Capa do livro: Diálogos e práticas na formação docente universitária: <br>Reflexões e Experiências

Diálogos e práticas na formação docente universitária:
Reflexões e Experiências

Autores: Elisabeth Hafner Facin - Giovana Maria Di Domenico Silva - Marcio Giusti Trevisol - Regina Oneda Mello (Orgs.)

A obra oferece um embasamento teórico, com o recorte de diversos autores, acerca do processo de ensino e aprendizagem por aquisição de competências. Presenteia-nos também com temas sensíveis, como o da avaliação por competências, e evolui por uma abordagem prática do professor no seu cotidiano profissional de educador, com desenhos diferenciados de procedimentos metodológicos e estratégias para abarcar esse modelo pedagógico e os desafios de ensinar no século XXI. A leitura, na ordem como os textos são apresentados ao longo da coletânea, nos faz navegar por um percurso que pode parecer turbulento e desafiador, mas, ao mesmo tempo, traz a perceptibilidade de que conectados, com empatia, solidariedade, sinergia, inovação, determinação e dedicação, é possível qualificar os itinerários da educação universitária, em busca de um processo de ensino e aprendizagem que seja significativo ao estudante. Os textos apresentados são resultados de pesquisa que abordam os desafios da formação continuada e da docência universitária. Também conta com textos de professores internacionais que se debruçam na temática da formação continuada de professores que atuam na educação superior. Por fim, ressalta-se a ligação da coletânea com o Núcleo de Apoio Docente (NAP), com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc e com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina (GEPPPPESC/SC).

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6478-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-6479-3
DOI: 10.24824/978652516478.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 240
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • PREFÁCIO - 17
  • HIBRIDIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: experiências pedagógicas em uma universidade comunitária do sul do Brasil - 21
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: diálogos com os paradigmas e teorias educacionais - 57
  • PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS - 69
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE: um olhar sistêmico e humanizador - 95
  • A AGENDA NEOLIBERAL DAS COMPETÊNCIAS E A DESQUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES E DA FORMAÇÃO DOCENTE - 109
  • FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: relato de experiência - 131
  • AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: aperfeiçoamento das práticas docentes no contexto universitário - 145
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO: análise dos instrumentos e estratégias de avaliação em cursos da UNOESC - 163
  • ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: relato de projeto de leitura no ensino superior - 189
  • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS - 199
  • POSFÁCIO - 225
  • ÍNDICE REMISSIVO - 227
  • SOBRE OS ORGANIZADORES - 231
  • SOBRE OS AUTORES - 233
ELISABETH HAFNER FACIN

Mestre em Ciência e Biotecnologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Especialista em Gestão Ambiental e Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), e em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente dos cursos de Graduação da Unoesc. Diretora de Ensino da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus Joaçaba.

GIOVANA MARIA DI DOMENICO SILVA

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina/ Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño - IPLAC (2000), reconhecido pela Universidade de Passo Fundo – UPF - (2007). Especialista em Metodologia do Ensino (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino-MG). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais (Unoesc). Graduada em Economia Doméstica Licenciatura Plena (UPF). Docente dos Cursos de Graduação da Unoesc. Membro do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP (Unoesc).

MARCIO GIUSTI TREVISOL

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina – GEPPPPES / SC.

REGINA ONEDA MELLO

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Especialista em Letras Português, em Ciências da Educação, em Psicopedagogia e em Formação de Professores e Tutores para atuar no Ensino Superior. Graduação em Letras pela Faculdade de Pedagogia, Ciências e Letras (Fearpe). Docente dos cursos de Graduação presencial e EaD da Unoesc, membro do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Unoesc, membro dos grupos de pesquisa Gestão Organizacional, Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul – Geppes Unoesc/Sul e da Rede Iberoamericana de Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior da Unoesc.

ADRIANA GRAZIELE DE FARIAS JANUÁRIO

Mestre em Ciência e Biotecnologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Especialista em Formação de Professores e Tutores para atuar no Ensino Superior e Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Docente dos cursos de Graduação da Unoesc, membro do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Unoesc.

ANDERSON LUIZ TEDESCO

Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – PPGED/Unoesc. Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina – (Unochapecó) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE) – (PPGEd/Unoesc).

ANDRÉ CARLOS EINSWELLER

Mestre em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Especialista em Convergência às Normas Internacionais (IFRS) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste.

CELSO PAULO COSTA

Doutorando em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina-Unoesc (2020-atual). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – RS (2008). Pós-Graduação MBA em Gestão Empresarial: Controladoria e Finanças, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc de Chapecó-SC (2016). Pós-Graduação em Formação de Professores e Tutores para Atuar no Ensino – Modalidade a Distância (2020). Graduação em Filosofia Licenciatura, com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria – UNIFRA-RS (2004). É Diretor de Ensino da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc de Chapecó (2013-atual). É Diretor Geral da Arquiplanis Planejamento e Projetos Ltda (2016-atual). Docente nos cursos de Graduação e Pós-graduação presencial e on-line da Unoesc (2009-atual). Professor de Ensino Médio no Colégio Marista São Francisco de Chapecó-SC (2009-atual). Desenvolve estudos na área de Educação, Filosofia Contemporânea, Ciência, Tecnologia e Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Gestão Educacional.

CARMEN ANGELA LAZAROTTO

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Língua Inglesa pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Docente da Graduação e membro do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP da Unoesc - Campus de São Miguel do Oeste - SC.

CARMEN YÔNE RAISER CRUZ

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, (Unoesc), Especialização em Psicologia Genética Construtivista na Teoria de Jean Piaget pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Especialização em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Especialização em Inovação na Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Docente no Curso de Pedagogia e na Pós-Graduação EaD da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Membro do Núcleo de Assessoria Pedagógica (NAP) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), assessora pedagógica nos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Radiologia, Farmácia, Medicina Veterinária e Agronomia.

DAIANE PAVAN

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc (2020); Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc (2014). Especialização em formação de professores e tutores para atuar no ensino pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc (2020); Especialização em Comportamento e Gestão de Pessoas, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc (2010). Graduação em Administração, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc (2009). Docente nos cursos de Graduação e pós-graduação presencial e on-line da Unoesc. Membro do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP da Unoesc Chapecó. Avaliadora do Sistema Educacional Brasileiro BASIs (2018).

DILVA BERTOLDI BENVENUTTI

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1991). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006). Estágio Científico Avançado de Doutoramento pela Universidade do Minho – Braga – Portugal (2015/fomento CAPES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (2016/UNIJUI). Atualmente é professora titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina, São Miguel do Oeste.

DIOGO LUIZ DE OLIVEIRA

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é Professor na Área de Ciências Exatas e Tecnológicas (ACET) e membro do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) – Campus de Joaçaba – SC. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Modelagem e Simulação de Processos Químicos.

FERNANDO ILÍDIO FERREIRA

Professor Associado da Universidade do Minho, Portugal, integrado no Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação. É docente do Ensino Superior desde 1994 tendo sido anteriormente (desde 1984) docente do Ensino Básico. É Doutor em Estudos da Criança, pela UMinho, Mestre em Ciências da Educação, pela Universidade do Porto, e Licenciado em Educação Infantil e Básica Inicial pela UMinho. Leciona, em cursos de graduação e pós-graduação, várias Unidades Curriculares, como Métodos Qualitativos de Análise; Sociologia da Educação; Organização e Currículo da Educação Básica; Organização Pedagógica da Educação Básica; Organizações, Contextos Educativos e Prática Profissional; e Prática de Ensino Supervisionada (cursos de Licenciatura); Organização e Gestão da Educação Básica; Organização e Gestão da Formação; Supervisão de Estágio e Relatório, Novos Objectos em Sociologia da Educação (Cursos de Mestrado); Metodologia de Investigação em Estudos da Criança; Temas Avançados em Educação, Cooperação e Desenvolvimento; Projeto de Investigação; e Seminário de Orientação (Programas de Doutoramento em Ciências da Educação e em Estudos da Criança). Orienta Relatórios de Estágio nos Mestrados profissionalizantes em Ensino e em Educação; dissertações nos mestrados académicos em Ciências da Educação; e teses de doutoramento em Ciências da Educação e em Estudos da Criança. Lecciona uma UC em Inglês, no International Semester on Basic Education, no âmbito do programa Erasmus. Na vertente de investigação, é membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC, da UMinho, atuando nas áreas da Educação, Formação e Estudos da Criança, abordando questões de política educativa; administração educacional; desenvolvimento local; infância e juventude, relações escola-família-comunidade; e formação de professores. Possui mais de uma centena de publicações científica, entre artigos, livros e capítulos de livros. Possui uma ampla experiência de orientação de dissertações de mestrado e teses de doutoramento, com cerca de meia centena concluídos, assim como de coordenação e participação em equipas de projetos com financiamento de instituições nacionais e internancionais. É consultor, avaliador e formador em ações de formação continuada de professores e de outros profissionais da educação et tem participado em programas nacionais de avaliação de escolas e de centros de formação continuada de professores; é consultor do Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação das Escolas Associadas do Alto Lima e Paredes de Coura (CENFIPE), designado pelo Conselho Científico-Pedagógica da Formação Contínua de Professores, do Ministério da Educação, e do Centro de Formação da Casa do Professor; é perito externo, designado pelo Ministério da Educação, do Agrupamento de Escolas Dr Francisco Sanches, no âmbito do programa nacional dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (AEFS). Foi diretor do Centro de Formação da Associação Criança, com sede em Braga, e é membro da Direção do Instituto das Comunidades Educativas (ICE), com sede em Setúbal. Na vertente da gestão universitária é membro do Conselho Científico do Instituto de Educação da UMinho e possui experiência de direção e coordenação de cursos, designadamente, Licenciatura em Educação e do Mestrado em Estudos da Criança, área de especialização em Associativismo e Animação Sócio-Cultural; de coordenação do grupo de investigação “Contextos Quotidianos e Bem-Estar da Criança”, do Centro de Investigação em Estudos da Criança (Unidade de I&D da FCT), do Instituto de Educação da UMinho, do qual é membro integrado e membro da Comissão Diretiva e da Comissão Científica.

GISELE DALL IGNA DALLORSOLETTA

Mestranda em Educação. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus de Joaçaba (2014). Especialista em Educação Infantil, Séries Iniciais e Orientação Pedagógica pela Associação Catarinense de Ensino Faculdade de Educação Joinville convênio com Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX), campus de Curitiba (2001). Licenciada em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus de Joaçaba (2002). Graduada em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus de Joaçaba (2011). Atualmente é professora titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Joaçaba, SC.

GREICI FERNANDES DA SILVA

Possui graduação em Letras – Português e Inglês e respectivas literaturas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2005). Pós-Graduada em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atua como Assessora Pedagógica da Equipe Multidisciplinar e docente dos Cursos de Pedagogia e Letras – Língua Portuguesa da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

JOSIANE APARECIDA DE JESUS

Mestre em Biociências e Saúde pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Especialista em Fitness e Personal Trainer pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Graduada em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Docente dos cursos de Graduação da Unoesc, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Unoesc.

JUGLANS AIMI SEVERO

Mestre Profissional em Administração pela Unoesc. Especialista em Administração de Recursos Humanos na Unoesc e pós-graduado no MBA em Gestão Estratégica na UFPR. Possui Graduação em Administração na Unoesc. Atua como professor e pesquisador do Curso de Administração da Unoesc de Joaçaba e Campos Novos.

