Capa do livro: Múltiplas faces da pesquisa em educação na Amazônia: <BR>Um convênio de saberes

Múltiplas faces da pesquisa em educação na Amazônia:
Um convênio de saberes

Autores: Brenna Paula Boaventura Correa Cavalcanti - Claudiney Lofiego Cacau - Francisco Rogério de Carvalho - Márcio de Oliveira - Nádia Maciel Falcão (Orgs.)

O livro “Múltiplas faces da pesquisa em educação na Amazônia: um convênio de saberes” reúne inúmeros/as pesquisadores/as para debater acerca das especificidades da educação Amazônica, perpassando por temas atuais, relevantes e urgentes, a exemplo da formação e práxis do/a professor/a da Educação Básica e do Ensino Superior; a tríade Educação, estado e sociedade; e a Inclusão através da Educação Especial.
A partir disso, convidamos a todos/as à leitura deste material em uma perspectiva de conhecer tais temas, a fim de mergulhar em assuntos que aproximam a área de Pesquisa em Educação com as particularidades da região Amazônica, sobretudo o estado do Amazonas.
Sintam-se desafiados/as a experimentar a produção de conhecimento registrada nesta coletânea.

Boa leitura a todos/as.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6644-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-6642-1
DOI: 10.24824/978652516644.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • PREFÁCIO UM POTENTE CONVÊNIO DOS SABERES - 17
  • O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um olhar para o paradigma do Professor-Pesquisador - 23
  • UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS - 31
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM BORBA/AM: contribuições para o desenvolvimento de uma inteligência plena - 41
  • A LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UFAM NO CAMPUS DE MANAUS: o PPC e suas implicações para a formação reflexivo-crítica do professor de história - 51
  • O ENSINO COM PESQUISA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NO CONTEXTO AMAZÔNICO: evidências e contradições no Programa Ciência na Escola no Ensino Médio do Campo - 61
  • ARTICULAÇÕES ENTRE TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE - 71
  • A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA NOVE ANOS E O INGRESSO DA CRIANÇA DE 6 ANOS NO 1? ANO: perspectivas oficiais - 81
  • PRÁTICAS DOCENTES COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA - 91
  • EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURAIS - 101
  • POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO NO AMAZONAS: um meio de combater a violência contra a mulher - 115
  • OS PLANOS MUNICIPAIS EDUCACIONAIS DO AMAZONAS E AS POSSÍVEIS DISCUSSÕES ACERCA DE AÇÕES DE ENFRENTAMENTO E/OU COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES - 125
  • O REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE E A EDUCAÇÃO FÍSICA - 135
  • PROCESSO DE CORREÇÃO DE FLUXO NO ENQUADRAMENTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - 145
  • O ACOMPANHAMENTO ESCOLAR COMO EXPRESSÃO DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA - 155
  • NOVO FUNDEB: limites e possibilidades para a garantia do direito à Educação pública, gratuita e socialmente referenciada - 165
  • OS OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DO ENSINO MÉDIO E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EXTERNA SELETIVA E CLASSIFICATÓRIA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO - 175
  • REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 187
  • MÚSICA NA EDUCAÇÃO: uma linguagem da arte no contexto inclusivo - 197
  • A SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL EM FOCO: a produção e adaptação de materiais didático-pedagógicos para o AEE - 205
  • ÍNDICE REMISSIVO - 215
  • SOBRE OS(AS) ORGANIZADORES(AS) - 219
  • SOBRE OS(AS) AUTORES(AS) - 221
ORGANIZADORES

BRENNA PAULA BOAVENTURA CORREA CAVALCANTI

Mestra em Design (Ufam/AM). Especialização em Estratégia Empresarial (Ufam/AM). Graduada em Ciências Contábeis (Ciesa/AM). Atualmente, Técnica Administrativa em Educação (TAE) da Universidade Federal do Amazonas. É pesquisadora do grupo de pesquisa “Árvores do asfalto: prospecção de espécies arbóreas nativas para o uso na arborização urbana”. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, custos, educação, arborização urbana e design.

CLAUDINEY LOFIEGO CACAU

Mestre em Educação (Ufam/AM). Especialização em Letramento Digital (UEA/AM). Graduado em Geografia (Ufam/AM). Atualmente, Professor na Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc/AM). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia.

FRANCISCO ROGÉRIO DE CARVALHO

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam. Pedagogo. Especialista em Gestão Educacional Tecnólogo em Redes de Computadores. Especialista em Análise de Sistemas de Telecomunicações. Membro do Grupo de Pesquisa do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Formação Continuada – Cefort/Ufam. Membro do Grupo de Pesquisa Conexões: Epistemologia, Tecnologia, Formação e Ensino no Contexto Amazônico.

