Capa do livro: Tecendo manhãs: <BR>Pesquisas e práticas de Educação em Direitos Humanos

Tecendo manhãs:
Pesquisas e práticas de Educação em Direitos Humanos

Autores: Fernando Cézar Bezerra de Andrade - Ana Raquel de Oliveira França (Orgs.)

João Cabral de Melo Neto inspira-nos, quando apresenta a manhã como um tecido cosido pelo canto de muitos galos. Como fios de luz no poema, pesquisas e práticas da Educação em Direitos Humanos são entretecidas neste livro: a discussão epistêmica sobre os direitos humanos; a análise historiográfica e a reflexão contemporânea sobre práticas de educação popular para a democracia e a cidadania; a mediação comunitária de conflitos; o exame do racismo estrutural e de sua reprodução em práticas escolares, no diálogo com as políticas públicas para uma educação antirracista; os limites da tradicional abordagem da educação sexual pelo esclarecimento, criticados a partir de relações de gênero e sexualidade na escola pública; a crítica ao desengajamento moral que subjaz à cultura de violências nas escolas; a investigação sobre os efeitos da desigualdade linguística no projeto de inclusão de pessoas surdas na escola regular, com redução de chances para humanização de discentes não-ouvintes; e a defesa da Pedagogia Institucional como uma prática educativa em direitos humanos. O ideal de uma formação cidadã, política, transformadora, inspirada em valores e princípios dos direitos humanos, capaz de emancipar com a coletividade, entrelaça esses textos, numa trama que revela a luminosa esperança por uma humanidade melhor – na imagem da poesia, capaz de se elevar por si.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6678-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-6674-2
DOI: 10.24824/978652516678.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 208
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 17
  • DIREITOS HUMANOS, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: os variados sentidos do direito e a crise de interpretação dos direitos humanos - 19
  • MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB): uma proposta educativa em direitos humanos (1961-1964) - 35
  • CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA DEMOCRACIA: importância dos círculos de cultura e da educação popular - 55
  • O DIÁLOGO É UM ATO REVOLUCIONÁRIO: como a mediação comunitária se transforma em uma forma inclusiva de educação em direitos humanos - 73
  • REALIDADE SOCIAL DA POPULAÇÃO NEGRA NO CONTEXTO DE CRISE PANDÊMICA: do racismo estrutural às questões educacionais - 85
  • QUANDO A LEI NÃO BASTA: ensino da história e cultura afro-brasileira numa escola pública em Pernambuco - 101
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIENTADA PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE JOÃO PESSOA: um diálogo dissidente - 121
  • MASSACRES E BULLYING EM ESCOLAS: lições de Realengo à luz da educação em direitos humanos - 139
  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E ESTUDOS SURDOS: diálogos sobre a importância de ter uma língua para humanizar-se - 163
  • OS DIREITOS DA CRIANÇA NO COTIDIANO DA TURMA COOPERATIVA INSTITUCIONALIZADA: notas sobre a disciplina escolar - 189
  • ÍNDICE REMISSIVO - 199
  • SOBRE AS AUTORAS E OS AUTORES - 203
ANA CRISTINA MADRUGA ESTRELA

Advogada em Direito Civil e Previdenciário. Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela UFPB. Especialista em Direito Processual Civil pela UniDomBosco (PR) e graduada em Direito pela Unipê (PB). Professora em nível de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Direitos Humanos, Administração Pública e Introdução ao Direito. É membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PB. É pesquisadora nas áreas de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos.

ANA RAQUEL DE OLIVEIRA FRANÇA

Psicóloga com especialização em Psicopedagogia e Psicologia Escolar, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Coordenou Projeto do UNICEF atuando na área de Erradicação do Trabalho Infantil na área do Baixo Róger – João Pessoa, PB (2000-2011). Faz parte da diretoria da Casa Pequeno Davi (João Pessoa, PB), tem experiência em ensino básico, superior e técnico, com conhecimento na área de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, educação dos sentidos, desenvolvimento e ensino-aprendizagem. Atualmente dedica-se à Psicologia Clínica, no atendimento a jovens e adultos.

ANITA CRISTINA DA SILVA

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos Cidadania e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (2023). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), graduação em Direito pela Faculdade do Recife (2015). Militante dos Direitos Humanos. Membro da Rede de Educação Brasileira em Direitos Humanos (REBED). Atualmente é professora do Município de Jaboatão dos Guararapes, PE.

BRUNO ROBBES

Pedagogo. Doutor em Educação pela Universidade de Paris-Nanterre, sob orientação de Jacques Pain. Professor “Des Universités” (Titular) em Ciências da Educação na Universidade de Cergy Paris, França. Diretor adjunto do Laboratório “Escola, Mutações, Aprendizagens”. Responsável pela Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Cergy Paris e pela formação em pedagogias alternativas (em particular a Pedagogia Institucional e a Pedagogia Cooperativa).

CATARINA CARNEIRO GONÇALVES

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Departamento de Ensino e Currículo da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora do GEPIFHRI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Humana, Representações e Identidades). Desenvolve estudos sobre o campo da violência escolar, com foco para as práticas de bullying e os ataques de violência extrema ocorridos em instituições educacionais brasileiras.

CELDA REJANE FERREIRA

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pelo PPGDH - Universidade Federal da Paraíba (2023). Especialista em Psicopedagogia pela Fundação Francisco Mascarenhas. Atualmente é Professora e Procuradora Educacional Institucional - PI da Faculdade Católica da Paraíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Direitos Humanos e Educação Étnico-racial, além de História Geral e do Brasil, Antropologia Cultural e Estudos Socioantropológicos. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura e Educação em Direitos Humanos - GEPED/UFPB (CNPq) na linha de pesquisa “Formação de educadores/as e ensino de história na Educação em Direitos Humanos fundamentada em Paulo Freire: a educação básica e suas modalidades”.