MANUELA GAZZONI DOS PASSOS

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2004), pós-graduada em botânica pela Universidade Federal de Lavras, em Didática do ensino superior (2012) e em formação de professores e tutores para atuar no EAD – Unoesc (2020). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

MARIA ISABEL GONÇALVES DA SILVA

Doutora e Mestra em Ciências da Saúde. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Toxicologia Aplicada e em Farmácia Estética. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente dos cursos de graduação em Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), campus Chapecó/SC. Atualmente é Coordenadora dos cursos de graduação em Farmácia, Biomedicina e Nutrição na Unoesc Chapecó.

MARINEIVA CAMPOS MORO DE OLIVEIRA

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2021). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste, 2016), licenciada em pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran, 2011), licenciada em Letras-Libras pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi, 2021). Especialista em Mediação e Conflitos, Educação Básica, Libras, Gestão escolar, Gestão de recursos humanos, Docência na Educação à Distância e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Coordenadora dos cursos da área da Educação da Unoesc/Chapecó, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Líder do grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino. Perita Grafotécnica cadastrada no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. coordenadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática e Educação Especial.

MARCO ANDRÉ SERIGHELLI

Doutorado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Especialização em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas nas Organizações pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC/ Campus de Videira. Especialização em Formação de Professores e Tutores para Atuar no Ensino – Modalidade a Distância pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco. É professor do Ensino Superior. Atua também no NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico) da Unoesc Videira. Possui experiência na área de Gestão Escolar, Orientação Educacional, Orientação de Estágio, Filosofia, Sociologia e Antropologia. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Direito, Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis da UNOESC Videira. Atua nos seguintes grupos de pesquisa: Constitucionalismo Pós-Moderno, Hermenêutica e Processo: direitos humanos e novas tecnologias – Unoesc; Accountability na gestão da educação básica pública de municípios catarinenses; Afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização. Também é membro colaborador da Rede Internacional de Pesquisa Nexus Scientia.

PATRICIA VIERA DUARTE

Doctora en Educación (PFA-UDE, Uruguay), con estudios posdoctorales en UNTREF, Argentina. Máster en Educación (Universidad ORT). Diploma en Diseño y Desarrollo Curricular (IBE-UNESCO). Docente en el Centro de Estudios sobre Políticas Educativas (CEPE) de la Región Noreste de UDELAR. Investigadora Nivel I del Sistema Nacional de Investigadores (SNI) de la Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII) de Uruguay. Cofundadora de la Sociedad Uruguaya de Educación Comparada e Internacional de Uruguay (SUECI) asociada al World Council of Comparative Education Societies (WCCES). Miembro de la Red Internacional de Estudios sobre Políticas y Procesos de Educación Superior (RIEPPES) y del Grupo Internacional de Estudos sobre Educação Superior (GIPES). Fue Directora Nacional y Presidente del Consejo de Formación Docente de Uruguay. Actualmente Directora del Campus Rivera -del Centro Universitario Regional del Noreste- de la Universidad de la República-Uy.

TIAGO EURICO DE LACERDA

Pós-Doutor em Educação e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professor do Instituto de Ensino Superior de Londrina (INESUL) e da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR).

TATIANE DEZANET VERONA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Linha de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Cidadania (EPPC) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), especialista em História e Geografia Ambiental, licenciada em História, ambas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina- GEPPPPES/SC.

VANESSA WEGNER AGOSTINI

Mestre em Educação, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Joaçaba/SC; com Pós-Graduação em Biologia pela Universidade Federal de Lavras/MG e Pós-graduação EaD em Especialização em Formação de Professores e Tutores para atuar no ensino – Modalidade à distância, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Virtual; Licenciada em Ciências Biológicas, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Videira/SC. Atua como Professora titular, com carga horária de 40 horas, na Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, campus Videira. Atua no Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UNOESC, campus Videira. Coordenadora das Relações Internacionais da Unoesc Videira.