ADRIANA FAGUNDES DE AMORIM TRINDADE
Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (2024). Pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (2023), graduação em Psicologia pela Universidade do Grande Rio (2021), pós-graduação em Direito Civil (2009) e graduação em Direito pelo Centro Universitário da Cidade (2007).
FÁTIMA VASCONCELOS
Doutor em Educação pela UNESA; Professora de Ed. Física; Psicomotricista; Esp. em Neurocência aplicada à educação. Professora Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação - UNESA; Membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicomotricidade; Coorenadora do curso de pós-graduação Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Orientadora Educacional SEEDUC.
FELIPE EIRAS GEOFFROY MOTTA
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (Unesa). Docente da Universidade Estácio de Sá, coordenador da agência experimental do Curso Design de Moda.
FLÁVIO PIRES DA SILVA
Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO). Especializado em Gerência Avançada de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Engenheiro de Produção com Ênfase em Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor de Graduação de Engenharia e de Pós-graduação em Gerência de Projetos da Universidade Estácio de Sá. Diretor de Infraestrutura e Real Estate da YDUQS.
CATIA BRAGA AFFONSO LEONY
Aluna do Programa de Pós-graduação (stricto sensu) em Educação, da Universidade Estácio de Sá – RJ.
ÁTILA BARROS
Graduado em Análise de Sistemas e História pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP). MBA em gestão do conhecimento e MBA em Data Warehouse e Business Intelligence, pós-Graduação em Antropologia, Educação no Campo e Filosofia. Mestrando em Educação, Unesa (2023). Coordenador dos cursos de Especialização (Lato Sensu), MBA e Pós-Graduação em Inteligência Artificial e Gestão do Conhecimento (FESAV-ES). Professor de Tecnologias Digitais e Eletrônica (UNESA-RJ).
KLEBER WILSON BEZERRA
Graduado em Pedagogia. Mestrando em Educação. Universidade Estácio de Sá – PPGE – UNESA/Rio de Janeiro/RJ
FELIPE DA SILVA TRIANI
Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Docente Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores – LAGERES.
ÁLVARO RAFAEL SANTANA PEIXOTO
Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira
MÔNICA P. BALI
Fisioterapeuta (Universidade Estácio de Sá); Especializada em Psicomotricidade em Educação e Clínica (IBMR); Mestre em Educação, Sócia Titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade. Atualmente é membro da Diretoria da ABP com cargo de tesoureira (gestão 2023-2025).
RITA DE CÁSSIA PEREIRA LIMA
Doutora em Educação pela Université René Descartes - Paris V. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA).
PATRICIA ORTIZ MONTEIRO
Professora dos Programas de Pós-graduação (stricto sensu) em Educação, da Universidade Estácio de Sá – RJ e de Desenvolvimento Humano e Educação da Universidade de Taubaté – SP.
ANDRÉ FELIPE COSTA SANTOS
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professor adjunto da Miami University of Science and Technology (Must), Florida, Estados Unidos (EUA). Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio doutoral na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM- Morelos). Especialista em Supervisão/ Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atua nos grupos de pesquisas: Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS/ PUC-SP) e Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES) - ambos certificados pelos CNPq. É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS), da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR), do Fórum de Universidades pela Paz (FOUP) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC).Tem experiência na área de Formação de Professores; Psicologia da Educação; Psicologia Social na Educação; Avaliação Educacional; Metodologias de Pesquisa e Ensino; Ciências Sociais na Educação, Direitos Humanos e Educação; Educação para a Paz.
JULIO CESAR CRUZ COLLARES-DA-ROCHA
Estágio pós-doutoral em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Professor Adjunto e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Líder do Grupo de Pesquisa Representações Sociais e Processos Psicossociais/RESPROS/UCP/CNPq.
MARIA INMACULADA CHAO CABANAS
Graduada e especialista em Matemática. Mestra e Doutora em Educação. Professora. Universidade Estácio de Sá. PPGE UNESA/Rio de Janeiro/RJ.
ADRIANA VICENTE BICALHO
Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores – LAGERES.
SHAYANNE R. SIMPLÍCIO
Mestranda em Educação pelo Programa de pós graduação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA), na linha de pesquisa, Representação Social e práticas educativas (RSPE). Possui graduação em Artes Visuais e Pedagogia. Especialização em Arte e Educação (Uniasselvi), Gestão Escolar (Uniasselvi) Administração, supervisão e orientação escolar (Uniasselvi). Atualmente é professora da rede particular no Rio de Janeiro. Anteriormente foi Professora do estado de Santa Catarina por 10 anos e por 1 ano trabalhou como Orientadora de convivência.
EDNA MARIA QUERIDO DE OLIVEIRA CHAMON
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de LEducation - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de LEducation - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.
ALIANA VICENTE DA SILVA MONTALVÃO
Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores – LAGERES.
