Capa do livro: Educação & contemporaneidade: <BR>Temas emergentes - Vol. 03

Educação & contemporaneidade:
Temas emergentes - Vol. 03

Autores: Priscila Costa Santos - André Felipe Costa Santos - Iricherlly Dayane da Costa Barbosa (Orgs.)

Apresentamos com entusiasmo o terceiro volume da coletânea "Educação & Contemporaneidade: Temas Emergentes". Este livro continua a explorar temas relevantes no campo educacional, refletindo práticas inovadoras de pesquisadores, discentes e docentes de diversas instituições. Desde as meditações psicossociais sobre a educação especial durante a pandemia até o desenvolvimento de competências socioemocionais por meio de metodologias ativas, cada capítulo oferece uma visão de desafios e soluções contemporâneas.
O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) é destacado em vários capítulos, revelando como ferramentas como o Google Jamboard e QR codes podem transformar a educação básica e promover a inclusão. Experiências práticas de Educação a Distância entre Brasil e Angola ilustram parcerias bem-sucedidas que transcendem fronteiras. Além disso, reflexões críticas sobre a aplicação das Teorias das Representações Sociais proporcionam uma compreensão mais rica dos fenômenos educativos.
Este volume é uma leitura indispensável para educadores, pesquisadores e estudantes que buscam compreender e implementar práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas. Embarque nesta jornada de descobertas educacionais e contribua para uma educação mais justa e equitativa.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6498-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-6494-6
DOI: 10.24824/978652516498.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • MEDITAÇÕES PSICOSSOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - 13
  • NOTAS DO EMPREGO DAS TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO ESTUDO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA - 23
  • REFLEXÕES PSICOSSOCIAIS SOBRE EDUCAÇÃO PARA A PAZ E DE PROJETOS DE VIDA DE ESTUDANTES INDÍGENAS - 35
  • O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS UTILIZANDO A METODOLOGIA ATIVA: aprendizagem baseada em projetos-abp – um relato de experiência por meio das rubricas - 47
  • MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E TDIC NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS E VIDENTES: a mediação pedagógica como fator de inclusão - 63
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: uso das metodologias ativas de aprendizagens em uma escola da zona rural em São Luís – MA durante o ensino remoto - 81
  • A UTILIZAÇÃO DO APARELHO CELULAR COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL ALIADO AO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZADO: um relato de experiência - 97
  • BRASIL E ANGOLA CONECTADOS PELA EAD: EAD – uma experiência prática, real e bem-sucedida em Angola - 107
  • INTEGRANDO LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA: explorando a consciência negra com QR Codes - 119
  • O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM SALA: a união do Google Jamboard com metodologias ativas - 131
  • CHATGPT & EDUCAÇÃO: análise crítica dos desafi os, limitações e impactos - 139
  • DIREITOS HUMANOS E A PRÁTICA DOCENTE: inclusão digital nas escolas - 151
  • NIVELAMENTO DE PRÁTICAS ENTRE ENFERMEIROS DOCENTES DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: relato de experiência - 161
  • ÍNDICE REMISSIVO - 173
  • SOBRE OS AUTORES - 177
ADEILDO GASPAR DA COSTA

Instrutor nível médio – logística no Sinai; Mestre em Educação pela Must University; especialista em Orientação Profissional e Carreiras pela UniFaveni; especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela UECE; bacharel em Administração pela UFC.

ANAIR MEIRELLES QUADRADO

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, professora na área de Educação Especial, neuropsicopedagoga e especialista em informática inclusiva e braille. Avaliação psicológica e educação especial; graduanda em Psicologia 10/10.

ANDRÉ FELIPE COSTA SANTOS (ORG.).

Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professor adjunto da Miami University of Science and Technology (Must), Florida, Estados Unidos (EUA). Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio doutoral na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM – Morelos). Especialista em Supervisão/Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atua nos grupos de pesquisas: Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS/ PUC-SP) e Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES) – ambos certificados pelo CNPq. É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS), da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR), do Fórum de Universidades pela Paz (FOUP) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC).Tem experiência na área de Formação de Professores; Psicologia da Educação; Psicologia Social na Educação; Avaliação Educacional; Metodologias de Pesquisa e Ensino; Ciências Sociais na Educação, Direitos Humanos e Educação; Educação para a Paz.

CAIO HENRIQUES NUNES

Graduado pela Faculdade Hotec, especialista em Design Instrucional pela UNIDERP e docente coordenador do curso de Gastronomia na UniMetrocamp WYDEN.

DÉBORA FABIANI LEITE

Mestranda em Educação e Cultura Contemporânea pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Pós-graduada em Psicopedagogia (2017) e Educação Especial e Psicomotricidade (2020) pela Faculdade São Luis. Curso de especialização em Educação Infantil (2000), especialização em Gestão de Pessoas (2018), especialização em Comunicação Não Violenta (2023).

DIANA TORRES BASONI

Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo, graduada em Pedagogia pela Universidade Cesumar do Estado do Paraná, pós-graduada em Matemática pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá, pós-graduada em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Educação da Serra (FASE) e Mestre em Educação pela Universidade Estácio De Sá.

EDVALDO ANGELO FREIRE

Mestrando em Educação pala Estácio na Linha de Representações Sociais. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2009), tendo como pesquisa a linha Alfabetização e Letramento: um Desafio da Escola Pública. É especialista em Língua Portuguesa e Ensino pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), onde pesquisou sobre os aspectos sociais, econômicos, psicológicos e linguísticos envoltos ao processo de alfabetização. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização. Atuou como orientador de estudos e coordenador de cursos de formação continuada: PNAIC, Mais Alfabetização, PROBNCC, Currículo Potiguar, PROALE, dentre outros, desde 2012. Professor da Educação Básica desde 2009 (do infantil ao Ensino Médio, com ênfase na alfabetização de crianças e EJA).Coordenador pedagógico da pasta do Ensino Fundamental I no município de João Câmara, onde participa de todos os programas de Alfabetização do Governo Federal e Estadual como coordenador e orientador de estudos. Gestor da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Silva do Nascimento e professor da educação superior.

ELISANGELA APARECIDA DE ALMEIDA ALVES

Graduada em enfermagem pela Faculdade de Saúde e Ecologia Humana (FASEH). Pós-graduada em Vigilância e Controle de Infecção Hospitalar pela UFMG. Mestranda em Educação pela Estácio de Sá.

EVANDRO CARLOS SALERMO

Possui graduação em Letras – Português e Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura.

FABÍOLA DA SILVEIRA CORRÊA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá (UNESA), com a linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Especializações em Educação Tecnológica (CEFET-RJ), Educação Especial (UNIRIO), Psicopedagogia (São Luis), Psicomotricidade (São Luís), Educação Infantil (Castelo Branco). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Vassouras. Trabalhou como coordenadora de programas e projetos digitais na Prefeitura Municipal de Paty do Alferes, professora da APAE de Paty do Alferes, colaboradora da APAE Miguel Pereira (no Laboratório de informática), coordenadora dos autodefensores da Região Centro Sul (2014/2016) e estagiária do PRODERJ como agente do CIC – Paty do Alferes I e II. Professora efetiva do município de Miguel Pereira desde 2016, onde atua no AEE e Ensino Fundamental 1. Atualmente,é gestora de uma unidade de ensino.

FELIPE THOMAZETTI DE MINGO

Acadêmico em Computação – Licenciatura pela UNESA.

