ANA CHRYSTINA MIGNOT
Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da qual foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2019-2021). Doutora em Ciências Humanas – Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e Mestre em Educação pela mesma instituição (1988). Autora de livros, organizadora e co-organizadora de coletâneas que reúnem historiadores da educação brasileiros e estrangeiros, tem publicações no Brasil, Argentina, Portugal, Itália, França, México, Espanha e Canadá. Foi curadora de exposições sobre escritas cotidianas, cadernos escolares, cartas de leitores e viagens de educadores em importantes espaços culturais e eventos acadêmicos. Atualmente, é Coordenadora de Projeto de Internacionalização Capes/Print e Secretária da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BioGraph) (2023-2025). Suas pesquisas se voltam para a história da educação, notadamente trajetórias de educadores, escritas de si e escritas escolares, viagens pedagógicas e produção e circulação de modelos educacionais escolanovistas. Pesquisadora 1 D (CNPq), Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ/FAPERJ).
ANDREA CARUSO
É Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH-UERJ), com bolsa de doutorado da Capes e estágio no exterior com bolsa sanduíche financiada pela CAPES na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd), na mesma universidade, com bolsa de Mestrado do CNPq, quando participou da equipe responsável pela pesquisa de documentos das exposições “Memória da escrita cotidiana”, com a curadoria dos professores Antonio Castillo Gómez e Ana Chrystina Mignot e “Papéis guardados”, com a curadoria da professora citada, realizadas na Galeria Cândido Portinari (Rio de Janeiro), Vila Penteado (São Paulo) e Galeria Paschoal Carlos Magno (Niterói), respectivamente. Atuou como bolsista de Apoio Técnico da Revista Teias da Faculdade de Educação da UERJ nos seus primeiros anos, quando era veiculada de modo impresso. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Pedagoga com 20 anos de experiência na área educacional e atuando especialmente como líder de Projetos de Educação Corporativa em Empresas de grande porte.
ANTONIA SIMONE COELHO GOMES
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (1985). Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2008) e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ (2002), ambos com Bolsa FAPEMIG. Especialização em Gestão do Patrimônio Cultural pela Faculdade Metodista Granbery (2009). Membro efetivo do GEPHE Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação da UFMG. Foi curadora da Exposição “Escola, Lugar de Memória: escrita e objetos escolares”, realizada na cidade de Carangola MG em 2007. Coordenou o Projeto Cultura e Saberes: Patrimônio, poesia e educação que aconteceu em Carangola em fevereiro de 2011. Foi Professora da Faculdade Redentor ministrando disciplina da área da Psicologia da Saúde (2010-2014). Professora aposentada da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG/Campus Carangola, com pesquisa na área de formação de professoras e Educação infantil; Escolarização da infância, Memória institucional e Cultura Escolar.
DAIANE TAVARES
Possui graduação em Pedagogia. Concluiu Mestrado com bolsa CAPES e Doutorado em Educação com bolsa FAPERJ, ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, quando realizou estágio de doutorado no exterior na Universidade de Alcalá, Espanha com bolsa FAPERJ. Dedica-se à pesquisa na área de História das prisões e Educação de Jovens e Adultos em espaços de privação de liberdade. Atuou como produtora de conteúdo do Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense (UFF), na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase-RJ) e como consultora do Ministério da Educação na área de educação em prisões. Enquanto docente de nível superior sua atuação se deu como professora substituta da UERJ, no curso de especialização em Educação da Faculdade de Belford Roxo (Fabel), como professora substituta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR/CAPES - UERN). Atualmente é professora temporária da UERN, aprovada em concurso público para a Universidade Estadual do Vale do Acaraú e pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uerj na linha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História.
ELAINE CONSTANT
Possui Graduação em Psicologia, Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora Associada da Faculdade de Educação e da Pós-Graduação do Programa de Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Laboratório Integrado de Estudos da Alfabetização e Linguagem (LIA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ). Integra o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (FEPAD), o Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEERJ) e o Fórum Municipal de Educação do Rio de Janeiro (FME/RJ). Foi Coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Rio de Janeiro (PNAIC) entre os anos de 2013 e 2019. Possui experiências na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, direito à educação, formação continuada de professores alfabetizadores, avaliação da aprendizagem e currículo. Estes temas fundamentam organização de eventos, publicações de artigos e livros, considerando a participação qualificada dos professores da Escola Básica no espaço público e em espaços decisórios, a partir de uma perspectiva horizontalizada.
