Capa do livro: Produtos educacionais: <br>Possibilidades e Desafios na EPT

Produtos educacionais:
Possibilidades e Desafios na EPT

Autores: Elza Ferreira Santos - Igor Adriano de Oliveira Reis - José Osman dos Santos (Orgs.)

PRODUTOS EDUCACIONAIS: Possibilidades e Desafios na EPT reúne textos que abordam com criatividade e rigor metodológico modos de como tornar o processo ensino-aprendizagem mais dialógico, como tornar o ambiente escolar mais agradável e como tornar os estudantes partícipes da gestão do orçamento, da construção dos projetos políticos e pedagógicos. Enfim, os produtos trazem o game, o movimento maker, a sequência didática, as oficinas de cordel, a realização de resenhas e de seminários como estratégias para envolver discentes e docentes na ação de educar.
O livro resulta das pesquisas que partiram de um olhar sobre as práticas pedagógicas e de um resgate da gestão e da memória do Instituto Federal de Sergipe a fim de atingirem o alvo que é a construção de uma educação politécnica. Uma educação que se destina aos filhos dos trabalhadores brasileiros e, por isso, se propõe a ser pública, de qualidade e inclusiva. Seus capítulos demonstram que ciência, tecnologia e cultura podem (e devem) andar sempre juntas na produção de conhecimento.

Impresso
de R$ 81,80 por
R$ 62,90
Digital
de R$ 81,80 por
R$ 57,26

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6564-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-6565-3
DOI: 10.24824/978652516564.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 246
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • CAPÍTULO 1 GUIA DIDÁTICO PARA AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EPT - 17
  • CAPÍTULO 2 REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 31
  • CAPÍTULO 3 O ESTÁGIO CURRICULAR COMO ATO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 49
  • CAPÍTULO 4 ORÇAMENTO PÚBLICO NA EPT: um produto educacional para estudantes acerca da gestão do orçamento público no IFS / Campus Estância - 61
  • CAPÍTULO 5 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 71
  • CAPÍTULO 6 A SAÚDE NO CAMPO COMO TEMÁTICA TRANSVERSAL NO CURSO TÉCNICO EM AGRONÉGÓCIO DO SENAR/SE: uma proposta de organização curricular - 93
  • CAPÍTULO 7 A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL A PARTIR DOS SUJEITOS DA PESQUISA - 113
  • CAPÍTULO 8 GAMIFICAÇÃO: uma experiência aplicada à criação de jogo educacional para ensino de segurança da informação - 135
  • CAPÍTULO 9 O CORDEL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma proposta de letramento linguístico no Instituto Federal de Sergipe – Campus Socorro - 157
  • CAPÍTULO 10 A EJA E A EPT: relatos de discentes e colaboradores do IFS – Campus Aracaju com relação as dificuldades na aprendizagem na disciplina de Matemática - 177
  • CAPÍTULO 11 ARQUITETURA ESCOLAR E QUALIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: interlocuções possíveis - 193
  • CAPÍTULO 12 EM SALA DE AULA: práticas pedagógicas de leitura na EPT - 209
  • CAPÍTULO 13 UMA EXPERIÊNCIA INTEGRATIVA ENTRE A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) E O MOVIMENTO MAKER: Discutindo as Mudanças Climáticas a partir da produção de carros movidos à hidrogênio - 225
  • ÍNDICE REMISSIVO - 241
ILSEMA DOS SANTOS CHAGAS

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFS), docente da rede estadual de Ensino em Sergipe (SEDUC).

IGOR ADRIANO DE OLIVEIRA REIS

Doutor em Engenharia de Processos, professor permanente do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

ANDRÉA DE CARVALHO MAIA

Mestre em Educação (PROFEPT-IFS), Professora da Área de Gestão do SENAI/SE.

RODRIGO BOZI FERRETE

Doutor em Educação, Professor do Instituto Federal de Sergipe.

