Capa do livro: Pesquisas em ensino de ciências naturais

Pesquisas em ensino de ciências naturais

Autores: Márcio Andrei Guimarães - José Ronaldo dos Santos (Orgs.)

Este livro é parte do resultado da produção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Devido seu caráter interdisciplinar, o programa conta com pesquisadores de diversas áreas das ciências naturais e todos buscando relacionar suas pesquisas com a educação científica e tecnológica, mesmo aquelas mais afastadas do campo educacional.
Fazendo jus ao caráter interdisciplinar da obra, o leitor irá encontrar trabalhos com foco específico sobre o ensino de ciências nas áreas de educação ambiental e filosofia da ciência, passando por trabalhos com foco em transtornos do neurodesenvolvimento como TDAH e TEA, que têm implicações na aprendizagem, até trabalhos com foco nos efeitos da pandemia de covid-19 na educação.

As compras estarão indisponíveis devido às férias coletivas no período de 23/12/2024 a 05/01/2025.

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6695-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-6693-3
DOI: 10.24824/978652516695.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • UMA BREVE HISTÓRIA DO TDAH - 13
  • SILENCIAMENTO AMBIENTAL DA CAATINGA FRENTE AOS DEMAIS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD DE 2021 - 29
  • A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: aspectos históricos e estatísticos - 51
  • A GÊNESE DA EUGENIA NA PERSPECTIVA FLECKIANA - 69
  • FITOTERAPIA E PLANTAS MEDICINAIS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA – SERGIPE: a visão dos profissionais de saúde - 85
  • O IMPACTO DO ESTIGMA DO PESO NO X (TWITTER): sentimentos e percepções - 95
  • ESTUDO DESCRITIVO SOBRE OS REFERENCIAIS TEÓRICOS UTILIZADOS PELOS COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA - 103
  • CONCEPÇÕES SOBRE O USO DAS TDIC: o que relata um grupo de professores formadores da área das ciências da natureza - 119
  • TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS PESQUISAS EM ENSINO - 139
  • PROPOSTA DE MATERIAL DE APOIO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O TEMA INVASÃO BIOLÓGICA - 155
  • PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A CAATINGA A PARTIR DA ANÁLISE DE DESENHOS - 177
  • ENEM À VISTA E ANSIEDADE NAS ALTURAS - 201
  • SAÚDE EMOCIONAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO ALTO SERTÃO SERGIPANO DURANTE O RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19 - 217
  • PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE O ENSINO REMOTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - 235
  • ÍNDICE REMISSIVO - 261
  • SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES - 265

ORGANIZADORES

MÁRCIO ANDREI GUIMARÃES

Licenciado em Ciências Biológicas pela Unesp de Assis. Doutor pela Unesp de Bauru. Foi professor da rede oficial e particular no Estado de São Paulo e atualmente é Professor Associado da UFS, no Curso de Ciências Biológicas do Campus Universitário Professor Alberto Carvalho. Tem interesse em Argumentação em Questões Sociocientíficas, Ensino e aprendizagem de Ciências, Psicometria e Transtornos do Neurodesenvolvimento.

JOSÉ RONALDO DOS SANTOS

Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura pela UFS. Mestre e doutor em Psicobiologia pela UFRN, com experiência pós-doutoral em Neurociência. Atualmente é professor Associado do Departamento de Biociências da UFS – Campus Professor Alberto Carvalho, bolsista produtividade do CNPq e atua como docente dos programas de pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PROCFIS) da UFS e em Ciências Naturais da UFS (PPGCN). Possui linhas de pesquisas voltadas para a compreensão dos mecanismos biológicos da memória, doenças neurodegenerativas, alterações do neurodesenvolvimento e ansiedade.

AUTORES

AUDERLAN MENDONÇA DE GOIS

Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura pela UFS. Mestre e doutor em Ciências Fisiológicas pela UFS. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Biociências da UFS – Campus Professor Alberto Carvalho e atua como docente dos programas de pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PROCFIS) da UFS e em Ciências Naturais da UFS (PPGCN). Possui linhas de pesquisas voltadas para a compreensão dos mecanismos biológicos da memória, doenças neurodegenerativas, alterações do neurodesenvolvimento e ansiedade.

