Capa do livro: FEARJ:<br> Alfabetização para uma sociedade democrática

FEARJ:
Alfabetização para uma sociedade democrática

Autores: Andreia Prestes - Cecília Maria Aldigueri Goulart - Claudia de Souza Lino (Orgs.)

Tendo o direito à alfabetização enquanto discussão central da obra, os textos enfatizam as discussões dos professores na defesa da educação pública de qualidade. As discussões convergem para pontos em comum, entre eles os desafios para alfabetizar as crianças brasileiras num contexto de acirramento da crise do capitalismo e na exacerbada exploração do trabalhador, mais especificamente dos profissionais da educação. Neste cenário, os autores enfatizam a necessidade de promover ações conjuntas e colaborativas que valorizem o contexto escolar enquanto possibilidade para fomentar reflexões e estudos a partir das práticas pedagógicas alfabetizadoras. Nesse processo colaborativo, os autores enfatizam que ensinar é um ato político e, por meio do comprometimento profissional e da prática pedagógica, buscam garantir aos alunos um ensino de qualidade. Esta obra reflete o compromisso e a seriedade do trabalho assumido na defesa da escola pública e de qualidade. O envolvimento demonstra a trajetória na educação e, como não poderia ser diferente, a postura assumida pelo desejo de superar os desafios que se põem na defesa de uma sociedade justa e igualitária.

Vera Lucia Martiniak
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)/PR

Impresso
de R$ 102,75 por
R$ 79,05
Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6266-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-6267-6
DOI: 10.24824/978652516266.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 372
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • PREFÁCIO - 19
  • UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DO DIREITO À ALFABETIZAÇÃO: políticas públicas, currículo e formação de professores em questão - 21
  • CARTA PÚBLICA - 33
  • APRESENTAÇÃO – EIXO 1 POLÍTICAS PÚBLICAS ATUAIS E CONCEPÇÕES: alfabetização como direito - 39
  • POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA) E A REIFICAÇÃO DO PRAGMATISMO EDUCACIONAL - 47
  • A LUTA POR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E DEMOCRÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: como o racionamento de políticas públicas pode ameaçar um direito garantido por lei - 53
  • QUAIS AS NOSSAS GARANTIAS? Os sentidos de ciência no movimento da Política Nacional de Alfabetização - 61
  • O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E BILETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I - 69
  • O SILENCIAMENTO DA PROFESSORA – ALFABETIZADORA: notas no âmbito da BNCC - 75
  • BNCC E ALFABETIZAÇÃO: do entendimento à prática docente - 85
  • A IMPORTÂNCIA DA SALA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA - 95
  • CONCEPÇÕES DE LÍNGUA E LINGUAGEM SUBJACENTES À POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NOS MODOS DE ENSINAR E APRENDER A LÍNGUA ESCRITA - 103
  • APRESENTAÇÃO – EIXO 2 REFLEXIBILIDADE E OUTROS PRINCÍPIOS ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES - 115
  • PRODOCENCER: formação de professores alfabetizadores/pesquisadores para a alfabetização na EJA - 123
  • PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS DISCURSIVAS: uma refl exão necessária - 131
  • FORMAÇÃO DOCENTE: o cotidiano da formação inicial e continuada no ambiente alfabetizador da Educação Especial numa escola do município de São Gonçalo-RJ - 139
  • PRÁTICAS ESCULTÓRICAS E A ALFABETIZAÇÃO: relatos de uma experiência - 201
  • “COMO EU ESCREVO”: contribuições da consciência fonológica para a prática alfabetizadora - 209
  • A ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS AUTORAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO: relato de experiência na formação em pedagogia - 219
  • OFICINAS GAMIFICADAS PARA REFORÇO DE ALFABETIZAÇÃO NA PÓS-PANDEMIA: um relato de experiência - 225
  • O MULTILETRAMENTO DE CRIANÇAS DA CLASSE POPULAR: caminhos para a alfabetização nos primeiros anos escolares - 231
  • LETRAMENTO RACIAL, MICROAÇÕES AFIRMATIVAS E DIVERSIDADE CULTURAL: a participação das crianças é fundamental - 239
  • EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS ATRAVÉS DA ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS - 247
  • ACOLHIMENTO NA ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE: a importância das narrativas literárias infantis - 255
  • VIVENDO A ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DAS CANTIGAS E PARLENDAS: uma proposta para a fase inicial da alfabetização - 265
  • APRESENTAÇÃO – EIXO 4 A PANDEMIA ENQUANTO LENTE DE AUMENTO PARA OS DESAFIOS E REFLEXÕES NO CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO - 271
  • A RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES NA PÓS-PANDEMIA: uma trajetória para o desconfi namento - 279
  • A ALFABETIZAÇÃO E OS DESAFIOS DA RETOMADA DA ROTINA DE AULAS PRESENCIAIS PÓS-ISOLAMENTO EM DUQUE DE CAXIAS – RJ - 289
  • O PROFESSOR ALFABETIZADOR E AS NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - 295
  • OS DESAFIOS DO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NO PÓSQUARENTENA - 301
  • OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: um olhar atravessado por diferentes infâncias - 309
  • ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA: limites e possibilidades práticas na retomada do ensino presencial - 319
  • A RETOMADA DO ENSINO PRESENCIAL EM UMA REDE PÚBLICA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ponderações sobre a realidade vivenciada - 329
  • UM RELATO SOBRE O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: o que a educação à distância inclusiva nos ensinou - 337
  • PSICOMOTRICIDADE E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: uma perspectiva do desconfi namento social e a retomada das aulas presenciais - 345
  • ÍNDICE REMISSIVO - 353
  • SOBRE OS AUTORES - 359
ALESSANDRA GONÇALVES DOS SANTOS

