Capa do livro: O olhar da psicologia da educação para o ensino superior

O olhar da psicologia da educação para o ensino superior

Autores: Zena Eisenberg - Elis Santos - Silvia Brilhante Guimarães (Orgs.)

A evasão nas universidades é uma questão conhecida há muito tempo, mas a análise desse fenômeno sob a perspectiva da Psicologia da Educação é relativamente recente, ganhando destaque especialmente após a pandemia de covid-19. Neste livro, exploramos o bem-estar dos estudantes ingressantes no ensino superior: o que esperam dessa nova fase? Como lidam com os novos desafios – novas amizades, professores, rotina e expectativas? Os autores, renomados pesquisadores no campo, dedicam-se a investigar a evasão e a permanência dos estudantes universitários, identificando os fatores cruciais que influenciam esse processo. A obra está organizada em três partes: a primeira aborda as principais questões relacionadas à permanência no ensino superior; a segunda apresenta resultados de pesquisas recentes; e a terceira discute iniciativas de apoio institucional para os estudantes. Convidamos o leitor a mergulhar nos debates essenciais que cercam a experiência universitária, com a contribuição de autores destacados do Brasil e de Portugal. Este livro é uma leitura indispensável para quem deseja entender mais profundamente o universo do estudante universitário e os desafios que enfrentam.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6736-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-6734-3
DOI: 10.24824/978652516736.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 352
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 17
  • POR QUE PERMANECER NO ENSINO SUPERIOR? REVISÃO DOS FATORES SOCIOEMOCIONAIS PARA A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO - 23
  • ADAPTAÇÃO E SUCESSO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: contributos da psicologia da educação - 33
  • ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS INTERDEPENDÊNCIAS E A AUTONOMIA RELACIONAL NA PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: uma revisão de literatura - 51
  • REFLEXÕES SOBRE A AUTOEFICÁCIA DOS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: uma revisão de literatura - 63
  • APRENDIZAGEM ESTRATÉGICA E AUTORREGULADA: modelos teóricos de impacto e suas implicações para o ensino superior - 83
  • EMOÇÕES E SUA RELAÇÃO COM A MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS À LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO - 105
  • RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS INTERPESSOAIS ACADÊMICOS EM ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS - 125
  • MOTIVOS DA PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA E O USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADAS EM ACADÊMICOS NO PERÍODO PANDÊMICO - 143
  • EXPECTATIVAS ACADÊMICAS DE ESTUDANTES LGBTQIA+ - 153
  • ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DIAGNOSTICADOS COM TDAH: fatores impulsionadores da trajetória acadêmica - 171
  • NOMOFOBIA E USO EXCESSIVO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: consequências na aprendizagem de universitários - 199
  • ESCOLHA, PERMANÊNCIA E EVASÃO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO - 227
  • APOIO PEDAGÓGICO AOS ESTUDANTES DE UNIVERSIDADES FEDERAIS: concepções, práticas e desafios - 257
  • NÚCLEOS DE ATENDIMENTO A ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR - 277
  • 10 ANOS DE UMA DISCIPLINA DE PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: lições aprendidas e perspectivas - 295
  • ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA UNIVERSITÁRIOS: relato de experiência em uma instituição de ensino superior - 319
  • APÊNDICE - 335
  • ÍNDICE REMISSIVO - 337
  • SOBRE OS AUTORES - 343

AUTORES

ADRIANA BENEVIDES SOARES

Pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pela Universidade São Francisco (USF). Doutora e mestra em Psicologia pela Universidade de Paris XI, pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (UniRedentor). Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Pesquisadora 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Pesquisa nas áreas de Habilidades Sociais, especialmente no contexto educativo e no tema relativo à adaptação acadêmica à universidade.

ADRIANE MARTINS SOARES PELISSONI

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora de Carreiras, Egressos e Vida Estudantil da Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil da Unicamp. Docente credenciada na Faculdade de Educação da Unicamp.  

CAMYLA ANTONIOLI

Professora Educadora Especial, graduada em 2013 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com bolsa do Programa de Bolsas Aluno Nota 10 da Faperj. Mestre em Educação e Especialista em Gestão Educacional pela UFSM. Possui experiências profissionais no atendimento educacional especializado e na pesquisa na área de Educação, com ênfase nos temas: educação inclusiva; deficiência múltipla; autonomia relacional e interdependências.

CÁTIA REGINA PAPADOPOULOS

Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Especialista em Psicopedagogia Clínico-Institucional; Terapia Sistêmica de Casal, Família e Individual; Gestão Escolar e de RH e licenciada em Pedagogia. Como Coordenadora e Professora-Tutora de Educação a Distância do Consórcio CEDERJ/UNIRIO, orientei alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia na área da Psicopedagogia. Na PUC-RIO ministrei cursos de extensão sobre TDAH e aprendizagem e suas dificuldades na escola e integrei o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação – Grudhe. Ministro palestras sobre inclusão, aprendizagem, psicopatologias, TDAH e terapia de família e casal.  Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sou Técnico-Administrativo em Educação. Atuo na clínica como terapeuta de família, casal, individual e como psicopedagoga, fazendo intervenções e consultorias. No meu tempo livre gosto de viajar, assistir filmes e ler.

