Capa do livro: O menino da última carteira: <BR>Da invisibilidade à superação da Pedagogia do Fracasso Escolar

O menino da última carteira:
Da invisibilidade à superação da Pedagogia do Fracasso Escolar

Autores: Marli Dias Ribeiro

A cultura do fracasso escolar no Brasil é um fato. Ela tem sido demarcada por um processo histórico configurado pelo fenômeno da distorção idade-série, denunciado nesta obra como um problema e apresentado como parte da Pedagogia do Fracasso Escolar. São milhões de alunos fora do fluxo, e não é justo que tal realidade se torne uma norma. Por isso, convido professores, gestores, pais e todos aqueles que acreditam na educação como instrumento de transformação a apreciarem esta obra. A autora busca não apenas denunciar as falhas do sistema em relação à cultura do fracasso escolar, mas também, de forma inovadora inspirar metodologias, pedagogias e políticas públicas para anunciar caminhos de superação que podem ser trilhados na reconstrução de novas vias à realidade educacional. A obra apresenta possibilidades de uma educação mais inclusiva e democrática, sem discriminação e com equidade, garantindo a todos a justiça social na educação. A leitura deste livro é fundamental para suscitar reflexões e ações e nos distanciar cada vez mais da cultura do fracasso. Um convite para trabalharmos juntos na reconstrução de um sistema educativo mais equitativo e inclusivo, por meio do diálogo e de ações coletivas. Pegue este livro, amplie sua mente, transforme a educação!

Prof. Dra. Lucicleide Araújo de Sousa Alves

Impresso
de R$ 110,35 por
R$ 84,90
Digital
de R$ 110,35 por
R$ 77,25

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6680-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6677-3
DOI: 10.24824/978652516680.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 296
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • O MENINO DA ÚLTIMA CARTEIRA - 13
  • PREFÁCIO - 15
  • INTRODUÇÃO - 17
  • SENTIDO DA PESQUISA: justificando a escolha da temática - 27
  • O DESAFIO DE NÃO DEIXAR NENHUM ESTUDANTE PARA TRÁS - 71
  • CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS - 81
  • CAMINHOS DE UMA EXPERIÊNCIA SINGULAR - 139
  • RESULTADOS E INTERPRETAÇÕES - 155
  • A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO POSSIBILIDADE À PEDAGOGIA DO FRACASSO ESCOLAR - 247
  • REFERÊNCIAS - 255
  • APÊNDICE A ROTEIRO ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA GESTORES E PROFESSORES - 279
  • APÊNDICE B ROTEIRO PARA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA ESTUDANTES - 281
  • APÊNDICE C ROTEIRO DE ANÁLISE DOCUMENTAL - 283
  • APÊNDICE D ROTEIRO PARA REGISTRO DE OBSERVAÇÃO NAS ESCOLAS - 285
  • APÊNDICE E ROTEIRO PARA REGISTRO DOS SEMINÁRIOS E ENCONTROS - 287
  • ÍNDICE REMISSIVO - 289
MARLI DIAS RIBEIRO

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade de Brasília, Graduada em Matemática e Química pela Universidade Estadual de Goiás. Foi Diretora na Subsecretaria de Educação Básica do DF e Coordenadora Central no Ensino Fundamental na SEDF, Diretora Escolar e Docente. É idealizadora do Programa Atitude, política pública para correção de fluxo escolar de estudantes em distorção idade-série. Atualmente, dedica-se à pesquisa em Políticas Educacionais na Educação Básica, Formação de Professores e Gestores, Gestão Democrática, Liderança Escolar com foco na Cultura do Fracasso Escolar (reprovação, evasão, distorção idade-série).