Capa do livro: O desmonte da política de educação superior pública no governo Bolsonaro:<BR> Financiamento e avaliação

O desmonte da política de educação superior pública no governo Bolsonaro:
Financiamento e avaliação

Autores: Maria Arlete Duarte de Araújo - Marconi Neves Macedo

Tem sido recorrente o debate contemporâneo sobre as políticas públicas no Brasil a análise do processo de desmonte posto em prática no governo Jair Bolsonaro. Analisar a política de educação superior pública com as lentes do desmonte das políticas públicas permite compreender as dimensões, formas e estratégias pelas quais as políticas de financiamento e avaliação, longe de se constituírem políticas desarticuladas, fizeram parte de um projeto de desresponsabilização do Estado com a educação superior pública e de desqualificação das instituições federais de ensino. Projeto este que também fomentou, entre outros aspectos, um ambiente de desrespeito à democracia interna das instituições, tentativas de mercantilização do ensino, cortes de pessoal docente e técnico administrativo, descumprimento das metas previstas no Plano Nacional de Educação. O desmonte da educação superior pública pode assim ser caracterizado tanto pela densidade quanto intensidade das mudanças ao tempo em que assumiu formas ativas e simbólicas e adotou estratégias visíveis e ocultas. O processo de reconstrução impõe uma agenda complexa que passa necessariamente pelo compromisso com a educação superior pública, pelo fortalecimento dos mecanismos de gestão e envolvimento do conjunto de atores públicos e não públicos nas discussões e proposições de políticas que assegurem não só a retomada de programas e projetos educacionais, mas mecanismos que impeçam novos desmontes no futuro.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6210-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-6211-9
DOI: 10.24824/978652516210.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • INTRODUÇÃO - 15
  • CAPÍTULO 1 O SIGNIFICADO, FORMAS E ESTRATÉGIAS DO DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS - 21
  • CAPÍTULO 2 EVIDÊNCIAS DO DESMONTE DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICAS: dimensões, formas e estratégias - 43
  • CAPÍTULO 3 POLÍTICAS QUE AMPLIFICARAM AS POSSIBILIDADES DE DESMONTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PUBLICA - 113
  • CAPÍTULO 4 A AGENDA NECESSÁRIA DE RECONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA - 133
  • REFERÊNCIAS - 147
  • ÍNDICE REMISSIVO - 165
MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO

Professora Emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Titular voluntária do Departamento de Administração Pública e Gestão Social/UFRN. Possui Graduação em Administração pela UFS, Mestrado em Administração pela UFPB e Doutorado em Administração de Empresas pela FGV/SP. Pós-doutorado na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona–Espanha. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em políticas públicas, responsabilização, transparência e controle social.

MARCONI NEVES MACEDO

Professor Adjunto do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (DAPGS) e Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFRN. Doutor em Administração (PPGA/UFRN), Mestre (PPGD/UFRN) e Bacharel em Direito (CCSA/UFRN). Advogado Licenciado na OAB/RN. Tem experiência nas áreas de Administração e Direito, com ênfase em Planejamento e Avaliação, especialmente da Educação Superior.