EVELINE VITERBO GOMES
Doutora em Educação, com bolsa de doutorado da CAPES e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na Linha de Pesquisa “Instituições, Práticas Educativas e História”, quando defendeu Lições de democracia e fé: dimensões pedagógicas da correspondência de Sobral Pinto e Os operários da fé e a divulgação da ordem religiosa: projeto de educação católica em O Apostolo (1866-1882), respectivamente. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e em História na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP - UERJ). Possui especializações nas áreas de Educação a Distância (SENAC-RJ) e História do Brasil (UCAM). Em 2021, participou da comissão organizadora do Café Biográfico. Atua como professora de História nas redes Estadual do Rio de Janeiro e Municipal do Rio de Janeiro. Tem publicações sobre História da Educação e vem se dedicando ao estudo de intelectuais, redes de sociabilidades e impressos católicos.
GLAUCIA DINIZ MARQUES
Doutoranda em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), com bolsa do CNPq. Concluiu, na mesma universidade, seu curso de Pedagogia (2004), com licenciatura plena e habilitação em Educação de Jovens e Adultos e Magistério de 1ª a 4ª série. Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), das Instituições de Ensino Superior, desde 2018. Coordenadora do curso de Pós-graduação em Liderança e Coaching na Universidade Estácio de Sá, campus Petrópolis (2017-2019), onde foi membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Pedagogia e Design de Moda. Supervisora Nacional de Disciplinas dos cursos de Design da UNESA. Coordenadora do Pólo de Ead da UNESA, unidade Duque de Caxias (2015-2017), Designer Instrucional na Fundação CECIERJ - Consórcio CEDERJ (2005-2013), na preparação de aulas para a Web do Curso de Pedagogia. Foi professora substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009-2011), no curso de Pedagogia e docente no curso de Pós Graduação do Lante da UFF (2011), no curso de Planejamento, Implementação e Gestão da EaD na disciplina Produção de Material Didático Impresso para a Ead.
INÊS DE ALMEIDA ROCHA
Doutora em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com bolsa de estágio de doutorado no exterior doutoral da CAPES na Universidad de Alcalá (Espanha) e Pós-Doutorado (CAPES) na Universidad de Valladolid (Espanha, 2014). Mestrado em Música (1997) pelo Conservatório Brasileiro de Música, com bolsa do CNPq. Professora do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Professora Titular de Educação Musical aposentada pelo Colégio Pedro II. Líder do Grupo de Pesquisas GEPEAMUS (CPII), integra o GECULT(UFF) e o GTPM(UFRJ). Compõe o Corpo Editorial da Debate: cadernos de pós-graduação em música (UNIRIO). Destaca as publicações: Canções de Amigo: redes de sociabilidade na correspondência de Liddy Chiaffarelli Mignone para Mário de Andrade, Ecos e Memórias: histórias de ensinos aprendizagens e músicas, Sons de Outrora em Reflexões Atuais: história da educação e música. Atua em Educação Musical, História da Educação Musical e Musicologia Histórica.
JACQUELINE DE ALBUQUERQUE VARELLA
Doutoranda em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com bolsa FAPERJ NOTA 10, e um período de estágio de doutorado no exterior com bolsa CAPES-PrInt na Universidad de Alcalá (Espanha). Mestre em Educação pela mesma universidade, com bolsa com bolsa CNPq. Possui graduação em Pedagogia, quando foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq, tem participado de eventos e projetos promovidos na Universidade, trabalhando na comissão organizadora do Café Biográfico, e na comissão organizadora do III Seminário da Linha Instituições, Práticas Educativas e História, ambos em 2021. Atuou na pesquisa do documentário “Tantas escolas, tantas memórias: inventário das centenárias instituições de ensino do Rio de Janeiro” e como membro da comissão organizadora do seminário “Olhares para as escolas centenárias estaduais do Rio de Janeiro”. Foi bolsista Pibic CNPq 2009-2013. É autora de texto no material didático Nome que dá nome, (co) autora de um artigo, junto à Ana Chrystina Mignot, no livro Pedagogium: símbolo da modernidade educacional republicana e como autora de um capítulo no livro organizado por Alexandra Lima da Silva Sujeitos em Movimento: instituições, circulação de saberes, práticas educativas e culturais, entre outros.