Possui graduação e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, cursa doutorado em Letras pela mesma Universidade. É professora na Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro desde 2007. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: violências na, da e contra a escola, abandono e evasão escolar, alfabetização, discurso, enunciação, interação, linguagem e ensino. É uma educadora freireana e suburbana, gestora pública e defensora de uma educação pública, gratuita, emancipatória e insurgente.

ALINE GASPARINI ZACHARIAS-CAROLINO

Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - campus Rio Claro, na linha de pesquisa Linguagem - Experiência - Memória - Formação. Mestra em Educação (2019) e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2016) pela mesma Universidade. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita - GEPRALE (UNESP). Atualmente é professora coordenadora na rede municipal de Rio Claro.

AMARO SEBASTIÃO DE SOUZA QUINTINO

Doutorando em Cognição e Linguagem e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).  Pós Graduado em Gestão Escolar e Pós Graduado em Educação a Distância e Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Atuo como Mediador Pedagógico pela Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. Atuo como Tutor do CEDERJ no curso de Licenciatura em Pedagogia. Instrutor do Curso de Auxiliar Pedagógico pela FAETEC.  

ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA DA SILVA

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bolsista do programa de Prodocência do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento (NEELAL/UERJ) e integrante do colegiado do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ).

ANA PAULA MENEZES ANDRADE

Bolsista CAPES. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA-UNIGRANRIO). Mestre em Ensino em Educação Básica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018). Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Especialista em Supervisão Escolar pelo Instituto Signorelli (2007). Atualmente é Professor II na Rede Municipal de Duque de Caxias, tendo sido membro da Equipe de Professores Redatores do Processo de Reestruturação Curricular da mesma rede de ensino de Setembro/2019 a Dezembro/2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Alfabetização, Ensino e Gestão Escolar. Ex-Professora da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Com experiência na Orientação Pedagógica na Prefeitura da Cidade de São João de Meriti e na Inspeção Escolar na SEEDUC-RJ na Coordenadoria Regional da Região Metropolitana V. Estuda temas relacionados ao currículo da alfabetização, narrativas, formação docente e ensino-aprendizagem das crianças da classe popular.

ANA PAULA PEREIRA MARQUES DE CARVALHO

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UERJ. Ênfase: Política Públicas Curriculares. Bolsista CAPES, cursando o Doutorado Sanduíche na Universidade de Columbia (Teachers College) no período de 2018 a 2019. Exerceu, por 4 anos, o cargo de Coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação Científica, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e foi também, durante 12 anos, Coordenadora de Cursos, Eventos e Publicações no Departamento de Extensão da UERJ. Atuou, por 02 anos, no Curso de Especialização Leitura e Escrita da UERJ, na modalidade a distância, como Coordenadora da Equipe de Material Didático. Atualmente, é Chefe de Gabinete na Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UERJ.

ANDRÉA CRISTINA FERREIRA DOS SANTOS

Graduanda em pedagogia, bolsista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no Programa de incentivo a docência na graduação - Prodocência no projeto “Currículo da/na Educação de Jovens e Adultos: investigação sobre as propostas para a alfabetização nos municípios do Rio de Janeiro (EJA E CURRÍCULO), aluna de extensão no Grupo de estudos e pesquisa em Gênero, Sexualidade e Envelhecimento – GENI (ProPED). Mantém o perfil de escrita autoral @troco.confidencias. É fluente em língua inglesa.

ANDRÉA RANGEL MORES

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Mestranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Assistente de Alunos, atua, no momento, como Coordenadora do Serviço do Ensino Fundamental II (SEF-2) e do Serviço do Ensino Médio - Diurno, (SEME) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

ANDREIA PRESTES MASSENA

Nasceu em Moscou (URSS), no exílio de meus pais durante a Ditadura Militar no Brasil, e morou a infância em Moçambique, na África. Retornou ao Brasil definitivamente em 1987, com 9 anos, para o Rio de Janeiro. Foi professora da rede municipal e estadual do Rio de Janeiro, é Mestre em História Comparada (PPGHC-UFRJ) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas de Educação (Unirio). Gosta de escrever para crianças e tem três livros publicados.

BRUNO MARTINS DE CARVALHO PAULO

Mestrando em Educação, pela UERJ (PROPED) na área de Cotidianos, Bolsista CAPES, Pós-graduado em Metodologias para o Ensino Superior pelo IBMR; graduando em Pedagogia, pela UERJ, graduado em Administração de Empresas, pela Universidade Estácio de Sá e atualmente, atuando como bolsista de pesquisa na UERJ investigando a educação de jovens e adultos nos municípios do Rio de Janeiro (PRODOCÊNCIA UERJ). É associado da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF)

CECILIA MARIA ALDIGUERI GOULART

Graduada em Letras (Português-Inglês). Mestre em Letras (Área de concentração: Língua Portuguesa), PUC-Rio (1992). Doutora em Letras (Área de concentração: Linguística Aplicada), PUC-Rio (1997). Realizou estágio de pós-doutoramento na UNICAMP sob a supervisão da Prof. Dra. Ana Luiza B. Smolka (ago 2013/jul 2014). Professora titular na Faculdade de Educação da UFF – Universidade Federal Fluminense (2016). Atua como docente e pesquisadora no curso de graduação em Pedagogia (desde 1992) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (desde 1998). É coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, cultura e práticas educativas (desde 2002). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação (2002-2004) e coordenadora do PROALE – Programa de Alfabetização e Leitura (2002-2014). Foi coordenadora do GT Alfabetização, leitura e escrita, da ANPEd durante um biênio (1998-1999). Integrou o CA-Educação da CAPES (2006 e 2007). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização – ABAlf (2012-2014), da qual é sócia-fundadora. Trabalha nas áreas de Educação e de Linguística Aplicada ao Ensino de língua portuguesa. Suas pesquisas estão relacionadas aos seguintes temas: alfabetização; ensino e aprendizagem da língua portuguesa, com ênfase no trabalho com o discurso na escola; práticas escolares/práticas discursivas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.

CLAUDIA DE SOUZA LINO

Doutora em Educação/UNIRIO. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas/UERJ, Especialista em Gestão Escolar/UFRJ. Orientadora Pedagógica na Rede Municipal de Duque de Caxias.

EDMILSON DOS SANTOS FERREIRA

Pós-doutorando em História Comparada e Doutor em Educação pela UFRJ. Atualmente é Professor Especialista-coordenador Pedagógico da SME-Magé e Técnico em Assuntos Educacionais do CESPEB/FE-UFRJ.

ELAINE CONSTANT

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana. Professora Associada da Faculdade de Educação e da Pós-Graduação do Programa de Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Laboratório Integrado de Estudos da Alfabetização e Linguagem (LIA) e da Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ).

ELÍDIA MARIA RODRIGUES CORREIA

É pedagoga com especialização em Neurociência Pedagógica e em Educação à Distância. É professora da SME/RJ, com experiência em regência de turma dos Anos Iniciais e da Educação Infantil. Atualmente é Diretora do Ginásio Educacional Tecnológico Elza Soares, primeiro GET da Rede Municipal do Rio de Janeiro. É especialista nas áreas de Tecnologias na Educação, Alfabetização, Educação Infantil, Neurociência e Gestão Pública.

ERIKA GOMES BRITO SARAIVA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo como foco de sua pesquisa a inserção profissional de professores alfabetizadores na rede municipaldo Rio de Janeiro. Pedagoga e especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio. Educadora há 20 anos, atuando como docente e gestora escolar em escolas privadas na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, atua como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Franco-Brasileiro.

ESTEFANNE BEATRIZ CORDEIRO DO NASCIMENTO

Professora pelo curso Normal, graduanda em pedagogia, bolsista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no Programa de incentivo a docência na graduação - Prodocência no projeto “Currículo da/na Educação de Jovens e Adultos: investigação sobre as propostas para a alfabetização nos municípios do Rio de Janeiro (EJA E CURRÍCULO). É pesquisadora voluntária no grupo de pesquisa “Os discursos curriculares da BNCC e as avaliações externas: discursos globalizantes e projetos regulatórios (GLOPEC)”. Pesquisa políticas e teorias curriculares para formação de professores na perspectiva de Professoralidades. Autora e cultivadora do “Eu em rastros”, iniciativa de estímulo à produção e contemplação de escritas autonarrativas, na perspectiva de escrevivência, em prosa e poesia com influência direta das proposições Foucaultianas.

FLÁVIA DIAS BENTO

Possui Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português/Literaturas pela Universidade Castelo Branco (UCB/2015). Atualmente é servidora pública, exercendo o cargo de PEF - Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura do Rio de Janeiro.

GABRIELLE DA SILVA PEREIRA

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Bolsista Voluntária no Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento (Faculdade de Educação/UERJ) e Integrante do Colegiado do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ).

GIOVANNA PAIVA

Estudante de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento.

JACKELINE BARCELOS CORRÊA

Doutoranda do Curso de Pós-graduação em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2014). Especialista em Gestão Escolar pelo ISEPAM/ FAETEC, com Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Cândido Mendes/MG. Licenciada em Pedagogia pela UENF/ RJ e possui Graduação no Curso Normal Superior pela FAETEC/ISEPAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil e Alfabetização, Formação de Professores, Educação Inclusiva e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, atuou como professora e coordenadora pedagógica na Educação Básica.

JANAÍNA MOREIRA PACHECO DE SOUZA

Doutora em Educação (PROPED/UERJ). Professora Adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, da Faculdade de Educação, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais (PROPED/UERJ) e do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento (Faculdade de Educação/UERJ).

JEFFERSON WILLIAN SILVA DA CONCEIÇÃO

Professor da Rede Municipal do Rio de Janeiro (SME), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante da Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Alfabetização (FEARJ).

JESSICA MACHADO DE SENA E SILVA

Graduanda de Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Autora do artigo “O perigo da história única: como o apagamento da literatura afrodescendente contribuiu para uma construção curricular eurocentrica”. Na luta e defesa por uma Educação Antirracista e em pró da igualdade.

