecer o processo educativo, combinando diferentes disciplinas para uma experiência mais completa de aprendizado. Distribuído em oito capítulos, o conteúdo varia desde análises qualitativas em educação musical, desafios de integrar música à educação básica, até a implementação de políticas educacionais em música e a valorização do folclore em ambientes de aprendizagem. É enfatizada a necessidade de conectar estudantes com suas raízes culturais e a importância da música folclórica na educação musical. Nos capítulos finais, discute-se a presença feminina nas pesquisas em música e as estratégias para fomentar a leitura e o desenvolvimento estético nos alunos, visando a diversidade e a inclusão no currículo escolar.



Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6200-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6201-0
DOI: 10.24824/978652516200.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 294
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • Apresentação - 9
  • Formação continuada em educação musical para professores: práticas extensionistas e investigativas - 15
  • A música nas escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul: mapeando a inserção a partir das regiões dos COREDEs - 31
  • A música nas escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul - 43
  • Centros Musicais: uma proposta de política pública em Educação Musical - 67
  • A inserção da música no projeto político pedagógico: o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/R - 77
  • O ensino de música em tempos de pandemia - 95
  • A inserção da música da escola: investigando os impactos do Pibid - 107
  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: contribuições dos subprojetos “Artista e Arteiro” e “Música” para a Educação Musical - 121
  • Competências dos conselhos de educação: uma investigação no CME de Porto Alegre/RS com base na Resolução CNE/CEB nº 2/2016 - 137
  • A Resolução CNE/CEB Nº 2/2016 e as competências dos conselhos de educação para a operacionalização do ensino de música na educação básica - 151
  • A presença das raízes culturais na educação musical - 167
  • Aspectos culturais do Rio Grande do Sul - 179
  • Educação e folclore: possibilidades de interlocução no âmbito escolar - 193
  • A música folclórica e o trabalho pedagógico musical - 211
  • Vivências e concepções de folclore e música folclórica: um survey com alunos de 9 a 11 anos do Ensino Fundamental - 223
  • Resgatando o folclore na escola - 235
  • Cantigas de ninar: uma investigação sobre as canções que embalam o sono - 249
  • A participação de mulheres nas pesquisas em música: uma investigação em dois periódicos científi cos brasileiros - 261
  • A busca pela escolarização através da ampliação da leitura e do senso estético: o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS - 277
  • Índice remissivo - 289
CRISTINA ROLIM WOLFFENBÜTTEL

Pós-Doutora, Doutora, Mestre e Licenciada em Música. Especialista em Informática na Educação, Literatura Brasileira, Filosofia, Educação Infantil e Anos Iniciais. Professora da Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs. Coordenadora da Especialização em Educação Musical da Uergs. Líder dos Grupos de Pesquisa Grupem e ArtCIEd (CNPq/Uergs). Vice-Presidente da Comissão Gaúcha de Folclore.