Capa do livro: A produção da escola pública contemporânea: <BR>20 anos depois

A produção da escola pública contemporânea:
20 anos depois

Autores: Silvia Helena Andrade de Brito - João Mianutti - Carla Villamaina Centeno (Orgs.)

O livro A Produção da Escola Pública Contemporânea: 20 Anos depois apresenta sete textos que foram elaborados para o evento homônimo, ocorrido em 2022, na UEMS, na cidade de Dourados/MS. Três grandes questões indicam as partes nas quais se encontra dividida a obra. A primeira, denominada O balanço do autor: o que tem a dizer Gilberto Luiz Alves 20 anos depois, como indica o próprio título, traz as reflexões do autor de A produção da escola pública contemporânea, atualizando o leitor sobre os seus posicionamentos teórico-metodológicos sobre a questão da organização do trabalho didático, passadas duas décadas da edição do referido texto. Em outros termos, isso convida todos a repensar em que sentido se coloca, na educação da segunda década do século XXI, a questão da organização do trabalho didático. A segunda parte do livro, que se intitula A Reforma Protestante e as proposições para uma nova organização do trabalho didático, envolve as reflexões sobre Wolfgang Ratke (1571-1635) que, junto com Coménius, forma a mais significativa dupla de autores/educadores a propor uma nova organização do trabalho didático, no contexto da Reforma Protestante, entre os séculos XVI e XVII. E a Reforma Protestante é um dos veios mais significativos para entendermos a escola moderna. Por fim, em sua terceira e última parte, Repercussões da discussão acerca do livro A produção da escola pública contemporânea e da organização do trabalho didático na escola moderna, são apresentadas distintas experiências que o autor e sua obra despertaram a partir de sua leitura e reflexão: desde a formação de linhas de pesquisa em programas de pós-graduação à atuação junto a professores e redes de ensino públicas. Tanto nesses como em outros casos relatados, fica evidenciada a repercussão do texto, mas principalmente sua contribuição para se pensar a superação da organização do trabalho didático na sociedade que ora se encontra em crise.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6322-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-6323-9
DOI: 10.24824/978652516322.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • CAPÍTULO I HORIZONTES PARA OS ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO - 25
  • CAPÍTULO II A NOVA ARTE DE ENSINAR DE WOLGANG RATKE (1571-1635) ASSOCIADA AO TRABALHO DIDÁTICO DE COMENIUS (1592-1670) - 49
  • CAPÍTULO III A PRODUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA: contributos à pesquisa, ensino e extensão no interior da UEMS - 69
  • CAPÍTULO IV CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA OBRA A PRODUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA (ALVES, 2001) NA ELABORAÇÃO DO PROJETO DO PROFECM/UEMS - 85
  • CAPÍTULO V GILBERTO LUIZ ALVES E A PRODUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA, 20 ANOS DEPOIS: suas marcas na produção científica da UFMS - 97
  • CAPÍTULO VI PRÁTICAS CULTURAIS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: relato de experiência - 127
  • CAPÍTULO VII NOTA SOBRE O USO DA CATEGORIA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO – OTD E A EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP - 143
  • ÍNDICE REMISSIVO - 149
GILBERTO LUIZ ALVES

É Doutor em Filosofia e História da Educação pela Unicamp. Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuou ainda como Professor Visitante na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Professor Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp. Preside o Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves (ICGLA).

SANDINO HOFF

É Doutor em Filosofia e História da Educação pela PUC-SP. Professor Titular Aposentado da Universidade Estadual de Maringá, atuou ainda como Professor Pesquisador do Programa de Pós-graduação da Universidade Tuiti-PR e Professor Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp. É membro do Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves (ICGLA).

CARLA VILLAMAINA CENTENO

É Doutora em Educação pela Unicamp. Professora Associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuou ainda como Professora da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). Em 2024, encontra-se na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado Profissional – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PROFEDUC/UEMS-Campo Grande). É membro do Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves (ICGLA).

SAMIRA SAAD PULCHÉRIO LANCILOTTI

É Doutora em Educação pela Unicamp. Professora Titular Aposentada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Foi professora da Rede Básica de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, atuando com educação para portadores de necessidades especiais. É membro do Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves (ICGLA).

JOÃO MIANUTTI

É Doutor em Educação para a Ciência pela Unesp/Bauru. Professor Assistente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. É membro do Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves (ICGLA).

JOSÉ BARRETO DOS SANTOS

É Doutor em Educação pela Unicamp. Professor Titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. É membro do Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves (ICGLA).

ELIANE CERDAS

É Doutora em Educação para a Ciência pela Unesp/Bauru. Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Foi professora da Rede Básica de Ensino do Estado de São Paulo; e da Universidade de Araraquara (Uniara). Em 2024, encontra-se na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática – Mestrado Profissional – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PROFECM/UEMS-Dourados).

SILVIA HELENA ANDRADE DE BRITO

É Doutora em Educação pela Unicamp. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, já atuou como Pesquisadora Sênior da mesma instituição, sendo atualmente Pesquisadora Voluntária do Programa de Pós-graduação em Educação em Educação (PPGEdu/UFMS/FAED-Campo Grande). É membro do Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves (ICGLA).

MARIA ANGÉLICA CARDOSO

É Doutora em Educação pela Unicamp. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande e Colégio Osvaldo Cruz/Campo Grande. É membro do Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves (ICGLA).