Autores: Maria da Conceição Passeggi
Paula Perin Vicentini
Elizeu Clementino de Souza
O livro ‘Pesquisa (auto)biográfica: narrativas de si e formação sistematiza resultados de pesquisa desenvolvidas no âmbito do projeto Pesquisa (Auto)Biográfica: docência, formação e profissionalização (CAPES-NF-2008). Os autores verticalizam questões teórico-metodológicas sobre narrativas autobiográficas (orais e escritas) concebidas como dispositivos pedagógicos de formação, em diferentes níveis da escolaridade, como método e fontes de investigação científica.
O leitor encontrará em seus três grandes eixos: Memoriais autobiográficos: escritas de si, formação e inserção profissional; Narrativas autobiográficas: subjetividade, políticas e práticas de formação; Identidade, formação e docência em escolas rurais, discussões que visam a aprofundar a investigação sobre as potencialidades das narrativas autobiográficas nos processos de constituição de subjetividades nas práticas educativas
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-730-1
DOI: 10.24824/978858042730.1
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 266
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Maria da Conceição Passeggi
Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Linguística pela Université de Montpellier 3. Pós-doutora em Fundamentos da Educação pela Université de Nantes. Pós-doutora em Educação pela PUCRS. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, (Auto)Biografia e Representações (GRIFAR|UFRN-CNPq). Pesquisadora associada do Laboratoire EXPERICE (Université de Paris 13 - Paris 8) e do CREN-Université de Nantes. Membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histoires de Vie et de la Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). Secretária da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, Representante para a América Latina do Réseau Scientifique BioGraFia.
Paula Perin Vicentini
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e atua junto às linhas de pesquisa Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares e História da Educação e Historiografia do Programa de Pós-graduação da FEUSP como orientadora de mestrado e doutorado. Tem estudos na área de Educação sobre a história da profissão docente no Brasil e formação de professores.
Elizeu Clementino de Souza
Pesquisador do CNPq. Pós-Doutor em Educação FE/USP. Doutor em Educação pela FACED/UFBA, Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). Coordenador do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/CNPq). Secretário Geral da ANPEd (2011/2013). Pesquisador associado do Laboratoire EXPERICE (Université de Paris 13 - Paris 8), membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histoires de Vie et de la Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica (BIOgraph).