Capa do livro: Letramento matemático na/ para a fase de alfabetização

Letramento matemático na/ para a fase de alfabetização

Autores: Márcio Urel Rodrigues

“Letramento Matemático na/para fase de Alfabetização”, é uma obra organizada com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos professores que ensinam Matemática na fase de alfabetização para o desenvolvimento do letramento matemático das crianças. As reflexões e orientações apresentadas são provenientes de pesquisas e experiências envolvendo a sala de aula de Professores Pedagogos (as) que apostaram em práticas pedagógicas assertivas para que os seus alunos tivessem oportunidades de desenvolver o letramento matemático desde a fase de alfabetização. Assim sendo, esperamos que as discussões teórico-metodológicas e os relatos de experiências contidos na presente obra (disponibilizada gratuitamente) possam ser utilizadas por professores que, assim como nós (autores e coautores), procuram implementar práticas efetivas para garantir as aprendizagens essenciais das crianças na fase de alfabetização. A leitura da presente obra proporcionará aos professores a compreensão de que na fase de alfabetização o foco deve ser o desenvolvimento do letramento matemático, e não simplesmente a repetição das continhas e dos cálculos com as operações. O foco são as crianças e não o objeto (conteúdos). O foco é o ensino contextualizado e não o ensino tradicional.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6669-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-6670-4
DOI: 10.24824/978652516669.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 438
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • CAPÍTULO 1 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO - 15
  • CAPÍTULO 2 ENSINO DE MATEMÁTICA COM FOCO NO LETRAMENTO MATEMÁTICO DESDE A FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 33
  • CAPÍTULO 3 QUAIS MATEMÁTICAS DEVEMOS ENSINAR NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO? - 49
  • CAPÍTULO 4 APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO: diagnosticando os processos mentais das crianças - 67
  • CAPÍTULO 5 SENSO NUMÉRICO NA/PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - 95
  • CAPÍTULO 6 DO SENSO ESPACIAL AO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DOS ALUNOS NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 119
  • CAPÍTULO 7 SENSO DE MEDIDAS DOS ALUNOS NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 129
  • CAPÍTULO 8 PENSAMENTO ALGÉBRICO DESDE A FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 141
  • CAPÍTULO 9 EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA PARA AS CRIANÇAS NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 157
  • CAPÍTULO 10 CHEGOU A HORA E A VEZ DO PENSAMENTO PROBABILÍSTICO DESDE A FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 169
  • CAPÍTULO 11 EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DA BNCC - 185
  • CAPÍTULO 12 ABORDAGEM DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: um olhar para o PNAIC e a BNCC - 201
  • CAPÍTULO 13 ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 215
  • CAPÍTULO 14 TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 243
  • CAPÍTULO 15 ENSINANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA CRIANÇAS AUTISTAS NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 257
  • CAPÍTULO 16 POSSIBILIDADES DOS JOGOS PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 271
  • CAPÍTULO 17 ENSINANDO PROBABILIDADE COM RECURSOS LÚDICOS: uma Experiência com crianças na Fase de Alfabetização - 287
  • CAPÍTULO 18 SÓDIO NOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS: uma Experiência de Modelagem Matemática com alunos em processo de Alfabetização - 299
  • CAPÍTULO 19 FIGURAS PLANAS E OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 321
  • CAPÍTULO 20 CONQUISTANDO A MATEMÁTICA COM JOGOS PARA A APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS NO ENSINO FUNDAMENTAL I - 335
  • CAPÍTULO 21 DESVENDANDO OS SEGREDOS DOS NÚMEROS COM O JOGO FECHE A CAIXA - 345
  • CAPÍTULO 22 CONDIÇÕES PARA O ENSINO DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 355
  • CAPÍTULO 23 TRABALHANDO COM O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 367
  • CAPÍTULO 24 ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO NUMÉRICO DE ALUNOS DO 6º ANO DE ESCOLARIDADE AINDA EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - 379
  • CAPÍTULO 25 DIÁLOGO COM PROFESSORES ALFABETIZADORES NAS ESCOLAS SOBRE O LETRAMENTO MATEMÁTICO NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 391
  • CAPÍTULO 26 MERCADINHO EM AULAS DE MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO - 409
  • ÍNDICE REMISSIVO - 421
  • SOBRE OS AUTORES - 429
MÁRCIO UREL RODRIGUES

Doutor em Educação Matemática pela UNESP – Rio Claro/SP; docente efetivo na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas – UNEMAT – Câmpus de Barra do Bugres/MT. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNEMAT; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT.