Capa do livro: O cinema brasileiro na sala de aula e os povos originários do Brasil: <BR>Documento histórico e recurso didático

O cinema brasileiro na sala de aula e os povos originários do Brasil:
Documento histórico e recurso didático

Autores: Ariadne Rocha

Este livro “O Cinema brasileiro na Sala de aula e os Povos Originários do Brasil: documento histórico e recurso didático”, é um instrumento pedagógico destinado para os professores de História do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e demais disciplinas afins (Sociologia, Filosofia, Artes, Português), oferecendo  um amplo material fílmico, com sugestões de atividades (modelos de fichas e roteiros e sugestões de planos de aula com os filmes selecionados) para auxiliar o professor em sala de aula. Servirá de base de como trabalhar metodologicamente o cinema como Fonte Histórica e como Recurso didático-pedagógico. Para tanto incluímos a legislação pertinente aos indígenas. Amparados pela Lei Federal nº 13.006, de 26 de junho de 2014, que estabelece a obrigatoriedade de o professor de História utilizar filmes nacionais, em sala de aula, durante pelo menos duas (2) horas semanais. Listamos 286 filmes sobre a temática ‘Povos Originários do Brasil’, com películas produzidos pelos próprios indígenas e por não-indígenas. O objetivo essencial é levar aos professores um manual de procedimentos científicos de como trabalhar o cinema em sala de aula.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6174-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-6175-4
DOI: 10.24824/978652516174.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 410
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • CAPÍTULO 1 OS POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL: pluralidade étnico-cultural - 19
  • CAPÍTULO 2 A PALAVRA TEM PODER: índio ou indígena, tribo ou povo? - 29
  • CAPÍTULO 3 DOCUMENTO HISTÓRICO E RECURSO DIDÁTICO - 37
  • CAPÍTULO 4 OS FILMES CINEMATOGRÁFICOS E OS VÍDEOS - 43
  • CAPÍTULO 5 FICHA PARA APRECIAÇÃO DOS FILMES: para o professor avaliar o filme antes dos alunos - 181
  • CAPÍTULO 6 SUGESTÃO PARA ORGANIZAR UM PLANO DE AULA - 185
  • CAPÍTULO 7 FICHAS E ROTEIROS PARA ANÁLISE DOS FILMES: 1 ao 18 - 251
  • CAPÍTULO 8 BIBLIOGRAFIA: dicionário, enciclopédia, cinema-história (Teoria, Metodologia), litertura indígena - 271
  • CAPÍTULO 9 LEGISLAÇÃO - 329
  • ANEXO I MAPA DA POPULAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL CENSO DE 2022 (IBGE) - 345
  • ANEXO II QUADRO GERAL DA POPULAÇÃO INDÍGENA, – CENSO DEMOGRÁFICO DE 2022 – IBGE - 347
  • ANEXO III QUADRO GERAL DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL CENSO DATAS VARIADAS ENTRE 2010 A 2019, REALIZADA POR DIVERSOS ENTIDADES E ÓRGÃOS - 357
  • ÍNDICE REMISSIVO - 399
  • SOBRE A AUTORA - 409
ARIADNE ROCHA

Nascida em 12 de fevereiro de 1953, em Belmonte-Bahia. Historiadora.  Publicou: Bibliografia Africana do Acervo do Real Português de Leitura do Rio de Janeiro; Caderno Constituinte, UFRJ; Política Mineral na Constituição de 1967; Estudos da Educação nas Comunidades Indígenas: significados e expectativas frente ao Pacto do Sítio do Descobrimento; Entre a Memória e a História. No prelo o livro pela Editora Viseu, O Cinema brasileiro e a ditadura militar.