Capa do livro: Currículo e formação com professoras(es): <BR>Políticas antidocência e a docência curriculante em realce

Currículo e formação com professoras(es):
Políticas antidocência e a docência curriculante em realce

Autores: Roberto Sidnei Macedo - Herbert Gomes da Silva (Orgs.) - Denise Guerra - Renê Silva - Cristiana Ferreira (Aut.)

A presente obra explicita um conjunto de concepções e ações curriculares nas quais o compromisso político tem sido trabalhar com professoras(es) e não sobre elas(es). Essas ações têm como seus princípios e inspirações teóricos a Teoria Etnoconstitutiva de Currículo elaborada no seio do Grupo de Pesquisa FORMACCE FACED-UFBA. Além de explicitar os principais conceitos debatidos no âmbito das ações curriculares-formacionais desse Grupo de Pesquisa, apresenta processos de construção de currículos e referenciais curriculares forjados nas ações de coletivos de professoras(es) e seus pertencimentos, protagonismos políticos e modos de autorização.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6728-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-6725-1
DOI: 10.24824/978652516728.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 100
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • PRÓLOGO - 13
  • CAPÍTULO I DAS POLÍTICAS ANTIDOCÊNCIA À DOCÊNCIA CURRICULANTE - 15
  • CAPÍTULO II (RE)ELABORAÇÃO DE REFERENCIAIS CURRICULARES MUNICIPAIS: o trabalho docente instituindo políticas de currículo e formação – o programa Undime-BA - 19
  • CAPÍTULO III CONSTRUÇÃO POR PROFESSORAS(ES) MUNICIPAIS DO “REFERENCIAL CURRICULAR FRANCISCANO” - 45
  • CAPÍTULO IV ATOS DE CURRÍCULO, ATOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS E PROFESSORAS(ES) EM FORMAÇÃO: uma perspectiva multirreferencial - 59
  • CAPÍTULO V AUTORIZAÇÃO, TRANS-FORMAÇÃO E REEXISTÊNCIA DOCENTE - 69
  • CAPÍTULO VI EXPERIÊNCIA ESCOLAR E ATOS DE CURRÍCULO - 89
  • EPÍLOGO - 95
  • ÍNDICE REMISSIVO - 97
ROBERTO SIDNEI MACEDO

Professor Titular da FACED-UFBA e coordenador do Grupo de Pesquisa FORMACCE (PPGE FACED-UFBA). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Paris Saint-Denis, França, realizou Pós-Doutorados em Currículo e Formação na Universidade de Fribourg, Suíça e na Universidade do Minho, Portugal. É membro da ABdC – Associação Brasileira de Currículo.

HERBERT GOMES DA SILVA

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Fez Doutorado em Educação e Mestrado em Ciências - área de Ensino, ambos pela Universidade de São Paulo – USP. Tem sua área de atuação voltada para formação de professores, currículo, aprendizagem e cognição. É pesquisador do Grupo de Pesquisa FORMACCE (PPGE FACED- UFBA) e professor do PPGDC/FACED-UFBA).

DENISE GUERRA

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da FACED/UFBA. É vice-lider do Grupo de Pesquisa FORMACCE, Coordenadora do Observatório Avançado de Currículo e Formação do FORMACCE, do Grupo de Estudos em Currículo e Formação do FORMACCE. É membro da Associação Brasileira de Currículo – ABdC.

RENÊ SILVA

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Pedagogo, Especialista em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação, é Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoesta da Bahia – UESB. É também membro do Grupo de Pesquisa FORMACCE do PPGE FACED-UFBA e do NEFOP-UESB – Grupo de Pesquisa e Núcleo de Estudo e Pesquisa em formação de Professores. Atualmente é Coordenador Pedagógico da rede de ensino do Município de Nova Itarana-BA.

CRISTIANA FERREIRA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia- PGEDU/UFBA, membro do Grupo de Pesquisa FORMACCE do PPGE FACED-UFBA. Graduada em pedagogia pela Universidade Federal da Bahia-FACED/UFBA é também Professora da Educação Básica da Rede Municipal do Município de São Francisco do Conde-BA.