JOÃO VICTOR MARTINS DA SILVA

Artista plástico e pesquisador em formação. Cursa licenciatura em Belas Artes pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e propõe seu interesse pelas práticas escultóricas e pesquisas sobre dinâmicas socioeducacionais em relação a Educação Patrimonial e Museal. 

JOSILENE OLIVEIRA BATISTA

Mestranda do (ProPEd)/ UERJ, atua na Secretaria Municipal de Educação de Maricá no setor de Inspeção Escolar e na Escola Municipal Prof. Ataliba de Macedo Domingues como Orientadora Pedagógica. Tem experiência na Educação desde 2005, foi Orientadora de Estudos do PNAIC e ainda hoje realiza formação de professores.

JULIANA MACEDO DA COSTA

Psicóloga formada pela PUC-Rio. Formação Clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CPAF-RJ e em Terapia Sistêmica, pelo Bio Desenvolvimento Humano. Pós graduada em Psicopedagogia Institucional pela Cândido Mendes (AVM). Ampla experiência na área escolar, atuando diretamente com os casos de inclusão.

JULIANA SOARES MAGNO DE CARVALHO

Professora das redes Municipal e Estadual de Niterói; Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância e em Mídias na Educação; Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação; Doutoranda no Programa de Pós- graduação Strictosensu em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca/RJ; Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Formação Docente (NUPET) – CNPQ/UECE – MASTER.

KATIANA SOUZA REIS

Atualmente desenvolve suas atividades profissionais numa escola pública localizada no município de Niterói–RJ, onde desempenha a função de Professora de Apoio Especializado. Graduada em Psicologia e Pedagogia, e Pós-Graduação nos cursos de Psicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva. No seu percurso pessoal e profissional, apresenta uma postura curiosa, fascinada em aprender, compartilhar experiências e desenvolver as habilidades dos alunos. Demonstra interesse por temas relacionados à Educação Inclusiva e tecnologia assistiva.

LETÍCIA ANDRADE ALVES

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; integrante do Núcleo de Estudos e Ensino e Linguagem, Alfabetização e Letramento (NEELAL); bolsista Prodocência no projeto -A Formação de Leitores e Escritores: modos inviduais de representação da docência e dos processos de aprendizagem na área de linguagem.

LIA GOMES DE CARVALHO OLIVEIRA

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista PRODOCÊNCIA do projeto” Estudos sobre o cenário da alfabetização de crianças imigrantes nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro: um programa de formação na Licenciatura em Pedagogia,” coordenado pela professora Janaína Moreira, na Faculdade de Educação, UERJ/Maracanã.

LUCIANA JESUS DE SOUZA

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca); Licenciada em História na UNISUAM e em Pedagogia na UNIRIO. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pela UCAM. Professora de Ensino Fundamental na SME/RJ e Tutora de Pedagogia no Polo Rocinha CEDERJ.

LUCIANA RODRIGUES

Graduanda em Pedagogia pela Anhanguera. Prestadora de serviço da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Faculdade de Educação. Apoio Técnico – administrativo e pedagógico à secretaria Executiva do Fórum Estadual de alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ).

LUCIENE CERDAS

Professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ, atuando em disciplinas como Alfabetização e Letramento I e Prática de Ensino das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Doutora em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP/Araraquara (2012). Mestre em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP/Araraquara (2007). Formada em Pedagogia pela UFPR (2004) e em Jornalismo pela UNESP/Bauru (1998). É membro do Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa – Fórum de Ensino da Escrita (UFRJ) e desenvolve estudos e pesquisas relacionadas à formação de professores, saberes docentes e práticas pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

LUCIENE DE SOUSA TEIXEIRA VALES

É pedagoga e professora na Licenciatura em Pedagogia do ISERJ/FAETEC e na Educação Básica da SME/RJ. Coordena a Pesquisa Alfabeclicando: Reforço Escolar de Alfabetização com uso de Games Educativos”, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais/FORPROTEC/CNPq do qual é membro, com fomento FAPERJ. É especialista em Alfabetização, Educação Infantil, Tecnologias na Educação e Formação de Professores.