MÁRCIO DE OLIVEIRA

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciado em Pedagogia e Mestre em Educação pela UEM. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE-Ufam). Docente do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced-Ufam). Pesquisador do Nudisex – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual. Temas de Pesquisa: políticas públicas educacionais, questões de gênero e sexualidade, violência sexual contra crianças e adolescentes, violência contra as mulheres.

NÁDIA MACIEL FALCÃO

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Mestrado em Educação e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas. Líder do Grupo de estudo e pesquisa Juventude, Educação e Trabalho na Amazônia. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude, Educação e Trabalho; Juventude, Políticas Públicas e Ensino Médio.

AUTORES

ALESSANDRO LÚCIO CRISTO DE MELO

Mestre em Educação (Ufam/AM). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (Ufam/AM). Graduado em História (Ufam/AM), e Direito (UEA/AM). Professor da rede estadual de Ensino (Seduc/AM). É pesquisador do grupo de pesquisa “Gênero, trabalho e educação”, da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, atuando principalmente em temas que envolvem: Educação, História do Brasil, História do Amazonas e Sociedades.

ARMINDA RACHEL BOTELHO MOURÃO

Cursou o mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação/Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, políticas educacionais referentes ao ensino superior, ensino técnico e tecnológico. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Exerceu a função de Pró-Reitora de Assuntos Comunitários. Foi diretora da Faculdade de Educação (2006 a 2014). Foi Presidente da Associação de Professores do Estado do Amazonas e da Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação/Faced/Ufam nos períodos de 2005-2007 e 2014 a 2018.

ARTEMISON MONTANHO DA SILVA

Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Amazonas (2009); Especialização em Metodologia do Ensino da História pela Universidade do Estado do Amazonas (2015); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (Faced/PPGE/Ufam-2021). É membro do Laboratório de Formação de Professores para o Desenvolvimento Metacognitivo-crítico – LaDeM, vinculado à Linha de Pesquisa 2: Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufam). Atua como Professor Ministrante do Componente Curricular de História no Centro de Mídias e Educação do Amazonas – Seduc/AM.

AXON MOREIRA MIRANDA

Músico e Educador. Licenciatura Plena em Música (2014) e Mestrado em Educação (2021) pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam. Professor de Arte/Música, atua na rede Estadual e Municipal de ensino com experiência em Educação Musical, Produção Musical e Educação Musical Especial e Inclusiva. Violonista erudito por formação e popular por gosto com fascínio em tocar instrumentos musicais diversos. Participou como jurado de eventos culturais em municípios do Estado do Amazonas, além de realizar projetos de música nas escolas municipais e estaduais de Manaus em parceria com artistas locais. Atualmente integra o Cerimonial da Secretaria Municipal de Educação, cantor e compositor nas horas livres.

CASSANDRA AUGUSTA RODRIGUES NASCIMENTO

Mestra em Educação (Ufam/AM), Especialista em Docência Superior (Ufam/AM), Graduada em Pedagogia (Ufam/AM). Atualmente é Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. É membro do Núcleo de Estudos da Amazônia (Nel/Amazônia/CNPq). Tem experiência na área educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos Educacionais, Formação de Professores e Processos Educativos.

CLAUDINEY LOFIEGO CACAU

Mestre em Educação (Ufam/AM). Especialização em Letramento Digital (UEA/AM). Graduado em Geografia (Ufam/AM). Atualmente, Professor na Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc/AM). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia.

DARIANY ANDRADE DE SOUZA

Mestra em Educação, convênio Seduc/AM-Ufam. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa – Cepam. Graduada em Letras-Língua Portuguesa – UEA. Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar – Seduc/AM. Coordena projetos no Programa Ciência na Escola – PCE. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores na Amazônia. Professora Formadora no Programa de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor. Foi professora substituta na Universidade Federal do Amazonas – Ufam. Atua e publica nas áreas de Formação de professores; Educação do Campo; Ensino com pesquisa; Literatura e Leitura na Educação Básica.

DAVID GOES FERREIRA

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/Ufam), mestre em Educação (2021), graduado em Pedagogia (2018) e em Ciências Biológicas (2013). Na área de educação atuou na Educação do Campo, tem experiência nas Políticas Públicas de Correção de Fluxo Escolar. Na área das Ciências Biológicas atua no ensino de Biologia e possui experiência na área de Genética Médica e Bioquímica, com ênfase em Distúrbios Genéticos e Metabólicos. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas (Fapeam) na Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária, nesse período desenvolveu atividades de pesquisa científica com fungos fitopatogênicos. Atualmente é professor de Biologia na Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc/AM) e editor de layout da Revista Amazônida do PPGE/Ufam.

EMANUELA FERREIRA DE OLIVEIRA

Mestra em Educação (Ufam/AM). Especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional (Fametro/AM). Graduada em Licenciatura em Pedagogia (UEA/AM). Atualmente, Pedagoga no Centro de Apoio Educacional Específico (Caesp) da Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz (Seduc/AM). É pesquisadora do grupo de pesquisa “Laboratório de Formação de Professores para o desenvolvimento Metacognitivo-crítico”. Tem experiência na área de Formação de Professores, Educação Especial, Neurodiversidade, Altas Habilidades/Superdotação, Criatividade, atuando principalmente no Atendimento Educacional Especializado com suporte técnico e pedagógico para a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial.

EVANDRO LUIZ GHEDIN

Pós-doutor em Didática (USP). Doutor em Filosofia da Educação (USP). Mestre em Educação (Ufam). Especialista em Antropologia da Amazônia (Ufam). Especialista em Filosofia e Existência (UCB). Graduado em Filosofia (UCB). Professor Permanente no PPGECEM (Reamec). Professor Permanente no PPGE (Ufam). Professor Permanente no PGEDA (Educanorte). Líder do grupo de Pesquisa Laboratório de Neurodidática e Formação de Professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e Formação de Professores; Metodologia da Pesquisa em Educação; Epistemologia; Educação em ciências; Filosofia da Educação. É professor Universitário desde 1997. É autor de diversos livros e artigos científicos na área da Educação.

EVERTON CESAR OLIVEIRA DA CRUZ

Mestre em Educação PPGE/Ufam (Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos); Especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física – UEA; Graduação: Licenciatura Plena em Educação Física pela Ufam; Professor de Educação Física Efetivo pela Seduc/AM; Assessor de Educação Física da Seduc/AM; Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Esportes e Treinamento Esportivo e na Formação de Professores. Idealizador, Organizador e Coordenador do Projeto Dança dos Continentes e Eventos Esportivos.

FABIANE MAIA GARCIA

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/Ufam – Linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Doutora em Educação pela Universidade de Minho – Portugal (2015), mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia – Ufam (2005), com graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas, Vice diretora da Faced/Ufam, presidente da CGRRDE e Vice-presidente Norte da Anped. Foi coordenadora Nacional do Forpred (2019-2021), foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (2017-2022), foi presidente do Forpred-Norte (2018-2019). Área de interesse: Política pública e temas como o ensino superior, democracia, escola, comunicação e tecnologia. As pesquisas desenvolvidas possuem financiamento direto da Fapeam, Capes e CNPq.

FERNANDA MACHADO

Professora (Seduc/AM). Mestra em Educação (Ufam). Especialização em Didática do Ensino Superior (Uninilton Lins). Licenciada em Pedagogia (UEA). Atualmente é doutoranda em Educação pelo PPGE/Ufam. Com experiência na Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Básica, Violência contra as Mulheres, Políticas Públicas.

GEANE DAS CHAGAS SILVA

Mestra em Educação (Ufam/AM). Especialista em Didática do Ensino Superior (Fase/AM). Graduada em Licenciatura Ciências Biológicas (UEA/AM) e Licenciatura Educação Física (Ufam/AM). Atualmente, Assessora Pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de Manacapuru. Professora do Quadro Efetivo da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). É pesquisadora do grupo de pesquisa “Laboratório de Estudos em Comportamento Motor Humano” (LECOMH). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, meio ambiente e educação.

GERSON RIBEIRO BACURY

Pós-Doutor em Educação em Ciências e Matemática (Unifespa, Ufnt e Ufam); Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (Iemci/Ufpa); Mestre em Educação (PPGE/Faced/Ufam); Graduado em Matemática (Ufam); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Ufam); Atua nas áreas da Educação Matemática em contextos de Diversidade Sociocultural – Etnomatemática e Formação de Professores que ensinam Matemática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Faced/Ufam); líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática (GEPIMat/Ufam/CNPq); e, vice-líder do Grupo de Estudo e de Pesquisa em Sistemas Socioculturais de Educação Matemática (Sismat/UFT/CNPq).

HELLEN CRISTINA PICANÇO SIMAS

Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013); Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2018). Pós-doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade do Norte de Tocantins (2022). Mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009); Especialização em Ensino, Remoto, a Distância e Metodologias Ativas pela Faculdade Metropolitana de São Paulo; Graduação em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2006); Graduação em Letras Língua Espanhola pelo Centro Educacional Ibra (2021). Foi professora visitante na Universidade de Santiago de Compostela (2022-2023) e bolsista CNPq pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes (2022-2023).

