Capa do livro: Comunicação em matemática no ensino fundamental: <br>Afetividade, Leitura, Escrita e Oralidade

Comunicação em matemática no ensino fundamental:
Afetividade, Leitura, Escrita e Oralidade

Autores: Bernadete Verônica Schaeffer Hoffman - Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner

Nesta obra a exploração de leitura, escrita, oralidade, escuta atenta e sensível do professor mostram indícios de aprendizagem matemática, envolvendo estudantes de ensino fundamental. Sobretudo, quando estes requerem atenção especial de seus professores para sua aprendizagem. É o resultado de pesquisas realizadas entre 2010 e 2012 com releituras e novas análises desde 2023. Envolve três escolas e três professores com turmas que se correspondem em tarefas interdisciplinares, para construir conceitos por meio da resolução de problemas e compreensão do sentido de número. Escrita e representação pictórica, diálogos e dramatização acessam o pensamento do estudante, relacionam aspectos afetivos e cognitivos com a matemática e auxiliam a construção e compreensão de conceitos. Diálogos com vários pesquisadores em educação matemática apontam contribuições para a consolidação da alfabetização por meio de práticas da escrita livre, escrita direcionada e escrita coletiva, junto a diferentes técnicas de leitura, declamação de poemas e dramatização. Essas práticas desenvolvem-se por pensar-se os processos de ensino, aprendizagem e avaliação em matemática de modo integrado e interdependente. Aqui o leitor encontrará subjacente a importância de afetividade e práticas de metacognição em micro comunidades de aprendizagem formadas pelo professor, estudante e pesquisador.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6300-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-6301-7
DOI: 10.24824/978652516300.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 280
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 15
  • CAPÍTULO I INTRODUÇÃO: portas para o passado e para o futuro - 25
  • CAPÍTULO II A TEORIA: caminhando por portas que se abrem - 37
  • CAPÍTULO III METODOLOGIA: descobrindo as portas para a caminhada - 75
  • CAPÍTULO IV ABRINDO PORTAS PARA AS COMPREENSÕES - 99
  • CAPÍTULO V CONSIDERAÇÕES FINAIS: as aprendizagens construídas e as portas ainda abertas - 237
  • REFERÊNCIAS - 263
  • ÍNDICE REMISSIVO - 275
BERNADETE VERÔNICA SCHAEFFER HOFFMAN

Membro do Grupo de Estudo em Educação Matemática do Espírito Santo. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa Educação e Linguagens: Matemática. É professora de Ensino Fundamental e Médio aposentada pela Rede estadual e municipal de Educação. Atuou como formadora de professores em cursos ministrados pela Prefeitura Municipal de Vitória e pela UFES, no âmbito das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa [PNAIC].

VÂNIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER

Coordena o Grupo de Estudo em Educação Matemática do Espírito Santo (GEEM-ES). É professora primária pelo Instituto de Educação. Licenciada e bacharel em matemática e, mestre em matemática pura pelo Instituto de Matemática (IM) da UFRJ. É doutora em educação matemática por Indiana University. Atuou em escolas primárias e de ensino fundamental II, e em cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Aposentada pelo IM/UFRJ e professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES.