Capa do livro: Professores que ensinam matemática: <BR>Desafios e possibilidades da formação inicial e continuada

Professores que ensinam matemática:
Desafios e possibilidades da formação inicial e continuada

Autores: Maria Marta da Silva (Org.)

Por que discutir a formação continuada de professores que ensinam Matemática a partir da proposta teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino, a qual tem se materializado no Clube de Matemática e na Oficina Pedagógica de Matemática? Porque acreditamos que temos condições objetivas de multiplicar nosso olhar teórico e prático  para o que outrora não foi apreendido e ainda não foi discutido, isto é: cremos na possibilidade de multiplicar a capacidade de entendimento do processo formativo desses professores, mesmo que isto signifique mudar algo que já estava posto, a fim de criar algo novo. Tal possibilidade tem se materializado na proposta formativa existente no  CluMat e na OPM, a qual desempenha a função de sinalizar meios para o desenvolvimento da atividade pedagógica em aspectos do planejamento, desenvolvimento e avaliação, para que se possa ter uma organização do ensino de conteúdos matemáticos, a qual garanta, por meio da aprendizagem do conhecimento humano sistematizado, a aprendizagem dos alunos da Educação Básica, visto que o ensino e a aprendizagem constituem as formas universais do desenvolvimento humano.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6475-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-6470-0
DOI: 10.24824/978652516475.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO HUMANIZAR PELA MATEMÁTICA EM COLETIVIDADE - 9
  • CAPÍTULO I POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DOCENTE: as especificidades do Clube de Matemática e da Ofi cina pedagógica de Matemática - 15
  • CAPÍTULO II O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS - 33
  • CAPÍTULO III OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA (OPM): as possibilidades de ensino de álgebra no ensino fundamental I e II e suas relações com o desenvolvimento do pensamento teórico - 51
  • CAPÍTULO IV VISÃO HISTÓRICO-CULTURAL DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE - 67
  • CAPÍTULO V EDUCAÇÃO COMO ATIVIDADE: em movimento os princípios teóricometodológicos da Atividade Orientadora de Ensino - 85
  • CAPÍTULO VI RETRATOS FORMATIVOS: a atividade orientadora de ensino na paisagem da Ofi cina Pedagógica de Matemática - 107
  • CAPÍTULO VII OS JOGOS COMO SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS - 125
  • CAPÍTULO VIII O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PARA O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA - 139
  • CAPÍTULO IX O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA - 151
  • CAPÍTULO X A PROPOSTA TEÓRICA-METODOLÓGICA DO CLUBE DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA - 171
  • ÍNDICE REMISSIVO - 209
  • SOBRE OS AUTORES - 213
ANA PAULA PASSOS SILVEIRA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba(UNIUBE), licenciada em História pela Universidade Estadual de Goiás(UEG), Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás(UEG), Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Prominas de Montes Claros e atua como profissional de Educação Infantil e anos iniciais no 5º ano da Escola Municipal Militarizada Canaã.

BRUNO SILVA SILVESTRE

Pós-Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemática UFG (2022, 2018). Especialista em Educação Matemática UFG (2014), Especialista em Educação Inclusiva com ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE), FABEC (2013) e Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. Possui graduação em Licenciatura em Matemática – Faculdades Alfredo Nasser (2011). Atualmente é professor na Secretaria Municipal de Educação (Goiânia) e do Colégio Interamérica. Co-Líder pesquisador do GEPEAM (Grupo de Estudos e Pesquisa acerca da Atividade Pedagógica e do Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos), integrante pesquisador do GEMat (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Matemática) e, também, integrante do GT 07 sobre a formação de professores que ensinam matemática da SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Teoria Histórico Cultural, Ensino Lúdico, Processos de Escolhas e Tomada de Decisão, Movimento Lógico Histórico, Ensino e Aprendizagem de Estatística e Formação de Professores de Matemática.

DANIELA GRATNER SCHUCK

Mestre em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Licenciada em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística, também da Universidade de São Paulo (IME-USP). Já trabalhou como professora em vários segmentos da educação básica e, hoje, atua como editora de livros didáticos.

