Capa do livro: Geografia, ensino e formação: <BR>Provocações desse tempo

Geografia, ensino e formação:
Provocações desse tempo

Autores: Najla da Silva Mehanna - Daniele Crislei Czuy Manosso - Eliane Terezinha Thiago Popp - Rafael Ghidini (Orgs.)

O ensino de Geografia tem enfrentado os impactos das políticas educacionais/curriculares atuais, as quais, inclusive, têm afetado diretamente a ação docente. As discussões apresentadas neste livro versam sobre temas relacionados ao ensino e aprendizagem de Geografia, à formação de professores de Geografia, à escola pública e ao lugar desta disciplina escolar nos tempos modernos. A experiência dos autores como docentes e pesquisadores da Educação Básica e no Ensino Superior Público nos levou à elaboração desta obra. Cada capítulo revela um pouco de cada um dos autores, mas, ao mesmo tempo, retrata a realidade que a educação pública brasileira, os professores e o ensino de Geografia vêm passando. Discutindo desde o processo de militarização das escolas até a busca por uma formação cidadã, os textos aqui apresentados se constituem como um corpo teórico em mutação, destacando a necessidade de repensar o que é ser professor de Geografia na contemporaneidade. Como expresso no título do livro, apresentamos provocações e não respostas, porém estamos certos e convictos que medidas urgentes, efetivas e sérias a favor de uma educação pública de qualidade precisam ser tomadas. Clamamos por meio da palavra escrita que a sociedade brasileira e os professores-educadores desse país se unam a favor de um bem maior, ou seja, de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos e da valorização do profissional professor.

Impresso
de R$ 65,32 por
R$ 50,25
Digital
de R$ 65,32 por
R$ 45,72

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6509-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-6510-3
DOI: 10.24824/978652516509.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • CAIXA DE PANDORA: da precarização da profissão docente ao esvaziamento do ensino de Geografia na atualidade - 15
  • TRABALHO, LUGAR E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA - 31
  • UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O PENSAMENTO ESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA - 43
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA E PRÁTICAS DE ENSINO: reflexões e perspectivas - 55
  • INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: o potencial transformador do Padlet no ensino da Geografia - 69
  • NEOLIBERALISMO E POLÍTICA EDUCACIONAL EM MATO GROSSO: impactos no ensino de Geografia para o Ensino Médio - 87
  • AS INTERFACES APRESENTADAS AO TERMO DIVERSIDADE NO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO CATARINENSE - 105
  • A PROPOSTA MULTIANOS APRESENTADA PELA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ – SEED: fundamentos teóricos e metodológicos e prática pedagógica no ensino de Geografia - 129
  • GEOGRAFIA E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: do projeto educativo de Darcy Ribeiro ao Novo Ensino Médio - 147
  • O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NOS COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES: o papel do ensino de Geografia como forma de resistência  - 167
  • ÍNDICE REMISSIVO - 189
  • SOBRE OS AUTORES - 193
DANIELE CRISLEI CZUY MANOSSO (ORGANIZADORA)

Bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2003) e mestrado em Análise Ambiental e Regional pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2006). Pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial: Neuropsicopedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha, FESMAN (2016) e doutorado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão-PR. Área de concentração: Produção do Espaço e Meio Ambiente. Linha de pesquisa: Educação e Ensino de Geografia – em andamento (2022). Professora do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná – QPM desde 2003, atuando nos ensinos Fundamental e Médio do Colégio Estadual Cívico-Militar Beatriz Biavatti, Francisco Beltrão-PR. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia (GPEG) – UNIOESTE.