CESAR AUGUSTO COBELLAS DE MEDEIROS

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS-UERJ). Psicólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisa nas áreas de Psicologia do Esporte e das Habilidades Sociais no Contexto Esportivo.

CLÁUDIA P. P. CANAL

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora Associada da Ufes. Docente em Psicologia do Desenvolvimento. Investigação sobre domínios do desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital, incluindo processos de pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento e de estudantes universitários.

DANIEL SANTOS FRANCISCÃO

Biólogo pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (Gepesp); orientador educacional no segmento pré-vestibular.

DÉBORA VIEIRA MACHADO

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO / Bolsista CAPES). Mestre em Educação pela PUC - Rio (Bolsista FAPERJ - Mestrado Aluno Nota 10). Especialista em Educação (Pedagoga / PUC - Rio). Integrante do Grudhe - Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação. Pesquisou em 2021 e 2022 sobre a relação da nomofobia com as estratégias de autorregulação da aprendizagem e as crenças de autoeficácia em estudantes universitários. Pesquisa e atua no campo da Psicologia da Educação, explorando a aplicação de estratégias de aprendizagem e tecnologias digitais. Além disso, investiga a interseção entre aprendizagem, nomofobia e regulação das emoções. Em 2022 no Congresso Latino-Americano CLABES foi indicada ao prêmio de melhor artigo do eixo temático e ganhou o prêmio de distinção pela temática inovadora com o trabalho intitulado: a nomofobia e o uso das estratégias de aprendizagem em universitários.

ELIS SANTOS

Professora de Geografia nas redes pública e privada do estado do Rio de Janeiro. Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão de Curso à Distância (PIGEAD) pela Universidade Federal Fluminense (2015), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019) e doutora em Educação e Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2023). Possui experiência profissional na educação básica e na pesquisa em Educação nas temáticas: autoeficácia, autorregulação da aprendizagem, psicologia da educação, tecnologias digitais e professores.

EVELY BORUCHOVITCH

Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ph.D em Educação pela University of Southern California, Los Angeles; professora titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (Gepesp), FE/Unicamp; coordenadora da Linha Psicologia e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, FE/Unicamp; bolsista de Produtividade 1B do CNPq.

FRANCIELEN MARINS

Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense Fonoaudióloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Especialista em Disfagia e Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Doutoranda em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista

HELEN VIEIRA DE OLIVEIRA

Professora do Colégio Pedro II e psicopedagoga do Espaço Versar. Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Mestre em Educação pela UERJ. Possui experiências profissionais como professora e psicopedagoga na educação básica e ensino superior e na pesquisa na área de Educação, com ênfase nos temas: alfabetização, letramento, avaliação das aprendizagens e políticas públicas.

JOANA R. CASANOVA

Doutora em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Investigadora integrada no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Colaboradora docente em domínios da psicologia do desenvolvimento da criança, do adolescente e do jovem adulto. Os principais interesses de investigação consistem no abandono e persistência académica de estudantes do Ensino Superior.

JULLY ANA AGUIAR DE LOIOLA 

Pedagoga formada pela PUC-Rio. Foi bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa GRUDHE (Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação) entre os anos de 2018 a 2020. É pós-graduanda em Psicopedagogia pelo Instituto Pró-Saber e trabalha como mediadora escolar.

LAÍSA AZEVEDO ESTEVES DE BARROS

Mestranda em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora do curso de extensão em Orientação Profissional e de Carreira (PUC-Rio).  Atuação nas áreas de Psicologia Clínica e Orientação Profissional e de Carreira.

LEANDRO S. ALMEIDA

Doutor em Psicologia pela Universidade do Porto. Professor Catedrático da Universidade do Minho. Docente em domínios da cognição e aprendizagem, avaliação psicológica e metodologia da investigação. Investigação nos campos da inteligência, aprendizagem e sucesso académico, com particular incidência nos estudantes do Ensino Superior.

LEONARDO GIORNO 

Doutor (2024) e Mestre (2018) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Licenciado em Filosofia (2015) pela PUC-Rio e Bacharel em Direito (2023) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integra o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação da PUC-Rio/CNPq. Serviu como Oficial Técnico Temporário do Exército Brasileiro, atuando no magistério como professor e coordenador de curso na Fundação Osorio. Recebeu importantes reconhecimentos pela utilização de metodologias ativas com o intuito de promover em seus alunos uma aprendizagem significativa, por meio da motivação intrínseca. Pesquisa sobre motivação para aprender e parentalidade. Atualmente, é Especialista em Medidas Educacionais da Fundação Cesgranrio.