DANIEL OLIVEIRA REIS

Licenciado em Ciências Biológicas. Mestre em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem interesse nas áreas de Ecologia Vegetal, Invasão Biológica e Mudanças Climáticas. Atualmente é Doutorando em Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPEC) na UFS de São Cristóvão e colaborador no Laboratório de Ecologia e Conservação da Biodiversidade (LECoB).

DANIELA SANTOS MACHADO

Licenciada em Ciências Biológicas com doutorado em Educação para a Ciência pela Unesp de Bauru. Tem interesse em argumentação e questões sociocientíficas no ensino de ciências. Atualmente é Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana, Sergipe.

DIEGO DE ANDRADE MENDONÇA

Licenciado em Ciências Biológicas. Mestre em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência na área de ecologia vegetal com estudos desenvolvidos nas seguintes linhas: Ecologia de populações vegetais, invasão biológica, florística e fitossociologia, plantas daninhas e restauração de áreas degradadas. Atualmente desenvolve pesquisas como colaborar no laboratório de ecologia e conservação da biodiversidade (LECoB).

EDUARDO ALVES PEREIRA FILHO

Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura pela UFS, especialização em Ensino de Ciências. Mestre em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professor do Ensino Básico.

ELIZIANE VITÓRIA SANTOS

Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Ages. Especialização em Neurociências aplicada à aprendizagem (Faveni). Mestrado em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professora do Ensino Fundamental maior em Monte Alegre de Sergipe.

FERNANDA JACOMO VIANA

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Tiradentes. Especialização em Gestão Ambiental pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Mestra em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais, da Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho, em Itabaiana. Atualmente é professora efetiva da Rede Estadual de Ensino de Sergipe e da rede particular. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências e Biologia e Justiça Ambiental.

FLÁVIA FABRINA SANTOS

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto, por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem como Aprendizado Baseado em Problemas (ABP), do inglês Problem Based Learning (PBL) e por meio da problematização. Durante a graduação foi ligante da Linulag – Liga Acadêmica de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto. Pós-graduada em nutrição clínica e terapia nutricional pela Faveni. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais.

HEITOR FRANCO SANTOS

Graduado em Física Médica pela UFS. Mestre e doutor em Ciências Fisiológicas pela UFS. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Fisiologia da UFS. Possui linhas de pesquisas voltadas para a compreensão dos mecanismos biológicos e eletrofisiológicos da memória, doenças neurodegenerativas, alterações do neurodesenvolvimento e ansiedade.

JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA

Professor do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade Federal de Sergipe/Campus Professor Alberto Carvalho. Doutor em Educação. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Graduado na Licenciatura em Química. Sua área de interesse é Educação em Ciências/Química.

JOSIELY DE OLIVEIRA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com bolsa Capes, na linha de pesquisa em ensino de Ciências Naturais. Pesquisa atualmente a representatividade feminina nos cursos presenciais de formação de professores das Ciências Naturais na UFS. Graduada em Física pela UFS, com experiência em projetos de pesquisa e extensão, incluindo Prolice, Pibid, Pibic, Pibiti e Física Itinerante.

JOYCE DA COSTA SANTOS OLIVEIRA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Formada em física licênciatura pela Universidade Federal de Sergipe.

JULIANO RICARDO FABRICANTE

Graduado em Ciências – Habilitação em Biologia (2000-2004). Mestre (2005-2007) e Doutor (2007-2010) em Agronomia com área de concentração em Ecologia Vegetal e Meio Ambiente. Realizou Pós-Doutorado (2011-2014) com projeto de pesquisa desenvolvido na área de Ecologia. Desde 2015 é professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Itabaiana-SE, responsável pelas disciplinas de Biologia da Conservação, Ecologia de Populações e de Comunidades, Ecologia de Ecossistemas e da Paisagem e Educação Ambiental do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Coordenador do Laboratório de Ecologia e Biologia da Conservação (LECoB). Tem experiência na área de Ecologia, com estudos desenvolvidos nas seguintes linhas de pesquisa: Ecologia de Populações Vegetais, Invasão Biológica, Florística e Fitossociologia, Biologia da Conservação e Restauração de Áreas Degradadas.

KELIANNE CAROLINA TARGINO DE ARAÚJO

Licenciada em Ciências Biológicas. Mestra em Ciências Naturais e doutoranda em Agricultura e Biodiversidade pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiências nas áreas de Ecologia de Populações Vegetais, Invasão Biológica, Florística e Fitossociologia, Biologia da Conservação e Restauração de Áreas Degradadas. Atualmente desenvolve pesquisas na área de solos com ênfase na utilização de biochar para a remediação de solos salinizados.

KÉSIA LYANDRA DE SOUZA OLIVEIRA

Licencianda em ciências biológicas pela UFS e realiza iniciação científica sobre argumentação em questões sociocientíficas.

LIA MIDORI MEYER NASCIMENTO

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia. Mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia / Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Associada do Departamento de Biociências, da Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho, em Itabaiana. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação das Relações Étnico-Raciais, História do Racismo Científico, Formação de Professores e Ensino de Biologia.

MARCELO DOS SANTOS BEZERRA

Licenciando em Ciências Biológicas. Mestre em Ciências Naturais (Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem interesse em educação ambiental. Atualmente é professor da rede pública de Sergipe.

MARCOS VINÍCIUS MEIADO

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e doutor em Botânica pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, da Universidade Federal de Pernambuco. Professor Associado do Departamento de Biociências, da Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho, em Itabaiana. Desenvolve pesquisas na área de Botânica, Ecologia Vegetal e Justiça Ambiental.

MARIA TATIANE DA SILVA

Graduada em Zootecnia e em Ciências Biológicas pela UFS. Pós-graduada em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Tem interesses nas áreas de pesquisa em educação e saúde, bovinocultura de leite com atuação na área de qualidade do leite.

MIKAELY REIS SANTOS

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFS. Mestra em Ensino de ciências e Matemática pelo PPGCIMA/UFS. Tem interesse em educação ambiental e atualmente atua como Professora da Educação Básica.

MÔNICA SANTOS OLIVEIRA

Licenciada e Pedagogia pela UFS. Mestra em Ciências Naturais pelo PPGCN/UFS. Atualmente atua como psicopedagoga clínica com foco em transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem.

MYLAINE SANTOS MENDONÇA

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela UFS. Mestra em Ciências Fisiológicas pela UFS. Atualmente faz doutorado em Ciências Fisiológicas na UFS. Possui linhas de pesquisas voltadas para a compreensão dos mecanismos biológicos da memória, doenças neurodegenerativas, alterações do neurodesenvolvimento e ansiedade.

RENATA RODRIGUES DA COSTA

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Mestra pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e desenvolveu seu projeto na linha de pesquisa “Meio Ambiente e Saúde”. Compôs o quadro de docentes do Centro Brasileiro de cursos (Cebrac), no qual ministrou as disciplinas “Introdução a anatomia e fisiologia humana” e “Introdução à Farmacologia”. Atualmente é monitora de robótica no município Girau do Ponciano-AL.

RENATO SANTOS ARAUJO

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz (2010). Mestre em Educação em Ciências e Saúde e graduado em Licenciatura em Física pela UFRJ (2005/2002). Professor associado III da UFS. Docente do programa de pós-graduação em Ciências Naturais na linha Ensino de Ciências. Tem experiência em Ensino de ciências atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias de ensino-aprendizagem, formação de professores, educação a distância, tecnologias da informação e da comunicação e políticas públicas de educação.

RONY DOS SANTOS NASCIMENTO

Licenciado em Ciências Biológicas. Mestrando em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) de Itabaiana. Tem interesse nas áreas de Ecologia Vegetal, Invasão Biológica e Mudanças Climáticas. Atualmente é mestrando em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) na UFS de Itabaiana e membro do Laboratório de Ecologia e Conservação da Biodiversidade (LECoB).

RUTH GONÇALVES DE ALMEIDA

Licencianda em ciências biológicas e realiza iniciação científica sobre transtornos do neurodesenvolvimento com foco em Transtorno do Espectro Autista.

VALÉRIA PRISCILA DE BARROS

Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais. Graduada em Química, mestrado e doutorado em Ciências (área Química) pela Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Pós-Doutorado em produtos naturais pela Universidade de São Paulo (FCFRP-USP).