Capa do livro: O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na américa portuguesa quinhentista

O pensamento linguístico de João de Barros e as escolas de ler e escrever na américa portuguesa quinhentista

Autores: Viviane Lourenço Teixeira

Embora muitas sejam as (re)construções sobre a língua portuguesa, língua vernacular, língua de contato utilizada na América quinhentista portuguesa, este livro é sobre o pensamento linguístico de João de Barros em relação à alfabetização latino-portuguesa. A tese que deu origem a esta obra tem o recorte temporal compreendido entre 1549 e 1556, época do período missionário na história do pensamento linguístico no Brasil, e da redação da Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil, de José de Anchieta (1595). Esse tipo de estudo histórico-linguístico inclui não só a designação de história interna. Aqui há a exploração de documentos da época estudada, a fim de se comprovar o uso da Cartilha e Gramática (1539/1540) por missionários jesuítas.
Esperamos que a publicação deste livro seja não só oportuna, mas também necessária, para ratificarmos que o processo de  institucionalização do ensino, a implantação do vernáculo português, a alfabetização intercultural, de base latino-portuguesa, pela catequese, e a gramatização da língua indígena para o fomento de uma prática literária incipiente, nas primeiras instituições rotuladas como “escolas de ler e escrever”, teriam marcado o período histórico inicial do território que viria a ser o Brasil.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6480-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-6481-6
DOI: 10.24824/978652516480.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 15
  • INTRODUÇÃO - 19
  • CONTEXTUALIZANDO A GRAMÁTICA HUMANÍSTICA NA AMÉRICA PORTUGUESA - 29
  • O PENSAMENTO LINGUÍSTICO DE JOÃO DE BARROS E O APARATO TEÓRICO DA HL - 45
  • A APRESENTAÇÃO DO ALFABETO LATINO-PORTUGUÊS - 63
  • A APRESENTAÇÃO DO SILABÁRIO LATINO-PORTUGUÊS - 71
  • OS TEXTOS CATEQUÉTICOS: português, latim e tupi antigo - 81
  • AS PARTES DA ORAÇÃO E OS CASOS LATINOS NA OBRA DE JOÃO DE BARROS - 89
  • A EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA NAS “ESCOLAS DE LER E ESCREVER” E OS RUDIMENTOS DE LATIM - 103
  • OS TESTEMUNHOS DAS “ESCOLAS DE LER E ESCREVER”: 1549-1553 - 113
  • O PERÍODO DA GRAMÁTICA ANCHIETANA: 1553/54 e 1556 - 129
  • CONCLUSÃO - 157
  • REFERÊNCIAS - 163
  • ÍNDICE REMISSIVO - 169
VIVIANE LOURENÇO TEIXEIRA

Docente da educação básica de municípios da Região dos Lagos (RJ), é associada da Anpoll, da Abralin e integrante de grupos de pesquisa da UFF. Doutora e mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense; pós-graduada Lato Sensu em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá; graduada em Português-Latim pela Universidade Federal Fluminense; graduada em Letras Português-Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá. Laureada pela UFF, no ano de 2019.