Capa do livro: Cenário da pandemia: <BR>Experiências de pesquisa e reflexões teóricas sobre saúde e bem-estar

Cenário da pandemia:
Experiências de pesquisa e reflexões teóricas sobre saúde e bem-estar

Autores: Janari da Silva Pedroso - Márcio Mariath Belloc - Fabio Alexis Rincón Uribe (Orgs.)

Cenário da pandemia: experiências de pesquisa e reflexões teóricas sobre saúde e bem-estar é uma compilação de trabalhos de diversos pesquisadores e profissionais da área da saúde e ciências humanas na sua atuação investigativa durante a pandemia da covid-19. A partir de uma abordagem crítica e reflexiva, os autores aprofundam, não apenas desde uma perspectiva científica, mas também pessoal e íntima, sobre os diferentes impactos e mudanças na sociedade, derivadas desta emergência sanitária global. Cada um dos temas tratados ao longo deste livro fornecerá aos leitores uma visão realista de como o cenário pandêmico, vivenciado há alguns anos, modificou seu estilo de vida, seu estado de saúde e bem-estar, sua participação política e social na atualidade.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6369-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-6370-3
DOI: 10.24824/978652516369.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 254
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO ENTRE DORES E HORRORES: a pandemia de covid-19 interrogando uma universidade na Amazônia - 17
  • CAPÍTULO 1 NARRATIVAS DE PSICOTERAPEUTAS SOBRE RELIGIOSIDADE/ ESPIRITUALIDADE NA CLÍNICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - 33
  • CAPÍTULO 2 IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DE IDOSOS MASCULINOS - 51
  • CAPÍTULO 3 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO NOVO CORONAVÍRUS CONSTRUÍDAS POR IDOSOS BRASILEIROS - 73
  • CAPÍTULO 4 O CULTIVO DO BEM-ESTAR NA PANDEMIA DA COVID-19: FATOR DE ADAPTAÇÃO E CRESCIMENTO DURANTE A ADVERSIDADE - 87
  • CAPÍTULO 5 CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA NO BRASIL (2020-2022) - 99
  • CAPÍTULO 6 JUVENTUDES EN EL PANDEMONIO: policiamiento y moralización - 115
  • CAPÍTULO 7 CRÔNICAS DA PANDEMIA: Comunidades Quilombolas e o enfrentamento da covid-19 no Brasil - 129
  • CAPÍTULO 8 SOBRE OS CONTORNOS SELETIVOS DO PROJETO DE EXCLUSÃO DA PATOLOGIZAÇÃO NA PANDEMIA DE COVID-19: um ensaio em Psicologia Social Crítica - 161
  • CAPÍTULO 9 A SINDEMIA DA COVID-19: da China ao Brasil, consequências biológicas, socioeconômicas e políticas na Amazônia no século XXI - 171
  • CAPÍTULO 10 MORTE E LUTO EM EVIDÊNCIA: a prática de psicólogos com familiares enlutados - 189
  • CAPÍTULO 11 MANIFIESTO COVID-19: metarrelato de la muerte en los tiempos de pandemia global - 203
  • CAPÍTULO 12 REVISITANDO OS ACONTECIMENTOS E MEDIDAS BRASILEIRAS PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19 - 215
  • CAPÍTULO 13 A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS NO BRASIL: racismos, gênero e classe social: as práticas do Unicef em 2020 - 231
  • ÍNDICE REMISSIVO - 243
  • SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES - 247
ORGANIZADORES

JANARI DA SILVA PEDROSO

Psicólogo. Mestrado (UFPA/NAEA). Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental (Universidade Federal do Pará-UFPA/NAEA). Pós-Doutorado em Psicologia (Universidade Católica de Brasília). Professor Associado 4 da Faculdade de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento e Saúde – LADS/UFPA. Membro do GT da ANPEPP: “Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde”. Bolsista Produtividade CNPq-Nível 2.

MÁRCIO MARIATH BELLOC

Psicólogo, psicanalista e artista. Mestre em artes visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em antropologia pela Universitat Rovira i Virigili (Espanha), validado nacionalmente como doutor em saúde coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem sua experiência profissional marcada pela docência, gestão, atenção e participação social nos campos da saúde coletiva, da antropologia, dos direitos humanos e da cidadania. É professor adjunto do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará, atuando nos cursos de graduação em Psicologia e em Serviço Social, bem como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, junto à Linha de Pesquisa “Psicanálise: Teoria e Clínica”. É professor e pesquisador convidado da Mestría em Salud Mental da Universidad Nacional de Córdoba (Argentina); da Maestría e Docotorado em Salud Pública da Universidad Católica Redemptoris Máter (Nicarágua), em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde; e do Medical Anthropology Research Center da Universitat Rovira i Virgili (Espanha). Atualmente tem se dedicado à pesquisa-ação participativa junto a comunidades ribeirinhas e coletivos vulnerabilizados na Amazônia. É membro do coletivo “Aparelho: Arte e Cidadania” e do coletivo de arte contemporânea “Rádio Estamira.

