Capa do livro: Adolescer: <br>Marcas da pandemia de COVID-19

Adolescer:
Marcas da pandemia de COVID-19

Autores: Anabela Almeida Costa e Santos Peretta - Carmen Lúcia Reis - Luana Mundim de Lima (Orgs.)

Este livro apresenta pesquisa sobre o momento histórico que vivenciamos, a pandemia de COVID-19. Parte dos impactos sociais e educacionais da pandemia de gripe espanhola no início do século XX, narrados por um historiador, e se dedica a compreender, refletir e discutir a respeito de como foi viver e ser adolescente em meio à pandemia de COVID-19. O estudo foi desenvolvido por três pesquisadoras e psicólogas que ouviram nove adolescentes. Do início ao fim desta obra, intentamos possibilitar espaço para que as vivências dos(as/es) participantes assumissem um corpo, uma voz, uma presença, por meio de seus relatos. Como expresso logo na capa, as marcas deixadas por esse período pandêmico foram muitas e ainda as estamos contabilizando. Seguimos qualificando os sofrimentos e as perdas, ao mesmo tempo que reconstruímos nossas vidas. Esperamos que o ato de colocar em palavras essas parcelas das histórias dos(as/es) adolescentes auxilie na elaboração de todas essas intempéries. Que as indagações, as reflexões e as discussões aqui tecidas sobre o processo do adolescer, da relação estabelecida com a família, as amizades e a escola ressoem no tempo presente e, assim, inspirem ações coletivas de transformação social!

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6726-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-6722-0
DOI: 10.24824/978652516726.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • PREFÁCIO: Adolescer na pandemia - 15
  • GRIPE ESPANHOLA NO BRASIL: será que aprendemos alguma coisa? - 21
  • ADOLESCÊNCIA NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL - 27
  • QUE BRASIL É ESSE? - 39
  • PERÍODO PANDÊMICO: “Tempo, tempo, tempo, tempo...” - 43
  • TEM GENTE! - 47
  • RÁTICA GRUPAL: Ciranda de nós - 55
  • ANALISANDO A PARTIR DO MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO-DIALÉTICO - 71
  • O QUE SERÁ ESSA TAL PANDEMIA?: sentidos e (re)significações atribuídos por adolescentes a partir de suas vivências - 77
  • A CONVIVÊNCIA ENTRE ADOLESCENTES E SUAS FAMÍLIAS EM TEMPOS PANDÊMICOS - 89
  • RELAÇÕES DE AMIZADE NA PANDEMIA: tela não se abraça - 99
  • ESCOLA: lugar de (des)encontro consigo, com o outro e com o conhecimento - 111
  • IMPACTOS DA PANDEMIA NOS MODOS DE SER E VIVER A ADOLESCÊNCIA: reflexões a partir da Psicologia - 125
  • REFERÊNCIAS - 129
  • APENDICE A EXEMPLOS DE CONVITES PARA PARTICIPAÇÃO NA PRÁTICA GRUPAL - 141
  • APENDICE B AGRADECIMENTO NOMINAL PELA PARTICIPAÇÃO NA PRÁTICA GRUPAL - 145
  • ÍNDICE REMISSIVO - 147
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS, AUTORAS E AUTOR - 149
ORGANIZADORAS

ANABELA ALMEIDA COSTA E SANTOS PERETTA

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

CARMEN LÚCIA REIS

Psicóloga, mestre em Psicologia Escolar e doutora em Psicologia como Profissão e Ciência pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

LUANA MUNDIM DE LIMA

Psicóloga, mestre em Processos Psicossociais em Saúde e Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Psicóloga na Diretoria de Prevenção às Drogas da Secretaria Municipal de Segurança Integrada da Prefeitura Municipal de Uberlândia (SSEG/PMU).

AUTOR

HELENO FELICE DE BARROS

Historiador, mestre em História Cultural pelo Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (INHIS/UFU). Professor do Educação Básica da rede particular de Uberlândia e Araguari.