Capa do livro: Formação de professores e desafios educacionais - Vol. 01

Formação de professores e desafios educacionais - Vol. 01

Autores: Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Maria de Fátima Ramos de Andrade (Orgs.)

O livro FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESAFIOS EDUCACIONAIS - volume 1 - é fruto do grupo de pesquisa FORMAÇÃO DE EDUCADORES E POLÍTICAS PÚBLICAS. Este volume apresenta as seguintes temáticas: a constituição da profissionalidade docente e a importâncias das narrativas, o uso das tecnologias digitais durante o ensino remoto emergencial, o raciocínio e ação pedagógica do diretor formador, a importância das narrativas formadoras no desenvolvimento profissional docente, casos de ensino como estratégia formativa e investigativa, uma proposta online para a formação de professores com foco na Pedagogia das Juventudes, a educação especial na rede de Educação Paulistana, políticas públicas de formação docente da rede municipal de São Paulo, a importância da avaliação diagnóstica no ensino do gênero fábulas, o papel da consciência fonológica na educação infantil e no processo de alfabetização e a atuação do profissional tradutor/intérprete (Libras).



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6275-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-6269-0
DOI: 10.24824/978652516275.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 240
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • MEMÓRIAS E NARRATIVAS NA CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: desafi os da educação contemporânea - 13
  • O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: o que dizem os estudos -31
  • O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: o raciocínio e ação pedagógica do diretor formador - 43
  • NARRATIVAS FORMADORAS: formação docente em educação profi ssional - 53
  • CASO DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA E INVESTIGATIVA: caminhos para aprendizagem da docência em um espaço virtual - 79
  • DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA ONLINE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ofi cina pedagogia das juventudes - 95
  • A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE DE EDUCAÇÃO PAULISTANA: o que precisamos saber sobre a legislação - 117
  • A POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO E A BASE DE CONHECIMENTOS DE LEE SHULMAN - 145
  • AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o ensino do gênero fábulas - 159
  • O PAPEL DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NAS SÉRIES ALFABETIZADORAS - 177
  • LEGISLAÇÃO SOBRE A LIBRAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL TRADUTOR/INTÉRPRETE - 189
  • PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO: algumas diretrizes - 207
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS - 217
  • ÍNDICE REMISSIVO - 229
  • SOBRE OS AUTORES -233
ADRIANA ALVES IZÁC SANTOS

Doutoranda e mestra pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, no curso de Educação, Arte e História da Cultura, Especialização em Educação Empreendedora na Infância (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Graduada em Pedagogia (Universidade Adventista de São Paulo), em Artes Visuais (Faculdade Mozarteum de São Paulo). Atua na Educação Pública desde 2008, tanto na Docência quanto na Coordenação Pedagógica.

ANA REGINA DA COSTA MEDEIROS MELHADO

Sou aluna do doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre no mesmo programa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduada em Matemática com ênfase em Informática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1998). Trabalhei por 25 anos na área de tecnologia da informação em várias empresas. Em 2019, sendo aprovada em 1o lugar no curso da prefeitura municipal de São Caetano do Sul para o cargo de professora de informática. Em julho deste mesmo ano comecei a atuar como professora de Educação Digital e Robótica em uma escola integral anos iniciais, para alunos do 4o e 5o ano.

DENIS APARECIDO MENDES PEREIRA

Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016) e graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2011). Curso de Extensão em Libras nível Básico I e II; Intermediário I e II; e Avançado I e II pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

HELEN REGIANE MARTINEZ

Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos (2002) e pós graduada em teoria Psicanalítica na PUC, atualmente é professora do curso profissionalizante Técnico em Administração, responsável pela disciplina de Gestão de Pessoas no Colégio Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante, atuando também na formação de jovens adolescentes no Programa de Jovem Aprendiz desde 2007 em diversas entidades do terceiro setor.

