Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6669-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-6670-4
DOI: 10.24824/978652516669.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 438
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO - 13
- CAPÍTULO 1 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO - 15
- CAPÍTULO 2 ENSINO DE MATEMÁTICA COM FOCO NO LETRAMENTO MATEMÁTICO DESDE A FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 33
- CAPÍTULO 3 QUAIS MATEMÁTICAS DEVEMOS ENSINAR NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO? - 49
- CAPÍTULO 4 APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO: diagnosticando os processos mentais das crianças - 67
- CAPÍTULO 5 SENSO NUMÉRICO NA/PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - 95
- CAPÍTULO 6 DO SENSO ESPACIAL AO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DOS ALUNOS NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 119
- CAPÍTULO 7 SENSO DE MEDIDAS DOS ALUNOS NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 129
- CAPÍTULO 8 PENSAMENTO ALGÉBRICO DESDE A FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 141
- CAPÍTULO 9 EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA PARA AS CRIANÇAS NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 157
- CAPÍTULO 10 CHEGOU A HORA E A VEZ DO PENSAMENTO PROBABILÍSTICO DESDE A FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 169
- CAPÍTULO 11 EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA BNCC - 185
- CAPÍTULO 12 ABORDAGEM DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: um olhar para o PNAIC e a BNCC - 201
- CAPÍTULO 13 ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 215
- CAPÍTULO 14 TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 243
- CAPÍTULO 15 ENSINANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 257
- CAPÍTULO 16 POSSIBILIDADES DOS JOGOS PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 271
- CAPÍTULO 17 ENSINANDO PROBABILIDADE COM RECURSOS LÚDICOS: uma Experiência com crianças na Fase de Alfabetização - 287
- CAPÍTULO 18 SÓDIO NOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS: uma Experiência de Modelagem Matemática com alunos em processo de Alfabetização - 299
- CAPÍTULO 19 FIGURAS PLANAS E OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 321
- CAPÍTULO 20 CONQUISTANDO A MATEMÁTICA COM JOGOS PARA A APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS NO ENSINO FUNDAMENTAL I - 335
- CAPÍTULO 21 DESVENDANDO OS SEGREDOS DOS NÚMEROS COM O JOGO FECHE A CAIXA - 345
- CAPÍTULO 22 CONDIÇÕES PARA O ENSINO DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 355
- CAPÍTULO 23 TRABALHANDO COM O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 367
- CAPÍTULO 24 ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO NUMÉRICO DE ALUNOS DO 6º ANO DE ESCOLARIDADE AINDA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - 379
- CAPÍTULO 25 DIÁLOGO COM PROFESSORES ALFABETIZADORES NAS ESCOLAS SOBRE O LETRAMENTO MATEMÁTICO NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 391
- CAPÍTULO 26 MERCADINHO EM AULAS DE MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 409
- ÍNDICE REMISSIVO - 421
- SOBRE OS AUTORES - 429
MÁRCIO UREL RODRIGUES
Doutor em Educação Matemática pela UNESP – Rio Claro/SP; docente efetivo na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas – UNEMAT – Câmpus de Barra do Bugres/MT. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNEMAT; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT.