Capa do livro: Educação & contemporaneidade:<BR>Temas emergentes - Vol. 02

Educação & contemporaneidade:
Temas emergentes - Vol. 02

Autores: André Felipe Costa Santos - Priscila Costa Santos - Iricherlly Dayane da Costa Barbosa (Orgs.)

Em uma sociedade onde a educação pública enfrenta desvalorização e desafios crescentes, este livro é um farol de esperança e transformação. O segundo volume da coletânea "Educação & Contemporaneidade: Abordagens e Desafios" oferece um panorama sobre Educação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Psicologia, explorando como essas forças moldam os contextos de aprendizagem modernos. Com capítulos que abordam desde a inclusão de indivíduos com deficiência visual até a análise de dados na educação a distância, esta obra contribui para educadores, estudantes e todos os interessados em entender as dinâmicas da educação contemporânea. Descubra como a tecnologia assistiva, políticas públicas, a Teoria das Representações Sociais e a Teoria Ator-Rede podem reconfigurar a educação para criar uma sociedade mais justa e inclusiva. Leitura indispensável para quem acredita no poder transformador da educação.

Impresso
de R$ 52,86 por
R$ 40,66
Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6423-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-6424-3
DOI: 10.24824/978652516423.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 162
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • “EDUCAÇÃO & CONTEMPORANEIDADE: temas emergentes” - 9
  • AMPLIANDO HORIZONTES: a transformação da educação especial através da tecnologia assistiva - 13
  • ROTEIROS PEDAGÓGICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA EM CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DE LIMITES - 33
  • ANÁLISE EXPLORATÓRIA COM MINERAÇÃO DE DADOS: educação a distância corporativa, desempenho e estilos de aprendizagem - 47
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DO LEARNING ANALYTICS NA COORDENAÇÃO GERAL DE CURSO EA - 63
  • PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: um relato de experiência na EaD do estado do Espírito Santo - 77
  • PROTAGONISMO E AUTOCONHECIMENTO: perspectivas, fatores e dinâmicas intrapessoais e interpessoais - 89
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUAS RELAÇÕES NAS INSTITUIÇÕES FAMÍLIA E ESCOLA - 105
  • O PROJETO DE VIDA E O FUTURO: um estudo sobre alunos do Ensino Médio Integrado - 119
  • A PRODUÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL DO DESAMPARO DOCENTE - 139
  • ÍNDICE REMISSIVO - 151
  • SOBRE OS AUTORES - 153

ANA DA COSTA POLONIA

Graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1984), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Educação, atuando principalmente com as seguintes temáticas: educação, prevenção e promoção da saúde, sociodrama, adolescência, HIV/DST/Aids, desenvolvimento e organização grupal e escolar, desenvolvimento humano, educação a distância, processo ensino-aprendizagem, formação de professores, relação escola-família, modelo bioecológico de Bronfenbrenner.

ANA PAULA SOARES MUNIZ

Doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); Mestra 2021 em Novas Tecnologias da Educação pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA); Especialisata em Educação Especial e Inovação Tecnológica – URRRJ em 2023; Especialista em Docência Superior pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) (2012); Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2002); Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERP) (2014).

ANDRÉ FELIPE COSTA SANTOS (ORGANIZADOR)

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professor adjunto da Miami University of Science and Technology (Must), Florida, Estados Unidos (EUA). Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio doutoral na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM-Morelos). Especialista em Supervisão/ Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atua nos grupos de pesquisas: Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS/ PUC-SP) e Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES) – ambos certificados pelos CNPq. É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS), da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR), do Fórum de Universidades pela Paz (FOUP) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC). Tem experiência na área de Formação de Professores; Psicologia da Educação; Psicologia Social na Educação; Avaliação Educacional; Metodologias de Pesquisa e Ensino; Ciências Sociais na Educação, Direitos Humanos e Educação; Educação para a Paz.

ANGÉLICA INÊS MIOTTO

Mestre em Política y Gestión de la Educación pelo CENTRO LATINOAMERICANO DE ECONOMÍA HUMANA – CLAEH (2012), Montevidéu e pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – UFG. Graduada em Pedagogia UNICEUB (1987). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Magistério / Formação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, avaliação, formação de professores, educação profissional, educação a distância, educação virtual e psicopedagogia. Atua como Pedagoga no Núcleo de Apoio ao Discente e Docente (NADD) no Centro Universitário UNIEURO.

CLARILZA PRADO DE SOUSA

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), doutorado em Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), pós-doutorado pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996) e pela Maison des Sciences de L’Homme (2015). Realizou curso de Curso de aperfeiçoamento em avaliação educacional pela Faculty of Education da Havard University. Foi Coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2007 a outubro de 2014. Membro da Coordenação do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, que reúne cerca de 40 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor do período de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Ministra as disciplinas Avaliação Educacional, Representações Sociais e Educação. Coordenadora do GT de Representações Sociais da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP, certificado pelo CNPq que congrega alunos de iniciação científica, mestrando, doutorandos, pós doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados. Foi propositora e coordenadora do Centro Internacional Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas; Direitos Humanos / UNESA/RJ 2021/2023. Participante da Red de Investigadores Latinoamérica en Movimiento, que congrega pesquisadores em representações sociais, psicologia social em contexto, de toda América Latina . Membro da coordenação da Reaseau International Représentations sociales: la psychologie sociale en contexte Reaseau Representation Sociale. Pesquisadora Produtividade Científica. PQ/ 1C.

CLÁUDIA COSTA DOS REIS

Possui mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University (2023). Atualmente é Professora da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento.

CLÁUDIA MANDAIO

Doutora em Educação: Currículo da PUC-SP, Mestre em Educação: Currículo – PUC-SP. MBA em Gestão Escolar USP/Esalq – Graduada em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia de Piracicaba. Atualmente é Coordenadora técnico-pedagógica na Stance Dual School e Professora orientadora do curso de Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação na MUST University. Com experiência de mais de 20 anos na área de Educação como docente, no Ensino Básico, Técnico e Superior com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nas áreas de Integração do Currículo com as TIC, Formação de Pesquisadores, Ambientes Virtuais, Metodologias Ativas, Cultura Maker, Aprendizagem Criativa, Pensamento Computacional, Design Thinking, Lógica de Programação e Formação de Professores.

CLAUDIA MARCHIOTI NICOLAU DOS REIS

Doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá – UNESA, Mestre em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

EDNA MARIA QUERIDO DE OLIVEIRA CHAMON

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L’Education – Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L’Education – Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia – Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Desenvolvimento Humano. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

IRICHERLLY DAYANE DA COSTA BARBOSA (ORGANIZADORA)

Doutoranda e Mestra em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Bolsista CAPES) na linha de pesquisa “Jurisdição, Cidadania e Direitos Humanos”. Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Pesquisadora do Grupo Asa Branca de Criminologia, na linha de pesquisa “Criminologia e Controle Social no Brasil”, coordenado pela Prof Dra. Marília Montenegro Pessoa de Mello. Participou, como bolsista do CNPq, no Programa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, com um enfoque no “Tráfico de Drogas e Encarceramento Feminino” e desenvolveu anteriormente pesquisa no mesmo Programa com enfoque na “Expansão do Direito Penal no que tange à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na cidade do Recife”. Advogada.

JAMILLI RICARTO FERREIRA

Mestre em Educação no Programa de Educação e Cultura Contemporânea na UNESA (2023). Especialista em Informática na Educação pelo Ifes. Graduada em Redes de Computadores também pelo Ifes. Atualmente é professora de Tecnologias Educacionais da Prefeitura Municipal de Vila Velha e no Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho dos Técnicos de Informática e Redes de Computadores.

LADYR DIAS DORNELAS PAULA FERREIRA

Professora do eixo de gestão nos cursos profissionalizantes do programa QualificarES (SECTI); Mestre em Sociologia Política pela Universidade de Vila Velha (UVV).

LARISSA DE FREITAS SANTOS FERNANDES

Professora da rede pública em Marataízes; Mestre em Educação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Estácio de Sá; Graduada em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN).

LIDIANY NUNES DE CARVALHO

Doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação – PUCSP; Mestre Profissional pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da PUC – SP. Integra, na condição de estudante, o Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais – NEARS.

LUÍS CARLOS ANTUNES JÚNIOR

Possui mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University(2023). Atualmente é Professor de Ensino Médio e Técnico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Educação.

