Capa do livro: A CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES QUE ENSINAVAM MATEMÁTICA NO ESTADO DO PARANÁ AO TEMPO DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA − 1961 a 1982

A CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES QUE ENSINAVAM MATEMÁTICA NO ESTADO DO PARANÁ AO TEMPO DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA − 1961 a 1982

Autores: Reginaldo Rodrigues da Costa

O texto é uma análise das ações de capacitação e aperfeiçoamento de professores, desenvolvidas pelo Governo do Estado do Paraná, durante o período de 1961 até 1982. O objetivo deste trabalho foi revelar e discutir as ações desenvolvidas pelo governo paranaense e as características do aperfeiçoamento dos professores que ensinavam Matemática no Paraná. As fontes utilizadas neste estudo abrangeram uma infinidade de tipos, entre elas: relatórios de secretários de governo que atuavam na pasta da Educação, documentos relacionados às normas e regulamentações oficiais do Governo do Estado do Paraná, ou seja, coletâneas de Legislação Educacional (1964 a 1979), materiais utilizados e distribuídos aos professores paranaenses durante os cursos de capacitação desenvolvidos pelo CETEPAR, registros dos cursos desenvolvidos pelo CETEPAR, certificados de participação emitidos aos professores e livros de registros desses cursos. As notícias de jornais sobre os cursos de capacitação juntamente com os depoimentos orais de professores que atuaram na organização possibilitaram entender o desenvolvimento das ações do governo paranaense nesses cursos. Os dados identificados e sistematizados possibilitaram tecer uma linha histórica da capacitação de professores no Estado do Paraná. As ações foram ocorreram de forma contínua, uma vez que os governadores, ao longo do período, foram oriundos de uma mesma organização político-partidária em que havia um alinhamento das ações estabelecidas por meio de acordos e convênios entre o governo estadual e o governo federal. Em relação à formação dos professores de Matemática, os dados revelados pelas fontes tratadas mostram uma intenção de habilitar o professor leigo, seja pelo HAPRONT ou pelo LOGOS II, em que os conteúdos matemáticos e sua respectiva didática de ensino apontam rastros de fundamentos da Matemática Moderna. O estudo mostrou também que na década de 1970, o Governo do Paraná priorizou a capacitação de professores para a Implantação da Reforma do Ensino de 1º grau, inicialmente, e do 2º grau, em seguida.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-772-1
DOI: 10.24824/978858042772.1
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES QUE ENSINAVAM MATEMÁTICA NO ESTADO DO PARANÁ AO TEMPO DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA − 1961 a 1982

Reginaldo Rodrigues da Costa

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (1996) e Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Educação pela PUCPR. Atualmente é professor Assistente de Ensino da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná na área de Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atua em cursos de formação continuada de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio na área do Ensino da Matemática. Coordenador de Gestão e Processos do Projeto PIBID/PUCPR. É docente em cursos de Graduação (Pedagogia, Química, Física, Matemática, Biologia, Filosofia, Educação Física, Inglês, Espanhol, Português, Sociologia, Música e História,  e Especialização com as disciplinas de Metodologia do Ensino da Matemática, Fundamentos Biológicos da Educação Especial e Metodologia Científica. Desenvolve pesquisas na área de Educação da PUCPR, Área de Concentração: Pensamento Educacional Brasileiro e Formação de Professores, da Linha de Pesquisa História e Políticas da Educação, vinculado ao projeto Estudos Históricos Culturais da Matemática Escolar no Brasil - Século XX. Também é membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil - GHEMAT.