Autores: Gilmar Hermes
Neste livro o autor aborda os principais conceitos teóricos que o guiaram para uma análise semiótica de ilustrações jornalísticas, em sua pesquisa realizada entre os anos de 2003 e 2005. Trata especialmente da semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914), tratando das noções que são ferramentas para estudos voltados aos aspectos estéticos e para diversas áreas, entre as quais as da Arte e da Comunicação.
Elucida de forma introdutória os principais conceitos da ciência que trata dos signos, especialmente levando em conta o conceito de ícone e sua problematização, sem ignorar a inserção destes onceitos no conjunto de uma obra filosófica de maior abrangência.
São apreciadas as concepções das categorias fenomenológicas peirceanas (primeiridade, secundidade e terceiridade), os aspectos constituintes do signo (representamen, objeto e interpretante) e as classificações sígnicas, em que se insere o conceito de ícone.
Este trabalho busca estabelecer conexões entre a semiótica e a possibilidade de seu uso para reflexões sobre as imagens e sua respectiva forma de produção de sentido. Também aborda conceitos da área da estética e da História da Arte, somando ainda apreciações de textos dos autores Roland Barthes (1915-1980) e Umberto Eco (1932-), que se voltaram diretamente para questões relativas à Arte e à Comunicação
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-747-9
DOI: 10.24824/978858042747.9
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 104
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Gilmar Hermes
Professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduado em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutor pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Foi repórter e editor no Jornal NH, do Grupo Editorial Sinos, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, na área de jornalismo cultural. Utilizando metodologias semióticas, sua dissertação de mestrado tratou de textos jornalísticos sobre artes visuais e sua tese de doutorado sobre ilustrações jornalísticas.