LUDMILA THOMÉ DE ANDRADE

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Diplôme d’études approfondies (DEA/mestrado) em Analyse du Discours na Université Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1991) e doutorado em Science de L’Education na Université de Paris VIII (1996). Atualmente é professora titular de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2008/2009, fez um pós-doutorado na Universidade de Paris VIII, com Elisabeth Bautier, Equipe ESCOL. No mês mo período, desenvolveu atividades de pesquisa com Anne-Marie Chartier, no INRP. Em 2014, fez pós-doutorado na Unicamp, no Instituto de Estudos da Linguagem, com Raquel Salek Fiad. No campo da educação, atua em Formação de Professores, principalmente nos temas formação continuada, análise do discurso, alfabetização, letramento, escrita e leitura e ensino de língua materna.

LUIZ ANTONIO GOMES SENNA

Professor Titular da área de Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição Humana & Processos Educacionais e pesquisador bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro e do Programa Prociencia (UERJ).

LUIZ TIAGO DA SILVA GOMES

Professor da Educação Básica. Graduando em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de Iniciação à Docência na Coordenação de Monografias da Faculdade de Educação (UERJ). Pesquisador no Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE-UERJ). Membro associado da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Membro da Comissão de Cultura do VI Luso-brasileiro em Estudos da Infância e I Luso-Afro-Brasileiro em Estudos da Infância (Kékeré-UERJ).

MARCELO AMARAL COELHO

Professor Assistente no Curso de Licenciatura em Belas Artes (UFRRJ). Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPACS/UFRRJ). Especialização em Ensino de Artes Visuais (PEDRO II). Graduação em Licenciatura em Belas Artes (UFRRJ). Graduação Sanduíche na Universidade de Pádua, Itália (CAPES). Pesquisa sobre Educação Patrimonial pela Imagem e Madonnaro.

MÁRCIA CRISTINA DA ROCHA

Pedagoga Alfabetizadora desde 1996. Diretora de duas unidades escolares da zona rural 2015 a 2018 Coordenadora dos Anos Iniciais da SME Teresópolis RJ desde 2023

MARIA CECILIA RIBEIRO DA PAIXÃO

Professora da educação básica do município de Magé desde o ano 2.000. Segunido na luta por uma educação antirracista com estudantes da educação infantil e demais segmentos. Responsável pelo grupo de dança afro-diaspórico “BELEZA NEGRA PURA RESISTÊNCIA” com início em 2015. Graduação em pedagogia/UERJ, especialização em As Áfricas e suas diásporas/ UNIFESP.

MARIA EDUARDA DOS SANTOS PEREIRA

Graduanda em Pedagogia (UERJ). Pesquisadora no Laboratório de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa (LATECA) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista de Iniciação Científica no DEIC -Departamento Estudos de Educação Inclusiva e Continuada (UERJ).

MARIA LETÍCIA CAUTELA DE ALMEIDA MACHADO

Doutora em Educação (PROPED/UERJ). Professora Associada do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, da Faculdade de Educação, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais (PROPED/UERJ) e do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento (Faculdade de Educação/UERJ).

MARISTELA DA CUNHA PORTO

Possui especialização em Mídias na Educação e em Metodologia do Ensino Superior, e Graduação em Pedagogia. É Professora Regente da SME/RJ e do Colégio de Aplicação do ISERJ/FAETEC. Tem experiência nas áreas de Educação e Tecnologia com formação de professores, informática educativa na educação infantil e nos anos iniciais, Educação à Distância, ensino público e alfabetização.

MICHELLY VIEIRA DA SILVA

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Apoio Técnico – administrativo e pedagógico à secretaria Executiva do Fórum Estadual de alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ).

MIRIAM ABDUCHE KAIUCA

Professora EBTT/ CAp-UFRJ.  Pos doc /POGH / UFF; Doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia / HCTE- Coppe/ UFRJ. Mestre em Educação/ UFF.  Professora do CESPEB: CAp e Faculdade de Educação. Membro do LIA.

