Capa do livro: Currículo, contextualização e aprendizagem: <BR>Interações necessárias na escola

Currículo, contextualização e aprendizagem:
Interações necessárias na escola

Autores: Edmerson dos Santos Reis - Jackeline Maciel de Azevedo (Orgs.)

Neste livro escrito a muitas mãos, temos a alegria de passear por escritas fluentes e substanciais que versam sobre a prática da educação contextualizada a partir de focalizações específicas. Com pertinência e leveza, as autoras e autores desenvolvem e aprofundam aspectos teóricos e práticos que envolvem a docência, potencializada pelo sentido da contextualização. Os textos trazem conteúdos sobre a valorização da realidade social e cultural, constituintes dos modos de vida dos povos – os quais devem integrar o fazer educativo escolar numa proposta paradigmática diversa, contextualizada e significativa.
Os escritos apresentados sintetizam um rico material resultante de análises reflexivas sobre um escopo teórico diversificado e vasto. Isso possibilitou aos mestrandos, sob orientação e parceria do professor Dr. Edmerson Reis, apresentarem contribuições de suma importância para o debate – cada vez mais necessário – acerca da implementação da educação contextualizada a partir dos currículos, como mecanismo de fortalecimento de aprendizagens significativas para os estudantes, num fazer educativo libertador, crítico e criativo.

Adeilda Ana da Silva Martins

Impresso
de R$ 46,54 por
R$ 35,80
Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6377-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-6378-9
DOI: 10.24824/978652516377.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 114
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 17
  • REFLEXÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E CARL ROGERS PARA UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA - 23
  • O PRINCÍPIO/PARADIGMA DA EDUCAÇÃO E DO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADOS: itinerários para uma aprendizagem significativa - 33
  • ARTICULAÇÕES MULTIDIMENSIONAIS ENTRE AS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO EM PIAGET, VYGOTSKY E WALLON E A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA - 45
  • A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR E O PAPEL DOS PROFESSORES A PARTIR DE DUAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM: Ausubel e Vygotsky - 59
  • E AÍ PROFESSORA, O QUE VAMOS ESTUDAR HOJE? - 73
  • CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO E CONSTRUÇÃO DE SABERES NA ESCOLA RURAL DE MASSAROCA - 85
  • A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO FUNDAMENTO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - 99
  • ÍNDICE REMISSIVO - 109
  • SOBRE OS AUTORES - 111
ADEILDA ANA DA SILVA MARTINS

Graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco, e em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, Especialista em Programação do Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco, Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia e Membro do Grupo de Pesquisa Educação Contextualizada, Cultura e Território (EDUCERE).

ANNE KARINE ALCANTARA DA SILVA

Pedagoga, Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, do Departamento de Ciências Humanas – Campus III, em Juazeiro BA. Participa do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em relações de gênero, sexualidade e saúde – Dadá.

CRISTIANE DA CRUZ

Graduada em Letras com Língua Estrangeira/ Inglês – pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade Vasco da Gama e Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano – UESB. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim e do Colégio Estadual Prof.ª Hilda Monteiro de Menezes, em Campo Formoso – BA.

DIANA BARUFFALDI

Graduada em Psicologia do Desenvolvimento, da Personalidade e das Relações Interpessoais, UNIPD, Padova IT; Pós-graduandas em Psicologia Clínica do Desenvolvimento, UNIPD, Padova IT; Intercambista na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, KU Leuven BE; Intercambista no Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, UNEB, Juazeiro BA; Estagiária no CAPS-IJ, Petrolina PE.

EDMERSON DOS SANTOS REIS

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação, Professor da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, atuando nos Cursos de Graduação em Pedagogia e de Pós-graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, do Departamento de Ciências Humanas – Campus III, em Juazeiro BA. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território – EDUCERE.

GABRIEL DE OLIVEIRA CAMPANA

Advogado, Especialista em Direitos Humanos, Mestrando em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, do Departamento de Ciências Humanas – Campus III, em Juazeiro BA. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território – EDUCERE.

GIULIA SAILIS

Graduada em Ciências e Técnicas psicológicas, UniCa, Cagliari IT – Estudante de Pós-graduação em Psicologia Clínica, UNIPD, Padova IT – Intercambista no Mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusófona, Lisboa PT – Intercambista no Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, UNEB, Juazeiro BA.

ISAC RIBEIRO ANTUNES

Mestrando em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos-PPGESA, pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, especialista em Bioquímica, professor de Química da Rede Estadual de Educação do Piauí, professor do Ensino Fundamental séries finais, da rede municipal de Educação de Dirceu Arcoverde Piauí, membro dos grupos de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território Semiárido – EDUCERE e do Grupo de Estudos em Estratégias Didáticas no Ensino de Química – GEEDEQ.

JACKELINE MACIEL DE AZEVEDO

Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III, Juazeiro-BA. Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica na Faculdade de Educação Superior de Pernambuco (FACESP). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território – EDUCERE. Voluntária na Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (ADAC).

JOSEMAR DA SILVA MARTINS

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Educação de Adultos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Juazeiro/BA (FFLCJ), da Universidade do Estado da Bahia, UNEB (1993); Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais pela PUC-MG (1997); Mestrado em Educação pela Université du Quebec à Chicoutimi, UQAC (2003); e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educaçâo, FACED, da Universidade Federal da Bahia, UFBA. Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), do Departamento de Ciências Humanas do Campus III da UNEB, em Juazeiro – BA.

TAYLANE FERREIRA QUIRINO

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III, Juazeiro-BA. Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território – EDUCERE. Voluntária na Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (ADAC).