Capa do livro: Reflexões sobre o empoderamento da mulher no contexto escolar amazônico

Reflexões sobre o empoderamento da mulher no contexto escolar amazônico

Autores: Silvana Barreto Oriente

A partir de sua experiência dolorosa na educação básica, marcada por diversas cenas de discriminação e preconceito vividas nas escolas públicas por onde passou, a autora, uma mulher preta, de infância pobre, questiona se as atuais políticas públicas educacionais brasileiras têm estimulado práticas pedagógicas voltadas ao empoderamento da mulher. Ao longo da obra é feito um mapeamento das políticas educacionais vigentes, a fim de entender se as práticas docentes estão alinhadas ao reconhecimento e valorização das potencialidades das mulheres. Alguns conceitos importantes são discutidos, como empoderamento feminino, relações de subalternidade, patriarcado, processos de resistência, interseccionalidade, condição contemporânea da mulher, conceitos de gênero e produção de identidade. Certamente as reflexões aqui propostas levarão as/os leitoras/leitores a novos olhares sobre suas vivências, dentro e fora da escola, tensionando os motivos pelos quais ainda é nítida a dificuldade de dialogar sobre gênero, racismo, preconceito e inúmeros outros tipos de discriminação e violência que ocorrem no contexto escolar.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6512-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-6508-0
DOI: 10.24824/978652516512.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 126
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • PRÓLOGO - 11
  • CAPÍTULO 1 POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A VALORIZAÇÃO DAS MULHERES: UMA INTRODUÇÃO - 13
  • CAPÍTULO 2 HISTÓRICO DE LUTAS E RESISTÊNCIAS PARA O EMPODERAMENTO FEMININO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - 47
  • CAPÍTULO 3 O QUADRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO CENÁRIO BRASILEIRO QUE VERSAM SOBRE GÊNERO - 55
  • CAPÍTULO 4 AS ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS - 75
  • CAPÍTULO 5 UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE VISAM O EMPODERAMENTO DA MULHER - 83
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 107
  • REFERÊNCIAS - 113
  • ÍNDICE REMISSIVO - 125
SILVANA BARRETO ORIENTE

Doutoranda em Educação (Ufscar), Mestra em Ensino de Ciências e Humanidades (Ufam), graduada em Letras, Pedagogia e Gestão Pública. Professora da Rede Estadual do Amazonas, atualmente trabalha com Formação de Professores, no Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta – Cepan. Faz parte do Grupo de Pesquisa Educação e Relações Étnico-raciais – Ufscar e Grupo de Pesquisa em Estudos Pós-críticos e decoloniais – Ufam.