Capa do livro: Ensinar e aprender a língua escrita: <BR>Reflexões didáticas à luz do enfoque histórico-crítico

Ensinar e aprender a língua escrita:
Reflexões didáticas à luz do enfoque histórico-crítico

Autores: Bruna Carvalho

O livro de Bruna Carvalho, “Ensinar e Aprender a Língua Escrita: reflexões didáticas à luz do enfoque histórico-crítico”, tem importante contribuição aos estudos da pedagogia histórico-crítica, em especial no campo da didática. A autora apresenta dados da alfabetização no Brasil e com isso demonstra as imensas limitações da educação escolar hegemônica para qualificar o trabalho didático que garanta a apropriação da leitura e da escrita. Ela também faz um levantamento sobre o que já foi acumulado sob enfoque histórico-crítico e vai além, apresentando proposições, “caminhos a percorrer” e possibilidades didáticas para o processo de alfabetização.
 Ciente de estar inserida numa formulação teórico-prática que se reivindica coletiva, Bruna busca contribuir com um aspecto central para a pedagogia histórico-crítica, qual seja, a didática e seus encaminhamentos metodológicos.
  Um livro essencial para a pesquisa em educação e para professoras e professores que se comprometem com o ensino de qualidade para a classe trabalhadora.

Ana Carolina Galvão
Professora da área de Didática
Universidade Federal do Espírito Santo
Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Impresso
de R$ 91,25 por
R$ 70,19
Digital
de R$ 91,25 por
R$ 63,88

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6732-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-6729-9
DOI: 10.24824/978652516732.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 264
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • INTRODUÇÃO - 19
  • CAPÍTULO 1 ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: dados oficiais, métodos e teorias - 27
  • CAPÍTULO 2 A ALFABETIZAÇÃO SOB O ENFOQUE HISTÓRICO-CRÍTICO: análise e síntese de uma construção coletiva - 75
  • CAPÍTULO 3 ALFABETIZAÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: a organização do processo de ensino e aprendizagem - 149
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 237
  • REFERÊNCIAS - 243
  • ÍNDICE REMISSIVO - 257
BRUNA CARVALHO

Pedagoga pela UNESP – Bauru, mestre e doutora em Educação Escolar pela UNESP – Araraquara. Foi docente, coordenadora pedagógica e diretora de escola na educação básica. Atualmente, é Professora Colaboradora do Departamento de Educação da UNESP – Bauru, na área de Didática, Práticas e Políticas que Envolvem o Ensino na Educação Básica.