Capa do livro: Almanaque de formação continuada do professor – Vol. 03

Almanaque de formação continuada do professor – Vol. 03

Autores: José Henrique Duarte Neto - Sérgio Nunes de Jesus (Orgs.)

O percurso social como cenário das tendências pedagógicas e as teorias reprodutivistas, evidenciam que o ser humano é constituído de elementos individuais e sociais, ou seja, a integração do conhecimento onde promovem habilidades crítico-analíticas, resolução de problemas, comunicação eficaz e trabalho em equipe. Nesse contexto, o homem é um ser social e suas relações não são neutras, mas articuladas pelas relações de poder, interesses econômicos, culturais e ideológicos. Relações que não representam apenas identidades individuais, mas reproduzem estruturas sociais mais amplas. Sendo assim, tais relações apresentam um nível complexo de interações que conectam e buscam elucidar as práticas pedagógicas voltadas para a educação socioemocional, valorizando saberes, habilidades e experiências. Diante dessa interação, vislumbra-se o processo formativo significativo aos docentes, que estruturam e estabelecem ações que corroboram com uma sociedade inclusiva e solidária – que inclui e aponta caminhos – para a harmonia entre os pares. Outrossim, a individualidade e sociabilidade de cada ser, promovem caminhos para o trabalho docente e sua significação na sociedade. Destarte, a coleção Almanaque de formação continuada do professor – Edição especial, volume 3, apresenta ao leitor compreensões sobre a prática social que caracteriza o capitalismo, em geral, como conteúdo político que precisa estar alinhado ao objeto de conhecimento escolar. Assim, por meio de cada discussão teórica, espera-se que a coleção possa ampliar e desenvolver a ideia pautada nos conceitos do trabalho, da educação e do ser humano enquanto ser social, e que pertence ao meio cultural em que vive.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6576-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-6577-6
DOI: 10.24824/978652516576.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 128
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO HUMANO, HUMANA, HUMANIZAR, HUMANIZAR-SE - 15
  • DE DESCONHECIDA À COADJUVANTE: análise de discurso francesa e suas contribuições na linguagem - 19
  • A HEGEMONIA DE CLASSES: lutas e perspectivas de controles sociais através da educação - 37
  • EDUCAÇÃO E TRABALHO: constituintes de mudanças sociais - 47
  • O CULTO FETICHISTA DE EXPANSÃO DO CAPITAL: uma crítica aos modos de (re)produção capitalistas - 61
  • A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO SOCIAL: a cultura capitalista como processo de formação das relações sociais - 73
  • EDUCAÇÃO HUMANISTA: abordagens e perspectivas da educação integral - 85
  • O PAPEL DA EDUCAÇÃO: apontamentos, perspectivas e mudanças sociais (um aparte teórico) - 97
  • ANÁLISE DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA ESCOLA UNITÁRIA: uma ruptura sistêmica - 107
  • ÍNDICE REMISSIVO - 117
  • SOBRE OS ORGANIZADORES - 119
  • SOBRE OS AUTORES - 121
JOSÉ HENRIQUE DUARTE NETO

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Ciência de La Educación Superior pela Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos (UMCC-CUBA). Especialista em História Sócio Econômica da Amaz (UFRR). Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Titular (IFPE-Recife). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT (IFPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores e Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Currículo Integrado, Educação Profissional e Tecnológica e Práticas de Ensino.

SÉRGIO NUNES DE JESUS

Faz estágio pós doutoral (2023-2024) pelo Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia – PPGCSPA, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sob a Supervisão do prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida (UEMA) e Co-Supervisão do Prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior (UNIFAL). Pós-Doutor em Ciências da Educação (UFLO). Doutor em Ciências da Educação (UTIC). Doutor em Ciências da Linguagem (UNICAP). Mestre em Master of Science in International Law (MUST). Mestre em Linguística (UNIR). Licenciado em Letras Português/Inglês/Literaturas (UNEB). Licenciado em História pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNICV). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT (IFRO). Afiliado aos Grupos de pesquisas: Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (UNIFAL-CNPq); Discurso, Sujeito e Sociedade (UNICAP-CNPq). Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO, campus Cacoal-CNPq). Professor Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO, campus Cacoal). Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem; Educação; Ensino e Cultura. Pesquisador, escritor, músico e poeta.

ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO

É Licenciada em Pedagogia (FAP/UNINASSAU) e em Letras/Português (UESPI). É Especialista em Educação Infantil (UESPI), em Gestão Municipal de Educação (UFPI), em Formação de Professores em EaD (FAESPA), em Psicopedagogia e Clínica (Instituto Dexter), e em Linguagens, suas Tecnologias e Mundo do Trabalho (UFPI). É mestre em Letras (UESPI) e Doutoranda em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq – IFRO) e no GREPET (Grupo de Pesquisa em Inovação de Recursos Didáticos, Produtos Educacionais e Tecnológicos) do IFCE. Bolsista Capes/CNPq através do Programa de Doutorado em Ciências da Linguagem da UNICAP. Participa dos Grupos de estudos: GEALF (UESPI) e GETE (UNICAP/UPE/UESPI). Professora Efetiva da SEMEC/Caxingó, PI. Professora formadora regional do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa da SEDUC, onde atua na formação dos professores da Educação Infantil. Professora do Curso de Pedagogia na FAESPA onde também atua na coordenação do Curso de Pedagogia e no Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas na modalidade presencial. É coordenadora do NEAD, professora conteudista e atua na Equipe Multidisciplinar do Curso de Pedagogia em EaD da FAESPA. Atualmente é Diretora Acadêmica da FAESPA. Em sua produção acadêmica tem se dedicado às áreas de alfabetização e letramento, formação docente (inicial e continuada), metodologia da língua portuguesa e currículo. É Autora e colaboradora das obras Almanaque de Formação Continuada (Editora CRV). Poetisa membro do Grupo Piauí Poético. Sua pesquisa se concentra na área de Aquisição, Desenvolvimento e Distúrbios da Linguagem em suas divErsas manifestações.

ADRIANA DOS ANJOS MORAIS FERREIRA

Cursa Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT (IFRO, campus Calama), sob a orientação da professora Dra Iza Reis Gomes. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Graduada em Matemática pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Especialista em Fundamentos da Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional. Especialista em Gestão em Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal, Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Guajará-Mirim. Membro do Grupo de Pesquisa Criamazônia: Processos de criação na/da Amazônia do IFRO/CNPq.

ALINE BASTOS DA SILVA CÔRTES

Cursa Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT (IFRO, campus Calama). Especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Responsabilidade Fiscal pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente é Técnica em Contabilidade do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO, campus Ji-Paraná).

DÉBORA DE MATTOS BRANTH

Cursa Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT (IFRO campus Calama), sob a orientação do Professor. Dr. Ségio Nunes de Jesus. Especialista em Educação à Distância, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Nutricionista Escolar Efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, (IFRO, campus Ariquemes). Filiada ao Grupo de Pesquisa Lingua(gem), Cultura e Sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia

FRANCIELE NOGUEIRA DOS SANTOS

Cursa Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT (IFRO campus Calama). Possui curso Técnico em Informática Subsequente ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO, campus Ji-Paraná). Especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA). Graduada em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (ULBRA). Assistente em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO, campus Colorado do Oeste).

IRANIRA GEMINIANO DE MELO

Doutora em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestrado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Saúde da Família, na modalidade Residência Multiprofissional, pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e em Educação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes. Graduada em Educação Física e em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora Efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO, campus Calama, Porto Velho). Membro do Grupo de Estudos Saúde, Sociedade e Tecnologia (GESSTEC – IFRO).

IZA REIS GOMES

Pós-Doutoranda em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre – UFAC. Bolsista CAPES/BRASIL. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Rondônia – IFRO – Campus Porto Velho Calama. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – PROFEPT/IFRO; Professora credenciada no Programa de Mestrado em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia – UNIR; Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras: linguagem e identidade da UFAC; Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Mestre em Letras – Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre – UFAC; Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal de Rondônia (1996). Especialista em Letras – Estudos Literários e Linguísticos pela FACISA. Especialista em Metodologia e Didática da Educação Superior pela Universidade de Rondônia – UNIRON. Líder do Grupo de Pesquisa Criamazônia – Processos de Criação na/da Amazônia do IFRO/CNPq

JOSÉLIA FONTENELE BATISTA (PREFÁCIO)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora Efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO, campus Calama Porto Velho). Coordenadora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT (IFRO).

JULIANA DOS SANTOS FIGUEIREDO

É Mestre em História e Estudos Culturais (UNIR). É Especialista em Arte Aplicada a Educação (FACIMED), Mídias e Educação (UNIR), Intervenção ABA Aplicada ao Autismo (Metropolitana), Análise do Comportamento (UNIFOZ). Graduada em Pedagogia (UNIR) e Letras – Espanhol (FAVENI). Cursa Especialização em Orientação Educacional (ESABE). Tem experiência em EJA, Formação de Professores na UNIR-RO. É Tutora em Pós-Graduação (UNIASSELVI). É Professora Efetiva SEMECEL-RO.

KATHELY CHAVES FERREIRA FLEXA THÓ

Cursa Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT (IFRO, campus Calama). Especialista em neuropsicopedagogia institucional e clinica pela Sociedade de Ensino Elvira Dayrell. Especialista em Educação de Jovens e Adultos – EJA pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO).Cursa especialização em Transtorno do Espectro Autista pelo Instituto educacional Maria Rezende (IEMAR). Professor da rede municipal de ensino de Porto Velho – Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho.