DENICE FIRMINA PIRES

Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Estadual de Goiás (2017). Possui graduação em Pedagogia pela Centro de Ensino Superior de Piracanjuba-Goiás (2021). Possui Pós-Graduação em Docência e Inovação na Educação Básica. Universidade Estadual de Goiás. (2019). Possui Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Intervale de MG (2022). Possui Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Intervale de MG (2022).

ELAINE SAMPAIO ARAUJO

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro/Portugal (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática na Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Professores, Educação Matemática, Aprendizagem docente e Teoria Histórico-Cultural. Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo, atuando no curso de Pedagogia e de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP. É vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica – GEPAPe e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino e Aprendizagem de Matemática na Infância – GEPEAMI.

GABRIELA LACERDA

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Sudoeste Sede Quirinópolis, pós-graduada em Gestão e Tecnologia da Informação, membro do projeto de pesquisa e extensão Clube de Matemática (Clumat) na UEG Quirinópolis, mestranda no PPGAS.

JACIANE MARTINS NEVES NUNES

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás – Campus Quirinópolis. Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Líber Pós-Graduação. Pós-Graduada em Neurociência aplicada à educação pelo Instituto Prominas. Professora na rede municipal de ensino de Quirinópolis, ensino fundamental 1 – 4º ano. Cursista do Forprocem.

KAMILA FREITAS ANDRADE CAPANEMA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Unidade Universitária de Quirinópolis. Pós-Graduada em psicopedagogia e educação infantil pela Universidade Candido Mendes-RJ (2019). Atualmente estou atuando como professora no 5º ano do ensino fundamental I, no município de Quirinópolis. E também como professora dos cursos de EJA e superiores em EAD da IETEC/UNIASSELVI. Sou cursista do ForProCem.

LÍVIA FACURY NASSER

Licenciada pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Sudoeste- Sede Quirinópolis. Atualmente atua como professora da Educação Básica do Ensino Fundamental, no município de Quirinópolis. Cursista do Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores que ensinam Matemática (FORPROCEM).

LUCIANA FRANCISCA ATAIA

Graduada em Pedagogia (licenciatura) pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Sudoeste – Sede Quirinópolis. Especializada em Neuropsicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva e Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla pela Faculdade Única de Ipatinga. Mestranda em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Goiás. Membro do Clube de Matemática (Clumat) da Universidade Estadual de Goiás. Cursista do FORPROCEM desde 2023. Atualmente, é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Quirinópolis, Formadora Municipal do Programa AlfaMais e Coordenadora da Educação Infantil.

LUKAS ADRIEL FRANCISCO ALVES

Licenciado em Matemática (2023) e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Goiás Câmpus Sudoeste – Sede: Quirinópolis (UEG – Quirinópolis). Professor III da Secretaria Municipal de Educação de Inaciolândia lotado na Unidade Escolar Municipal Militarizada “Agmar Fernandes Balieiro”. Membro do Clube de Matemática (CluMat), Grupo de Estudos e Pesquisas acerca da Atividade Pedagógica e do Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos (GEPEAM) da UEG – Quirinópolis e do Grupo de Estudos sobre Situações Desencadeadoras de Aprendizagem da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus: Curitiba. Durante a graduação realizou ações com o vínculo de bolsista de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), Monitoria (UEG) e Apoio Técnico à Pesquisa (CNPq).

MANOEL ORIOSVALDO DE MOURA

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2005). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1983), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992) e Professor associado da Universidade de São Paulo (2000). Área de atuação: Educação Matemática com foco em metodologia do ensino de matemática, formação de professores e Teoria da Atividade. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica – GEPAPe.

MARIA DO CARMO DE SOUSA

Licenciada em Matemática pela UNISO (1989). Especialista em Matemática pela UNICAMP (1993). Mestre em Educação pela UNICAMP (1999) e Doutora em Educação pela UNICAMP (2004), área de concentração em Educação Matemática. Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da USP-FEUSP (2016). Exerce o cargo de professor associado na Universidade Federal de São Carlos (DME-UFSCar). Líder do Grupo de Pesquisa Formação Compartilhada de Professores Escola e Universidade (GPEFCom-UFSCar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPE-FEUSP). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE – UFSCar), no período de 2019 a 2021. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Desenvolve pesquisa nas seguintes temáticas: Formação de Professores, Educação Matemática, Educação Conceitual, História da Matemática e ensino de álgebra. Coordenou o Programa Residência Pedagógica (UFSCar), no período de agosto/2018 a janeiro/2020. Coordenou o Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE – UFSCar), nos períodos: 2012 a 2014 e 2017 a 2019; Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFSCar), no período de 2008 a 2014. Coordenou o Programa Observatório da Educação (OBEDUC-UFSCar), no período de 2009 a 2012. Atuou no cargo de professor assistente na UNESP – Presidente Prudente; como docente e supervisora de EAD – Cegesp (UNICAMP) e, na Educação Básica, em escolas públicas e particulares, da cidade de Salto/SP. Bolsista produtividade do CNPq, modalidade PQ, nível 2.

