Capa do livro: Violências em meio escolar: <br>Singularidades e universalidades em estudos internacionais Brasil, Chile, Portugal e Estados Unidos

Violências em meio escolar:
Singularidades e universalidades em estudos internacionais Brasil, Chile, Portugal e Estados Unidos

Autores: Sandra de Fátima Pereira Tosta - Lucas Eustáquio de Paiva Silva (Orgs.)

O debate sobre violência em meio escolar continua sendo por demais importante na atualidade. Seja em razão dos índices alarmantes que denunciam o crescimento dos atos violentos acometidos ou que acometem as mais diversas camadas da população, em nível mundial, seja em razão da perplexidade que acomete estudiosos do fenômeno. Este cenário extremamente complexo que emoldura a violência nas mais variadas formas, produzindo medos e pavores sobre como ela vem acontecendo, corrói explicações até pouco tempo satisfatórias para o fenômeno. Falar de violência e escola tornou-se um tema que entrou na literatura não apenas educacional. Outras áreas do conhecimento se interessam vivamente pela investigação da referida questão: Psicologia, Medicina, Enfermagem, Antropologia e Direito são exemplos de como o fenômeno da violência em meio escolar foi incorporado aos interesses acadêmicos, num movimento multidisciplinar necessário e urgente em que se busca “compreender para intervir”. Em outros termos, a grande questão que se coloca é como as pesquisas científicas podem responder à compreensão da violência de modo mais assertivo e como podem contribuir para prevenir, combater e minimizar seu efeito nas escolas e na sociedade em geral.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6389-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-6390-1
DOI: 10.24824/978652516389.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 298
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • VIOLÊNCIA ESCOLAR: uma breve passagem pelos estudos no Brasil (2001-2023) - 19
  • MARCADOS/AS NA/PELA ESCOLA: trajetórias de estudantes dissonantes - 55
  • MÁS CONFIANZA RELACIONAL, MEJOR CONVIVENCIA ESCOLAR: propuestas para la intervención social en la escuela - 75
  • RESTAURANDO A CONVIVÊNCIA ESCOLAR: estratégias de prevenção e administração da violência em escolas “alternativas” norteamericanas - 97
  • O MAL-ESTAR NO PÓS-PANDEMIA E OS APRENDIZADOS NO PÁTIO DA ESCOLA - 117
  • DA VIOLÊNCIA ESCOLAR E SEUS PRATICANTES: estudo em agrupamentos de escolas do Norte de Portugal - 143
  • EXPRESSÕES DE VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O DIREITO À EDUCAÇÃO ANTIDISCRIMINATÓRIA - 177
  • OS CORPOS E O SER DE ESTUDANTES DA EJA: violências (in) visíveis - 199
  • PENSANDO OS IMPACTOS DA(S) VIOLÊNCIA(S) NAS ESCOLAS: a defesa da gestão democrática - 215
  • LACUNAS E PERSPECTIVAS EMERGENTES NA PESQUISA SOBRE TRABALHO DOCENTE E VIOLÊNCIA ESCOLAR NO BRASIL: uma análise crítica do período de 2001 a 2022 - 239
  • OS SENTIDOS E USOS DA CATEGORIA JUDICIALIZAÇÃO NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES - 267
  • ÍNDICE REMISSIVO - 287
  • SOBRE OS AUTORES - 293
ORGANIZADORES

SANDRA DE FÁTIMA PEREIRA TOSTA

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do EDUC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Culturas. Integrante da Argonautas – Rede de Pesquisadores em Antropologia e Educação e do Grupo de Pesquisa Mundos do trabalho, Teologia e Ética, do(a) Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e do Grupo Rede Argonautas (UFF)(CNPq). Pesquisa nas áreas de Antropologia Urbana; Antropologia, Etnografia e Educação e Violências em Meio Escolar.

LUCAS EUSTÁQUIO DE PAIVA SILVA

Doutor em Educação pela FAE/UFMG. Procurador Institucional do Grupo FONTELLA de Educação. Professor da Faculdade de Administração, Ciências e Educação – FAMART e da Rede Municipal de Contagem/MG. Integrante do Grupo de Pesquisas em Educação e Culturas, do Grupo de pesquisa Observatório da Juventude – Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e do Grupo Rede Argonautas (UFF). Pesquisa nas áreas de Antropologia e Educação. Juventudes e Violências em meio escolar.

AUTORES

BÓRIS MAIA

Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE-UFRJ). Doutor e mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA-UFF). Foi pesquisador de Pós-Doutorado do CNPq, da FAPERJ e do PDPA-UFF; Professor Substituto do Departamento de Antropologia da UFF (2020-2022); Visiting Scholar na Graduate School of Education da Stanford University (2022). É pesquisador do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC).

