Capa do livro: Corpo, educação e intersecções étnico-raciais

Corpo, educação e intersecções étnico-raciais

Autores: Alison Pereira Batista - Luiz Arthur Nunes da Silva - Maria Elizabete Sobral Paiva de Aquino - Creusa Ribeiro da Silva Lelis (Orgs.)

A obra em tela surge como desdobramento do 3º Encontro de Professores de Educação Física do IFRN, realizado em 2023, no Campus Canguaretama. Convidamos os leitores a mergulharem nas reflexões sobre Corpo, Educação e Intersecções Étnico-Raciais tematizadas durante três dias de partilhas de experiências entre docentes que atuam no Ensino Médio Integrado. O livro é dinâmico e foi organizado a partir da programação original do evento, sendo estruturado em três seções: mesas temáticas, oficinas e relatos de experiências. Ao acessá-lo, você poderá se apropriar de discussões acadêmicas, projetos de ensino, organização e realização de eventos, e a produção de conhecimento que vem sendo materializada por professores e professoras de Educação Física atuantes no IFRN.

Impresso
de R$ 75,10 por
R$ 57,90
Digital
de R$ 75,10 por
R$ 52,57

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6595-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-6590-5
DOI: 10.24824/978652516595.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 260
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 15
  • PREFÁCIO  17
  • SABERES E FAZERES QUILOMBOLAS: possibilidades para a educação física escolar - 21
  • INTERSECÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos e proposições - 31
  • MEU OLHAR SOBRE MINHA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA ETFRN/CEFET-RN/IFRN: consolidando a consciência corporal e a prática esportiva crítica e criativa - 41
  • A CONSCIÊNCIA CORPORAL NA EDUCACÃO FÍSICA: experiências fenomenológicas - 55
  • ATERRAR E SENTIR: contextos e desafios da educação física - 75
  • A EXPERIÊNCIA DO MARACATU NO ENCONTRO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRN - 89
  • SOBRE JOGOS INDÍGENAS E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO - 97
  • CAPOEIRA: um auxiliar multidimensional no processo de ensinoaprendizagem - 111
  • CULTURA DE MOVIMENTO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - 123
  • DA ALDEIA AO QUILOMBO: jogos e brincadeiras das matrizes indígena e africana - 131
  • A HISTÓRIA DOS JOGOS INTERNOS DO IFRN/CNAT - 141
  • FESTIVAL DE DANÇAS URBANAS: educação crítica pelo movimento - 155
  • GRUPO DE ESTUDOS DO MOVIMENTO – SENTIRARTE - 163
  • EDUCAÇÃO FÍSICA E RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO IFPAR: o desenvolvimento de videoaulas como instrumento avaliativo - 173
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: festival esportivo de integração dos segundos anos (FEISA) do IFRN Campus APODI - 183
  • AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: uma proposta utilizando instrumento digital em Excel - 195
  • ATIVIDADES ESPORTIVAS ADAPTADAS E SENSIBILIZAÇÃO - 209
  • SEMANA DE ARTE, DESPORTO E CULTURA (SEMADEC) DO IFRN – CEARÁ-MIRIM - 217
  • POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO DA GINÁSTICA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um relato de experiência no ensino médio integrado - 229
  • ÍNDICE REMISSIVO - 241
  • SOBRE OS ORGANIZADORES -247
  • SOBRE OS AUTORES - 249
ORGANIZADORES

ALISON PEREIRA BATISTA

Doutorado em Educação (2021), Mestrado em Educação (2013), Especialização em Pedagogia do Movimento (2003) e Licenciatura Plena em Educação Física (2002). Seus cursos de graduação e pós-graduação foram promovidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Parnamirim, desde 2012). É autor dos livros “Conhecimentos sobre o corpo: uma possibilidade de intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio” e Educação Física e Recursos Educacionais Digitais: Uma Intervenção Pedagógica no Ensino Médio Integrado do IFRN. Tem como áreas de interesse acadêmico e profissional: Corpo, Aprendizagem, Educação, Cultura de Movimento, Educação Física Na Escola, Ensino Médio, Lazer e REDs (Recursos Educacionais Digitais). É membro dos Grupos de Pesquisa GEPEC/UFRN (Corpo e Cultura de Movimento), LEFEM/UFRN (Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia) e do NuPEP/IFRN/Parnamirim (Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional).

CREUSA RIBEIRO DA SILVA LELIS

Possui licenciatura em Educação Física (1996), especialização em Pesquisa em Educação Física (1997), mestrado (2006) e doutorado (2019) em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. É docente de Educação Física do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e atua no ensino médio e na pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação para as relações étnico-raciais, qualidade de vida no trabalho e ensino profissional.