NATALY DA COSTA AFONSO

É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e atua como professora assistente no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Atua também como vice-coordenadora do curso de Pedagogia da UERJ/CEDERJ. Tem se dedicado a discutir as Políticas Curriculares de Alfabetização, área em que se dedica no seu doutorado que está em andamento pela UERJ.

NATHÁLIA MACEDO SILVA MONTEIRO

Pós-graduanda em psicopedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida.

PATRÍCIA DIAZ

Mestre em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares na Faculdade de Educação da USP, graduou-se em pedagogia na mesma instituição. Foi professora e coordenadora pedagógica de Ensino Fundamental antes de se tornar formadora de educadores na Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC). Atuou na formação e na coordenação de diversos projetos de formação continuada de professores, especialmente naqueles relacionados à formação de leitores na Educação Infantil, alfabetização e outras áreas do conhecimento do Ensino Fundamental. Atualmente, como diretora executiva da Roda Educativa, supervisiona todos os projetos que possuem como foco o desenvolvimento de práticas pedagógicas na formação de professores e coordenadores pedagógicos das diversas áreas e segmentos. Participa também do grupo de pesquisa ECCo (Escola, Currículo e Conhecimento) da FEUSP (Faculdade de Educação da USP); é diretora da rede LEQT (Leitura e Escrita de Qualidade para Todos) e integrante do colegiado do FEARJ (Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro). Organizadora da publicação: Coordenação Pedagógica: identidade, saberes e práticas, Ed. Moderna, 2023.

PAULA DA SILVA VIDAL CID LOPES

Doutora em Educação (PROPED/UERJ). Mestre em Educação (UFRJ). Especialista em Psicopedagogia (UERJ) e Gestão Pedagógica (UGF). Graduada em Pedagogia (UERJ). Professora Associada do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento (Faculdade de Educação/UERJ).

PRISCILA DA SILVA BARCELLOS

Professora concursada no município de São João de Meriti- RJ. Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ. Atuou como mediadora da Educação Especial na SME do Rio de Janeiro. Atualmente, é Pesquisadora Bolsista no Projeto Prodocência- UERJ na área da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Pesquisadora Voluntária na bolsa de Iniciação Científica (IC) – UERJ em Alfabetização na EJA. Associada da Associação Brasileira de Alfabetização – ABAlf.

PRISCILA DE GIONI

Mestre em Educação/Currículo pela PUC/SP. Concluinte das disciplinas/seminários do Mestrado em Alfabetização pela Universidad Nacional de La Plata (Maestría en Escritura y Alfabetización).  Coordenadora Pedagógica na Roda Educativa. Consultora de programas de formação de professores, gestores educacionais e escolares.  Autora de material didático e cursos presenciais e a distância com temas relacionados à Formação docente e Alfabetização. Compõe a comissão editorial da Rede Latino-americana de Alfabetização e é integrante do colegiado do FEARJ (Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro).

REJANE AMORIM

Professora associada I da Faculdade de Educação e coordenadora de Integração Acadêmica do CFCH da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Doutora no programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Mestre na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), graduada em Pedagogia e Especialista em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Professora de Didática nos cursos de licenciatura. É pesquisadora e vice coordenadora do GRAFE – Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa – Fórum de Ensino da Escrita. Coordena a pesquisa intitulada Formação de professores e saberes para o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Projeto de Extensão “A parceria escola e universidade na alfabetização das crianças e na formação inicial dos alfabetizadores”. É coordenadora voluntária do PIBID, pedagogia da FE/UFRJ e coordenadora da disciplina de Fundamentos da Educação IV no consórcio CEDERJ.

RENATA MELO ROCHA

É professora, mãe e pesquisadora. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutoranda na UFRRJ. Desenvolve pesquisa sobre formação de professores e é estudiosa do campo da alfabetização e letramento. Professora do Curso Normal - Estado Rio de Janeiro e Técnica em Assuntos Educacionais na Secretaria de Educação de Nova Iguaçu/RJ. Publicou artigos científicos sobre alfabetização e práticas docentes e vem desenvolvendo formações para professores alfabetizadores em alguns municípios da Baixada Fluminense/RJ.