FRANCISCO DAS CHAGAS DE MESQUITA COSTA

Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Maranhão. Professor de Geografia lotado na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Luís  – MA. Advogado OAB/MA. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (Must), reconhecido pela Universidade de São Paulo (UNICID). Especialista em Docência do Ensino Superior (ICSH – CESB); Pós-graduado em Direito Administrativo (FAVENI). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); graduado em Direito pelo Instituto Maranhense de Ensino e Cultura (IMEC), recredenciada pela Universidade Paulista (UNIP). Atuou como professor de Geografia nas seguintes instituições: Secretaria Municipal de Educação do Município de Paço do Lumiar – MA (2005 – 2008); Secretaria de Educação do Distrito Federal (2014 – 2016); Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (2026 -2019). Exerceu o cargo de subchefe da Casa Civil do Estado do Maranhão (2007 – 2008) e atuou como auxiliar judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (2011 – 2013).

HERMENEGILDO KÂMBUA DA COSTA PINTO

Professor da Escola Superior Pedagógica do Bié (ESPE-BIÉ) – Angola; Doutor em Linguística Portuguesa pela Universidade de Évora – Portugal; Mestre pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (Paraguai). Escritor de 6 livros.

JACQUELINE ARÊDES HORSTS DE CASTRO FERREIRA

Gestão Escolar – 2014/2015 – Centro Universitário SENAC; Psicopedagogia Clínica e Institucional – 2012/2013 – Universidade do Estado de Minas Gerais; Pedagogia – 2008 a 2011 – Universidade do Estado de Minas Gerais.

JOSIANE DE FREITAS AZEVEDO

Graduada em Letras Português/Espanhol pela Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração – UNILINHARES; Pós-graduada em Metodologia da Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Vale do Cricaré – UNIVC. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e mestranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá.

JULIANA DE OLIVEIRA INHAN

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Pós-graduada em Neuropsicologia e Problemas de Aprendizagem, Educação Especial Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Especial. Mestranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá.

MILENE DA SILVA RODRIGUES CARVALHO

Professora de História da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Presente Kennedy – ES. Doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá – RJ; Mestra em Educação pela Universidade Vale do Cricaré, São Mateus – ES.

PALOMA SANTOS OLIVEIRA

Graduada em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), graduada em Sociologia pela Universidade Pitágoras do Paraná, Pós-graduada em Serviço Social, Política Social e Família. Pós-graduada em Políticas Sociais com ênfase em Atendimento Psicossocial na Educação e na Saúde. Mestranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá.

PRISCILA COSTA SANTOS (ORG.).

A profissional possui um doutorado pelo Programa de Educação: Currículo, com especialização em Novas Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Durante sua pesquisa, ela realizou um período de co-tutela (sanduíche) na The Open University. Além disso, possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Ela também é especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC – e graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Atualmente, atua como docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) na linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Além disso, é professora adjunta na Miami University of Science and Technology (Must), localizada na Flórida, Estados Unidos. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. Também é membro do corpo editorial de diversas revistas, incluindo a Revista Cocar (ONLINE), Revista Educação e Cultura Contemporânea, Revista Olhar de Professor e Revista e-Curriculum. Possui experiência em áreas como Educação a Distância, Formação de Professores, Integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos contextos de aprendizagem, políticas públicas e comunicação e educação. Desenvolveu atividades em instituições renomadas, como a Universidade de Brasília, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e a Fundação Oswaldo Cruz.

RENATA MORAES SERAFIM

Mestranda pelo PPGEEDUC, campus Alegre. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo – campus Santa Teresa (2015). Pós-graduação lato sensu em Educação pelo IFES (ENCISA), campus Aracruz. Pós-graduação lato sensu em Educação pela UFES, campus São Mateus. Possui formação em dois cursos Técnicos (Segurança do Trabalho e Meio Ambiente) e capacitação em Análises Químicas. Docente em designação temporária na Rede Estadual de Ensino – SEDU.

SIMONE PINTO DE ASSIS CORRÊA

Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Professora de Educação Especial. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.

THIAGO AUGUSTO DE OLIVEIRA DA CONCEIÇÃO

Professor e técnico pedagógico da Rede Municipal de Educação de Belém-PA. Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá – UNESA. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará – UFPA.