LORENA GOUVÊA

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação – Grudhe/CNPq (2022-2023).

LUIZA VAZ VIDAL

Mestra em Psicologia Social pelo Programa de pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental pelos Instituto Superior de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (ISECENSA) e psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

MARCIA CRISTINA MONTEIRO

Pós-doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Doutora em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e mestra pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (Centro Universitário Celso Lisboa). Especialista em Psicopedagogia (UERJ). Psicóloga pela Universidade Gama Filho (UGF). Professora da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Orientadora Educacional na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa nas áreas de Orientação Vocacional, Maturidade para escolha profissional, Habilidade Sociais, Transição e Adaptação acadêmica.

MARIA EDUARDA DE MELO JARDIM

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS-UERJ). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

MARIA ELISA ALMEIDA

Pós-doutorado realizado no Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Doutora em Psicologia Clínica (PUC-Rio), Mestre em Activação do Desenvolvimento Psicológico (Departamento de Ciências da Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Portugal), Psicóloga (PUC-Rio). Professora do Departamento de Educação da PUC-Rio, coordenadora e supervisora da equipe do serviço de Orientação Profissional do NOAP/RAE (PUC-Rio). Coordenadora do curso de extensão em Orientação Profissional e de Carreira (PUC-Rio).

MARIA LUZIA ROCHA DA SILVA

Doutoranda pelo Programa de Pós graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – (PPGPS-UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas – (UFAL). Especialista em Terapia Familiar pela Universidade Cândido Mendes – (UCAM), Psicopedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira – (UNIVERSO), Gestão Escolar e Mídias na Educação pela Universidade Federal de Alagoas – (UFAL). Pedagoga pela Universidade Federal de Alagoas – (UFAL). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisadora nas áreas de Habilidades Sociais Conjugais, Satisfação Conjugal, amor e relacionamento interpessoal no contexto familiar. 

MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicóloga, Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula. Professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, Professora de Educação Inclusiva em curso de especialização pela PUC-Rio, Professora do curso de Orientação Profissional e de Carreira (PUC-Rio). Supervisora de estágios básico e profissionalizante no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA PUC-Rio). Supervisora em Orientação Profissional no Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP - PUC- Rio). Psicóloga Educacional na rede pública de ensino de Duque de Caxias- Rio de Janeiro.

MARILDA APARECIDA DANTAS GRACIOLA

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Atua no Setor de Carreiras, Egressos e Vida Estudantil da Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil da Unicamp. Docente credenciada na Faculdade de Educação da Unicamp.

NATÁLIA PEREIRA DE OLIVEIRA

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) vinculada ao Laboratório de Relações Interpessoais e Contextos Educativos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

MICHELLE C. SILVA TOTI

Pedagoga na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), responsável pelo Apoio Pedagógico aos discentes, na Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis. Doutora em Educação (UNICAMP).  Pesquisa nas áreas de permanência, assistência estudantil e apoio pedagógico no Ensino Superior.

REJANE RIBEIRO

Bacharel em Ciências Biológicas (UCB) e graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

SÍLVIA BRILHANTE GUIMARÃES

Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É docente/pesquisadora do curso de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. Líder do Laboratório de Leitura e Cognição. Os seus interesses de pesquisa se concentram na área da Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente com seguintes temas: funções executivas, metacognição, leitura e escrita, aprendizagem autorregulada, estratégias de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem.

SOELY APARECIDA JORGE POLYDORO

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora Livre-docente do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação, Unicamp. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Psicologia e Educação Superior.

THIAGO JANUARIO LISBÔA

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2023). Licenciado em Geografia pela Universidade Estácio de Sá (2019). Atualmente é Docente I (Geografia) pela Secretaria Municipal de Educação de Maricá. Integra o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação - Grudhe, na PUC-RIO, desde 2021. Pesquisa na área da Psicologia da Aprendizagem, mais especificamente sobre motivação, autorregulação da aprendizagem e o uso de estratégias de aprendizagem no Ensino Superior.  

YASMIN MESQUITA

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação – Grudhe/CNPq.

ZENA EISENBERG

Professora de Psicologia da Educação no Departamento de Educação da PUC-Rio desde 2008. Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio), Mestre em Psicologia (New School University, NY) e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano (CUNY/EUA). Coordena o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (CNPq), e tem realizado e orientado pesquisas nas áreas de desenvolvimento e aprendizagem, englobando todos os segmentos da Educação Básica e, mais recentemente, o Ensino Superior. Seu interesse de pesquisa atual é o bem-estar de estudantes ingressantes no ensino superior.