Capa do livro: Espaço vivido e inclusão escolar:<Br> Educandos cegos em Belém-Pará

Espaço vivido e inclusão escolar:
Educandos cegos em Belém-Pará

Autores: Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro

Como os educandos cegos matriculados no Ensino Médio da rede estadual de ensino de Belém do Pará representam suas vivências na escola? Esta é a indagação central deste livro. Os resultados obtidos com a pesquisa demonstraram a importância da concepção de espaço vivido para a compreensão da realidade da escola, para se entender os avanços nas políticas de inclusão, bem como as fragilidades ainda presentes na escola para receber os alunos cegos. As representações dos educandos cegos sobre a escola (uma posição a partir do espaço vivido, mas articulada com o espaço concebido e com o espaço percebido) são reveladoras da complexidade da realidade da escola como espaço vivido. Em coerência a isso, os relatos deles não expõem posições extremas e absolutas, que poderiam se exprimir na caracterização da escola como algo essencialmente positivo ou negativo. Ao contrário disso, as representações dos educandos cegos são expositoras de uma escola contraditória, que consegue simbolizar a esperança e a inoperância, o prazer e a dor, a socialização e o isolamento, a justiça e a injustiça, a inclusão e a exclusão.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6623-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-6624-7
DOI: 10.24824/978652516623.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • INTRODUÇÃO - 13
  • A ESCOLA COMO ESPAÇO VIVIDO - 57
  •  A INCLUSÃO DE PESSOAS CEGAS NA ESCOLA REGULAR - 87
  • EDUCANDOS CEGOS EM BELÉM DO PARÁ - 129
  • VIVÊNCIAS ESCOLARES DE EDUCANDOS CEGOS - 161
  • CONCLUSÃO - 187
  • REFERÊNCIAS - 195
  • ÍNDICE REMISSIVO - 215
LARISSA OLIVEIRA MESQUITA RIBEIRO

Licenciada em Geografia. Pedagoga. Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão. Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará. Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Pará – UEPA.