SABRINA GUEDES

Doutoranda em Educação pela UNILOGOS. Mestre pela UNICARIOCA em Novas Tecnologias Digitais na Educação. Tutora à Distância de Monografia Cederj/Uerj/Pedagogia e Orientadora de TCC Cederj/Uerj/Pedagogia. É Assistente da Assessoria de Informática e Tecnologia da 1ª CRE/SME. Foi Diretora Adjunta na SME/Rio por 2 anos. Foi Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro durante 13 anos, com 28 anos de experiência na Educação Básica e com projetos premiados pela própria Rede de Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional Digital, Alfabetização, Sala de Leitura, Políticas Públicas Educacionais e Formação de Professores. Trabalhou por 3 anos como Orientadora de Estudos do PNAIC/MEC, sendo também professora e formadora na área da Informática Básica e Educativa. Idealizadora do Curso Laboratório de Aprendizagem Tecnológica. Parecerista de várias revistas científicas nacionais e internacionais.

SILVANA MARIA LOPES

Professora, Pedagoga Graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com especializações em Gestão escolar e Dificuldades de Aprendizagem: Prevenção e Reeducação. Atua na área de Educação no Rio de Janeiro há 24 anos, lecionando nas classes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas particulares como Colégio Cruzeiro, nas unidades Centro e Jacarepaguá. Desde 2020, faz parte do corpo docente da Escola Eleva Barra, tendo foco de trabalho em turmas do ciclo de Alfabetização.

TAINÁ PINTO BESSA RIBEIRO

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação (EDU-UERJ) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bolsista Prodocência do projeto intitulado “Estudos sobre o cenário da alfabetização de crianças imigrantes nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro: um programa de formação na Licenciatura em Pedagogia”, integrante do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento (NEELAL - UERJ).

TATIANA ANDRADE FERNANDES DE LUCCA

Doutora (2023) e Mestra (2018) em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com bolsa CAPES. Possui Especialização em Alfabetização e Letramento pela Faculdade São Luís. Formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).  Atualmente é professora da Educação Básica no município de Rio Claro-SP. Integrante do grupo de estudos e pesquisas GEPRALE.

THAÍSE MACHADO SANTOS

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação (EDU-UERJ) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bolsista Prodocência do projeto entitulado “A formação de leitores e escritores: modos individuais de representação da docência e dos processos de aprendizagem na área de Linguagem”, integrante do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagem, Alfabetização e Letramento (NEELAL - UERJ).

THARCILA DE ABREU ALMEIDA

Professora da Rede Municipal de Niterói; Especialista em Língua Portuguesa e Gestão Escolar; Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação; Doutoranda no Programa de Pós- graduação Strictosensu em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca/RJ.

VANEIDE DA SILVA RODRIGUES DE SOUZA

Concluinte do curso de Pedagogia, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) bolsista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no Programa de incentivo à docência na graduação - Prodocência no projeto “Currículo da/na Educação de Jovens e Adultos: investigação sobre as propostas para a alfabetização nos municípios do Rio de Janeiro (EJA E CURRÍCULO).

VANESSA LIMA CORREIA

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa de Mestrado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) pelo projeto de pesquisa intitulado: “Viagem como Missão: Travessia de Eunice Weaver a bordo da Universidade Flutuante (1928-1934)”. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa de Iniciação Científica Financeira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

VANESSA SOARES DE SOUZA

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Apoio Técnico – administrativo e pedagógico à secretaria Executiva do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ).

YASMIN POSTIGA DA FONSECA

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista PRODOCÊNCIA do projeto “A formação de leitores e escritores: modos individuais de representação da docência e dos processos de aprendizagem na área de Linguagem”, coordenado pela professora Paula Cid, na Faculdade de Educação, UERJ/Maracanã.