HELOÍSA DA SILVA BORGES

Doutorado e Mestrado em Educação – Ufam. Especialista em Educação de Jovens e Adultos – Ufam. Graduada em Pedagogia – Ufam. Atua como professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores na Amazônia. Coordenadora Institucional Parfor/Ufam. Coordena o Curso de Especialização em Educação do Campo Práticas Pedagógicas – Convênio Ufam/MEC-Secadi, parceria com Seduc/AM e Semeds. Atua e publica nas áreas de Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico.

IOLETE RIBEIRO DA SILVA

Doutora em Psicologia, Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), credenciada como docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Ufam, Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufam. Bolsista Produtividade CNPq.

JOÃO LUIZ DA COSTA BARROS

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam. Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Feff/Ufam). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/Ufam). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e suas Relações Interdisciplinares – Gepefri/Feff/Ufam.

JOÃO OTACÍLIO LIBARDONI DOS SANTOS

Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano (Cefid/Udesc). Graduado em Educação Física (CEFD/UFSM). Atualmente é Professor Associado Nível I da Universidade Federal do Amazonas e ocupa o cargo de Diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff/Ufam) (2017 até o momento). Líder do grupo de Pesquisa “Estudo do Desempenho Humano”. É membro da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), do Conselho Estadual de Saúde do Estado do Amazonas (CES/AM) e da Sociedade Brasileira de Atividade Física e saúde (SBAFS). Atua também como Docente/orientador permanente do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado/doutorado) em Educação e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (mestrado) em Ciências do Movimento Humano (PPGCIMH). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase: Desenvolvimento Motor de Crianças, Escolarização, Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico e Biomecânica do Calçado e do Esporte.

KAROLAYNE ÊNDREA DA CRUZ OLIVEIRA

Mestra em Educação (Ufam/AM). Especialista em Docência do Ensino Superior (Fase). Graduada em Letras – Língua Portuguesa (Uninorte). Atualmente, professora da rede pública estadual de ensino do Amazonas (Seduc/AM). É membra do grupo de pesquisa “Laboratório de Neurodidática e Formação de Professores”, com ênfase na linha de Formação de Professores. Tem experiência na área de Formação de professores e docência no Ensino Médio – Língua Portuguesa.

LAURA BELÉM PEREIRA

Nasceu no município de Barcelos/AM. É formada em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi (2010), possui especialização em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (2018), é mestra em Educação Pela Universidade Federal do Amazonas/Ufam (2021), Foi bolsista Fapeam no período de março de 2020 a julho de 2021, é Professora da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino, é membro do Núcleo de Estudos de Linguagem da Amazônia – Nel – Amazônia/CNPq. Atualmente, atua como professora da rede estadual de ensino na E.E.T.I. Danilo de Mattos Areosa no município de Novo Airão/AM.

LORHENA ALVES PEREIRA

Doutoranda em Educação na Amazônia (Educanorte/PGEDA/Ufam). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (PPGE/Ufam). Especialista em Metodologia do Ensino em Educação Física pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Professora de Educação Física (Ensino Fundamental I) (Seduc/AM). Professora Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Feff/Ufam 2022-2024). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física e suas Relações Interdisciplinares – Gepefri/Feff/Ufam.

LÚCIO FERNANDES FERREIRA

Doutor em Ciências, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Física, área de concentração Biodinâmica do Movimento humano, pela Universidade de São Paulo (2004). Especialização em Ciência e Técnica da Natação pelas Faculdades Integradas Castelo Branco (1992). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1987). Atualmente, professor Adjunto C Nível III da Universidade Federal do Amazonas/Ufam. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/PPGE-Faced/Universidade Federal do Amazonas. Professor Permanente do Programa em Rede de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar. É líder do Grupo de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/Feff. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Desordem da Coordenação do Desenvolvimento); Pedagogia do Movimento e Educação Inclusiva.

LUZIA BRAGA PEREIRA DE MELO

Doutoranda em Educação no (PPGE/Faced/Ufam); Mestra em Educação (PPGE/Faced/Ufam); Especialista em Letramento Digital (UEA) e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (Uniasselvi). Graduada em Letras e Normal Superior (UEA). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática (GEPIMat/Ufam/CNPq). Experiência como professora da educação básica, coordenação pedagógica e formação continuada de professores em contexto de sociodiversidade.