MARIA LUCIA PANOSSIAN

Bacharel e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Educação na área de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Matemática. Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR-Curitiba. Tem experiência na área de ensino, tendo atuado como professora do ensino fundamental e médio por mais de 20 anos. Coordenadora do GT02 – Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM Gestão 2018-2021 e 2021-2024). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica – GEPAPe/USP e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GEForProf) atuando na linha Estudos sobre a teoria Histórico-cultural, teoria da atividade e atividade orientadora de ensino (GETHC), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de conceitos matemáticos, aprendizagem, educação matemática, atividade orientadora de ensino e formação de professores.

MARIA MARTA DA SILVA

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora e Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciada e Especialista em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental II (Rede Municipal) e Ensino Médio (Rede Estadual) por 22 anos. Professora Efetiva da UEG (RTIDP) atuando e orientando nos respectivos cursos: Licenciatura em Matemática (Graduação); Educação, Ciências e Humanidades (Especialização); Gestão e Docência na Educação Básica (Especialização); Docência e Inovação na Educação Básica (Especialização); Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade – Linha 2 (PPGAS – Mestrado). Coordenadora de Área do Subprojeto de Matemática do Programa de Bolsas de Iniciação da Docência (PIBID – Bolsista CAPES). Líder do Clube de Matemática da UEG – Quirinópolis (CluMat – UEG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas acerca da Atividade Pedagógica e do Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos (GEPEAM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Matemática da UFG (GeMAT – UFG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica da USP (GEPAPe – USP). Revisora ad-hoc de revistas científicas. Linhas de Pesquisa: Formação de Professores que Ensinam Matemática; Organização de Ensino e da Aprendizagem de Conteúdos Matemáticos; Movimento Lógico-Histórico de Conceitos Matemáticos. Ambas as linhas de pesquisas são alicerçadas na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade.

NAUENE REZENDE GOUVEIA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Sudoeste – Sede Quirinópolis. Atualmente atua como professora da Educação Básica do Ensino Fundamental I, no município de Quirinópolis. Cursista do Programa de Formação Inicial e Continuada de professores que ensinam matemática (FORPROCEM).

NEUSA MARIA MARQUES DE SOUZA

Possui Pós-Doutorado na FE/USP/SP em Educação Matemática(2013); Doutorado em Educação (Currículo) na PUC/SP (2003); Mestrado em Educação na UNESP/Marília/SP (1994); Graduação em Matemática (Licenciatura) pela UNESP/Presidente Prudente/SP (1984) e Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Unoeste/ Presidente Prudente/SP (1988); Atua como Docente Docente Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) na UFMS-Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com vínculo de Professora Associada II aposentada; Atuou como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) na UFMS-Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e como Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Matemática (Mestrado e Doutorado) na UFG-Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, de março de 2017 a março de 2019. Linha de Pesquisa: Formação de Professores de Matemática; Foco teórico: Teoria Histórico-Cultural com ênfase na Teoria da Atividade. Desenvolve pesquisa e orientação de trabalhos na vertente de formação inicial e contínua de professores que ensinam Matemática.

ROSILENE ALVES DE FREITAS

Possui Licenciatura PEDAGOGIA pela UNIVERSIDADE DE UBERABA. Graduação em HISTÓRIA pela Universidade Estadual de Goiás (2012) e graduada em Pós-Graduação em DOCÊNCIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Campus UEG.Professora de 5 Ano Escola Mul. Dr. Athaydes Freitas Silveira há 3 anos. Foi professora de história, filosofia, geografia e sociologia em 2013 na Rede Estadual de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação fundamental.