IRINEIA APARECIDA DOS SANTOS SILVA

Doutoranda no Programa de Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2022), Mestre em Educação pela PUC/SP (2011), graduada em Artes Plásticas pela Faculdade Paulista de Arte/SP (2007), graduada em Pedagogia pela Faculdade Campos Salles (1997), graduada em Letras-Português pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (2022). Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Aldeia De Carapicuíba/SP (2007), especialização em Mídias Na Educação Pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo - USP (2013), especialização em Metodologia de Ensino da Filosofia (EAD) pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2013) e especialização em Atendimento Educacional Especializado, pela Faculdade Marinho Paulista (FAMP).

KAREN CRISTIANE SANTOS

Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2023); mestra em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais pela Universidade Taubaté UNITAU - (2020); graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista São José - (2014). Especialização em Língua Portuguesa- Gramática e Uso na Universidade Taubaté UNITAU - (2007); graduada em Letras português-inglês cursado na Universidade do Vale do Paraíba UNIVAP - (2004).

LUCIAN DA SILVA BARROS

Psicólogo formado pela Universidade Católica de Santos (2012). Atualmente cursa Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, linha de pesquisa: Formação do educador para a interdisciplinaridade. Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS/2019), área de concentração Docência e Gestão Educacional. Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP/UNIVESP - 2014) e em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Santa Cecília (2014).

MAIARA FRIDA ELSING

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (2012), Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016) e, também, Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2022).

MÁRCIA TOSTES COSTA DA SILVA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie- São Paulo (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental I - Pós-graduada em Gestão Escolar em nível de especialização Lato Sensu. Graduada em Educação Religiosa pela Faculdade Teológica Batista do Oeste do Brasil (1990). Possui aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2013). Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo (2017). Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2021). Tutora de Processos de Práticas Pedagógicas no Centro Universitário de Tecnologia Avançada UNIBTA, Centro Universitário UFBRA e Faculdade FOCUS.

MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI (ORG.)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Capes) e doutorado em Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Cnpq). Tem especialização em Didática – Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (Fapesp). Atualmente é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia - CEFT) atuando junto às licenciaturas e ao Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura.

MARIA DE FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE (ORG.)

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi)letramentos e práticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED).

MARIA ELISA LOPES PEREIRA

Doutoranda em Educação Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM (2005). Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiaie (1985) e graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (1982). Professora pesquisadora do Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, desde 1993. Coordenadora a Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Programa de Ressocialização de Pessoas do Sistema Prisional do Ensino Superior (PRIES).

PATRÍCIA DE FARIAS VIEIRA KOGUS

Possui graduação em Musicoterapia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2017); é licencianda em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Anhembi Morumbi (2020).

REGINA CARVALHO CALVO DE FAVERI

Possui graduação em Pedagogia pela UNICAMP (1997) e Tecnologia em Gestão Pública pela UNIVESP (2020); Especialização em Formação de Professores na Área da Educação Especial pela UNICAMP (1998); Especialização em Psicopedagogia pela UNICAMP (2009) e mestrado em Educação pela Puc-Campinas (2013). Atualmente é doutoranda na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Educação, Arte e História da Cultura). Foi professora de Educação Básica nas redes pública e privada de 1998 a 2014. Atuou como professora de Pedagogia no PARFOR Puc-Campinas (2013-2014) e na Faculdade Anhanguera (2012-2019). Exerce o cargo de diretora educacional na Prefeitura Municipal de Campinas.

REGINA FERREIRA DA COSTA

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Atua no Departamento de Políticas e Programas Educacionais (DEPPE) da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. Experiência no ensino de matemática no modelo presencial mediado por tecnologia no Centro de Mídias (SEDUC/AM). Possui Mestrado pela Universidade Federal de Brasília (UnB), especialização em Educação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e graduação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

RODRIGO AVELLA RAMIREZ

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (summa cum laude) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Gestão da Formação Tecnológica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM e Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS.

VANESSA JORDÃO DAS NEVES ARAÚJO

Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie- SP. Mestre em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica PUC-SP. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Brasil (2010). Atualmente é coordenadora pedagógica da Prefeitura Municipal de São Paulo. Pesquisadora sobre Educação Integral e políticas públicas curriculares com experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional e Currículo Escolar.