MÁRCIO DE OLIVEIRA

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciado em Pedagogia e Mestre em Educação pela UEM. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE-Ufam). Docente do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced-Ufam). Pesquisador do Nudisex – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual. Temas de Pesquisa: políticas públicas educacionais, questões de gênero e sexualidade, violência sexual contra crianças e adolescentes, violência contra as mulheres.

MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS

Licenciada em Educação Especial: Deficientes Mentais na 1 Turma do Curso pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (1980). É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam (1996), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2008) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Marília (2019). Atualmente é Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam) na categoria Associada Nível 4, vinculada ao Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF). É Coordenadora Fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (Neppd), Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Educação (GPPE/Ufam). Faz parte da Associação Brasileira de Autismo (Abra), Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (ABP), compondo também a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Inclusão Escolar, Políticas Públicas, Necessidades Educacionais Especiais, Psicomotricidade e Psicopedagogia.

MERIANNE DA SILVA LIMA

Mestra em Educação (Ufam/AM). Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas (UEA/AM). Graduada em Letras – Língua Portuguesa (UEA/AM). Atualmente, Professora de Língua Portuguesa e Literatura da Rede Estadual de Ensino no Município de Parintins. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado.

MICHELLE DE FREITAS BISSOLI

Pós-Doutorado (2010) pela Universidade de São Paulo, Doutorado (2005) em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (Unesp). Atuou na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Foi membro do Corpo Editorial da Revista Amazônia (2007-2009); Coordenadora do Curso de Especialização e Educação Infantil (2008); Membro da Coordenação Ampliada do PPGE/Ufam (2012) e membro do Núcleo Docente Estruturante da Faced/Ufam (2015-2018). Atualmente, atua no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Infâncias e no Programa de Pós-Graduação em Educação e é professora titular da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam).

MORGANA BRAZIL SANTOS

Mestra em Educação (Ufam/AM). Especialização em Gestão Escolar (Gama Filho/RJ). Graduada em Pedagogia (Iesb/DF). Atualmente, Pedagoga da Semed/Manaus e Professora Seduc/AM. É participante do grupo de pesquisa “Gênero, Trabalho e Educação”. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguimentos da Educação Básica.

NÁDIA MACIEL FALCÃO

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Mestrado em Educação e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas. Líder do Grupo de estudo e pesquisa Juventude, Educação e Trabalho na Amazônia. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude, Educação e Trabalho; Juventude, Políticas Públicas e Ensino Médio.

NÁGILA MARIA BARROSO DE QUEIROZ

Mestra em Educação (Ufam/AM). Especialização em Leitura e Produção de Texto (Ufam/AM). Graduada em Letras e Serviço Social (Ufam/AM). Atualmente, Professora da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação (Seduc/AM). É membro do grupo de Estudos e Pesquisa “Juventude, Educação e Trabalho na Amazônia”. Tem experiência na área da Educação, ensino médio, jovem e família. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino médio, família, direitos da criança e do adolescente.

SILVIA CRISTINA CONDE NOGUEIRA

Doutora (2016) em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Desde 2009 é professora da Faculdade de Educação (Faced/Ufam). Atua no Departamento de Administração e Planejamento (Daplan) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). No período de 1993 a 2005 atuou na Educação Básica no município de Manaus. É integrante da linha de pesquisa Educação, Estado e Sociedade na Amazônia (PPGE/Ufam). Está vice-líder do Grupo Gênero, Trabalho e Educação (Faced/Ufam), grupo de pesquisa em atividade desde o ano 2000. É pesquisadora da rede EMpesquisa (Ensino Médio em Pesquisa).

SINARA NARCISO DE LIMA AGUIAR

Mestra em Educação (Ufam/AM). Especialização em Psicopedagogia (Ufam/AM). Graduada em Pedagogia (Ufam/AM). Atualmente, Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Professora da Secretaria Estadual de Educação. É pesquisadora do grupo de pesquisa “Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Escola de Vigotsky/Gepev”. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Transição Escolar, Formação de Professores.

THAIANY GUEDES DA SILVA

Doutora em Educação (Ufam). Mestra em Educação (Unesp). Graduada em Licenciatura em Pedagogia (UEA). Professora da Faculdade de Educação (Ufam). Membra do grupo de Pesquisa Laboratório de Neurodidática e Formação de Professores. Vice líder do grupo Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores na Amazônia. Atuou como Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faced (Ufam) 2021-2023. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufam. Atualmente dedica-se ao projeto: Cursos de licenciatura em pedagogia: Concepções e implicações na formação dos pedagogos/as, professores/as e educadores/as no contexto da Ufam e UEA.