ROSIMEIRE PEREIRA DA SILVA

Licenciada em Pedagogia pela Uniube- Universidade de Uberaba, polo Quirinópolis, GO. Pós-Graduada na UEG Universidade Estadual de Goiás em Diversidade Cultura e Meio Ambiente. Atualmente estou atuando como professora no 4º ano do ensino fundamental I, na Escola Municipal Raio de Sol. Sou cursista do ForProCem.

SILVIA PEREIRA GONZAGA DE MORAES

Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGECID/UFRB) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Professora da Educação Básica na rede pública de ensino do Paraná (1986-1996). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação, da UEM, na área de Prática de Ensino (1994-2019). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização” (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP). Atua no ensino, pesquisa e extensão com foco na formação de professores e organização do ensino de matemática. Os subtemas de maior concentração são: Desenvolvimento Humano e Educação Escolar.

SUELEN MARTINS DE ASSIS OLIVEIRA

Licenciada em História Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (MG). Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Católica de Uberlândia(MG). Pós-Graduada em Educação Especial Neuropsicopedagogia pela Universidade Candido Mendes – UCAM. Atualmente estou atuando como professora no Pré II na Educação infantil no município de Quirinópolis. Sou cursista do ForProCem.

VANESSA DIAS DE FREITAS

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Unidade Universitária de Quirinópolis. Pós-Graduada em Psicopedagogia e Educação Especial pela Acesita-MG. Pós-Graduada em Gestão Educacional pela UNIUBE-MG. Pós-Graduanda em Neuropsicopedagogia pela FAVENI-ES. Atualmente estou atuando como professora no 4º ano do ensino fundamental I no município de Quirinópolis. E também como auxiliar de sala no Colégio São José. Sou cursista do ForProCem.

VANESSA DIAS MORETTI

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo na linha Ensino de Ciências e Matemática, com pós-doutorado em Educação Matemática pela Laurentian University (Canadá). Licenciada em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Professora Visitante na Laurentian University (2019-2020). Professora Associada IV da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e professora credenciada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-Unifesp) no qual orienta mestrados e doutorados. Foi Coordenadora Geral do Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP entre 2017 e 2019. Atualmente coordena o GT07 – Formação de Professores que Ensinam Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), tendo sido coordenadora adjunta do mesmo GT na gestão (2018-2021). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica- GEPAPe/USP – e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico Cultural – GEPPEDH na Unifesp. Desenvolve pesquisas em Educação Matemática focando especialmente a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, aprendizagem da docência, atividade de ensino, teoria histórico-cultural e teoria da objetivação.

WELLINGTON LIMA CEDRO

Doutor em Educação (área de Ensino de Ciências e Matemática) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), tem mestrado em Educação pela FEUSP. Atualmente é professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Atua no curso de licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG), mestrado e doutorado. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT) do IME/UFG. Membro do GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica) da FEUSP. Atual Tutor do PETMAT/UFG (2015 -??). Atual coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da UFG (2021-?). Atual diretor da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2022-2025). Coordenador do projeto de Clube de Matemática do IME/UFG. Membro do GT 19 da ANPED. Foi professor de matemática da rede estadual de ensino do estado de Goiás e da rede municipal de ensino da cidade de Goiânia. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho 07 (GT-07 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA) da SBEM BRASIL (2015-2018). Foi coordenador do PPGECM/UFG, mestrado e doutorado (2015-2016) e vice coordenador (2011-2014). Foi Diretor da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2010-2016), Vice-diretor (2019-2022) e Primeiro secretário (2007-2010). Foi coordenador do Núcleo da UFG do projeto “Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino”- OBEDUC/CAPES (2011-2015). Foi Coordenador de Área do subprojeto Matemática do PIBID/UFG Goiânia (2010-2011). No IME/UFG, foi coordenador do laboratório de Educação Matemática (LEMAT/IME/UFG) no período de 2009-2012, foi coordenador de estágio do curso de licenciatura em matemática (2006-2007; 2009; 2012-2014; 2019-2020), e, foi coordenador do curso de especialização em educação matemática (2010-2013). Na Educação Matemática, os seus trabalhos e pesquisas enfatizam a formação de professores que ensinam matemática, as atividades de ensino e a aprendizagem de docentes e estudantes, tendo como base teórica a Teoria histórico-cultural.