GISMARIA SANTOS LEITE RAMOS

Bacharela em Administração, especialista em Administração Pública e Gestão Estratégica. Assistente em Administração e Coordenadora de Registro Escolar no IFS, campus Aracaju. Mestranda em Educação pelo PROFEPT.

JOSÉ ESPÍNOLA DA SILVA JÚNIOR

Engenheiro eletricista com doutorado em Engenharia Mecânica pela UFPB e professor no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Atua em energias renováveis, adsorção sólida, climatização e educação empreendedora, além de ser mentor campeão do Desafio Jovem Empreendedor SEBRAE 2024.

DANIELA SANTANA SANTOS

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT – IFS). Instituto Federal de Sergipe.

SÔNIA PINTO DE ALBUQUERQUE MELO

Doutora em Educação (UFS). Instituto Federal de Sergipe.

CAIO MARCELO DE ALBUQUERQUE CARDOSO

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Profept-IFS; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.

JOSÉ OSMAN DOS SANTOS

Doutor em Tecnologia Nuclear; Professor EBTT do Instituto Federal de Sergipe (IFS); Professor do Programa Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT-IFS. Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão do IFS.

PRISCILA GONÇALVES SANTOS

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Sergipe. Avenida Engº Gentil Tavares da Mota, 1166 Bairro Getúlio Vargas – Aracaju – Sergipe – Brasil.

MARCO ARLINDO AMORIM MELO NERY

Doutorado em Educação Instituto Federal de Sergipe – São Cristóvão. Povoado Quissamã, km 96 BR 101 – São Cristóvão – Sergipe – Brasil.

ODAILDE FERREIRA CAMPOS DOS SANTOS

Mestra do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Instituto Federal de Sergipe.

LUIZ CARLOS PEREIRA SANTOS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. InstitutoFederal de Sergipe.

DEMAIR DE SÁ RAMOS

Mestre em Educação pelo PROFEPT/IFS. Especialização em Gestão em Infraestrutura de Redes pela Universidade Tiradentes (UNIT). Graduado em Gestão em Tecnologia da Informação pela UNIT. Coordenador de Segurança da Informação no IFS. Committer de projeto em software livre pfSense.

MÁRIO ANDRÉ DE FREITAS FARIAS

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Possui mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas. Professor/pesquisador do Instituto Federal de Sergipe - IFS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado) - PROFEPT-IFS. Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFS. Foi Secretário da Regional Sergipe da  Sociedade Brasileira de Computação (SBC) - 2012 a 2024.

SIMONE SANTOS DE JESUS CRUZ

Graduada em Letras Português/Inglês e em Pedagoga e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

RONISE NASCIMENTO DE ALMEIDA

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

JOELMA CAMPOS SANTOS BARROS

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT- IFS). Instituto Federal de Sergipe.

JOSÉ FRANCO DE AZEVEDO

Doutor em Geografia (UFS). Instituto Federal de Sergipe.

GLAUBER FONTES DE OLIVEIRA

Mestrando do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe -IFS. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFS – Campus Lagarto.

VALÉRIA MARIA SANTANA OLIVEIRA

Doutora em Educação, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Tem Especialização em Docência para o Ensino Superior e Especialização em Educação Continuada e a Distância. Possui graduação em Licenciatura em História e é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFS – Campus Aracaju.

TARCÍSIO TADEU PEREIRA BATISTA

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT – IFS).

ELZA FERREIRA SANTOS

Doutora em Educação; Professora Titular do Instituto Federal de Sergipe; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT-IFS.

ÂNGELO FRANCKLIN PITANGA

Professor EBBT do IFS - Campus de Lagarto. Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFS) e Programa de Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb/UFS). Desenvolve pesquisas com temas de interesse: Pensamento Complexo, Maker Chemistry, Formação de Professores, Metodologias Ativas, Educação Ambiental e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

DOUGLAS DIAS DE MENEZES

Graduando em Engenharia Elétrica no IFS Campus Lagarto, Bolsista PIBIC -FAPITEC.

FRANCIELE DA SILVA MOTA

Graduanda em Engenharia Elétrica no IFS Campus Lagarto, Bolsista PIBIC - CNPq.