LEIDIANE GOMES PEREIRA

Cursa Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT (IFRO, campus Calama), sob a orientação da Professora Dra. Iranira Germiniano de Melo. Especialista em Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Estado de Rondônia (UNIR). Professora Efetiva na Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho – GM3, no município de Humaitá – AM. Vinculada à Secretaria Estadual de Educação e Desporto do Estado do Amazonas – SEDUC.

MARCO AURELIO NUNES DE BARROS

Doutor em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Licenciado em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO, campus Cacoal).

MARCOS BIESEK VOLLBRECHT

Cursa Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT (IFRO, campus Calama). Especialista em Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFES campus Colatina). Graduado em Letras – Português e Inglês pela Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR). Cursa Licenciatura em Música (Instituto Zayin). Professor temporário na Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, no município de Ariquemes (SEDUC-RO).

MARCOS PAULO SOARES DA SILVA

Cursa Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT (IFRO, campus Calama), sob a orientação do Professor Dr. Sérgio Nunes de Jesus. Especialista em Gestão Social e Medidas Socioeducativas pela Faculdade Católica de Rondônia. Especialista em Terapia Familiar Sistêmica pelas Faculdades Doctum e Master Business Administration (MBA) em Gestão de Instituições Públicas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Manaus. Psicólogo Organizacional do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Filiado ao Grupo de Pesquisa Lingua(gem), Cultura e Sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia

MARIA ANTÔNIA RAMOS COSTA

Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Desarrollo Sustentable. Graduada em Pedagogia pela Faculdades Integradas de Ariquemes. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Santo André, em ABA-Análise Comportamental Aplicada ao Autismo pela Faculdades Alto Iguaçu (FAI), em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Ensino (IFRO, campus São Miguel do Guaporé), em Docência na Educação Básica pelo Instituto Federal de Ensino (IFRO, campus Zona Norte – Porto Velho). Graduada em História pela Unicesumar. Cursa Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente é professora de História na Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC-RO) e na L.K. em Cursos Preparatório para o ENEM.

MARIA CRISTINA RAMOS BORGES

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestra em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras (FECLU), Pedagogia pela Fundação Nacional de Penápolis (FUNEPE) e Educação Artística pela Associação Prudentina de Educação e Cultura (APEC). Professora Dra. Aposentada pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR, campus Rolim de Moura).

ROSA MARTINS COSTA PEREIRA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Gestão Escolar (UNIR), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Psicologia da Educação e Escolar. Tem experiência na área de Educação, Práticas Pedagógicas na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, Geografia e Ensino e Metodologia Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia da Educação, Escola e cultura, Epistemologia, Prática de ensino, Metodologia científica, História de vida acadêmica, Geografia escolar, cultural e fenomenológica, além de orientação técnica para elaboração de TCC’s e estágios. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias (GET/IFRO) desde 2011. Tem experiência profissional na área da docência há mais de 20 anos no Ensino Fundamental, Médio e em Cursos Superiores como Pedagogia, Psicologia e Geografia, Coordenação pedagógica de escolas, orientação de estudantes de iniciação científica, de graduação e pós-graduação, membro de bancas examinadoras de mestrado e de concurso público para docente, coordenação de pós-graduação, pesquisa institucional e gerenciamento de equipes em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Atuou como Chefe do Departamento de Apoio ao Ensino - DAPE no IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte. Atuou como professora voluntária e orientadora de TCC’s no Curso de Pedagogia EPT/UAB no período de 2019 a 2022. Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia, oferta própria, na modalidade a distância do IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte. É professora EBTT do Instituto Federal de Rondônia na área de Pedagogia e atualmente coordena projetos vinculados a programas de iniciação à Docência (PROBEN/IFRO e PIBID/CAPES). Membro e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologia- GET- IFRO.

SIMONE MATIA DA SILVA

Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (Celso Lisboa). Especialista em Ensino da Literatura e Produção de Textos em Língua Inglesa (Celso Lisboa). Especialista em Linguística e Análise do Discurso (Instituto Líbano). Especialista em Letras com Ênfase em Linguística (Instituto Líbano). Especialista em Multilinguagem e Ensino (UNESC, campus Cacoal). Licenciada em Letras Português – Inglês e Respectivas Literaturas pela (UNESC, campus Cacoal). Cursa Graduação em Pedagogia pelo (IPEMIG-MG). Professora Efetiva na Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC). Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO-CNPq). Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem, Educação e Cultura. Filiada à Associação Latino-Americana de Estudo do Discurso (ALED). Sócia-colaboradora na Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Sócia-colaboradora na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

TIAGO FERNANDES COTA DE ARAÚJO

Cursa Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT (IFRO, campus Calama). Especialista em Engenharia Elétrica com Ênfase em Instalações Residenciais (FUNIP). Graduado em Engenharia Civil (UNIR). Docente EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO, campus Porto Velho Calama).