Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6680-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6677-3
DOI: 10.24824/978652516680.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 296
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- O MENINO DA ÚLTIMA CARTEIRA - 13
- PREFÁCIO - 15
- INTRODUÇÃO - 17
- SENTIDO DA PESQUISA: justificando a escolha da temática - 27
- O DESAFIO DE NÃO DEIXAR NENHUM ESTUDANTE PARA TRÁS - 71
- CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS - 81
- CAMINHOS DE UMA EXPERIÊNCIA SINGULAR - 139
- RESULTADOS E INTERPRETAÇÕES - 155
- A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO POSSIBILIDADE À PEDAGOGIA DO FRACASSO ESCOLAR - 247
- REFERÊNCIAS - 255
- APÊNDICE A ROTEIRO ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA GESTORES E PROFESSORES - 279
- APÊNDICE B ROTEIRO PARA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA ESTUDANTES - 281
- APÊNDICE C ROTEIRO DE ANÁLISE DOCUMENTAL - 283
- APÊNDICE D ROTEIRO PARA REGISTRO DE OBSERVAÇÃO NAS ESCOLAS - 285
- APÊNDICE E ROTEIRO PARA REGISTRO DOS SEMINÁRIOS E ENCONTROS - 287
- ÍNDICE REMISSIVO - 289
MARLI DIAS RIBEIRO
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade de Brasília, Graduada em Matemática e Química pela Universidade Estadual de Goiás. Foi Diretora na Subsecretaria de Educação Básica do DF e Coordenadora Central no Ensino Fundamental na SEDF, Diretora Escolar e Docente. É idealizadora do Programa Atitude, política pública para correção de fluxo escolar de estudantes em distorção idade-série. Atualmente, dedica-se à pesquisa em Políticas Educacionais na Educação Básica, Formação de Professores e Gestores, Gestão Democrática, Liderança Escolar com foco na Cultura do Fracasso Escolar (reprovação, evasão, distorção idade-série).