Capa do livro: Práticas democráticas e epistemologias contrahegemônicas: <BR>Formação e cuidado

Práticas democráticas e epistemologias contrahegemônicas:
Formação e cuidado

Autores: Luciana Szymanski - Maria Luisa Sandoval Schmidt (Orgs.)

O livro "Práticas democráticas e epistemologias contra-hegemônicas: formação e cuidado" reúne textos do GT Práticas Psicológicas em Instituições da ANPEPP, produzidos durante o último biênio. Esta publicação pós-pandêmica reflete as dificuldades enfrentadas na pesquisa devido ao distanciamento social e ameaças governamentais. O grupo realizou encontros virtuais e, em 2023, ocorreu o XV Simpósio no qual foram apresentados os textos desta publicação. O GT se destaca por sua pluralidade teórica, interdisciplinaridade e crítica ao modo hegemônico de produção de pesquisa a partir do paradigma produtivista e quantitativo. Organizado em duas seções nomeadas "Cidadania e Participação" e "Investigações Contra-Hegemônicas", o livro discute temas como construção democrática de práticas  de cuidado e participação na educação, na saúde mental, na cultura popular e em movimentos sociais; prevenção e pósvenção em suicídio; gordofobia, entre outros. Os textos oferecem análises de práticas que respondem a demandas sociais com um olhar decolonial, promovendo e incentivando a interação entre academia e sociedade.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6534-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-6531-8
DOI: 10.24824/978652516534.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • CAPÍTULO 1 EXPERIÊNCIAS DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS EM EQUIPAMENTOS DE EDUCAÇÃO: re-contando histórias - 15
  • CAPÍTULO 2 CULTURA E CIDADANIA: experiências liminares no campo da saúde mental - 33
  • CAPÍTULO 3 PSICOLOGIA E PRODUÇÃO DE SABERES: por práticas psicológicas atentas às insurgências coletivas - 51
  • CAPÍTULO 4 FORMAR PARA A SAÚDE PÚBLICA. NOTAS SOBRE UM PROJETO DE EXTENSÃO - 67
  • CAPÍTULO 5 UM OLHAR COMPARATIVO PARA A HISTÓRIA DA AUTODEFENSORIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO BRASIL - 81
  • CAPÍTULO 6 SUICÍDIOS: contextualização, políticas públicas, pesquisa, prevenção e posvenção - 99
  • CAPÍTULO 7 É POSSÍVEL ENGORDAR O CAMPO DA SAÚDE?: gordofobia para iniciantes - 117
  • ÍNDICE REMISSIVO - 135
  • SOBRE AUTORAS/ES - 137
BRUNO ROBSON DE BARROS CARVALHO

Psicólogo pela Faculdade do Vale do Ipojuca. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Docente e Supervisor de estágio no curso de Psicologia e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Subjetividade Sertaneja do Centro Universitário do Rio São Francisco (UniRios). Particular interesse pelas questões de gênero e sexualidade em intersecção com a Psicologia.

DANIEL VASCONCELOS DE ARAUJO

Graduando em Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Extensionista no projeto “Oficina do Discurso”. Estagiário no Museu do Inconsciente.

DIEGO RODRIGUES SILVA

Psicanalista. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica.

DJAILSON RICARDO MALHEIRO

Pós-doutor e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor Assistente II da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – Estácio/IDOMED. Coordenador do Polo Universidade Aberta do Brasil UAB/Juazeiro do Norte pela Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte (SEDUC/JN). Psicanalista. Coordena: o Laboratório de Tanatologia: perdas e lutos – ênfase em lutos materno e Projeto de Pesquisa: A dor que não se nomeia: mães enlutadas do CRAJUBAR, (ESTÁCIO/IDOMED). Membro do Fórum Nacional de Prevenção e Pósvenção do Suicídio nas Universidade e Escolas de Ensino Fundamental e Médio. Interlocutor do Programa Vidas Preservadas (prevenção e pósvenção ao suicídio) do MP/CE através da SEDUC/JN.

ELISA PIRES MARTINS

Psicóloga Educacional e Comunitária e coordenadora de projetos sociais e educacionais. Já realizou trabalhos em Uganda e na Amazônia. Possui especialização em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global na PUCRS. Mestranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educacao: Psicologia da Educação na PUCSP e integrante do grupo de pesquisa “Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional na Escola, Família e Comunidade” (ECOFAM), certificado pelo CNPq.

ESTHER HWANG

Psicóloga. Especialista em luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia. Mestrado e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Co-autora do capítulo “Suicídio infantil e autoridade parental” publicado pela Editora Foco (2021). Autora do capítulo “O amor fraternal: luto pelo rompimento ou arrefecimento de vínculos de amizade”. Editora Summus (2023).

FELIPE LUIS FACHIM

Possui graduação em licenciatura em arte-teatro pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012), graduação em Psicologia – Formação de Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2017), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2022). Atualmente faz estágio de pós-doutoramento no Instituto de Artes da UNESP, sob supervisão da Profa. Dra. Luiza Christov. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Fenomenológica, atuando principalmente nos seguintes temas: gordofobia, comunidade, intervenção, pesquisa fenomenológica, gênero e sexualidade e psicologia e educação. Líder do PESQUISA GORDA – Grupo de Estudos Transdisciplinares sobre as Corporalidades Gordas no Brasil, Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional na Família, Escola e Comunidade da PUC-SP.

FLAVIO KENJI MURAHARA

Formado em Psicologia pela PUC-SP, mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP, e doutorando em Psicologia Educacional e do Aconselhamento pela Universidade McGill.