ÉDITH HÉVELINE

Professora especialista em turmas de formação avançada nos subúrbios de Paris, mestra-formadora e depois conselheira educacional na temática da adaptação escolar e da educação de alunos com deficiência. Também desempenhou missões como Inspetora Nacional de Educação. Diretora de estabelecimento especializado. Praticou durante muito tempo a Pedagogia Institucional e se envolveu em movimentos da educação renovada na França.

EDVALDO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR

Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização Lato Sensu em Direito Penal, Processo Penal, Segurança Pública, Perícia Forense e Investigação Criminal pelo Centro Universitário (UNIESP). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Graduação em Direito, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Geógrafo Licenciado pela Universidade de Pernambuco (UPE).

EMMILY DAIANE DA SILVA

Mestranda em Direitos Humanos pelo Programa de Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisadora Bolsista do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública da UFPB. Premiada com a Láurea Acadêmica no curso de Licenciatura em Pedagogia no ano de 2023 pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Agraciada com o “Prêmio Jovem Pesquisador” no ano de 2022, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Pró-Reitoria de Pesquisa através do CNPQ/PIBIC. Autora de artigo premiado no Encontro de Iniciação Científica no ano de 2022.

FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE

Graduado em Psicologia, Filosofia e Letras, mestre e doutor em Educação (UFPB). Pós-Doutor em Direitos Humanos (UFPE). Professor do Departamento de Fundamentação da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador do LabFictio (LabFictio - Laboratório de Antropologia da Ficção). Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de conflitos e prevenção à violência na escola, interlocuções da psicanálise com a educação, educação em direitos humanos, contribuições da teoria psicanalítica para os direitos humanos, interlocuções da teoria psicanalítica com a Antropologia Literária.

FRANCISCO DANIEL ARAUJO DA COSTA

Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas na UFPB. Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela FPB. Possui graduação em Direito pela Sociedade Paraibana de Educação e Cultura (2018).

MARIA CLARA SENA DA SILVA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi Bolsista CNPq vinculada a projeto PIBIC/UFPB de 2019 a 2022.

MARIA ELIZETE GUIMARÃES CARVALHO

Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Pós-Doutorado em Política Educativa (Universidade do Minho, Portugal). Professora da Universidade Federal da Paraíba, credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Educação/PPGE e em Direitos Humanos/PPGDH. Membro dos Grupos de Estudos História da Educação Brasileira-GT-PB e Memória, História e Educação, com pesquisa nos seguintes temas: Formação de Professores, História e Memória da Educação, Educação e Direitos Humanos.

MILANE ROCHA DE OLIVEIRA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2013) e pós-graduação e Especialização em Educação Integral e Direitos Humanos (2014) pela Universidade Federal da Paraíba. Educadora Social na Associação Casa dos Sonhos - Santa Rita. Experiência como Brinquedista pelo Projeto Criança Esperança na Associação Casa dos Sonhos. Foi coordenadora do Programa Mais Educação, Segundo Tempo e Escola Aberta na Prefeitura Municipal de Bayeux (PB) e Professora Comunitária numa escola municipal em Bayeux e Técnica em Educação do Programa Mais Educação.

NATHÁLIA LOYANE FERNANDES DE MORAIS

Docente de Língua Portuguesa para anos finais do fundamental II, na escola Municipal Santa Terezinha, localizada na cidade de Petrolina, PE, através do programa Ensina Brasil (2024-2025). Mestra em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pelo PPGDH/UFPB, financiada pela CAPES (2021-2023). Realizou Estágio Docência em Educação Sexual pela Universidade Federal da Paraíba (2022). Graduada em Direito (Bacharel) na Faculdade Maurício de Nassau - Unidade Campina Grande, PB, através do Programa Universidade para Todos (PROUNI) na condição de bolsista integral (2015-2020).

SUELÍDIA MARIA CALAÇA

Possui graduação em História (1994) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, ensino de história, direitos humanos. Atualmente coordena o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB – NCDH, sendo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas - PPGDH. É membro do Grupo de Pesquisa GEPPF - Educação em Paulo Freire, grupo de pesquisa do CNPQ. Coordena o Projeto PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à universidade na UFPB, Campus I, João Pessoa.

TIMOTHY DENIS IRELAND

Professor titular aposentado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Letras e Língua Inglesas pela Universidade de Edimburgo (1971), mestrado em Educação de Adultos - Universidade de Manchester (1978) e doutorado em Educação de Adultos - Universidade de Manchester (1988). Foi professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH) e coordenador da Cátedra da UNESCO em Educação de Jovens e Adultos. É membro da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Adultos (CNAEJA) e do Grupo de Incidência em Política Educativa (GIPE) do CEAAL. É líder do Grupo de Estudos sobre Aprendizagem e Educação ao Longo da Vida no contexto inter/nacional. Atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação de jovens e adultos, políticas internacionais de aprendizagem e educação ao longo da vida, educação e leitura em prisões, alfabetização de jovens e adultos e educação popular.

WALQUÍRIA NASCIMENTO DA SILVA

Formada em Letras-Libras pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Língua Brasileira de Sinais pelo Instituto Superior Tupy (SC). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-Centro de Educação) da UFPB. Professora de Libras do Departamento de Letras da UFPB-Campus IV. Doutoranda em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba. Atua na área da Educação de Pessoas Surdas na perspectiva dos Estudos Culturais e Estudos Surdos.