LUIZ ARTHUR NUNES DA SILVA

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEd/UFRN (2015-2018). Mestre em Educação (2012-2014), também pelo mesmo programa. Possui graduação em Educação Física - Licenciatura, também pela UFRN (2007-2011). Possui pós-doutorado em Estudos Socio filosóficos sobre o Corpo e o Movimento Humano, onde foi bolsista pelo PNPD/CNPq no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGEF/UFRN. Tem pesquisas desenvolvidas nas linhas: Estratégias de Pensamento e Produção do Conhecimento; Educação, Comunicação, Linguagens e Movimento; e, Estudos Sócio-Filosóficos sobre o Corpo e o Movimento Humano, com enfoque na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Tem experiência nos estudos sobre filosofias do corpo, principalmente, na área das Artes Marciais onde desenvolve pesquisas com enfoques na relação Mestre e Discípulo e seu papel para a Educação. É graduado em Taekwondo (1 GUB). Exerce papel de Tutor do Curso de Graduação em Educação Física - Licenciatura na modalidade a Distância - DEF/EaD/SEDIS/UFRN (2013 - atual). Membro pesquisador e um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Estesia e do Laboratório VER (UFRN). Foi professor do curso de graduação em Educação Física - Licenciatura do Centro Universitário Facex - UNIFACEX (2014-2015) e, também, foi professor titular do Departamento de Educação Física da Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (FANEC) (2018-2019). Além disso, foi professor substituto do IFRN - Campus Canguaretama (2021-2023).

MARIA ELIZABETE SOBRAL PAIVA DE AQUINO

Possui Graduação em Educação Fisica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (1990). Especialização em Corpo e cultura de movimento pela UFRN (2006). Mestre em Educação pela UFRN (2013). Doutora em Educação pela UFRN (2020). Professora de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Membro do ESTESIA, Grupo de Pesquisa que estuda o Corpo, a Fenomenologia e o Movimento da UFRN. Interesse de pesquisa sobre o corpo, as relações étnico-raciais e a fenomenologia.

AUTORES

ADRIANO ROBSON NOGUEIRA DE LUCENA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN (1999), Especialização em Treinamento Desportivo e Exercício Físico Pela Faculdade de Pimenta Bueno/FAP (2005), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidad Autônoma de Asuncion/UAA (2010), Mestrado em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo/IAMSPE (2015). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN. Tem experiência na área de Educação Física e treinamento desportivo, com ênfase no Ensino Básico e Ensino Superior, atuando principalmente nos temas: Ensino Técnico e Tecnológico; Ensino Superior; Treinamento Desportivo; Exercício Físico na Promoção da Saúde.

ANA CRISTINA DE ARAÚJO

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), Especialização em Educação Motora na Escola (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Professora EBTT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, aprendizagem, educação e currículo.

ANA APARECIDA TAVARES DA SILVEIRA

Graduada em Serviço Social (2000)/UFRN e Educação Física (2008)/UFRN, mestrado (2020) e doutorado (2023) em Educação/UFRN. Atualmente é tutora do curso de Educação Física (UFRN) na modalidade a distância, professora substituta de Educação Física no IFRN - Campus João Câmara e assessora pedagógica do componente curricular Educação Física na Prefeitura Municipal do Natal. Tem experiência na área de Educação Física, pesquisando e atuando principalmente com os seguintes temas: inclusão, educação física escolar e formação continuada.

DANIELLE BEZERRA DE PAULA

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, Mestre e Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Ceará-Mirim. Participa, como membro integrante, do grupo de pesquisa “Linguagem e Práticas Sociais”, na linha “Práticas de linguagem na contemporaneidade”. Tem interesse, principalmente, nos seguintes temas: gêneros do discurso, leitura, produção de textos e ensino, escrita dialógica e esfera escolar, sistema de avaliação em larga escala, usos da pontuação e seus efeitos de sentido, literatura e autoria feminina.

