Capa do livro: Pessoa, en-contro e psicoterapia: <BR>Peter Schmid e a abordagem centrada na pessoa

Pessoa, en-contro e psicoterapia:
Peter Schmid e a abordagem centrada na pessoa

Autores: Vera Lucia Pereira Alves - Iago Cavalcante Araújo - Emanuel Meireles Vieira - Flavia Fassi Samel (Orgs.)

Este livro cumpre uma dupla tarefa. Por um lado, traduz para o público brasileiro o trabalho de Peter Schmid, autor austríaco de grande impacto na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), falecido no ano de 2020 e, até então, sem textos publicados em português. Por si, esse já seria um grande mérito. Schmid discute a ética na clínica, a ética da clínica, por que não, a clínica da ética e, portanto, inaugura um novo ponto de partida para um profundo entendimento da ACP. A segunda tarefa cumprida pela obra é apresentar trabalhos brasileiros, todos inéditos em português, que se inspiram nas provocações de Schmid para pensar a ética na teoria e nas práticas centradas na pessoa. É um livro, portanto, de en-contro no sentido que Schmid postula, pois se há uma “apresentação” das reflexões do autor e fundamentação em seu pensamento, também ocorre que, provocados pelas reflexões schmidianas, os autores nacionais aqui presentes não apenas as reproduzem, como também são diferença. Para Lévinas, o humano não é um ser-para-a-morte, como acreditava Heidegger, mas está para-além-morte. Assim, se o Outro nos interpela para além de sua presença física e nos marca como diferença, entendemos que esta obra pode ser isto: a reverberação de uma provocação para além da presença física de Schmid a produzir mais diferença no encontro com leitores brasileiros.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6281-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-6276-8
DOI: 10.24824/978652516281.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 15
  • PETER F. SCHMID - 17
  • CONHECIMENTO OU RECONHECIMENTO? PSICOTERAPIA COMO “A ARTE DE NÃO SABER”: perspectivas sobre futuros desenvolvimentos de um paradigma radical - 23
  • AS CARACTERÍSTICAS DE UMA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA PARA TERAPIA E ACONSELHAMENTO: critérios para identidade e coerência - 41
  • DE VOLTA AO CLIENTE: uma abordagem fenomenológica do processo de compreensão e diagnóstico - 59
  • O DESAFIO DE UM OUTRO: rumo à psicoterapia e ao aconselhamento dialógico centrado na pessoa - 77
  • A PSICOTERAPIA É POLÍTICA OU NÃO É PSICOTERAPIA: a abordagem centrada na pessoa como um empreendimento essencialmente político - 93
  • O PODER DA ESPERANÇA: perspectivas centradas na pessoa sobre os desafi os pessoais e sociais contemporâneos - 111
  • OUTRA ONTOLOGIA, ÉTICA E DIALÓGICA, PARA A ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA: Schmid e a ética como fundamento da ACP - 133
  • PSICOTERAPIA CENTRADA NA PESSOA: um encontro consigo mesmo ou um embate com o Outro? - 155
  • A CONDIÇÃO DE TORNAR-SE PLANTONISTA: alteridade e presença em uma relação de não-saber - 167
  • O EU, O OUTRO E OS OUTROS DO EU: refl ex?es sobre a presença da diferença no encontro terapêutico - 181
  • ÍNDICE REMISSIVO - 189
  • SOBRE OS AUTORES - 193

EMANUEL MEIRELES VIEIRA (ORGANIZADOR)

Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará; Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, onde é membro do Grupo de Pesquisa e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação – VIESES. Membro do Grupo de Trabalho Psicologia & Fenomenologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPPEP).

FLAVIA FASSI SAMEL (ORGANIZADORA)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Curso de especialização em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa (USU - RJ). Curso de especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor (UFRJ). Trabalha como psicóloga clínica e com facilitação de grupos em diversos projetos sociais desde 2008, principalmente na área de educação.

FRANCISCO PABLO HUÁSCAR ARAGÃO PINHEIRO

Psicólogo, Mestre em Psicologia e Doutor em Educação, títulos obtidos pela Universidade Federal do Ceará. Professor do curso de graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas do campus Sobral da Universidade Federal do Ceará. Bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

GABRIELA DI PAULA DIAS RIBEIRO

Psicóloga Clínica e ludoterapeuta. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, doutoranda no Grupo de Pesquisa “Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção”, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

IAGO CAVALCANTE ARAÚJO (ORGANIZADOR)

Psicólogo, mestre em Psicologia e doutorando pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Estuda sobre a experiência com a alteridade na clínica da ACP, sendo orientado pelo prof. Dr. Emanuel Vieira. Membro Coordenador e facilitador da Formação ACP. Especializando em Fenomenologia, Clínica e Saúde Mental pela Associação de Pesquisas em Fenomenologia (APFeno) e Faculdade de Pinhais (FAPi – PR). É Membro do Grupo de Pesquisa e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação – VIESES (UFC). Atua como psicoterapeuta e é coordenador e facilitador na Formação ACP.

MARIANA DUTRA DOS SANTOS

Mestranda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará, na linha de pesquisa Subjetividade e Crítica do Contemporâneo. Membro do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violências e Produção de Subjetividades (VIESES). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2022). Foi membro do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade – LAPFES/UFC nos anos de 2018 e 2019. Experiência em Plantão Psicológico na atenção primária e na Clínica-Escola de Psicologia da UFC. Experiência em psicoeducação em escolas de Ensino Médio, com o projeto CORPORE nas escolas. Interesse principalmente nos seguintes temas: Psicologia Clínica, Abordagem Centrada na Pessoa, Plantão Psicológico, Ética e Alteridade.

PAULO COELHO CASTELO BRANCO

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista Produtividade do CNPq. Coordenador do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista.

PETER SCHMID

Foi um dos fundadores pioneiros da abordagem centrada na pessoa na Europa. Psicoterapeuta centrado na pessoa, teólogo prático, psicólogo pastoral, formador e autor. É conhecido como o fundador da abordagem dialógica na psicoterapia centrada na pessoa. Foi aluno de Carl Rogers e em 1969 fundou a formação em psicoterapia centrada na pessoa de acordo com os princípios de Rogers, na Áustria. Seguiu-se uma longa carreira em psicoterapia, trabalhos escritos (publicou mais de 350 publicações relevantes) e cursos em diversas universidades na Europa e nos EUA. Em 2009, Peter recebeu o Prêmio Carl Rogers da American Psychological Association (APA) por “contribuições notáveis para a teoria e prática da Psicologia Humanística”. É um dos fundadores da PCE Europe e da associação mundial WAPCEPC. Ele também foi cofundador e coeditor das revistas internacionais Person-Centered and Experiential Psychotherapies e PERSON. Este trabalho forneceu uma base para o desenvolvimento e crescimento da abordagem em todo o mundo.

VERA LUCIA PEREIRA ALVES (ORGANIZADORA)

Psicóloga e Psicoterapeuta. Trabalha na ACP há quase 40 anos. Coordena o Espaço John Wood: Estudos e Pesquisas na ACP, onde ministra cursos de Formação e Extensão, bem como organiza eventos na ACP. É graduada, Especialista e Mestre em Psicologia. Tem Doutorado em Educação e Pós-doutorado em Ciências Médicas. Autora de: Receitas para a conjugalidade: Uma análise da literatura de autoajuda, publicado pela CRV/FAPESP. Possui artigos e capítulos de livros na área da psicologia da saúde e da conjugalidade.