ELIANE TEREZINHA THIAGO POPP (ORGANIZADORA)

Licenciada em Geografia pela Universidade Pitágoras-Unopar (2017); pós-graduada em Nível de Especialização em Educação na Cultura Digital pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2017); especialista em Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC (2018). Mestra em Geografia pela Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS Campus de Chapecó (2023). Doutoranda pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão-PR, na linha de pesquisa Educação e Ensino de Geografia – em andamento (2024). Atua como professora da Educação Básica no estado de Santa Catarina e no município de Maravilha-SC. Integra o Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação em Pesquisa (GPETE) –UFFS Campus de Chapecó-SC desde 2020, o Grupo de Estudos Lugar, Cotidiano, Espaço-Tempo Glocal e Educação (GeoLUGAR)  da UFFS Campus de Chapecó-SC também desde 2020 e o Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia (GPEG) da UNIOESTE.

FABIO MACEDO DE CASTRO FARIA

Licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutorando em Produção do Espaço e Meio Ambiente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná e professor de Geografia na Rede de Educação Básica do Estado de Santa Catarina.

JALME SANTANA DE FIGUEIREDO JUNIOR

Licenciado em Geografia pela Universidade do Oeste do Paraná (2016) e doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Geografia na Educação Básica de Mato Grosso desde o ano de 2018, exercendo função de diretor escolar da EE José Leite de Moraes em Várzea Grande-MT.

JESSICA ALESSANDRA DA SILVA OLIVEIRA

Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2011). Pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER (2015); pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de História e Geografia e em Educação do Campo pela Universidade São Braz (2019). Mestranda pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão-PR. Área de concentração: Produção do Espaço e Meio Ambiente. Linha de pesquisa: Educação e Ensino de Geografia – em andamento (2022). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia (GPEG) – UNIOESTE.

MARIA CAROLINE ENGELS

Licenciatura em Geografia pela Universidade do Oeste do Paraná (2022) e Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Geografia e Geografia Humana e Econômica pelo Centro Universitário Internacional (2023). Mestranda pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão-PR. Área de concentração: Produção do Espaço e Meio Ambiente. Linha de pesquisa: Educação e Ensino de Geografia – em andamento (2024). Professora do Processo Simples Simplificado (PSS) do Estado do Paraná, atuando nos anos finais do ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos no município de Salto do Lontra-PR. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia (GPEG) – UNIOESTE.

NAJLA DA SILVA MEHANNA (ORGANIZADORA)

É professora-pesquisadora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Francisco Beltrão – e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado/Doutorado). Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia (GPEG). Possui experiência como professora da Educação Básica. Participou como coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Pibid/subprojeto de Geografia de 2014 a 2018. Atuou como docente colaboradora e coordenadora do Residência Pedagógica do curso de Geografia (2018-2024). Coordenou o Estágio Supervisionado em Geografia (2010 a 2019). Coordenou o curso de Geografia Licenciatura de 2015 a 2018 e de 2022 a 2024. Atua principalmente na área de formação de professores de Geografia, educação geográfica e ensino de Geografia.

RAFAEL GHIDINI (ORGANIZADOR)

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Geografia pela mesma instituição, desenvolvendo pesquisas na área de ensino de Geografia. Atua na Rede Municipal de Ensino de Balneário Arroio do Silva e é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia (GPEG) na Unioeste.

VALQUÍRIA WISNIEWSKI KONZEN

Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO (2016). Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade de Educação São Luís (2017), em Educação do Campo pela Faculdade de Educação São Luís (2017) e em Práticas Inovadoras em Educação pela Faculdade Unicesumar (2023). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Unicesumar (2023). Mestranda pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão-PR. Área de concentração: Produção do Espaço e Meio Ambiente. Linha de pesquisa: Educação e Ensino de Geografia – em andamento (2023). Integrante do grupo de pesquisa GPEG. Professora do magistério do Estado do Paraná – docente por prazo indeterminado – desde 2017, atuando nos ensinos Fundamental e Médio nas cidades de Capanema e Planalto – PR.

WALDINEY GOMES DE AGUIAR

Possui Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo – USP em Geografia Humana com ênfase no Ensino de Geografia. Docente do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Foi professor da Educação Básica e participa dos Grupos de Pesquisas GEPED – Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia e Prática Interdisciplinares na Faculdade de Educação – USP e GPEG – Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.