CARLOS ALBERTO LIMA DE ALMEIDA

Bolsista do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico CAPES, associado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEdu), da UERJ campus São Gonçalo. Doutor e Mestre em Educação, Especialista em Gestão e Administração Escolar. Integra o Projeto de Extensão “Expectativas e visões de futuro do jovem morador de favelas e áreas periféricas na região metropolitana do Rio de Janeiro” (UFF) e atua como voluntário do Projeto de “Pré-Vestibular Social Dr. Luiz Gama” (UFF). Pós Doutor em Direito (UERJ), Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Política Social (UFF). Pesquisador, advogado e professor.

CARLOS VELOSO DA VEIGA

Doutor em sociologia e professor associado com agregação aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho. Atualmente é investigador colaborador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Tem participado como consultor científico e avaliador em vários projetos de investigação/ação e é autor e coautor de diversos e artigos e livros científicos, com especial incidência no campo dos estudos sobre a inclusão profissional e qualidade de vida das pessoas com deficiência. Em 2024 organizou e participou como autor de vários capítulos no livro “Inclusão profissional e qualidade de vida. Atualização longitudinal, publicado em Portugal, sob responsabilidade da Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental.

MARIA DA CONCEIÇÃO QUINTEIRO

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Universidade de Oxford. Investigadora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Publicou, entre outros, “Viver a Dois em tempo de incerteza: Razão e Emoção na União Conjugal, Nova Delphi, Funchal, Portugal, 2012.

LUÍSA ALEXANDRA OLIVEIRA MARTINS FERNANDES

Doutora em sociologia, professora de Educação Especial e investigadora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
Em 2024 organizou e participou como autora de vários capítulos no livro “Inclusão profissional e qualidade de vida. Atualização longitudinal, publicado em Portugal sob responsabilidade da Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental.

CLÁUDIA REGINA DOS ANJOS

Formada em Licenciatura em Artes Visuais pela UEMG (1992), especialista em Arte/Educação pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais, em Educação Comunitária pela PUC/Minas. Mestre em Educação pela PUC Minas (2008). Doutora em Artes e Experiência Interartes em Educação pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Professora de Arte, artista e professora aposentada da Educação de Jovens e Adultos e do 3º ciclo de idade de formação da Rede Municipal de Belo Horizonte. Atua principalmente na área de Arte/Educação, alfabetização, EJA, formação de professores, especialmente, de Artes Visuais e formação de professores EaD. Foi professora na Rede Municipal de Educação de Ibirité e Contagem, da Rede Estadual de Educação e da Fundação de Ensino de Contagem/FUNEC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas e do grupo de pesquisa Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas, da Escola de Belas Artes - EBA/UFMG.

TALITA BARCELOS SILVA LACERDA

Mestre em História da Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e integrante da Campanha Nacional Pelo Direito a Educação. Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, membro eleita do Conselho Municipal de Belo Horizonte (2019). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade de Minas Gerais (2011). Atualmente, é coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Paulo Mendes Campos/PBH. Desenvolve estudos acerca da história da profissão docente, com enfoque no magistério feminino. Também pesquisa sobre didáticas de ensino e legislação educacional.

MARCOS VERISSIMO

Pesquisador vinculado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Ciências Sociais pela UFF. Especialista em Justiça Criminal e Segurança Pública pela mesma Universidade. Doutor e mestre em antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFF. É autor dos livros “Macoheiros, fumons e growers: um estudo comparativo sobre o consumo e o cultivo de canábis no Rio de Janeiro e em Buenos Aires” (2017) e “’De sol a sol’: a Guarda Municipal do Rio de Janeiro e a segurança pública na ‘cidade maravilhosa’” (2020), ambos pela editora Autografia. Coordena o Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica (LEPIC).

MARIANA MORENO

Mestranda em Antropologia Social (PPGAS/DAN/ICS/UnB). Bacharel em Sociologia, Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (UnB). Área de estudos e pesquisa: Educação, Violência e Juventude. Atua como Professora Temporária na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

ALEJANDRA ISABEL SANTANA LÓPEZ

Trabajadora Social. Doctora en Ciencias de la Educación, Pontificia Universidad Católica de Chile. Magíster en Educación y Magister en Psicología, Pontificia Universidad Católica de Chile. Diplomada en ética de investigación con seres humanos de la Universidad de Chile. Profesora de la Facultad de Ciencias Sociales, Jurídicas y Humanidades de la Universidad Gabriela Mistral.

ALICIA CRISTINA RAZETO PAVEZ

Trabajadora social. Doctora en Educación, Pontificia Universidad Católica de Chile. Magíster en Gestión y Políticas Públicas, Universidad de Chile. Profesora asociada, Escuela de Trabajo Social, Facultad de Ciencias Sociales, Pontificia Universidad Católica de Chile.

FRANCISCO ANDRÉ SILVA MARTINS

Doutor em Educação pela FaE-UFMG. Professor efetivo da Faculdade de Educação da FaE-UEMG, cursos de Pedagogia e História. Professor permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Educação e Formação Humana FaE-UEMG. Professor efetivo de História da Rede Municipal de Educação da cidade de Belo Horizonte. Coordenador do grupo de Pesquisa e Extensão Observatório das Juventudes, FaE-UEMG (CNPq).