GISELLE OLIVEIRA SANTOS

Mestra em Psicologia com ênfase em Práticas e Inovação em Saúde Mental (PRISMAL) pela Universidade de Pernambuco. Especialista em Psicologia Clínica com ênfase em Fenomenologia Decolonial e Clínica Ampliada pelo Núcleo de Clínica Ampliada Fenomenológica Existencial (NUCAFE). Psicóloga formada pela Universidade de Pernambuco. Professora na Residência Multiprofissional em Saúde Mental, da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns. Psicóloga Técnica no Programa TransVERgente, da Universidade de Pernambuco. Membra do Laboratório em Ações Coletivas e Saúde – LACS – UPE/CNPq. Professora do curso de Psicologia na Faculdade Uninassau Garanhuns e Responsável Técnica na Clínica Escola de Psicologia da mesma unidade.

GUILHERME BERNARDO PEIXOTO

Graduando em Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista no projeto “Oficina do Discurso”. Estagiário no Museu do Inconsciente.

JAILTON BEZERRA MELO

Psicólogo pela Universidade de Pernambuco, UPE. Mestre pela Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Professor e supervisor de estágio do Centro Universitário São Camilo (CUSC). Colaborador dos Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: “SIMAS – Saúde, interseccionalidade e marcadores sociais da diferença” (FMUSP); “Laboratório em Ações Coletivas e Saúde (LACS-UPE) e “ECOFAM – Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional na Escola, Família e Comunidade” (PUC-SP). Experiência na área de Psicologia (prática, docência e pesquisa), atuando principalmente nos seguintes temas: comunidade, política e direitos LGBTQIA+; violência; corporalidades, gênero e sexualidade; prevenção em HIV/Aids; educação sexual.

LUCIANA SZYMANSKI

Professora, pesquisadora e psicóloga clínica. Possui Mestrado pela Universidade de São Paulo e Doutorado pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Psicologia da Educação – PUC/SP. Docente do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde e docente e vice coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Atualmente coordena o grupo de pesquisa “Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional na Escola, Família e Comunidade” (ECOFAM), certificado pelo CNPq, onde produz trabalhos de cunho participante e dialógico, a partir da abordagem fenomenológica e em parceria com equipamentos educacionais no território da Brasilândia – SP.

MARIA JULIA KOVÁCS

Professora Livre Docente Sênior do Instituto de Psicologia da USP. Membro fundador do Laboratório de Estudos sobre Morte. Coordenadora do Projeto Falando de Morte – filmes didáticos.Autora do Livro Educação para a Morte. Editora Sinopsys 2021. Membro do Fórum Nacional de Prevenção e Pósvenção do Suicídio nas Universidade e Escolas de Ensino Fundamental e Médio.

MARIA LUISA SANDOVAL SCHMIDT

Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), (aposentada). Atualmente faz parte do Núcleo de Coordenação da Política de Memória Teia – Memória e Patrimônio Cultural do IPUSP e coordena do Grupo de Trabalho “Práticas psicológicas em instituições: atenção, desconstrução, invenção” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

MARIE CLAIRE SEKKEL

Psicóloga e Professora Livre Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenadora da Vida no Campus, ligada à Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP.  Participa também do Núcleo de Coordenação da Política de Memória Teia – Memória e Patrimônio Cultural do IPUSP.

NATASHA DUEK

Pesquisadora, pesquisadora e psicóloga clínica. Possui Graduação pela PUC/SP e Mestrado pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Psicologia da Educação – PUC/SP. Docente e Supervisora de estágio no curso de Psicologia na UNIP/SP. Membro do grupo de pesquisa“Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional na Escola, Família e Comunidade” (ECOFAM), certificado pelo CNPq.

RENATA PATRICIA FORAIN DE VALENTIM

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui pós-doutorado em História da Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora do departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UERJ e coordenadora da Residência Multiprofissional e Integrada em Saúde Mental desta mesma universidade. Tem como áreas de interesse a História dos Saberes Psi no Brasil; Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica.

SIMONE APARECIDA RAMALHO

Psicóloga. Especialista em Saúde Mental pelo Ministério da Saúde. Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Docente do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade da UNIFESP Baixada Santista, Departamento Saúde, Clínica e Instituições. Fundadora e coordenadora do coletivo econômico cultural Loucos pela X.

SUELY EMILIA DE BARROS SANTOS

Aprende com povos tradicionais e da terra. Vem construindo uma Ação Psicossocial e Clínica no Viver Cotidiano, num movimento contracolonial e antirracista voltado para a promoção em saúde mental nas ruralidades e ruas urbanas. Doutora em Psicologia Clínica (UNICAP). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns). Pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia, Práticas e Inovação em Saúde Mental (PRISMAL), Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS) e das Residências Multiprofissionais em Saúde Coletiva e Agroecologia, e em Saúde Mental. É coordenadora do Laboratório em Ações Coletivas e Saúde – LACS e líder do grupo de pesquisa CNPQ Saúde, território, cotidiano e questões sociais contemporâneas. Membra do GT Prática Psicológica em Instituições: atenção, desconstrução e invenção da ANPEPP, da Rede Latino Americana de Psicologia Rural e da ANPSINEP Universidades.

TATIANA ALVES CORDARO BICHARA

Psicóloga. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (IP-USP). Docente do Eixo Comum Trabalho em Saúde, Instituto Saúde e Sociedade, da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Departamento Saúde, Clínica e Instituições (UNIFESP-BS). Fundadora e coordenadora (2001-2016) da Oficina de Dança e Expressão Corporal (ODEC).

TAYNARA MARIA DA SILVA GOMES

Graduanda em Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro Bolsista de extensão no projeto “Oficina do Discurso”.