MÁRCIA REGINA GALVÃO DE SOUZA

Orientadora Educacional na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA) da linha de pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas (Rspe). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

MARINA VIANNA DE SOUZA

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (2022). Pesquisadora do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação de Educação Superior (Gepaes) no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq.Mestra em Gestão do Conhecimento e TI pela Universidade Católica de Brasília (2019).Especialização em EaD pela instituição Senac de Brasília (2013).Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) (2012).Especialização em Administração Pública pelo Iesb (2016).MBA em Gestão de Projetos e Equipes de e-learning pelo Idin (2020)Especialização Tecnologias Aplicadas à Educação - Habilitação em Metodologias Ativas de Aprendizagem pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (2022).Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2010).Gerente acadêmica no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP desde 2020. Atua profissionalmente com EaD desde 2009.

MARISA GARBELLINI SENSATO

Marisa Garbellini Sensato Professora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação – MUST UNIVERSITY; Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

PATRICIA DIANA EDITH BELFORT DE SOUZA CAMARGO ORTIZ MONTEIRO

Doutora em Ciências Ambientais. Especialista em: Gestão de Negócios Inovadores (UNINTER), Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Educação (INESP), Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (INESP), Gestão Ambiental em Empreendimentos Litorâneos (USP), Turismo e Meio Ambiente (SENAC), e Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação (CATIE/Costa Rica). Trabalha na Educação Superior e em programas de Pós-Graduação Stricto-Sensu. Atualmente é professora vinculada ao Departamento de Gestão e Negócios e aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e em Educação da Universidade de Taubaté, e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência em Educação a Distância: Gestão de Programas, Projetos, Materiais Didáticos e Cursos, Regulação e Implantação de Cursos Superiores (CEE e SINAES), Coordenação de polo, Coordenação de Cursos, Docência e Tutoria de cursos superiores. Atua em Gestão de Negócios, desenvolveu Projeto, Implantação e Gestão de Ambientes de Inovação, foi Diretora Executiva da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços – EPTS, foi Diretora de Empresa Mista de Turismo de Ubatuba e é Gestora de empresa própria. Empreendedora e Mentora da ABMEN-SP, da Salto Aceleradora e da Inova – CPS. Trabalha com assessorias e consultorias nos setores público e privado e em projetos de sociobiodiversidade no terceiro setor. Participa de grupos de pesquisa, entre eles: o GT de Representações Sociais da ANPEPP, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância e o Grupo de Pesquisa Cultura, Educação e Representações Sociais da Universidade Estácio de Sá. Linhas de Pesquisa: Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Humano, Identidade e Formação; Representações Sociais: Direitos Humanos, Tecnologias e Ciências; Representações Sociais e Práticas Educativas; Educção e Projeto de Vida; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Inovação. Atua nos temas: Interdisciplinaridade; Educação; Educação a Distância; Educação Ambiental; Representações Sociais; Desenvolvimento Sustentável; Turismo Sustentável; Sociobiodiversidade; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Empreendedorismo; Inovação.

PRISCILA COSTA SANTOS (ORGANIZADORA)

A profissional possui um doutorado pelo Programa de Educação: Currículo, com especialização em Novas Tecnologias em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Durante sua pesquisa, ela realizou um período de co-tutela (sanduíche) na The Open University. Além disso, possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Ela também é especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, e graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Atualmente, atua como docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA), na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Além disso, é professora adjunta na Miami University of Science and Technology (Must), localizada na Flórida, Estados Unidos. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. Também é membro do corpo editorial de diversas revistas, incluindo a Revista Cocar (ONLINE), Revista Educação e Cultura Contemporânea, Revista Olhar de Professor e Revista e-Curriculum. Possui experiência em áreas como Educação a Distância, Formação de Professores, Integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos contextos de aprendizagem, Políticas Públicas e Comunicação e Educação. Desenvolveu atividades em instituições renomadas, como a Universidade de Brasília, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e a Fundação Oswaldo Cruz.

VICTÓRIA KNIPPEL SCHMITZ

Professora da EaD no Programa Qualificar ES; Doutoranda em Educação pela UNESA; Mestre em Educação pela UNESA.