FRANCINAIDE DE LIMA SILVA NASCIMENTO

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional/PPGEP-IFRN. Realizou Estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, com Estágio Doutoral no Exterior/CAPES, na Universidade de Lisboa. Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UFRN. Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do IFRN na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação/PROPI-IFRN. Editora Chefe da Revista Holos IFRN (2019-atual) e Editora da Revista Brasileira de Extensão Universitária/RBEU-UFFS (2020-atual). Conselheira da Editora IFRN (Biênio 2021/2023). Conselheira Eleita para o Conselho Editorial da Editora IFRN (Biênios 2017/2019 e 2019/2021). Parecerista Ad Hoc da Editora FAMEN (Portaria n. 06/2019-FAMEN). Avaliadora SINAES/INEP (2018-atual). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IFRN (Portaria n.1577/2018-RE/IFRN). Colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Sociedade e Educação no Brasil HISTDBR (CNPq) e do Observatório da Diversidade (CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Tecnologia/IFRN/CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Atua principalmente na área de pesquisa Educação, Gênero e História da Educação, bem como Formação Docente para a Educação Básica e Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Didática, Psicologia da Educação, Formação Docente, atuando principalmente com os seguintes temas: educação, gênero, história da educação, história da profissão docente, formação de professores, educação profissional, práticas escolares e ensino-aprendizagem.

HELOIANA KAROLINY DE CAMPOS FARO

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pós-Graduação em Treinamento Desportivo (ESMAC) e Fisiologia do Exercício (UFRN). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na linha de pesquisa: Avaliação do Desempenho Humano. Doutorado em andamento no Programa Associado UFPB/UPE, linha de pesquisa: Exercício Físico, Esporte e Desempenho. Interesse de estudo e pesquisa em Medidas psicométricas, Cognição, Psicofisiologia do esporte, Fadiga mental, Artes Marciais/Lutas/Esportes de Combate, Treinamento Desportivo.

HUDSON PABLO DE OLIVEIRA BEZERRA

Professor de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/CAMEAM. Atua principalmente em temas como: Educação, Cultura, Corpo, Saúde, Educação das Relações Étnico-raciais e Educação Física Escolar.

ISABEL BATISTA FREIRE

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN associada a linha de pesquisa Educação, Comunicação, Linguagens e Movimento; Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFRN, na área Movimento Humano, Cultura e Educação. Desenvolve pesquisas na Linha de Estudos Educação, Comunicação, Linguagens e Movimento, com enfoque na Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Licenciada em Educação Física pela UFRN e partícipe do Grupo de pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (ESTESIA), tem interesse, principalmente, nos seguintes temas e áreas: Corpo, Cultura, Dança, Educação Física e Educação. Foi professora do Magistério do Ensino Superior da UFRN com vínculo temporário lotada no Departamento de Educação Física (2021) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2019) também com vínculo temporário lotada no campus de Apodi. Atualmente é Professora de Educação Física do Ensino Básico no Município de João Câmara e São José de Mipibu.

IVANA LÚCIA DA SILVA

Técnica em Estradas pela Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte, ano de conclusão 1992. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e mestrado em Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Especialização em Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida no DEF/UFRN (2022). Cursando Doutorado no PPGEP/IFRN (2022...), sob a Orientação da prof.ª Dra. Francinaide de Lima Silva Nascimento, com o título provisório: “Mulher no esporte: Uma História da Atuação de professoras de Educação Física e Esporte no IFRN”. Foi professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), de maio de 2008 a maio de 2010. Atualmente é professora de educação física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, desde julho de 2010. Atua nas áreas de Educação Física Escolar e Técnica de Atletismo do IFRN. Participou da Organização Geral do I Encontro de Professores do IFRN, 2016, realizado no Campus de Parnamirim. E do II Encontro de Professores do IFRN, 2021, realizado todo em formato remoto, através dos professores e professoras do IFRN em parceria com o campus Parnamirim.

JANE-MERY NUNES DA COSTA LIMA

Possui mestrado em Ciências da Educação, na área de Desenvolvimento Curricular e Avaliação Universidade do Minho- Portugal (2020). Especialista em Fisiologia e Cinesiologia do Exercício pela, Universidade Veiga de Almeida - UVA - RJ (2009). Especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física - Faculdade Vale do Jaguaribe - CE (2010). Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2008). Atualmente é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte IFRN. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa em Lazer, Esporte e Sociedade IFRN (GPLES), na linha de pesquisa: Qualidade de Vida, Lazer e Saúde. Tem experiência como professora de Educação Física a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental e ensino médio regular; Tem experiência com escolinha de Futebol de campo; Trabalhou em Programas Sociais, como o PETI e com projetos de atividade física voltado para o público da 3 idade. Atualmente é doutoranda em Ciências da Educação, na especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, na Universidade de Coimbra - Portugal.

JOÃO FREIRE DANTAS NETO

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) e mestrado em Matemática Aplicada e Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atua na área de Olimpíadas de Matemática, eventos de Divulgação Científica e ênfase em Teoria dos Jogos.

KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO

Professora Titular aposentada da UFRN, onde continua atuando como voluntária no Grupo de Pesquisa Estesia - Corpo, movimento e Fenomenologia (DEF/UFRN) e do Grupo de Pesquisa Corpo, dança e processos de criação - CIRANDAR (DEART/UFRN). Tem experiência no campo da dança como artista e professora, e como pesquisadora no campo da Educação (Educação Física) e Artes Cênicas com ênfase nos temas corpo, estética, dança e educação. Na UFRN foi docente do Departamento de Educação Física e do Departamento de Artes, participou da criação e implantação do Curso de Licenciatura em Dança (DEART/UFRN), do qual foi a primeira coordenadora e docente. Também atuou como docente dos Programas de Pós-graduação em Educação (2003-2019) e em Artes Cênicas (1998-2022), além de coordenar cursos de Especialização e Aperfeiçoamento no campo da Dança e da Educação Física. Tem graduação em Educação Física (1989), Especialização em Dança-Educação Física (1992), mestrado (1996) e doutorado (2001) em Educação. É autora do livro Dança é Educação: interfaces entre corporeidade e estética, além de capítulos de livros e outros textos acadêmicos e poéticos. Atualmente, ministra palestras e cursos voltados aos temas da dança em sua relação com a educação e com as práticas contemplativas.

LERSON FERNANDO DOS SANTOS MAIA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(IFRN), com lotação no Campus Natal Central, atuando no Curso de Graduação Tecnológica de Gestão Pública. Ex-formador nacional dos programas: Segundo Tempo (PST) e Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Atualmente pesquisador da Rede Cedes da UFRN/IFRN/UFERSA/UERN e do Museu do Brinquedo Popular.

LORETA MELO BEZERRA CAVALCANTI

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), mestrado (2008) e doutorado (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Educação nesta instituição, é professora efetiva do IFRN, campus Ceará-Mirim.

MARIA APARECIDA DIAS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professora Associada IV (DE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte locada no Departamento de Educação Física e membro efetivo dos seguintes grupos de pesquisa: Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva - GETA; GEPEC - Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento - UFRN, Coordenando a linha de pesquisa Corpo, Cultura de Movimento e Inclusão e GPGTES - Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Trabalho e Saúde - UFRN; Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED/UFRN) Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação e Inclusão Social em Contextos Escolares e Não Escolares, professora do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde/UFRN e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física(PPGEF)/UFRN. Coordenadora do PIBID Educação Física/UFRN- 2012/2013, 2014/2018 e 2022/2024. Chefe do Departamento de Educação Física/UFRN, Biênio 2017/2019 e biênio 2019/2021. Vice chefe do Departamento de Educação Física - 2021-2023 e biênio 2023/2025. Presidenta da Comissão de Verificação Étnica/Racial - UFRN. Sócia Titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, Educação Física na perspectiva Inclusiva (Deficiência, Gênero, Raça e Etnia), Educação a Distância, Educação em Saúde, Didática, Educação Física, Saúde do Trabalhador e Psicomotricidade.

MOALDECIR FREIRE DOMINGOS JUNIOR

Possui Doutorado em Educação pela Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2023). Possui Mestrado em Educação pela UFRN (2013), licenciado em Educação Física pela mesma Universidade (2010). Atuou como professor de natação e do Ensino Médio do CEI Mirassol de janeiro à agosto de 2011. Foi professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Parnamirim de fevereiro de 2016 à julho de 2017. Foi professor substituto de Educação Física do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de aplicação da UFRN, de fevereiro de 2014 à julho de 2015; e, de agosto de 2017 à maio de 2018. Atuou como Professor do curso de Educação Física do Centro Universitário Facex/Unifacex de 2014 à 2019, sendo coordenador desse curso de 2016 à 2019. Desde fevereiro de 2019 é Professor de Educação Física da Escola Agrícola de Jundiaí da UFRN, atuando no Ensino Médio Técnico e Integrado. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, cultura de movimento, esporte, educação física escolar, epistemologia, saúde, didática da educação física, consciência corporal, meditação, metodologia das lutas/artes marciais, Aikido.

MÔNICA DE LIMA PEREIRA

Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - PPGEP/IFRN desde 2019. Especialista em Práticas e Processos Educativos pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG desde 2005. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB desde 2003. Atualmente é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, atuando nos componentes curriculares: Educação Física I e II e Qualidade de Vida e trabalho, além de projetos de Pesquisa e Extensão. Atualmente está vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Educação do IFRN (NUPED).

NERIJANE DE ALMEIDA MONTEIRO

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e em Direito pela FAL- Faculdade de Natal/ Estácio (2018). Pós-Graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde pela Universidade Gama Filho/ RJ (2010). Pós-graduada em Gestão e Programas de Esporte e lazer para a escola, IFRN (2019).Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT/IFPB. Doutoranda em Educação - PPGED/ UFRN Professora de Educação Física do IFRN, Campus Macau.