NILSON RODRIGUES OLIVEIRA JUNIOR
Mestrando em Educação pelo Programa de pós graduação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA), na linha de pesquisa, Representação Social e práticas educativas (RSPE). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2016). Pós graduado em Alfabetização e Letramento (2017), Educação Especial e Inclusiva (2018) pela FACI-Faculdade de Tecnologia Cachoeiro de Itapemirim. Atualmente é pedagogo da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES lotado na Secretaria Municipal de educação. Foi membro da equipe técnica da Subsecretaria de apoio ao ensino, na gerência de captação de recursos, programas e projetos, sendo técnico do programas: censo escolar e sistema presença do bolsa família, e coordenador municipal do PAEBES (Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo). Atua também, como professor auxiliar com o público-alvo da educação especial no município de Itapemirim-ES. Tendo experiência na área de Educação básica como Pedagogo Escolar, na Supervisão escolar com ênfase no Ensino Fundamental Séries Iniciais/finais e na educação especial e inclusiva como professor de atendimento educacional especializado.
RENATA DE MELO CARDOSO PALMARES
Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores – LAGERES.
LEANDRO PEDRAZZI LEAL
Mestrando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2023-2025). Graduado em Licenciatura em Pedagogia (2018). Graduando de Licenciatura em Geografia (2022-2023). Especialização em Educação Especial Especial e Inclusiva (2021). Especialização em Gestão Educacional com habilitação em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (2019). Especialização em Psicopedagogia Clínico Institucional (2019). Atualmente atua no Instituto de Pesquisas Educacionais como Coordenador de Educação Especial e Inclusiva. Possui vinculo como docente da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Itapemirim. Tem experiencia com práticas Educativas na Educação Especial e Inclusiva e na Alfabetização e Letramento nas séries Iniciais do Ensino Fundamental.
SILVIO DUARTE DOMINGOS
Pós-doutorado em andamento em Políticas Públicas em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutorado e Mestrado em Educação, com ênfase na Teoria das Representações Sociais, pela UNESA. Especialização em Design de Moda pelo Centro da Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, graduação em Design Moda e graduação em Letras- Língua Portuguesa e Literatura, pela UNESA. Professor Titular na UNESA. É professor na Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atua nas Áreas das Licenciaturas, Economia Criativa e Engenharias. Tem interesse nos temas: Teoria das Representações Sociais e Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo, inscrito como pesquisador do GPTEC no CNPQ.
JOSIARA GURGEL TAVARES
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1996). Atualmente cursa mestrado em Humanidades na Universidade Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. É professora da Educação Básica, vinculada à Secretaria da Educação Básica do Ceará. Membro do Grupo de Estudos Rastros Urbanos,na Universidade Federal do Ceará, registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Humanidades, com ênfase em Sociologia.
JORGE FELIPE FONSECA MOREIRA
Possui Pós-Doutorado em História pela UFF, Pós-Doutorado em Artes pela UERJ, Doutorado em Educação Física e cultura pela Universidade Gama Filho. É Mestre em Educação física e Cultura pela Universidade Gama Filho. Especialista em treinamento desportivo pela Universidade Gama Filho. Atua como docente do curso de mestrado e doutorado no programa de pós graduação em educação da Universidade Estácio de Sá - PPGE-UNESA. É docente na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Atua como coordenador pedagógico do centro de educação física e esportes FAETEC, sócio pesquisador do colégio brasileiro de ciências do esporte. É líder do grupo de pesquisa NEFE, inscrito no diretório de grupos do CNPQ. Possui experiência na área de Educação e Educação Física com ênfase em cultura popular, representações sociais, processos educacionais, capoeira, expressões culturais de matrizes africanas e metodologias de ensino.
ARTTUR BERNARDO DA ROCHA BATISTA
É roteirista formado em cinema e audiovisual e mestrando em Educação e Representação Social pela Estácio de Sá tendo foco na pesquisa de analises de discursos prós e contras cenas de beijo gay nas telenovelas brasileiras. Um dos organizadores do Programa de Roteiros Roteiros e Narrativas, tendo sido curador de concursos de roteiros de curtas-metragens do III, VI e VII ROTA - Festival de Roteiros Audiovisuais do Rio de Janeiro, além de curador dos projetos das rodadas de negócios e concursos do Roteiros e narrativas (2022), sendo também membro suplente da Curadoria Cultural de Marica. Como roteirista, assina o roteiro da minissérie “Pássaro Vermelho” (desenvolvimento); o curta-metragem de animação “Entre Gerações” (2023), seu curta-metragem “Olhos Pesados” (2023) que foi produzido de forma independente por ele; o média-metragem “A Lobisomem de Bambui”; a série televisiva Aleatórias admitida pelo PROAC em 2022; e trabalhou como pesquisador de texto no projeto de longa metragem infantil “Timóteo e as Árvores”.
CRISTIANI SOEIRO VIEIRA PORTES
Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estácio de Sá - PPGE/UNESA. Mestrado em Ciência e Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré - UNIVC. Graduação em Direito, pela Faculdade de Ensino Superior de Linhares - FACELI. Graduação em Letras/ Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitário de Jales UNIJALES. Graduação em Pedagogia, pelo Centro Universitário - FACVEST- UNIFACVEST. É assessora pedagógica do Programa Cooperativas Escolares da Cooperativa Sicredi.