MARCELO GOMES DA SILVA
Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), com bolsas da CAPES e CNPq, respectivamente. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). É Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz-(UESC)/Ilhéus, BA. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UESC. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação- GRUPPHED, coordenador do Grupo de Pesquisa Portal do Bicentenário – Região Nordeste. Membro do Comitê de Pós-Graduação (2022/2023), do Comitê Científico (2023) e Coordenador da Área de Política e Legislação da Educação do Departamento de Ciências da Educação - UESC- 2023. Coordena o projeto de pesquisa “Pelo fio do nome: trajetórias, itinerários e sociabilidade na constituição do fazer-se docente (Bahia, transição Império/República)”. Membro participante do projeto “Política, história e educação: instituições, intelectuais e educabilidade no projeto de formação social” e membro participante do projeto “Escrita acadêmica e a validação de dados quanti-qualitativos em pesquisas educacionais”. É co-organizador dos livros: 200 anos de Escolas Públicas no Brasil: cartografias da História da Educação no Portal do Bicentenário (2024) e Outros tempos, outras escolas (2014).
MONICA DE LIMA BOLSONI
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde concluiu o Mestrado em Educação (2021). Possui graduação em Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), atuando principalmente nos seguintes temas: escola, memória, cultura escrita, profissão docente, estágio supervisionado, formação continuada, narrativas de formação e abordagem autobiográfica. Atuou no magistério da rede pública estadual e municipal do Rio de Janeiro, obtendo em 2004 o 1 lugar no V Prêmio Arte na Escola Cidadã com o projeto de sua autoria “Penso, logo crio”. É professora de Artes Visuais e História da Arte do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira- CAp/Uerj. Foi diretora do Centro Cultural da UERJ/ na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (2016-2019 e 2020-2023). Foi a criadora da Galeria da Passagem, espaço expositivo localizado no Centro Cultural da Uerj e destinado a dar protagonismo a artistas em início de carreira e artistas representantes de grupos minoritários, como negros, mulheres, LGBTQIA+, indígenas e outros, bem como /o Espaço educativo Paulo Freire, sala específica destinada a trabalhar com os grupos de visitação das exposições.
ROBSON FONSECA SIMÕES
Doutor em Educação (2012) e Mestre em Educação (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na da Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde também realizou seu Pós-Doutorado em Educação (2019), com bolsa CAPES-PNPD. Durante o pós-doutorado realizou uma missão de estudo na Universidade de Alcalá de Henares, Espanha, com o Professor Antonio Castillo Gómez. Graduado em Letras (2003) pela UERJ. Coordenador do Grupo de Pesquisa Portal do Bicentenário – Região Norte (2023). Professor Adjunto do Núcleo de Ciências Humanas, Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia/UNIR, campus Porto Velho. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEE/UNIR). Foi professor pesquisador I da CAPES (2016/2018) junto à Diretoria de Educação a Distância, UNIR/DIRED/UAB. Atuou como coordenador adjunto do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, MEC/UNIR/SEDUC/RO, programa de formação continuada do governo federal (2014/2015). Foi coordenador adjunto do Curso de Extensão universitária (2017/2019) intitulado “Ações formativas e investigativas na perspectiva de uma comunidade de aprendizagem”. O seu projeto de pesquisa “Escuta sensível para outras redes sociais: diálogos com as práticas educativas na Educação Básica rondoniense” está vinculado ao grupo de pesquisa EDUCA do PPGEE/UNIR e ao grupo de pesquisa Instituições, Práticas educativas e História do ProPEd/UERJ.
SUZANA BRUNET CAMACHO
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005, com bolsa da CAPES, concluiu o curso de Pedagogia na mesma instituição, participando como bolsista de Iniciação Científica do CNPq do Projeto de Pesquisa Professoras escrevem suas vidas: memórias de formação através de autobiografias. Durante sua graduação e mestrado participou da equipe responsável pela pesquisa de documentos das exposições “Memória da escrita cotidiana”, com a curadoria dos professores Antonio Castillo Gómez e Ana Chrystina Mignot e “Papéis guardados”, com a curadoria da professora citada, realizadas na Galeria Cândido Portinari (Rio de Janeiro), Vila Penteado (São Paulo) e Galeria Paschoal Carlos Magno (Niterói), respectivamente. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Estágio Supervisionado e Alfabetização, atuando principalmente na área de alfabetização a partir dos estudos da psicologia histórico-cultural, contemplando reflexões acerca da pedagogia histórico-crítica e da alfabetização em perspectiva discursiva.