Capa do livro: Memórias da licenciatura: <Br>Narrativas e análises das políticas curriculares em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Goiás

Memórias da licenciatura:
Narrativas e análises das políticas curriculares em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Goiás

Autores: Jacqueline de Oliveira Veiga Iglesias

Em minha trajetória como professora e pesquisadora, muitos questionamentos surgiram diante das questões da formação de professores. Desta forma, escolhi o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás para investigar as dinâmicas das políticas curriculares. A escolha não foi feita ao acaso, mas sim, por ser egressa de um dos cursos que estavam em processo de encerramento de suas atividades acadêmicas. Para isso, apoiei-me na perspectiva teórica do campo dos estudos curriculares, tendo como referência o pensamento de Ivor Goodson, no que se refere ao conceito de refração e Walter Benjamin nas histórias de vidas. Dentre as questões de investigação que constituem o livro são: Considerando um período marcado por políticas federais neoliberais, que disputas marcam a criação e a consolidação dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma Universidade pública, estadual e multicampi, como a UEG? Quais as características do projeto inicial dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas na UEG na fase de sua criação e que rumos foram tomados no decorrer do caminho de sua expansão durante o período de 19 anos de seu oferecimento? Foram analisadas narrativas sistêmicas e narrativas de história de vida, considerando diferentes períodos da instituição. Foi possível evidenciar desvios provocados nas políticas curriculares tomando eixos temáticos: “Matriz Curricular”, “Infraestrutura”, “Relação licenciatura –  bacharelado” e “Interdisciplinaridade”.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5677-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-5673-6
DOI: 10.24824/978652515677.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 17
  • PREFÁCIO - 19
  • CAPÍTULO 1 TRAÇANDO NOSSO CURSO: navegando pelo caminho à frente - 21
  • CAPÍTULO 2 ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: desafios, oportunidades e o caminho a seguir - 29
  • CAPÍTULO 3 A REFRAÇÃO COMO FERRAMENTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS - 55
  • CAPÍTULO 4 A NARRATIVA BENJAMINIANA NO NÍVEL MICRO DAS POLÍTICAS CURRICULARES - 63
  • CAPÍTULO 5 DESVENDANDO A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: uma abordagem narrativa sistêmica - 73
  • CAPÍTULO 6 DESVENDANDO A REALIDADE ATRAVÉS DA FRAGMENTAÇÃO: uma análise de retratos narrativos em contexto de refração - 95
  • CAPÍTULO 7 REFLEXÕES DA MEMÓRIA: desvendando o passado em episódios refratadosA - 161
  • ECOANDO PENSAMENTOS: reflexões finais - 185
  • REFERÊNCIAS - 201
  • ÍNDICE REMISSIVO - 205
JACQUELINE DE OLIVEIRA VEIGA IGLESIAS

Doutora (2019) e Mestra (2014) em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Adventista de São Paulo. Graduada em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2006). Atualmente é professora universitária, psicopedagoga clínica, atuando há mais de 14 anos na área educacional. Tem trabalhado com temáticas ligadas à formação de professores, ensino de ciências, inclusão escolar e transtornos de aprendizagem.