FABIO ALEXIS RINCÓN URIBE

Psicólogo. Mestre em Psicologia. Doutorando em psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro e pesquisador do Laboratório de Pesquisa Desenvolvimento e Saúde (LADS) do PPGP.

AUTORES

ADELMA DO SOCORRO GONÇALVES PIMENTEL

Doutora em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Professora titular na Universidade Federal do Pará do (IFCH). Faculdade de Psicologia e Programa de Pós-Graduação de Psicologia. Líder do Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas – DGP-CNPq.

ALUÍSIO FERREIRA DE LIMA

Psicólogo com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível-1D).

ANA CAROLINA MONTEIRO DOS SANTOS DE ALCÂNTARA

Advogada. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro da Linha de pesquisa: Fenomenologia: teoria e clínica.

ARIANA KELLY LEANDRA SILVA DA SILVA

Graduada em Ciências Sociais, Bacharel e Licenciada Plena, com Ênfase em Ciência Política, Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Sociologia e Educação Ambiental, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Docente da Rede Pública de Ensino do Estado do Pará (SEDUC).

ARTHUR ELIAS SILVA SANTOS

Psicólogo. Mestre e doutor pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduado em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor substituto de Psicologia da Educação na UEPA.

CELINA MARIA COLINO MAGALHÃES

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da Universidade Federal do Pará e Coordenadora do Grupo de Trabalho Brinquedo, aprendizagem e saúde na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

CHRISTOPH DE OLIVEIRA KÄPPLER

Professor Catedrático na Faculdade de Ciências de Reabilitação na Technische Universität (TU) Dortmund/Universitäts-Allianz Ruhr (UAR), Alemanha. Graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg. Mestrado em Childrens Rights – Universite de Fribourg.

FELIPE SAMPAIO DE FREITAS

Filósofo e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando em Psicologia pela UFPA. Professor substituto de Filosofia na Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA).

FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS

Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestra em Psicologia Social pela Unesp. Doutora em História cultural pela Unesp. Professora associada IV de Psicologia Social, na graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista de Produtividade de Pesquisa CNPq-PQ2.

HILTON PEREIRA DA SILVA

Docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia (PPGSAS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Coordenador do Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente (LEBIOS/CNPq). Membro do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (CEAM/UNB). Pesquisador Colaborador do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra (CIAS/UC).

JEFFERSON LUIZ DE CERQUEIRA CASTRO OU JEFFERSON LUIZ DE CERQUEIRA CASTRO

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar. É membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicogerontologia e Vulnerabilidades Psicossociais – PsicoGeronto.

JONAS CARVALHO E SILVA

Psicólogo. Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Instituição: Faculdade de Ciências da Reabilitação da Universidade de Dortmund. Integrante do GT: “Família, Processo de Desenvolvimento e Promoção da Saúde” da ANPEPP e do Global Young Faculty VII da Ruhr Alliance University. Pesquisa na área de família, comunidade e desenvolvimento.

JOSE ALVES DE SOUZA FILHO

Graduado, mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professor adjunto I da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA. Líder do CAIS – Laboratório de Críticas por Ações e Estudos com as Subjetividades.

JOSÉ-LUIS ANTA FÉLEZ

Doutor em Antropologia social pela Universidad Complutense de Madrid e Catedrático na Universidad de Jaén, Espanha. Vicedecano da Faculdade de Serviço Social e membro do Acción Cost Decolonial de la EU.

JÚLIA SURSIS NOBRE FERRO BUCHER-MALUSCHKE

Psicóloga pela Universidade de Brasília. Mestra e doutora pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica; Fullbright Scholar na St. John´s University, New York, Pós-Doutorado na Universidade de Tübingen-Alemanha. Professora Emérita da Universidade de Brasília, UNB; professora colaboradora da Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília e do Centro de Ensino Universitário DE Brasília CEUB. Suas pesquisas seguem as linhas de estudos tendo como foco questões da maternidade e as relações com os filhos ee questões voltadas para aos jovens e problemas decorrentes de sua vulnerabilidade e fatores de risco.

KÁROL VEIGA CABRAL

Psicóloga. Doutora em Antropologia, Professora da Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde, com experiência na gestão, atenção e participação no âmbito da saúde mental e saúde coletiva. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

KAREN KAROLINA COSTA E SILVA

Psicóloga clínica. Mestranda em Psicologia (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília/UCB). Integrante do Laboratório “Religião, Saúde Mental e Cultura”, recebendo bolsa de assistente de pesquisa da John Templeton Foundation.

LUIZA CRISTINA RACHOR VAN HATTEM

Psicóloga vinculada ao Programa Conviver, do Núcleo Interdisciplinar de Saúde na Escola (NISE) – Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo. Graduada em psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.

LUDGLEYDSON FERNANDES DE ARAÚJO

Doutor em Psicologia pela Universidad de Granada (Espanha). Professor do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. É coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicogerontologia e Vulnerabilidades Psicossociais – PsicoGeronto.

MARÍA BELÉN ARDILES

Psicóloga e Doutoranda em Psicologia pelo Instituto de Investigaciones Psicológicas (IIPSI). Membro da equipe de trabalho em “Juventudes, Géneros y Necropolítica”.

MARIA DE NAZARETH RODRIGUES MALCHER DE OLIVEIRA SILVA

Pós-Doutorado em Psicologia (PPGP/UFPA) e pela Universidade de Turim. Docente da Faculdade Ceilândia/Universidade de Brasília (FCE/UnB) e Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – UFPA. Coordenadora do grupo de Pesquisa FOCO – Fenomenologia e Cotidiano e Pesquisadora do Grupo Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas (NUFEN/UFPA).

MATEUS EGILSON DA SILVA ALVES

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar. Mestrando em Psicologia na Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar. Bolsista de Mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. É membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicogerontologia e Vulnerabilidades Psicossociais – PsicoGeronto.

MARTA HELENA DE FREITAS

Psicóloga. Mestra e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós-Doutorado em Psicologia da Religião – University of Kent at Canterbury, UK; em Psicologia Intercultural – Universidade do Porto, Portugal; e em Antropologia da Religião – University of Wales Trinity Saint David, UK, onde hoje atua como Honorary Research Fellow. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCB, coordenando o laboratório “Religião, Saúde Mental e Cultura”. Pesquisadora CNPq (PQ2) e membro da Associação Internacional de Psicologia da Religião/IAPR.

MELINA NAVEGANTES ALVES

Psicóloga pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestranda em Psicologia pela UFPA.

NAHIR FLORENCIA ABRAHAM SEPÚLVEDA OU NAHIR ABRAHAM SEPÚLVEDA

Psicóloga pela Universidade Nacional de Córdoba – Faculdade de Psicologia. Membro da equipe de trabalho em “Juventudes, Géneros y Necropolítica”.

PAULA GONZÁLEZ

Psicóloga. Especialista em Saúde Social e Comunitária. Mestra em Saúde Mental e doutoranda em Estudos Sociais da América Latina pela Secretaria de Ciência e Técnica SeCYT – UNC. Membro da equipe de trabalho em “Juventudes, Géneros y Necropolítica”.

PAULA MARÍLIA NASCIMENTO MOURA

Graduanda de Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Participante do grupo de estudos CorpOralidades. Bolsista PIBIC/CNPq do Laboratório de Desenvolvimento e Saúde (LADS) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

RAFAEL WOLSKI DE OLIVEIRA

Psicólogo. Doutor e mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor dos cursos de graduação em Psicologia e da residência integrada multiprofissional em saúde mental da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.

ROSEANE BITTENCOURT TAVARES OLIVEIRA

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Saúde Coletiva pela UFPA. Membro do Grupo de Estudos em Bioantropologia do Pará (UEPA/GEB); Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA); Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (LEBIOS/UFPA).

THAIS DE SOUZA NOGUEIRA

Psicóloga pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Psicologia pela UFPA.

YANA WANZELLER GRANHEN

Psicóloga pela Universidade Federal do Pará. Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

YI-JHEN WU

Pesquisadora associada no Instituto de Pesquisa de Desenvolvimento Escolar na Universidade (TU) de Dortmund. Ph.D. em Pesquisa Educacional pela Universidade de Bamberg, Alemanha. Mestrado em Medição e Estatística pela Universidade Estadual da Flórida, EUA. Bacharel em Engenharia Financeira e Matemática Atuarial pela Universidade de Soochow, Taiwan.