RAFAEL TRENTIN SCREMIN

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Educação (Núcleo de Filosofia da Educação) pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) ; Especialista em Educação Física Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR); Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL); Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Graduado em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). É pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa “Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências pelo viés da Complexidade” (NEP/UEPG); Grupo de Pesquisa “Linguística Aplicada: Linguagem como Prática Social” (IFRN) e do “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde” (COEESA/UFRN). Atualmente é docente de Educação Física do Instituto Federal de Tecnologia e Ciência do Rio Grande do Norte (IFRN). Atua na área de Corpo e Teoria Crítica; Educação para a Paz.

ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002); Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005; 2008). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Educação Física da UFRN. Orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) e em educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpo, fenomenologia e movimento (ESTESIA). Autora do livro “Uma educação tecida no corpo” e diretora artística do Grupo Parafolcórico da UFRN. Atua principalmente nos seguintes temas: Corpo, Cultura, Dança, Estética, Educação Física, Educação.

RHENA RAÍZE PEIXOTO DE LIMA

Doutora e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalha como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio grande do Norte (IFRN), Campus Ceará-Mirim. Trabalhou no ensino Fundamental I como professora de Inglês e nos Ensinos Médio e Fundamental II como professora de Língua Portuguesa. Lecionou como professora de Língua Portuguesa nos Ensinos Médio e Superior, na condição de substituta, no IFRN, Campus Natal-Central. Especialista em Texto, Gramática e Discurso e em Ensino de Literatura Brasileira pela UFRN. Possui interesse em pesquisas que envolvam estudos sobre leitura e escrita como práticas sociais, principalmente voltados para questões de gênero, raça e desigualdades sociais.

TADEU JOÃO RIBEIRO BAPTISTA

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO), Especialização Lato Sensu em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira (atual UNIVERSO) e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO). É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Doutor em Educação pela UFG. Realizou Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na linha de pesquisa de Filosofia e História da Educação. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como Docente no Departamento de Educação Física. Tem vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN), onde orienta estudantes de Mestrado e Doutorado e o PROEF - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL da UFRN. Membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) na gestão 2021-2023. É Líder do COEESA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, corporalidade, educação física, indústria cultural, estética, saúde e atividade física/práticas corporais.

TEREZINHA PETRUCIA DA NÓBREGA

Graduada em Educação Física (1989) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Realização de estágio Pós-Doutoral na Puc/São Paulo (março a agosto de 2009), na área de filosofia e na Université de Montpelllier (II e III), no período de agosto de 2009 a fevereiro de 2010, com bolsa Capes nas áreas de Filosofia, Educação e Educação Física. Professora Convidada da Université de Montpellier, Institut de Formation de Maîtres (2011). Realizou Estágio de Pesquisa Sênior/Pós-Doutoral na École Normale Superieur de Paris (2014-2016), com bolsa Capes Estágio Sênior (2014-2015) e CNPq (2015-2016). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (2011- 2013; 2016-2018). Foi Coordenadora do curso de Licenciatura em EF (2021). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenadora do Grupo de Pesquisa Estesia: corpo, fenomenologia e movimento e do Laboratório Ver - Visibilidades do Corpo e da Cultura de Movimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Bolsista Programme Directeurs dEtudes Associés DEA 2023/ FONDATION DES SCIENCES HUMAINES DE PARIS. Residência em Clínica Psicanalítica no EPSI. Membro Associado da Sociedade de Psicanálise da Parahyba (ApPb)Temas de interesse: corpo, corporeidade, estética, fenomenologia, psicanálise.

TIAGO JULIAN DA SILVA MEDEIROS

Possui graduação em Educação Física - Liga de Ensino do Rio Grande do Norte (2016) e Pós-graduação em Educação Física, ludicidade, recreação e lazer - FAMEESP (Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, Instituição de Ensino Superior), (2020), desenvolve trabalho com o público infantil desde 2009, na área de Reacreação Infantil. Em 2012 criou sua própria companhia (COMPANHIA GUINGAS DE RECREAÇÃO), onde desenvolve e coordena trabalhos recreativos com crianças e jovens dos 2 aos 14 anos de idade. No âmbito escolar, é professor da Escola Lápis de Cor na área de Educação Física e Futsal, com ênfase no esporte educação. Professor voluntário do PROJETO AMAR, onde desenvolve aulas de capoeira com crianças e jovens. Utiliza como principal ferramenta de trabalho as brincadeiras e jogos, por ser algo que faz parte da sua formação pessoal e profissional.