Capa do livro: Educação e estratificação social: <BR>Debates interdisciplinares

Educação e estratificação social:
Debates interdisciplinares

Autores: Thiago Ingrassia Pereira - Luís Fernando Santos Corrêa da Silva (Orgs.)

Este livro é fruto do primeiro ano de atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES/UFFS/CNPq) e reúne contribuições teóricas e empíricas fundamentais para entendermos as dinâmicas sociais contemporâneas. Os textos que integram a coletânea expressam a natureza interdisciplinar do campo das Ciências Humanas e Sociais, considerando aportes teóricos da Sociologia, Educação e Economia. A obra serve de porta de entrada para leitores(as) interessados(as) em compreender as desigualdades sociais e educacionais que estruturam a sociabilidade no Brasil. Dentre os temas abordados, destacam-se os seguintes: meritocracia, racionalidade neoliberal, desigualdades escolares e trabalho no cooperativismo.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6578-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6579-0
DOI: 10.24824/978652516578.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL COMO TEMAS DE PESQUISA: a construção do GEPIEES - 11
  • A MERITOCRACIA COMO TEMA DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS - 17
  • ESTUDOS SOBRE MERITOCRACIA: um exercício de estado do conhecimento - 31
  • RACIONALIDADE NEOLIBERAL E EDUCAÇÃO NO BRASIL: o caso do novo ensino médio - 43
  • INFÂNCIAS DESIGUAIS E O DESAFIO DA EQUIDADE SOCIAL NA ESCOLA PÚBLICA - 55
  • DAS INFÂNCIAS ÀS JUVENTUDES: o lugar da escola na (des) construção do habitus prospectivo - 67
  • DA MARGINALIZAÇÃO À INCLUSÃO: a alfabetização como uma ferramenta de transformação social ou manutenção das desigualdades? - 77
  • A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E O TEATRO COMO ENFRENTAMENTO AO RACISMO NAS ESCOLAS: uma abordagem da desigualdade social na perspectiva do sujeito negro - 89
  • COOPERATIVISMO NO BRASIL: desafi os para a implantação da agenda do trabalho decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) - 101
  • ECONOMIA SOLIDÁRIA E COOPERATIVISMO: enfrentamento ao capitalismo ou precarização do trabalho? - 117
  • “RENDA NÃO É RIQUEZA”: efeitos de sentidos em torno da desigualdade social - 129
  • ÍNDICE REMISSIVO - 147
  • SOBRE OS(AS) AUTORES(AS) - 149
BERNARDO MATTES CAPRARA

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS.

CARINE MARCON

Professora de Sociologia, Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Pedagoga, Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFFS). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES/UFFS/CNPq).

CLÁUDIA FACIOLI BAZI

Advogada. Graduada em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/Erechim). Especialista em Direito da Seguridade Social – Previdenciário e Prática Previdenciária pela Faculdade Legale. Cursa Especialização em Direito Tributário pela Faculdade Legale. Mestranda no Progra­ma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES/UFFS/CNPq).

FATIMA APARECIDA MENDES DOS SANTOS

Licenciada em Ciências Sociais e Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Bolsista CNPq no Projeto “Desenvolvimento Profissional de Professores e Futuros Professores”. Mestranda no Progra­ma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFFS).

GIOVANI FORGIARINI AIUB

Licenciado, Mestre e Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2011, é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Feliz, onde foi Diretor-Geral (2013-2020), coordenador do PIBID na área de Língua Portuguesa (2020-2022) e Docente Orientador da área de Língua Portuguesa para o Programa Residência Pedagógica (2022-2024). É membro do Grupo de Estudos Pecheuxtianos (GEP/UNIPAMPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIESS/UFFS/CNPq).

JULIANA DELLA FLORA

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES/UFFS/CNPq). Especialista em Planejamento e Orçamento Público pela AVM Faculdade Integrada e Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Assistente em Administração na UFFS.

KAYLANI DAL MEDICO

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Bolsista de Extensão do projeto “Dizer a sua palavra”: democratização da cultura popular e da comunicação.

LUÍS FERNANDO SANTOS CORRÊA DA SILVA

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Investigador Visitante em Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra/Portugal. É Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES/UFFS/CNPq).

MARINA FÁTIMA ONYSZKO

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/Erechim). Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES/UFFS/CNPq).

NAJARA LEITE BENTO

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Bolsista FAPERGS (2023/2024) no Projeto “Sistematização do conhecimento em meritocracia: um levantamento de fontes”. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES/UFFS/CNPq).

RACHEL KARPINSKI

Pedagoga pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desenvolvendo estágio de Pós-Doutorado em Ciências Humanas (PPGICH/UFFS). Professora Universitária – Licenciaturas na FACCAT. Formadora e Assessora Pedagógica – Fundação Sicredi e Cooperativas.

SOFHIA RAUPP JORGE PEREIRA

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

SONIA VENTURIN

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

SYNARA KEHL TAPPARELLO

Pedagoga pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Assessora pedagógica do Programa Cooperativa Escolares. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES/UFFS/CNPq).

THIAGO INGRASSIA PEREIRA

Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade de Lisboa/Portugal. Professor da área de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Edu­cação (PPGPE) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES/UFFS/CNPq).